marca_crefito10

 

Informativo Semanal do CREFITO10/SC | Florianópolis, 19 de Julho de 2010 | Número 34

 

 

1.  CREFITO-10 visita CEFIR de Navegantes - SC

 

Sob o foco de “Uma Nova Saúde”, uma das prioridades do poder público municipal de Navegantes é a Saúde. Ações como as inaugurações do Centro de Referência da Mulher e do Homem (CRMH), Centro Especializado em Fisioterapia e Reabilitação (CEFIR) e o Centro de Especialidades Odontológicas (CEO), são algumas das ações da atual administração do município. Sob a Coordenação da Fisioterapeuta Elaine Cristina da Costa, o CEFIR de Navegantes é uma unidade bem estruturada, oferecendo tratamento a população nas diversas áreas de atuação da Fisioterapia, que também está presente no Centro de Referencia da Mulher e do Homem, onde são oferecidos atendimentos de Hidroterapia, Acupuntura e Uroginecologia. O CEFIR conta com a atuação de sete profissionais fisioterapeutas, entre eles a Fisioterapeuta Aline Vieira, que juntamente com o Secretário de Saúde do município Juliano Nildo de Maria e a Coordenadora do CEFIR – Dra. Elaine Cristina da Costa, acompanhou o Presidente do CREFITO-10 na visita ao CRMH e ao CEFIR. Sem dúvida um exemplo a ser seguido no Estado de Santa Catarina, pois os gestores deste município, além de se preocupar em oferecer o melhor para a saúde, também valorizam os profissionais, no caso específico da Fisioterapia, respeitando a autonomia e os dispositivos legais, como por exemplo, a carga horária semanal de 30 horas, o que mostra uma visão ampla por parte dos gestores. Embora ainda não tenha nenhum terapeuta ocupacional contratado, o Secretário da Saúde, afirmou que já foi previsto para o próximo concurso a abertura de vagas para Terapia Ocupacional.

 

2. CREFITO-10 recebe Unimed da Grande Florianópolis

 

Na última quinta-feira o Presidente, juntamente com os assessores Jurídicos do CREFITO-10, receberam representantes da UNIMED da Grande Florianópolis, Sr. Joscelino Maiolo - Diretor de Gestão Operacional, o Fisioterapeuta André Rocha e o Médico Fabio Cavalcanti. A reunião ocorreu a pedido do Fisioterapeuta da UNIMED da Grande Florianópolis, Dr. André Rocha e teve como tema principal a possibilidade de iniciar uma parceria entre as duas entidades para melhorar o relacionamento com a Fisioterapia.

Também foi foco da conversa aspectos como utilização da CIF e do RNHF, além de estudos para uma remuneração digna, fundamentais para que a Fisioterapia siga trabalhando de forma a oferecer a máxima qualidade de atendimento para a população conveniada à UNIMED. Muito embora tenha sido uma conversa inicial, observamos a seriedade da proposta, assim, em princípio, o CREFITO-10 entende como um passo importante, afirma o Presidente do CREFITO-10. 

 

 

3. CREFITO-10 participa da Assembléia Geral Ordinária da Associação dos Conselhos Profissionais de Santa Catarina – ASCOP

Aconteceu no dia 15/07/2010, às 15 horas, na Sede do Conselho Regional de Enfermagem, localizado na Av. Mauro Ramos, 224 - Centro Executivo Mauro Ramos - Centro, em Florianópolis – SC, a Assembléia Geral Ordinária da ASCOP, na qual foi proferida pelo Dr. Osmar Jacobsen Filho - Auditor do TCU-SC, palestra intitulada: Os Conselhos Profissionais na Visão do TCU – Tribunal de Contas da União. O palestrante elogiou a iniciativa da ASCOP em estabelecer contato com o TCU, destacando a intensionalidade dos conselhos profissionais catarinenses em sempre tomar decisões acertivas e dentro da legalidade. Esclareceu os modelos e os instrumentos de controle no Brasil, logo em seguida, explanou sobre o tema propriamente dito. Enfatizou que os conselhos profissionais regionais estão dispensados de apresentar a prestação de contas anuais ao TCU, devendo fazê-la diretamente aos seus conselhos federais, sem prejuízo de estarem sujeitos às demais formas de fiscalização (IN/TCU n. 42/2003 e 47/2004). Na visão do TCU, os conselhos profissionais devem pautar-se nos princípios que regem a administração pública, ou seja - Legalidade, Impessoalidade, Publicidade, Moralidade e Eficiência. Entre outras coisas, elucidou as dúvidas sobre contratações, demissões, concursos públicos, diárias, licitações, acórdãos e jurisprudências.  

 

 

4. GT de Desinstitucionalização do Colegiado de Políticas Públicas de Saúde Mental realizou reunião nesta semana

 

Dra. Camille M. Nunes Weiser, Terapeuta Ocupacional, Conselheira e Presidente da Comissão de Ética e Deontologia do CREFITO-10 participou de reunião do Grupo de Trabalho de Desinstitucionalização do Colegiado de Políticas Públicas de Saúde Mental da Secretaria Estadual da Saúde realizada na tarde do dia 14 de  Julho de 2010. A reunião aconteceu no sexto andar do prédio da Secretaria Estadual de Saúde, localizado à Rua Esteves, no.390, Florianópolis. Estiveram presentes Ana Paula Müller de Andrade, Camille M. Nunes, Henrique Tancredi, José de Araújo, Luiz Gonzaga Cardoso e Walter Ferreira de Oliveira.A reunião teve como tema a finalização de documento sobre a desinstitucionalização para posterior apresentação ao colegiado da Secretaria Estadual de Saúde e também discutir a possibilidade de fazermos uma apresentação pública deste para os grupos afins.

 

 

5. Funcionários do CREFITO-10

 

Para aproximar os profissionais do CREFITO-10 vimos uma vez mais apresentar alguns dos funcionários do nosso Conselho Regional. Eles atendem vocês diariamente por telefone, e-mail ou quando você vem na sede.

 

Wilson Bruno Barros, Fabiane Guimarães e Woile Gonçalves

 

 

6. Oportunidades de Trabalho

 

 

Fisioterapia

 

  • Fisioterapeuta para trabalhar no Hospital Albert Schweitzer Haiti

             Informações: Shaun Cleaver - scleaver@hashaiti.org

             Mais informações no site do CREFITO-10.

 

  • Concurso Público – Prefeitura Municipal de Palmeira – SC

             Informações: http://www.agrobase.com.br/concursos/2010/concurso-prefeitura-palmeira-edital-2010/

 

  • Docente na Universidade Federal do Rio de Janeiro – UFRJ

01 vaga para Fisioterapeuta

     Faculdade de Medicina - Clínica Médica / Fisioterapia – Fisioterapia Geral

            Maiores informações no site: www.medicina.ufrj.br

 

 

Terapia Ocupacional

 

  • Joaçaba – SC

            APAE

            Os interessados deverão enviar currículo para o email apae@softline.com.br ou entrar em contato  com Maria José nos telefones (49) 35221167 ou (49) 88317504.

 

  • Docente na Universidade Federal do Rio de Janeiro – UFRJ

04 vagas para Terapeuta Ocupacional

            Faculdade de Medicina - Clínica Médica / Terapia Ocupacional - Tecnologia Assistiva em Terapia   Ocupacional - Terapia Ocupacional em Geriatria e Gerontologia - Fundamentos da Terapia Ocupacional - Maiores informações no site: www.medicina.ufrj.br

 

  • Hospital e Maternidade Municipal de Uberlândia - MG
    1 vaga -  Terapeuta Ocupacional
    Carga Horária Mensal : 150 hs  - Inscrições até dia 25 de julho de 2010
    Mais informações:
    www.pciconcursos.com

 

  • Universidade Federal da Paraíba - Curso de Terapia Ocupacional

             04 vagas para docência - Terapeuta Ocupacional

             Maiores Informações: http://www.ufpb. br/concursoprofe ssor/2010- 07/

             http://www.ufpb. br/concursoprofe ssor/2010- 07/programas_ CCS.pdf

             Inscrições: 13/Julho a 4/Agosto somente nos dias úteis.

 

 

7. Eventos

 

·         Congresso Sul-Sudeste de Ortopedia e Fisioterapia – Florianópolis, 18 a 20 de agosto de 2010. Informações: Informações: www.ortopedia2010.com.br

·         Congresso de La Confederación Latinoamericana de Fisioterapia e Kinesiologia – CLAFK

              e Simposio “Actualidad de la Fisioterapia/Kinesiología en América Latina”

Santiago do Chile – Chile. De 18 à 21.08.2010.

     

             Confira outros eventos no site do CREFITO-10.

 

 

8. Legislação!

 

 

Constitui infração disciplinar: transgredir preceito do Código de Ética Profissional.

 

(Inciso I – Art. 16º – Capítulo IV - Lei No. 6316, DE 17 DE DEZEMBRO DE 1975)

 

 

Constitui infração disciplinar: exercer a profissão quando impedido de fazê-lo, ou facilitar, por qualquer meio, o seu exercício aos não registrados ou aos leigos.

 

(Inciso II – Art. 16º – Capítulo IV - Lei No. 6316, DE 17 DE DEZEMBRO DE 1975)

 

 

“Constituem condições indispensáveis para o exercício das profissões de fisioterapeuta e terapeuta ocupacional:

 

I - formação profissional de nível superior em curso oficial ou reconhecido, de instituição de ensino autorizada nos termos da lei; e

 

II - vinculação, pela inscrição ou pela franquia profissional de que tratam os artigos 12 e 18, ao Conselho Regional de Fisioterapia e Terapia Ocupacional (CREFITO) com jurisdição na área do exercício da atividade profissional.”

 

(Art. 7º – Resolução COFFITO 08 – DE 20 DE FEVEREIRO DE 1978)

 

 

9. Denuncie irregularidades no exercício das profissões de Fisioterapia e Terapia Ocupacional

 

Envie sua denúncia pelo e-mail:  crefito10@crefito10.org.br  ou pelo espaço para denúncias do site da entidade. www.crefito10.org.br

 

 

10. Você não está recebendo informações do CREFITO-10 através deste Informativo Semanal ?

Atualize seu cadastro (endereço, e-mail e telefone) no junto à secretaria do CREFITO-10  ou através do e-mail crefito10@crefito10.org.br . Não deseja receber estes emails? Envie e-mail com o assunto “REMOVER” para  comunicacrefito10@gmail.com. Quaisquer dúvidas ou sugestões sobre esta  newsletter ou futuras, fale conosco através do e-mail:  comunicacrefito10@gmail.com  

 

Núcleo de Comunicação e Eventos do CREFITO-10