marca_crefito10

 

Informativo Semanal do CREFITO10/SC | Florianópolis, 26 de Julho de 2010 | Número 35

 

 

1. AFICO solicita Moção à Câmara de Vereadores de Concórdia

 

A Associação dos Fisioterapeutas de Concórdia e Região – AFICO informa que no dia 20 de julho passado, teve sua Moção Aprovada na Câmara de Vereadores de Concórdia, através de Proposta do Vereador Arlan Guliani. A Moção foi encaminhada ao Presidente do Senado Federal. Exmo. Sr. José Sarney, ao Presidente da Câmara dos Deputados, Exmo. Sr. Michel Temer, a todos os Senadores de Santa Catarina, ao Exmo. Sr. Claudio Vignatti, Deputado Federal e Presidente da Frente Parlamentar Mista de Apoio às Micro e Pequenas Empresas e a todos os Deputados Federais Catarinenses. Foi Mocionado para que seja alterado o Projeto de Lei do Senado Nº 467/2008, incluindo-se os serviços de Fisioterapia e Terapia Ocupacional no rol de serviços enquadrados no anexo III da Lei Complementar Nº 123/2006, e não no anexo V, como consta no projeto, uma vez que esta inclusão lhes trará grandes benefícios, dentre eles a possibilidade de viabilizar efetivamente sua opção pelo Simples Nacional. Leia na íntegra no site do CREFITO10.

 

2. CREFITO-10 na Rede Unida

 

A Rede UNIDA reúne projetos, instituições e pessoas interessadas na mudança da formação dos profissionais de saúde e na consolidação de um sistema de saúde equitativo e eficaz com forte participação social. A principal idéia força da Rede Unida é a proposta de parceria entre universidades, serviços de saúde e organizações comunitárias. Não se trata de qualquer parceria: trata-se de uma modalidade de co-gestão do processo de trabalho colaborativo, em que os sócios compartilham poderes, saberes e recursos.Funciona com uma secretaria executiva, atualmente em Londrina, que procura dinamizar as relações entre os membros, propondo debates e intervenções organizadas em eventos, e questões relevantes das políticas de saúde e educação em nosso país. De 17 a 21 de julho passado, em Porto Alegre – RS, aconteceu o 9º Congresso da Rede Unida objetivando resgatar espaços coletivos e plurais de discussões e reflexões políticas.  As atividades – pôsteres, rodas de conversa e távolas – foram formatadas a partir da expressão dos cotidianos de trabalho, representados pelos resumos enviados ao evento, possibilitando o debate, ricas discussões e reflexões sobre formação e trabalho em saúde, não só no cotidiano brasileiro, como, também no dos países latino-americanos, manifestado pelos fóruns.O próximo congresso será na cidade do Rio de Janeiro, com a promessa de muito debate e a revitalização do papel da Rede Unida na indução de políticas públicas de saúde e educação, seja um momento de retomada crítica e estratégica frente ao novo quadro político que se estabelecerá a partir de 2011.Julgando ser de extrema importância para Santa Catarina os conhecimentos surgidos destes momentos de reflexão sobre as políticas de formação em saúde e educação o CREFTO-10 esteve no evento com a participação da Dra. Márcia Andrea Fernandes, Diretora-Secretária e o próprio Presidente do CREFITO-10, Dr. Sandroval Francisco Torres, que transmitirão os resultados deste evento já no próximo Encontro de Presidentes de Associações de profissionais de fisioterapia e terapia ocupacional de Santa Catarina.

 

 

 

3. CREFITO-10 na posse do CREFITO-5

No dia 20 de julho passado ocorreu a Solenidade de Posse da Gestão do CREFITO-5 2010-2014 em Porto Alegre – RS.O CREFITO-10 compareceu à cerimônia objetivando estreitar os laços com o Estado vizinho e desejar sucesso nesse desafio que se inicia.

Dr. Alexandre Doval da Costa – Presidente do CREFITO-5 – Rio Grande do Sul

Dr.Ricardo Lotif – Presidente do CREFITO-6 – Ceará e Piauí

Dr. Sandroval Francisco Torres – Presidente do CREFITO-10 – Santa Catarina

Conselheiros do CREFITO-5

 

4. Fisioterapia na Mídia

Nos dias 24 e 25 de julho foi veiculado na TVBV programa sobre Profissões, matéria sobre a Profissão de Fisioterapia. O programa tem como característica ir da teoria à prática, seja no âmbito acadêmico ou na rotina do mercado de trabalho, o PROFISSÕES mostra as peculiaridades das mais diversas profissões, sobre perspectivas diferentes para o telespectador refletir sobre ela. O apresentador revela a rotina, o dia a dia das mais diversas profissões de forma clara e objetiva, com a participação popular, em formato leve e atrativo para os mais variados públicos. Dos cursos de formação necessários para atuação no mercado de trabalho, passando pela remuneração e direitos trabalhistas até uma consultoria com tudo que é necessário para abrir uma pequena empresa. O programa Profissões tem como patrocinador a UNIVALI – Universidade do Vali do Itajaí, onde ocorreram diversas entrevistas e imagens que foram veiculadas neste programa. Entre os profissionais participantes estavam a Coordenadora do Curso de Fisioterapia da UNIVALI Itajaí, Dra. Luciana de Oliveira Gonçalves, professores deste curso de graduação em fisioterapia, às Dras. Juliana e Flavia da Clínica Posturalle, além de outros profissionais que atuam em Santa Catarina, o CREFITO-10 também participou do programa. Em breve esta matéria estará disponível na íntegra no site do CREFITO-10.

 

 

5. Relembre as Especialidades da Fisioterapia

 

Acupuntura - RESOLUÇÃO Nº. 201, DE 24 DE JUNHO DE 1999. Dá nova redação ao Art. 1º da Resolução COFFITO-97 (D. O. U. n.º 090, de 16.05.88, Seção I, Pág. 8.506), que dispõe sobre a prática da acupuntura pelo Fisioterapeuta, e dá outras providências.

 

Fisioterapia Dermato-Funcional - RESOLUÇÃO COFFITO nº. 362, de 20 de maio de 2009 (DOU nº. 112, Seção 1, em 16/6/2009, páginas 41/42) Reconhece a Fisioterapia Dermato-Funcional como especialidade do profissional Fisioterapeuta e dá outras providências.

 

Fisioterapia Esportiva - RESOLUÇÃO Nº. 337, DE 08 DE NOVEMBRO DE 2007.(DOU nº. 21, Seção 1, em 30/01/2008, página 184)  Reconhece a Especialidade de Fisioterapia Esportiva e dá outras providências.

 

Fisioterapia do Trabalho - RESOLUÇÃO Nº. 351, DE 13 DE JUNHO DE 2008.(DOU nº. 114, Seção 1, em 17/06/2008, página 58)(DOU nº. 114, Seção 1, em 17/06/2008, página 58) Dispõe sobre o Reconhecimento da Fisioterapia do Trabalho como Especialidade do profissional Fisioterapeuta e dá outras providências.

 

Fisioterapia Neuro-Funcional - RESOLUÇÃO Nº. 189, DE 9 DE DEZEMBRO DE 1998. Reconhece a Especialidade de Fisioterapia Neuro Funcional e dá outras providências.

 

Fisioterapia Onco-Funcional - RESOLUÇÃO COFFITO nº. 364, de 20 de maio de 2009. DOU nº. 112, Seção 1, em 16/6/2009, página 42) Reconhece a Fisioterapia Onco-Funcional como especialidade do profissional Fisioterapeuta e dá outras providências.

 

Fisioterapia em Saúde Coletiva - RESOLUÇÃO COFFITO nº. 363, de 20 de maio de 2009. (DOU nº. 112, Seção 1, em 16/6/2009, página 42) Reconhece a Fisioterapia em Saúde Coletiva como especialidade do profissional Fisioterapeuta e dá outras providências.

 

Fisioterapia Respiratória - RESOLUÇÃO Nº. 318, DE 30 DE AGOSTO DE 2006. (DOU nº. 33, Seção 1, págs......, de 15/02/2007) Designa Especialidade pela nomenclatura Fisioterapia Respiratória em substituição ao termo Fisioterapia Pneumo Funcional anteriormente estabelecido n a Resolução nº. 188, de 9 de dezembro de 1998 e determina outras providências. 

 

Fisioterapia Traumato-Ortopédica - RESOLUÇÃO Nº. 260, DE 11 DE FEVEREIRO DE 2004. (D.O.U nº. 32 – de 16/02/2004, Seção I, Pág. 66/67) Reconhece a Especialidade de Fisioterapia Traumato-Ortopédica Funcional e dá outras providências.

Osteopatia e Quiropraxia - RESOLUÇÃO Nº. 220, DE 23 DE MAIO DE 2001. (D.O.U. Nº 108, DE 05.06.01, SEÇÃO I,  PAG.46) Dispõe sobre o reconhecimento da  Quiropraxia e da Osteopatia como especialidades do profissional Fisioterapeuta e dá outras providências.

 

Saúde da Mulher - RESOLUÇÃO COFFITO nº. 372, de 06 de novembro de 2009 (DOU nº. 112, Seção 1, em 16/6/2009, página 42). Reconhece a Saúde da Mulher como especialidade do profissional Fisioterapeuta e dá outras providências.

 

6. Diretoria da AFB se reune em SC

 

Após a participação do presidente da AFB, Dr. Reginaldo Antolin Bonatti,  na posse do novo colegiado do CREFITO-5 (RS) em 20-07-10 em Porto Alegre, a  diretoria da AFB se reuniu em Santa Catarina para deliberar sobre a continuidade das estratégias  desenvolvidas pela Associação. A pauta tratou dos preparativos para a participação brasileira no Congresso Latinoamericano de Fisioterapia  que se realizará em Santiago no Chile no período de 18 a 21 de agosto p.f. (www.congresoclafk2010.com) e  sobre a participação brasileira no Conselho Consultivo da CLAFK (Confederação Latinoamericana de Fisioterapia e Kinesiologia), Ressalta-se que neste evento latinoamericano  haverá o encontro de docentes e pesquisadores , de  onde se extrairá posição dos países latinoamericanos sobre as questões da pesquisa e ensino de nossa profissão para ser levada ao Congresso mundial em 2011 na Holanda. Outro ponto importante de destaque que será discutido no Chile é a candidatura do Brasil para sediar  o próximo congresso mundial de fisioterapia da WCPT em 2015.  Convidamos a todos os profissionais a se juntarem a nós no Chile para a defesa de nossas propostas. Outro ponto importante  discutido foi a organização do  XIX Congresso Brasileiro de Fisioterapia. O  Congresso Brasileiro realizado em 2009 no  Rio de Janeiro (AFB-2009-RIO) foi o maior evento de nossa profissão dos últimos tempos e o XIX Congresso Brasileiro promete superar todas as marcas já alcançadas pelos congressos de Fisioterapia. Aguardem as novidades...

Foi abordado ainda nesta reunião a prova de títulos de especialistas em Fisioterapia, a qual será discutida em reunião do dia 07 de agosto com as associações nacionais de especialidades objetivando a realização, em parceira com o COFFITO, da primeira prova de título de especialista.

 

7. Oportunidades de Trabalho

 

Fisioterapia

 

  • Municípios de Timbó e Luis Alves – SC

      02 vagas para fisioterapeuta: uma vaga em Timbó ( todos os dias das 13:15hs às 18:20hs), e

      outra em Luiz Alves ( segunda, quarta e sexta das 8:25 às 10:30, e todos os dias das 14:30hs

      às 16:10). As vagas são para trabalhar com Ginástica Laboral e Ambulatório de Fisioterapia.
      Contato: Carla C. Andrioli Jacomel - Fisioterapeuta 45.918/10  - Coordenadora Ginástica Laboral

      E-mail: carla@espacolaboral.com.br  viviane@espacolaboral.com.br ou pelos telefones

      8458-5220/9904-0066

 

  • Fisioterapeuta para trabalhar no Hospital Albert Schweitzer Haiti

             Informações: Shaun Cleaver - scleaver@hashaiti.org

             Mais informações no site do CREFITO-10.

 

  • SESI – Brusque - SC

             Interessados fazer inscrições através do Site  www.sesisc.org.br – link trabalhe conosco até dia 29/07

 

  • Palmeira – SC

             Edital: http://www.agrobase.com.br/concursos/2010/concurso-prefeitura-palmeira-edital-2010/

             Inscrições: De 12 de julho à 10 de agosto.

 

Terapia Ocupacional

 

  • Joaçaba – SC

            APAE

            Os interessados deverão enviar currículo para o email apae@softline.com.br ou entrar em contato  com Maria José nos telefones (49) 35221167 ou (49) 88317504.

 

8. Eventos

 

·         Congresso Sul-Sudeste de Ortopedia e Fisioterapia – Florianópolis, 18 a 20 de agosto de 2010. Informações: Informações: www.ortopedia2010.com.br

·         Congresso de La Confederación Latinoamericana de Fisioterapia e Kinesiologia – CLAFK

              e Simposio “Actualidad de la Fisioterapia/Kinesiología en América Latina”

Santiago do Chile – Chile. De 18 à 21.08.2010.

     

             Confira outros eventos no site do CREFITO-10.

 

9. Legislação

 

 

LEI N. 6.316 - DE 17 DE DEZEMBRO DE 1975 

 

Cria o Conselho Federal e os Conselhos Regionais de Fisioterapia e Terapia Ocupacional e dá outras providências.

 

 

 

DECRETO LEI N. 938 - DE 13 DE OUTUBRO DE 1969

 

Provê sobre as profissões de fisioterapeuta e terapeuta ocupacional, e dá outras providências.

 

 

10. Denuncie irregularidades no exercício das profissões de Fisioterapia e Terapia Ocupacional

 

Envie sua denúncia pelo e-mail:  crefito10@crefito10.org.br  ou pelo espaço para denúncias do site da entidade. www.crefito10.org.br

 

 

11. Você não está recebendo informações do CREFITO-10 através deste Informativo Semanal ?

Atualize seu cadastro (endereço, e-mail e telefone) no junto à secretaria do CREFITO-10  ou através do e-mail crefito10@crefito10.org.br . Não deseja receber estes emails? Envie e-mail com o assunto “REMOVER” para  comunicacrefito10@gmail.com. Quaisquer dúvidas ou sugestões sobre esta  newsletter ou futuras, fale conosco através do e-mail:  comunicacrefito10@gmail.com  

 

Núcleo de Comunicação e Eventos do CREFITO-10