marca_crefito10

 

Informativo Semanal do CREFITO10/SC | Florianópolis, 14 de Junho de 2010 | Número 29

 

 

1. CREFITO-10 realiza grande discussão sobre  Estágio em Fisioterapia

 

No dia 18 de junho do corrente, nas dependências do Hotel Valerim Plaza, situado na Rua Felipe Schmidt, n. 705, Centro – Florianópolis, SC, das 08h30min às 18 horas, o CREFITO-10 através da Comissão de Educação de Fisioterapia, composta pelos Conselheiros: Dra. Lisiane Fabris Chiumento – Presidente, Dra. Amanda Braz de Souza e Dr. Carlos Dacheux do Nascimento Neto como membros, estará realizando o Encontro de Coordenadores de Cursos de Fisioterapia e Encontro dos Centros Acadêmicos de Fisioterapia do CREFITO-10. A atividade prevista para estes encontros será uma mesa redonda denominada “Estágio curricular: responsabilidade legal, ética e deontológica”, com a participação dos diversos segmentos envolvidos: Agências de Estágios, CREFITO 10 - Assessoria Jurídica, Representante do Departamento de Fiscalização – DEFIS e  Comissão de Ética e Deontologia, Representante dos Coordenadores de Cursos de Graduação, Representante dos discente, Representante das Empresas Prestadoras de Serviços de Fisioterapia – ASSEFISIO, entre outros convidados. O objetivo do evento é identificar e discutir como estão sendo feitas estas práticas dos estágios em Santa Catarina.

 

 

2. Convocação da AFISIO-REC

 

Convocação

 

Convocamos todos os profissionais responsáveis técnicos pelas clínicas da região de Criciúma, Nova Veneza, Cocal do Sul, Forquilhinha, Içara, Urussanga e Morro da Fumaça, para uma reunião no dia 15 de junho (terça-feira), que se realizará em forma de Assembléia com primeira chamada às 19 horas, segunda chamada às 19:30 horas e com terceira e última chamada, às 20 horas, na Sociedade Recreativa Mampituba, no Salão Abílio Zilli. 

O não comparecimento implicará na aceitação comum das decisões tomadas pelos presentes na Assembléia. Contamos com seu total apoio neste momento impar, para que unidos possamos trazer maior valorização e respeito à classe de Fisioterapeutas de Criciúma e região.

 

Dr. Bruno Búrigo Peruchi

Presidente da AFISIO-REC

CREFITO-10-55050/F

 

 

3. ACATO Realizou a 1ª. Roda de Conversa em Joinville

 

Aconteceu neste dia 07.06 em Joinville, a 1ª. Rodada de Conversa, evento realizado pela ACATO. O evento teve como programação uma palestra sobre Adequação Postural com a Dra. Cristiane Schmeling, Terapeuta Ocupacional – Especialista em Terapia Ocupacional: uma visão dinâmica aplicada à Neurologia. Unisalesiano, Lins/SP - Formação no Conceito Neuroevolutivo Bobath, Terapeuta Ocupacional da ARCD/AACD de Joinville e do Centro Hospitalar Unimed de Joinville, Membro da Associação Catarinense de Terapeutas Ocupacionais – ACATO e no 2º momento uma conversa com o Presidente do CREFITO-10 que abordou atualidades das profissões e respondeu os diversos questionamentos dos profissionais presentes.

 

Dra. Cristiane Schmeling – Terapeuta Ocupacional

Conselheira do CREFITO-10

Membro da Comissão de Ética e Deontologia da Terapia Ocupacional – CEDTO

 

  

   

 

 

4. Profissionais visitam o CREFITO-10

 

 

Dr. Eduardo Monteiro e Dr. Michel da Rosa Maggi, ambos Fisioterapeutas catarinenses, em conversa com o Dr. Sandroval Torres, Presidente do CREFITO-10.

 

5. Eventos

 

IV Conferência Nacional de Saúde Mental

Brasília de 27 de junho a 01 de julho de 2010

 

As Conferências de Saúde são fundamentais para a construção democrática das políticas públicas do Sistema Único de Saúde. A Saúde Mental já realizou três conferências setoriais, que produziram importantes deliberações que têm subsidiado a Política Nacional de Saúde Mental.

A primeira conferência foi realizada em 1987, no esteio da VIII Conferência de Saúde (1986), marco histórico na construção do SUS. A segunda, ocorrida em 1992, foi inspirada em outro marco histórico para o campo da saúde mental, a Conferência de Caracas (1990), que em reunião dos países da região, definiu os princípios para a Reestruturação da Assistência Psiquiátrica nas Américas. Já a terceira conferência aconteceu em 2001, ano em que foi aprovada a Lei 10.216, que trata dos direitos das pessoas com transtornos mentais e reorienta o modelo assistencial em saúde mental, na direção de um modelo comunitário de atenção integral. A III Conferência teve especial importância para impulsionar a Política Nacional de Saúde Mental, sobretudo com o respaldo da lei federal.

Nestes quase 10 anos do processo de Reforma Psiquiátrica sob vigência da lei, o SUS ampliou significativamente a rede de serviços extra-hospitalares e reduziu leitos em hospitais psiquiátricos com baixa qualidade assistencial, lugar de constantes violações de direitos humanos.

No Governo Lula, estas mudanças foram intensificadas e o cenário da atenção em saúde mental no país teve mudanças radicais: em 2002 havia 424 Centros de Atenção Psicossocial, que representavam cobertura de 22% da população, e atualmente são 1467 serviços, com 60% de cobertura assistencial. Neste período foi criado, por lei federal, o Programa de Volta para Casa, para egressos de longas internações psiquiátricas. Hoje são 3.445 beneficiários, que recebem o auxílio-reabilitação psicossocial de R$ 420,00. Além disto, há inúmeras outras ações e serviços de atenção em saúde mental: ações de saúde mental na Estratégia Saúde da Família, 860 ambulatórios, 2.600 leitos em hospitais gerais, 550 residências terapêuticas, 393 experiências de geração de renda (projeto Saúde Mental e Economia Solitária, que beneficia cerca de 6.000 usuários), 51 centros de convivência, entre outros. O governo federal criou também a Política de Atenção Integral a Usuários de Álcool e outras Drogas.

 Neste cenário, a intersetorialidade é um dos principais desafios colocados à atenção em saúde mental. Com a consolidação da reorientação do modelo assistencial, a necessidade de ampliação da garantia de direitos das pessoas com transtornos mentais e a intensa discussão da cidadania como princípio ético das políticas voltadas para este campo, é fundamental a articulação de diversas políticas sociais. A Saúde Mental tem destacado como parceiros privilegiados a Secretaria Especial de Direitos Humanos, o Ministério do Desenvolvimento Social, o Ministério da Justiça, o Ministério da Cultura, o Ministério da Educação e o Ministério do Trabalho. 

Fonte:  http://portal.saude.gov.br/portal/saude/area.cfm?id_area=1663

 

IV Congresso Paranaense de Terapia Ocupacional

“Terapia Ocupacional e Direitos Sociais : acesso, inclusão e cidadania”

 

Eventos Simultâneos:

I Jornada Paranaense de Terapia Ocupacional em Saúde Mental

I Jornada Paranaense de Terapia Ocupacional em Contextos Hospitalares e

II Seminário Acadêmico de Terapia Ocupacional no Campo Social

Promoção: ACTOEP     E-mail: 4congressoparanaenseto@gmail.com

Curitiba de 29 de junho e 02 de julho de 2010 – Inscrições até dia 21/06/2010

 

6. Oportunidades

 

Fisioterapia

 

Empresa. CECBRA Equipamentos Eletrônicos para Medicina e Estética Ltda.
Jaraguá do Sul - Santa Catarina
Nossa empresa esta procurando um fisioterapeuta para que seja parte da equipe de profissionais da mesma. As atividades que ele vai fazer, são as seguintes:
Assessoramento profissional.
Ser o responsável técnico nos processos de registros na ANVISA.
Enviar currículo com foto ao e-mail: lgerez_cecbra@yahoo.com.br

 

Terapia Ocupacional

 

Professor Assistente na área de Terapia Ocupacional em Contextos Hospitalares, UNIFESP - Inscrições até 18/Junho/2010 às 16 horas.

 

687/2010 - 688/2010 - Docente To Contextos Hospitalares


http://concurso. unifesp.br/

 

7. Legislação!

 

 

“ É Dever do Fisioterapeuta e do Terapeuta Ocupacional: Assumir seu papel na determinação de padrões desejáveis do ensino e do exercício da fisioterapia e/ou terapia ocupacional”

 

(Inciso X – Art. 7º – Do Exercício Profissional – Código de Ética Profissional – Resolução COFFITO 10 de 03 de julho de 1978)

 

 

 

“ É Dever do Fisioterapeuta e do Terapeuta Ocupacional: Oferecer ou divulgar seus serviços profissionais de forma compatível com a dignidade da profissão e a leal concorrência”

 

(Inciso XI – do Art. 7º. – Do Exercício Profissional – Código de Ética Profissional – Resolução COFFITO 10 de 03 de julho de 1978)

 

 

 

“ É Dever do Fisioterapeuta e do Terapeuta Ocupacional: Cumprir e fazer cumprir os preceitos contidos neste Código e levar ao conhecimento do Conselho Regional de Fisioterapia e Terapia Ocupacional o ato atentório a qualquer de seus dispositivos”

 

(Inciso XII – do Art. 7º. – Do Exercício Profissional – Código de Ética Profissional – Resolução COFFITO 10 de 03 de julho de 1978)

 

 

 

8. Denuncie irregularidades no exercício das profissões de Fisioterapia e Terapia Ocupacional

 

Envie sua denúncia pelo e-mail:  crefito10@crefito10.org.br  ou pelo espaço para denúncias do site da entidade. www.crefito10.org.br

 

 

9. Você não está recebendo informações do CREFITO-10 através deste Informativo Semanal ?

Atualize seu cadastro (endereço, e-mail e telefone) no junto à secretaria do CREFITO-10  ou através do e-mail crefito10@crefito10.org.br . Não deseja receber estes emails? Envie e-mail com o assunto “REMOVER” para  comunicacrefito10@gmail.com. Quaisquer dúvidas ou sugestões sobre esta  newsletter ou futuras, fale conosco através do e-mail:  comunicacrefito10@gmail.com

Núcleo de Comunicação e Eventos do CREFITO-10