Crefito10

Nota de Esclarecimento da ABRAFIDEF


Compartilhar
Tweetar
Enviar
Imprimir
Publicado em: 05/01/2016

Nota de Esclarecimento

 

 

 

 

A Associação Brasileira de Fisioterapia Dermatofuncional - ABRAFIDEF, em seu caráter representativo da especialidade de fisioterapia dermatofuncional no território brasileiro, vem a público esclarecer que foram veiculadas informações equivocadas e incompletas pelo programa “Bem Estar” da rede Globo de Televisão, no conteúdo da matéria intitulada “Novas estratégias para combater o vírus da AIDS”, transmitida no dia 30 de novembro de 2015.

No decorrer do programa o entrevistado responde a pergunta sobre o risco da AIDS ser transmitida por carboxiterapia com a afirmativa de que este procedimento é proibido. Tal afirmativa induziu o telespectador a entender que existe uma determinação legal proibindo a execução de tal procedimento no Brasil.

Com a finalidade de esclarecimento, esta Associação informa que os aparelhos utilizados na realização da carboxiterapia, bem como a metodologia empregada são respectivamente regulamentados pela ANVISA e pelo ACORDÃO 293 do Conselho Federal de Fisioterapia e Terapia Ocupacional – COFFITO, e em específico, que as agulhas utilizadas para esse fim são estéreis, descartáveis, e de uso único, seguindo todas as normas de biossegurança.

Por fim, salientamos que o fisioterapeuta é profissional de saúde de nível superior, cuja profissão é regulamentada desde 1969 pelo decreto-lei nº 938, e também, por determinação de lei federal possui o Sistema COFFITO/CREFITOs que exerce o controle ético-social, entre outros, normatizando e amparando seu exercício profissional.

 

 

Curitiba, 01 de dezembro de 2015.

 

 

 

Diretoria ABRAFIDEF

 

 

 

Voltar

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Transparência

Legislação



Portal



Código de Ética Profissional




Ouvidoria do CREFITO-10

Denuncie

 

 

 

 

 

 

Crefito10
Endereço CONSELHO REGIONAL DE FISIOTERAPIA E TERAPIA OCUPACIONAL DA 10ª REGIÃO
Rua Monsenhor Topp, 202 - Centro - Florianópolis/SC - CEP: 88020-500 Telefone Fone/Fax: (48) 3225-3329