Informativo Semanal do CREFITO10/SC | Florianópolis, 14 de dezembro de 2009 | Número 07

 

 

1.    10º Congresso Brasileiro de Medicina da Família e Comunidade

Aconteceu entre os dias 3 a 6 de dezembro de 2009 no Costão do Santinho Resort & Spa em Florianópolis/SC, o 10º Congresso Brasileiro de Medicina da Família e Comunidade. Com o apoio do Ministério da Saúde e da Organização Pan-Americana de Saúde, o evento contou com mais de 2.800 participantes nacionais e internacionais, especialmente da América Latina, com o objetivo de destacar uma das características da especialidade que é a de promover e trabalhar as relações entre pessoas, famílias, comunidades, profissionais e níveis do sistema de saúde.

Embora discreta, a participação da Fisioterapia neste evento foi de grande importância mostrando diferentes estratégias de atuação dentro da Atenção Primária em Saúde. Estiveram presentes o Dr. Régis Luciano Rocha Santos com sua palestra “Exercícios Fisioterápicos na Lombalgia” e a Dra. Simone Kazue Hanai com o tema “Exercícios para a Incontinência Urinária Feminina”, onde ambos enfatizaram os resultados no tratamento precoce e a prevenção destas disfunções com base em evidências científicas. Também aconteceram Oficinas e Simpósios relacionados ao Programa Saúde da Família e a implantação do NASF, além da apresentação de temas livres demonstrando a participação da Fisioterapia e Terapia Ocupacional em diferentes municípios brasileiros.

A Dra. Michelli Vitória Silvestre, fisioterapeuta da Prefeitura Municipal de Florianópolis e colaboradora do CREFITO 10, também esteve presente no congresso. Para ela, “a participação neste evento de destaque nacional e internacional permite ampliar os horizontes da Fisioterapia no SUS ao conquistar a confiança dos profissionais envolvidos na Estratégia da Saúde da Família, além de esclarecer que a Fisioterapia não serve apenas para reabilitar”.

O próximo Congresso Brasileiro acontecerá em Brasília/DF no início de dezembro de 2011. Para maiores informações, acessar o site www.sbmfc.org.br.

 

GEDC1461.JPG   Digitalizar0003.JPG

 

2. Terapia Ocupacional Catarinense no mundo

A World Federation of Occupational Therapists – WFOT, é a organização internacional oficial para a promoção da terapia ocupacional em todo o mundo, fundada em 1952 e que tem atualmente 66 Associações-membros, publicou em seu boletim do mês de novembro deste ano, em matéria intitulada NEWS FROM NATIONAL ASSOCIATIONS, informações sobre a forma de organização da profissão de terapia ocupacional no Brasil e a atuação da ACATO – Associação Catarinense de Terapeutas Ocupacionais, nas questões dos  desastres.

Esta matéria foi entregue ao CREFITO-10 pela Dra. Lizete Antunes Jardim - Presidente da  ACATO.

Maiores informações sobre as atividades da ACATO, entre em contato com a Dra. Lizete Antunes Jardim -  Vice-Presidente do CREFITO-10 e atual Presidente da ACATO. O Presidente do CREFITO-10 parabeniza a ACATO e solicitou à Dra. Lizete agendamento de uma reunião com a Associação para discutir os rumos da profissão em Santa Catarina. Veja o boletim de novembro da WFOT no site do CREFITO-10.

 

3. CREFITO-10 na luta pela saúde do Brasil

 

4.  CREFITO-10 recebe o Presidente do SICAFITO em Florianópolis

Dr. Sandroval Francisco Torres recebe o Presidente do SICAFITO em Florianópolis, na ocasião discutiram ações conjuntas para 2010.

5. Recesso de final de ano do CREFITO-10

 Informamos que o CREFITO-10 manterá expediente normal até o dia 23.12.09 e retornará no dia   04.01.10.

6. Resoluções do COFFITO publicadas no DOU em 25.11.09

COFFITO publicou no Diário Oficial de União, em 25.11.09 as seguintes Resoluções COFFITO:

Resolução COFFITO No. 370 – Dispõe sobre a adoção da Classificação Internacional de Funcionalidade, Incapacidade e Saúde (CIF) da Organização Mundial de Saúde por Fisioterapeutas e Terapeutas Ocupacionais.

Resolução COFFITO No. 371 – Dispõe sobre a alteração do artigo 1º. Da Resolução COFFITO No. 366, que reconhece as especialidades do profissional Terapeuta Ocupacional: a) Saúde mental; b) Saúde Funcional; c) Saúde Coletiva; d) Saúde da Família; e) Contextos Sociais; f) Contextos Hospitalares; g) Acupuntura.

Resolução COFFITO No. 372 – Reconhece a Saúde da Mulher como especialidade do profissional Fisioterapeuta e dá outras providências.

Resolução COFFITO No. 373 – Dispõe sobre a fixação de valores da anuidades, taxas, emolumentos e multas atribuíveis e devidas pelos Profissionais e Pessoas Jurídicas circunscricionadas perante a entidade , a serem arrecadadas pelos Conselhos Regionais de Fisioterapia e Terapia Ocupacional no exercício do ano de 2010.

Você não está recebendo informações do CREFITO-10?

Atualize seu cadastro ( endereço, e-mail e telefone ) no junto à secretaria do CREFITO-10, através do e-mail  crefito10@newsite.com.br com o assunto “ALTERAÇÃO DE CADASTRO”.

Quaisquer dúvidas ou sugestões sobre esta  newsletter, fale conosco através do e-mail:  comunicacrefito10@gmail.com .

Não deseja receber estes emails? Envie e-mail com o assunto “REMOVER” para  comunicacrefito10@gmail.com .

 

Núcleo de Comunicação e Eventos do CREFITO-10