marca_crefito10

 

Informativo Semanal do CREFITO10/SC | Florianópolis, 19 de Abril de 2010 | Número 21

 

Essa é a Newsletter Semanal do Conselho Regional de Fisioterapia e Terapia Ocupacional da 10ª Região.

1. CREFITO-10 e AFB participam de Sessão na Câmara Municipal de Vereadores de Blumenau a convite do Vereador e Fisioterapeuta Marcelo Schrubbe

 

A convite do Vereador e Fisioterapeuta da Câmara Municipal de Vereadores do município de Blumenau, Dr. Marcelo Schrubbe, o Presidente do CREFITO-10, Dr. Sandroval Francisco Torres e o Presidente da Associação de Fisioterapeutas do Brasil - AFB, Dr. Reginaldo Antolin Bonatti, acompanhados pelo Prof. Fábio Matos, docente da FURB e do Presidente da Sociedade Educacional e Empresarial Physion, Sr. Joel Eufrázio, fizeram pronunciamento na Sessão Plenária do dia 13.04.10 onde foi abordado a valorização e a dignidade das profissões de Fisioterapia e Terapia Ocupacional e de seus profissionais, sobre o salário oferecido pelas Prefeituras Municipais Catarinenses a estas profissões, salário que deve ser condizente com as atividades que exercem, bem como o esclarecimento aos senhores Vereadores de Blumenau sobre o PL do Ato Médico e suas consequências, e ainda o papel destes profissionais no âmbito do Sistema Único de Saúde brasileira. O CREFITO-10 agradece e parabeniza o Vereador Marcelo Schurbbe pela iniciativa, principalmente sendo um Fisioterapeuta e coloca-se à disposição para outras ações conjuntas. Precisamos de muitas iniciativas como esta nos diversos municípios catarinenses, bem como a ampliação do número de profissionais fisioterapeutas e terapeutas ocupacionais ocupando cargos no poder público das diversas instâncias, para assim conseguirmos melhorar a inserção real destas profissões no mercado de trabalho.

 

Prof. Fábio Matos, Sr. Joel Eufrázio

Dr. Sandroval Torres,  Dr. Reginaldo Bonatti

Dr. Sandroval Torres na Tribuna

Dr. Reginaldo Bonatti na Tribuna

Vereador Marcelo Schrubbe - Fisioterapeuta

 

 

2. Associação de Fisioterapeutas do Brasil - AFB, em parceria com o Instituto Physion e a Universidade de Blumenau trazem para Santa Catarina, Curso de Terapia Manual Internacional

 

Terapia Manual Internacional abordada por dois fisioterapeutas considerados autoridades na área foi tema de curso internacional realizado na FURB na terça-feira, 13 de abril. A iniciativa foi da Associação de Fisioterapeutas do Brasil - AFB, em parceria com o Instituto Physion e a Universidade de Blumenau. Terapia Manual Internacional - Clinical Round com Dr. Kostopoulos e Dr. Rizopoulos aconteceu no Auditório Professor Milton Pompeu da Costa Ribeiro, Bloco J, Campus 1 da Universidade, das 8h às 12h e das 14h às 18 horas. Dimitrious Kostopoulos e Konstantine Rizopoulos estão em turnê por várias cidades brasileiras, selecionadas para a apresentação de técnicas mais resolutivas empregadas nos diferentes cenários clínicos enfrentados pelos fisioterapeutas relacionados à dor e à disfunção, entre eles o de hérnia de disco e as patologias do joelho. Segundo a coordenadora do curso de Fisioterapia da Universidade de Blumenau, Profa. Márcia Andrea Fernandes, estudantes e profissionais vieram de outras cidades de Estado para acompanhar o curso que, em Santa Catarina aconteceu somente na FURB. O curso foi ministrado em inglês, com tradução ao vivo realizada pela Dra. Inês Nakashima, fisioterapeuta, especialista em Quiropraxia, reconhecida pelo COFFITO, ex-Presidente da ABRAFIQ - Associação Brasileira de Fisioterapeutas Quiropraxistas e atual Presidente da ABTM - Associação Brasileira de Terapia Manual.

 

Auditório lotado

Profa. Márcia Fernandes, Prof. Wilson Luiz Przysiezny

Profa. Elide Kurban, Prof. Fábio Mattos

 

Dr. Reginaldo Bonatti, Profa. Elide Kurban, Dr. Sandroval Torres

Prof. Dimitrious Kostopoulos.  Dra. Inês Nakashima

Prof. Konstantine Rizopoulos, Sr. Joel Eufrázio

 

 

3. CREFITO-10 realiza o 1º. Encontro de Associações de Fisioterapeutas de Terapeutas Ocupacionais de Santa Catarina

 

No dia, reuniram-se no Hotel Valerim Plaza, em Florianópolis, das 09 às 18 horas, os Presidentes de Associações Catarinenses ou seus representantes: Dra. Morgana Sfredo, Presidente da ASSEFISIO – Associação das Empresas de Fisioterapia da Grande Florianópolis, a Dra. Carolina Torres Guazelli – Vice-Presidente da ACATO – Associação Catarinense de Terapeutas Ocupacionais, Dra. Tatiana Sexto, Presidente da FASS – Fisioterapeutas Associados, Dr. Bruno Peruchi, Presidente da AFISIO-REC – Associação de Fisioterapeutas da Região Carbonífera, Dr. Issislan Rossano Kuhn, Presidente da AFICO – Associação dos Fisioterapeutas de Concórdia e Região, Dra. Morgana Gatner de Souza, representante da AFIRC – Associação dos Fisioterapeutas da Região de Curitibanos, Dra. Elaine Paulin – Presidente da ASSOBRAFIR – Regional de Santa Catarina, Dr. Marcos Kimura, Presidente da SONAFE – SC, Dr. Alceu Idalêncio Furtado, representando a AFA - Brasil, Associação de Fisioterapeutas Acupunturistas. Também estavam presentes no evento membros da Diretoria do CREFITO-10, Dr. Sandroval Francisco Torres – Presidente, Dra. Márcia Andrea Fernandes - Diretora-Secretária e Dra. Lizete Antunes Jardim, Vice-Presidente do CREFITO-10, o Dr. Antônio Sebastião Pereira da Silva, convidado especial que contribuiu com seus mais de 30 anos de experiência na profissão, como convidado, o Núcleo de Comunicação e Eventos do CREFITO-10, os membros da Comissão de Interiorização do CREFITO-10, Dr. Irineu Jorge Sartor e Dr. Marcos Boscatto e Dr. George Jung da Rosa, Cooordenação do Departamento de Fiscalização - DEFIS. O CREFITO-10 teve como objetivo deste  encontro,  levantar quantas são as associações em Santa Catarina. Quem são? O que fazem? Como interagem com a profissão? Como interagem com as outras associações? Como interagem com a sociedade? Como interagem com os profissionais? Mas como principal objetivo está a união dos profissionais para juntos traçar ações conjuntas em prol de defesa e dignidade das profissões. Entre as diversas deliberações dos participantes foi criado um Fórum Permanente de Associações Catarinenses e a realização do próximo evento  será no 1º. sábado do mês de junho, dia 05, na cidade de Florianópolis.

 

   

     

 

4. Estudantes visitam o CREFITO-10

 

No dia 15.04 às 15 hs o CREFITO-10 recebeu o Centro Acadêmico do Curso de Fisioterapia do CEFID – UDESC. As acadêmicas  Vanessa Kume e Nair Fritzen dos Reis do CAFISIO vieram discutir sobre um evento, possivelmente chamado de Simpósio Acadêmico de Fisioterapia ainda em fase de organização, bem como outras informações acerca da profissão. Na oportunidade o Presidente relatou que deverá ocorrer ainda no 1º. Semestre o Encontro Catarinense de CAS e DAs de Fisioterapia e Terapia Ocupacional, visando ampliar o relacionamento dos acadêmicos e as profissões.

 

 

5. COFFITO cria o CREFITO-13

 

A RESOLUÇÃO COFFITO nº. 374, de 13 de abril de 2010 (DOU nº. 70, Seção 1, em 14/4/2010, promove desmembramento da região territorial do CREFITO-9, que atualmente compreende os estados: Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Acre e Rondônia e determina a realização de eleições diretas para preenchimento de cargos de Conselheiros Efetivos e Suplentes do Conselho Regional de Fisioterapia e Terapia Ocupacional da 13ª Região – Mato Grosso do Sul,   como condição para sua definitiva instalação. Seremos então 13 Conselhos Regionais no Brasil. Leia na íntegra esta resolução no site do CREFITO-10.

 

6. Interiorização

 

Curitibanos – Aconteceu no dia 13.04, às 19:30 horas encontro com a AFIRC – Associação de Fisioterapeutas da Região de Curitibanos, evento de grande valor a este Conselho Regional, pois permitiu compreender a realidade dos profissionais na região. Também possibilitou os presentes a esclarecer dúvidas acerca das ações do CREFITO-10 até o momento.

 

  

 

Araranguá – Acontecerá no próximo dia 20.04, às 19:30 horas, por convite do Dr. André Matos de Almeida - fisioterapeuta e outros profissionais do extremo sul catarinense, uma reunião com o CREFITO-10  que objetiva discutir soluções referentes aos convênios e a formação de uma associação ou sindicato da categoria.

 

 

7. Sistema COFFITO/CREFITOs participará com um stand de atendimento no XXVI Congresso Nacional de Secretarias Municipais de Saúde - XXVI CONASEMS

 

Gramado (RS) recebe gestores de todo o país no encontro de maio próximo. A Região das Hortências, na Serra Gaúcha, terá um atrativo a mais com o acolhimento de milhares de gestores de saúde de todo o país. O XXVI Congresso Nacional de Secretarias Municipais de Saúde terá duração de 4 dias. Nesse período serão desenvolvidas oficinas, cursos, painéis e mesas redondas.
Além da Mesa da Paz, que debaterá a questão da violência, alcoolismo e outras drogas, outras três mesas estão programadas no evento: o Papel do Setor Saúde na Construção do Sistema Universal de Seguridade Social; o Modelo de Gestão: Dilemas da Gestão Contemporânea; e Saúde e Meio Ambiente. Ao participarem de cursos, mesas, seminários e painéis, os secretários de saúde estarão aperfeiçoando a gestão do SUS e trocando experiências bem sucedidas. Local: Gramado – RS  - Data; 25 a 28 de maio de 2010  - Informações: http://www.conasems.org.br/cgi-bin/pagesvr.dll/Get?id_sec=6

 

8. ANVISA edita a Resolução que dispõe sobre os requisitos mínimos para funcionamento de Unidades de Terapia Intensiva

 

Leia a resolução na íntegra no site do CREFITO-10.

 

 

9. Oportunidade de Trabalho

 

Fisioterapia  e  Terapia Ocupacional

 

O Secretário de Estado da Saúde, no uso de suas atribuições, comunica que estarão abertas, no período de 13 de abril a 12 de maio de 2010, as inscrições ao Concurso Público destinado a prover vagas no nível inicial do cargo de Analista Técnico em Gestão e Promoção de Saúde e suas respectivas competências, do Quadro de Pessoal da Secretaria de Estado da Saúde, em regime estatutário, que se regerá pelas normas estabelecidas neste Edital e legislação vigente. Este concurso será operacionalizado pela Comissão Permanente do Vestibular (COPERVE) da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC. Informações:  http://www.concursoses.ufsc.br/edital.html

 

10. Denuncie irregularidades no exercício das profissões de Fisioterapia e Terapia Ocupacional: 

 

Envie sua denúncia pelo e-mail:  crefito10@crefito10.org.br  ou pelo espaço para denúncias do site da entidade.

 

 

11. Você não está recebendo informações do CREFITO-10 através deste Informativo Semanal ?

Atualize seu cadastro (endereço, e-mail e telefone) no junto à secretaria do CREFITO-10  ou através do e-mail crefito10@crefito10.org.br

Não deseja receber estes emails? Envie e-mail com o assunto “REMOVER” para  comunicacrefito10@gmail.com

 

Quaisquer dúvidas ou sugestões sobre esta  newsletter ou futuras, fale conosco através do e-mail:  comunicacrefito10@gmail.com

 

 

Núcleo de Comunicação e Eventos do CREFITO-10