Informativo Semanal do CREFITO10/SC | Florianópolis, 30 de novembro de 2009 | Número 05

 

Essa é a newsletter semanal do Conselho Regional de Fisioterapia e Terapia Ocupacional da 10ª Região

 

 

1. CREFITO-10 (2009 - 2013) completa 60 dias de gestão

No dia 29 de novembro passado, completaram 60 dias da Gestão CREFITO-10 2009-2013. Imediatamente a partir da posse, o colegiado vem executando diversas ações objetivando estruturar de forma sólida o CREFITO-10, para assegurar que os próximos anos sejam de importantes conquistas para a Fisioterapia e Terapia Ocupacional, mas principalmente que a sociedade, encontre qualidade e segurança em seus atendimentos, dentre as ações já tomadas:

1-     Reorganização do DEFIS - Departamento de Fiscalização - Com o intuito de tornar este Departamento a principal arma de segurança para a população e para os profissionais devidamente registrados e em dia com suas obrigações, o DEFIS, atendendo a determinação da diretoria do CREFITO-10, realizou um mapeamento minucioso de todo o Estado, agora, o próximo passo será o início da campanha de fiscalização in locu, o que deverá iniciar já nos próximos dias. Nossa meta é atingir 100% dos estabelecimentos que oferecem os serviços de fisioterapia e/ou terapia ocupacional no estado.  

2-     Participação ATIVA no Conselho Estadual de Saúde.

3-     Construção de um novo site, que em breve estará no ar.

4-     Abertura de espaços em diversos cenários políticos, da esfera municipal, estadual e nacional.

5-     Aproximação com órgãos como a Vigilância Sanitária, Ministério Público do Trabalho, Tribunal de Contas, entre outros.

6-     Movimentos no estado e a nível Nacional contra o TEXTO do PL 7703/2006, “Ato Médico”.

7-     Fortalecimento das relações entre o CREFITO-10, Associações e Sindicato.

8-     Aproximação e parcerias com outros Conselhos Profissionais.

9-     Participação em eventos de relevância, estaduais e nacionais, através da presença de conselheiros e ou colaboradores.

10-  Fortalecimento das relações entre os CREFITOs do Sul do Brasil.

11-  Reunião com formandos das diversas IES catarinenses.

 

Participação de todos é prioridade desta gestão.

 

 

 

    

 

 

 

    

 

    

 

  

 

  

 

2. CREFITO-10 na I Conferência Nacional da Fisioterapia e Terapia Ocupacional em Brasília

A exemplo dos demais Conselhos Regionais do Sistema COFFITO / CREFITOs, o CREFITO-10, dentro de suas possibilidades esteve presente na I Conferência Nacional da Fisioterapia e Terapia Ocupacional em Brasília, neste dia 25 passado, participaram do evento promovido pelo COFFITO o Presidente do CREFITO-10, acompanhado pelo Dr. Rômulo Nolasco de Brito, Diretor Tesoureiro CREFITO-10, Dra Márcia Andrea Fernandes, Diretora Secretária CREFITO-10, Dr. Paulo Sérgio da Silva Presidente do SICAFITO, Dra. Morgana Sfredo, Presidente da ASSEFISIO, Dr. Issislan Rossano Kuhn, Presidente da Associação dos Fisioterapeutas do Alto Uruguai e Dra Fernanda Guimarães Torres, Diretora Secretária da Associação de Fisioterapeutas do Brasil – AFB. No evento as questões abordadas foram aprovação do piso salarial nacional para as categorias, adoção imediata do referencial de honorários, aberturas de vagas em concursos públicos nas diversas esferas públicas, autonomia profissional, campanha permanente contra o texto aprovado na Câmara do Deputados, o PL 7703/006 “Ato Médico”, estudos econômicos a serem realizados pela Fundação Getúlio Vargas – FGV sobre a realidade mercadológica da Fisioterapia e da Terapia Ocupacional na saúde suplementar, bem como conferência ministrada pelo Presidente do Conselho Federal da Ordem dos Advogados do Brasil – OAB, Agencia Nacional de Saúde Suplementar – ANS e outras palestras ministradas por representantes da Justiça Federal.

 

 

 Dra. Morgana Sfredo – ASSEFISIO   Dr. Paulo Sérgio da Silva – SICAFITO  Dr. Issislan R. Kuhn – Assoc. Alto Uruguai

Dra. Márcia Andrea Fernandes – Diretora Secretária do CREFITO-10  Dr. Rômulo Nolasco de Brito – Diretor Tesoureiro do CREFITO-10

   

 

    

 

Dra. Fernanda Guimarães Torres – Diretora-Secretária da AFB

Dra. Denise Flávio Carvalho de Botelho – Vice-Presidente da AFB

 

 

 

3. COFFITO homenageia profissionais fisioterapeutas e terapeutas ocupacionais brasileiros na I Conferência Nacional da Fisioterapia e Terapia Ocupacional em Brasília

 

Catarinenses homenageados:

Dr. Antônio Sebastião Pereira da Silva - fisioterapeuta, CREFITO-10 369 F, formou-se na Universidade Católica de Salvador – BA,  em 27 de dezembro de 1973, foi Coordenador do Curso de Fisioterapia da Universidade Federal de Santa Maria – 1983, foi Delegado do CREFITO-5 em 1998, foi Presidente Pró-Tempore do CREFITO-10 em 2004 e Dr. Jeovane Nascimento do Rosário - terapeuta ocupacional, CREFITO-10  3625 TO,  formado pela Associação Catarinense de Joinville – ACE, Especialista em Dependências Químicas pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná – PUC, Presidente da Associação dos Fisioterapeutas e Terapeutas Ocupacionais da região Norte de Santa Catarina, foi Presidente do Conselho Municipal de Saúde de Joinville,  foi Presidente  do Conselho Municipal de Entorpecentes de Joinville/SC, terapeuta ocupacional do Hospital Municipal São José – SC, foi Presidente da Comissão de Ética e Deontologia em Terapia Ocupacional – CREFITO-10 Gestão 2005/2009, atualmente é o Diretor da Associação de Reabilitação da Criança Deficiente ARCD/AACD-Santa Catarina, foram os profissionais catarinenses homenageados escolhidos pelo CREFITO-10 para serem homenageados pelo COFFITO durante a I Conferência Nacional da Fisioterapia e Terapia Ocupacional em Brasília, neste ano em que as profissões comemoram 40 anos de regulamentação, representando todos os profissionais catarinenses.

 

 

Dr. Antônio Sebastião Pereira da Silva , Dr. Roberto M. Cepeda, Dr. Sandroval F. Torres e Dr. Jeovane Nascimento do Rosário

 

4. Santa Catarina mobilizada contra o texto do PL do Ato Médico

LAGES (25/11/2009) - Conselheiras do CREFITO-10, Dra. Maristela Vieira, terapeuta ocupacional e Dra. Amanda Braz de Souza, fisioterapeuta, em entrevista na rádio da cidade, afirmaram a preocupação e a posição do CREFITO-10 contrária a aprovação do TEXTO do PL 7703/06, no mesmo dia, acadêmicos da região saem às ruas para informar a população sobre o impacto negativo na saúde do brasileiro que a aprovação do texto do PL 7703/2006, trará caso o Senado Federal, entenda pela aprovação do referido texto na forma com que ele se apresenta.  

 

    

 

JOINVILLE (25/11/2009) - Aconteceu na Câmara de Vereadores do Município de Joinville, discussão sobre o PL do Ato Médico. O encontro teve a participação maciça dos diversos profissionais e acadêmicos de saúde da região, bem como da Coordenação do Curso de Fisioterapia da ACE e CREFITO-10, através da Dra. Lizete Antunes Jardim, Vice-Presidente do CREFITO-10, Dra. Elenice de Fátima Oliveira e Dra. Cristiane Schmeling, ambas Conselheiras.

 

    

 

 

CHAPECÓ: Chuva forte dificulta a realização da caminhada pela dignidade das profissões, programada para ocorrer no dia 25/11/2009, mesmo assim, alguns profissionais, acadêmicos e colaboradores do CREFITO-10, estiveram presentes nas ruas, como já havia sido acordado anteriormente, o evento foi transferido para outra data a ser confirmada, momento que com certeza estaremos avisando a todos, para que possam participar, conforme orientações da Dra. Tatiana Sexto – Presidente da FASS e Dr. Marcel.

 

 

 

5. CREFITO-10 é homenageado

O CREFITO-10 através de seu Presidente, Dr. Sandroval Francisco Torres, recebeu homenagem das mãos do Presidente do CREFITO-3, Dr. Gil Lúcio Almeida, neste dia 26 de novembro passado, no evento de Inauguração da nova sede do CREFITO-3, estiveram presentes e foram homenageadas 40 personalidades das profissões Fisioterapia e Terapia Ocupacional, que além da merecida homenagem, deixaram gravadas suas mãos na CALÇADA DA FAMA, que adorna a entrada do prédio, além de simbolizar a força das profissões, faz alusão aos 40 anos de regulamentação das profissões no Brasil, o evento contou também com a presença de políticos como o Prefeito da cidade de São Paulo, Sr. Gilberto Kassab, que desvelou juntamente com o Presidente do CREFITO-3 a placa de inauguração do prédio, ressaltou em seu discurso a importância atuação do Dr. Gil Lúcio Almeida na luta pela Fisioterapia e Terapia Ocupacional em São Paulo e no Brasil.

    

Dr. Gil Lúcio Almeida e  Sr. Gilberto Kassab – Prefeito de São Paulo

 

Dr. Marcelino Martins, Dr. Hélio Santos Pio, Dr. Sandroval F. Torres e Dr. Gil Lúcio Almeida

 

6. CREFITO-10 reúne-se com formandos dos cursos fisioterapia das seguintes Instituições de Ensino Superior catarinenses 

UNIVALI Biguaçu – 20.11.09           UNC/ Concórdia – 23.11.09

FESSC / São José – 24.11.09         UNOESC/ Joaçaba – 25.11.09

FURB/ Blumenau – 26.11.09           ACE / Joinville – 28.11.09

 

7. Caravana do SUS

Florianópolis/SC, 30 de novembro de 2009 - Local: MORRO DAS PEDRAS PRAIA HOTEL.

Rua Manoel Pedro Vieira, 550  Praia do Morro das Pedras - Florianópolis – SC

http://www.morrodaspedras.com   Fone: 48 3237 9583

 

8. Reunião do Conselho Estadual de Saúde

Veja a Pauta da 157ª. Reunião Ordinária do Conselho Estadual de Saúde / SC no site do CREFITO-10.

Atualize seu cadastro (endereço, e-mail e telefone) no junto à secretaria do CREFITO-10, através do e-mail crefito10@newsite.com.br com o assunto “ALTERAÇÃO DE CADASTRO”.

Não deseja receber estes emails? Envie e-mail com o assunto “REMOVER” para

 

Núcleo de Comunicação e Eventos do CREFITO-10  comunicacrefito10@gmail.com