marca_crefito10

 

Informativo Semanal do CREFITO10/SC | Florianópolis, 29 de Março de 2010 | Número 18

 

Essa é a Newsletter Semanal do Conselho Regional de Fisioterapia e Terapia Ocupacional da 10ª Região.

 

1. Publicação no American Journal of Occupational Therapy aborda mais uma frente de atuação dos Terapeutas Ocupacionais

 

A publicação do American Journal of Occupational Therapy de março / abril de 2010, intitulada:  Identifying Older Drivers at Risk of Crashes, traz uma nota sobre os resultados obtidos na universidade da Flórida sobre o papel do terapeuta ocupacional na identificação do “motorista idoso em risco”. Segundo Elin Schold Davis, Coordenador da Older American Occupational Therapy Association Driver , "Através de um exame adequado e de condução da avaliação e reabilitação, podemos ajudar a identificar os condutores perigosos, fazendo recomendações para aqueles que precisam parar de dirigir, fornecer estratégias de intervenção para aqueles com potencial de reparação e ajudar os outros para aperfeiçoar suas habilidades de condução que podem ser impactados pela idade. "

Desta forma, o terapeuta ocupacional, além de auxiliar uma população específica a realizar, manter e aperfeiçoar esta atividade rotineira e de independência, poderá contribuir na constituição de novas políticas de segurança. Para nós terapeutas ocupacionais do Brasil cabe aproveitar os resultados já obtidos e adequá-los a realidade de nosso país e suas peculiaridades, desta forma ampliando sob as bases científicas o fazer em benefício da clientela.  Leia mais sobre o tema no http://healthday.com/Article.asp?AID=636593.

2.COFFITO assina Termo de Convênio com o MEC

 

O Ministério da Educação, por meio da Secretaria de Educação Superior - SESu, assinou, no último dia 23/3, com o Conselho Federal de Fisioterapia e Terapia Ocupacional convênio que prevê a participação deste Conselho Federal nos processos de autorização e reconhecimento dos cursos de graduação de Fisioterapia e de Terapia Ocupacional. Nos últimos anos tivemos um aumento expressivo na oferta de cursos de fisioterapia em todo território nacional. Isto aconteceu de forma desorganizada e sem levar em consideração as necessidades geográficas e ou sociais do Brasil. Os representantes do COFFITO participarão do processo de avaliação após a análise da secretaria de Educação Superior, via sistema E-MEC, com duas funções sociais: verificar a pertinência da existência do curso e a veracidade e legalidade do ato regulatório. Leia na íntegra no site do COFFITO e CREFITO-10.

 

3. Na Mídia – Repercussões sobre o Movimento Contra o PL do Ato Médico

O site de notícias Congresso em Foco, divulgou no último dia 15/03 uma matéria sobre o PL Ato Médico.  "Profissionais de Saúde pressionam contra o ato médico", a matéria traz diversas falas de senadores integrantes da Comissão de Constituição e Justiça da Casa, muitos que são médicos de profissão, do Presidente da AFB – Associação de Fisioterapeutas do Brasil, Dr. Reginaldo Antolin Bonatti e outros representantes das profissões de saúde que temem a possibilidade desta regulamentação inviabilizar suas atividades nas diversas áreas de saúde, definidas no texto do projeto como sendo privativas do médico. O site abre um espaço para comentários. Esta é mais uma oportunidade para não ficarmos calados e continuarmos nos manifestando. Acessem o site e comentem.

http://congressoemfoco.ig.com.br/noticia.asp?cod_canal=1&cod_publicacao=32187 

 

4. CREFITO-10 na Universidade

 

No próximo dia 09.04.10, o CREFITO-10 estará na UNIARP – Universidade Alto Vale do Rio do Peixe, antiga UNC, em Caçador, à convite da Coordenação do Curso de Fisioterapia, Prof. Tarso Waltrick, ministrando palestra.

 

 

5.  Comissão Superior de Ética e Deontologia em Fisioterapia do COFFITO reúne-se com as Comissões de Ética e Deontologia do CREFITO-10

A convite do Presidente do CREFITO-10, Dr. Sandroval Francisco Torres, Dr. Reginaldo Antolin Bonatti - Presidente da Comissão Superior de Ética e Deontologia em Fisioterapia do COFFITO, veio à Florianópolis para realizar reunião com as Comissões de Ética e Deontologia do CREFITO-10 neste dia 26.04.10, na sede em Florianópolis. O encontro teve como objetivo a padronização e harmonização dos trabalhos das Comissões do Conselho Federal e Regional e ainda orientações para os ritos dos processos éticos.

Dra. Renata Florez – Terapeuta Ocupacional – Membro da

Dr. Reginaldo Antolin Bonatti – Pres. Comissão Superior de Ética e Deontologia do COFFITO

Dr. Rafael Moisés Menezes – Assessor Jurídico do CREFITO-10

Dr. Adriano Souza – Fisioterapeuta – Presidente da CEDF

Dra. Camille Nunes - Terapeuta Ocupacional – Presidente da CDTO

Dra. Rita de Cássia Paula Souza – Fisioterapeuta – Membro da CEDF

Dr. Adriano Souza – Fisioterapeuta – Presidente da CEDF

Dra. Renata Florez – Terapeuta Ocupacional – Membro da CDTO

Dra. Camille Nunes - Terapeuta Ocupacional – Presidente da CDTO

Dr. Gregório Ferreira Neto – Fisioterapeuta - Secretário da CEDF

Dra. Rita de Cássia Paula Souza – Fisioterapeuta – Membro da CEDF

Dr. Rafael Moisés Menezes – Assessor Jurídico do CREFITO-10

Dr. Reginaldo Antolin Bonatti – Pres. Comissão Superior de Ética e Deontologia do COFFITO

Dr. Sandroval Francisco Torres – Pres. Do CREFITO-10

 

6. 1º de Abril - Dia Mundial da Consciência do Autismo

 

A Associação Brasileira dos Terapeutas Ocupacionais convida todos os profissionais a refletir sobre a conscientização da população mundial, referente ao autismo.

São muitas as atividades propostas entre elas destacamos as seguintes atividades: Que neste 1º. de abril todos os adeptos acendam luzes azuis como a exemplo do prédio Empire State em Nova York; Digitar

todos os seus e-mails em AZUL  e coloque a logo Light It Up Blue na assinatura durante todo o mês de abril. Outras dicas sobre este interessante movimento esta disponível no novo site da ABRATO. http://www.abrato.com.br/mostra_noticia.aspx?idNoticia=3095

 

7. Oportunidades

 

Fisioterapia

Lages – SC - A FACVEST está precisando com urgência de quatro fisioterapeutas para trabalhar na Casa da Cidadania em Lages. Ligar  para (49) 32223433, falar com Profª Edi.

Lages – SC - Precisa-se de profissional Fisioterapeuta para trabalhar na Evoluir Centro de Fisioterapia. Iinteressados enviar Curriculum para e-mail adrianaanacleto@iscc.com.br, aos cuidados de Dra. Adriana.

 

Terapia Ocupacional

 

Local: Associação dos Deficientes Físicos de Joinville - ADEJ,

Carga Horária: 12h/sem

Interessados enviar currículo para adejentidade@hotmail.com ou pessoalmente na ADEJ, Rua José Elias Giuliari, nº 95, Boa Vista (a mesma rua da APAE) na segunda-feira. Maiores informações no (47) 8837-5802 diretamente com terapeuta ocupacional Carolina Santana Mafra.

Leia mais no site do CREFITO-10, no link Oportunidades – Trabalho.

8. Denuncie irregularidades no exercício das profissões de Fisioterapia e Terapia Ocupacional: 

 

Envie sua denúncia pelo e-mail:  crefito10@crefito10.org.br  ou pelo espaço para denúncias do site da entidade.

 

 

9. Você não está recebendo informações do CREFITO-10 através deste Informativo Semanal ?

Atualize seu cadastro (endereço, e-mail e telefone) no junto à secretaria do CREFITO-10  ou através do e-mail crefito10@crefito10.org.br

Não deseja receber estes emails? Envie e-mail com o assunto “REMOVER” para  comunicacrefito10@gmail.com

 

Quaisquer dúvidas ou sugestões sobre esta  newsletter ou futuras, fale conosco através do e-mail:  comunicacrefito10@gmail.com

 

 

Núcleo de Comunicação e Eventos do CREFITO-10