Crefito10

Terapeuta Ocupacional cria App para organização de atendimentos e Intervenções Terapêuticas


Compartilhar
Tweetar
Enviar
Imprimir
Publicado em: 08/02/2016

O Terapeuta Ocupacional Régis Nepomuceno, sócio da Inclusão Eficiente, lançou no ano passado o App Minha Rotina Especial, que tem como principais objetivos Organizar, Estruturar, Explorar e Estimular a cognição de pessoas com deficiência através do seu dia a dia. Totalmente personalizável, o software permite que um adulto programe tarefas com fotos reais do paciente, o que facilita o reconhecimento da realidade e como consequência o uso, a eficácia e a compreensão das tarefas propostas.

O Aplicativo funciona dentro de um sistema que favorece as bases cognitivas acreditando que com a antecipação das tarefas diárias, relatando todas as atividades, fragmentando em etapas as fases e ao final resgatando tudo aquilo que aconteceu, o paciente explorará o seu dia a tal ponto de entender melhor as informações, se apropriar do aprendizado, seja ele motor ou cognitivo, e registrará os saberes de forma a automatizar as aprendizagens com mais facilidade.

O terapeuta ocupacional explica que um dos objetivos do App Minha Rotina Especial é a ligação contextual da criança com deficiência, que na maior parte das vezes tem uma agenda muito cheia, alguns apresentando dificuldades inclusive de compreender as mudanças de ambientes. Com o App, Pais, Terapeutas e Professores estão ligados por uma rede de informação, já que além de estar expostos a todas as informações sobre a vida daquela criança, poderão gerar relatórios sobre o desempenho de atividades e enviar por e-mail para os demais interessados. Com a correria da vida de hoje, esta é uma boa saída para que o paciente nunca seja prejudicado por falta de informação dos envolvidos em sua reabilitação e inclusão escolar.

Pensando no aspecto da organização em todos os contextos, este mês foi lançado uma versão intitulada Multiusuários, que é dedicada a Terapeutas, Clínicas e Escolas. Nele o profissional de reabilitação e educação pode criar vários perfis das crianças que assistem, registrando também atividades, descrições e fragmentações de atividade, assim podendo informar a seu cliente uma previsibilidade de tudo que ocorrerá, dicas do que ele não pode esquecer de fazer e também um entendimento e um registro maior das intervenções. Pode também imprimir as atividades sugeridas para as crianças que não têm tablets manterem a organização em outros ambientes.

“Sabemos o quão difícil é auxiliar uma criança na regulação sensorial e emocional em uma terapia, tal regulação é o que favorece a organização da criança e assim sua aptidão para receber estímulos. Com os recursos do App Minha Rotina Especial, esta dificuldade tende a ser amenizada e algumas vezes sanadas”, defende o terapeuta ocupacional. Outro fator de extrema importância é a Generalização de Aprendizagem, ou seja, o paciente levar para o dia a dia aquilo que aprende na escola ou na clínica. Utilizando da programação do App, o profissional favorecerá que o seu cliente pratique em outros ambientes atividades que precisa treinar, com as devidas instruções registradas. 

Fisioterapeutas e Terapeutas Ocupacionais que atendem crianças com disfunções motoras e psicomotoras também podem ser beneficiados pelo App, para o trabalho com crianças com dificuldade de planejamento motor. Utilizando fotos reais de todas as etapas do movimento, o paciente terá mais chance de realizá-lo de forma correta, poder treinar em casa, além do mais sabemos que com referência de informação os movimentos serão melhores projetados e executados.

O Aplicativo Minha Rotina Especial encontra-se disponível para Tablets que utilizam dos Sistemas iOS e Android, na versão para usuário final(pacientes) e na versão Android a opção Multiusuários para Terapeutas, Clínicas e Escolas. No próximo mês a versão iOS também ganha atualização (gratuita para quem já tem o app) para a versão multiusuários e nas próximas semanas versões em Inglês e Espanhol, na tentativa de auxiliar na reabilitação e inclusão escolar de crianças de todo mundo. “Investir em apps é possibilitar que mais crianças com deficiência e profissionais de reabilitação tenham acesso a softwares especializados a custos muito mais acessíveis”, defende Régis.

Dúvidas e mais informações no site: www.minharotina.com.br
www.facebook.com/minharotinaespecial ou através do e-mail contato@minharotina.com.br

Voltar

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Transparência

Legislação



Portal



Código de Ética Profissional




Ouvidoria do CREFITO-10

Denuncie

 

 

 

 

 

 

Crefito10
Endereço CONSELHO REGIONAL DE FISIOTERAPIA E TERAPIA OCUPACIONAL DA 10ª REGIÃO
Rua Monsenhor Topp, 202 - Centro - Florianópolis/SC - CEP: 88020-500 Telefone Fone/Fax: (48) 3225-3329