Crefito10

Membro da Câmara Técnica Neurofuncional tem publicação reconhecida na Versão em português da Diretriz Europeia de Fisioterapia na Doença de Parkinson


Compartilhar
Tweetar
Enviar
Imprimir
Publicado em: 14/03/2016

A Drª Mariana Palla Santos, membro da Câmara Técnica Neurofuncional do CREFITO-10, teve seu artigo intitulado de Parkinson Activity Scale: Cross-cultural adaptation and reliability of the Brazilian version publicado na revista internacional Geriatrics and Gerontology International (2015), citado na Versão em português da Diretriz Europeia de Fisioterapia na Doença de Parkinson (2016).

Esta versão foi endossada pela Academia Brasileira de Neurologia (ABN) e pela PHYSICAL, e teve o apoio institucional da Associação Brasileira de Fisioterapia Neurofuncional (ABRAFIN), da Associação Portuguesa de Fisioterapia (APF), e da Sociedade Portuguesa de Doenças do Movimento (SPDMov).

Segundo a autora “Devido ao aumento substancial da população idosa no Brasil, tem havido um aumento do número de casos da doença de Parkinson (DP), o que aumenta a necessidade de escalas confiáveis e adaptadas culturalmente, específicas para a doença a fim de permitir comparações entre diferentes populações. A Escala de Atividade em Parkinson (PAS) foi desenvolvida com o objetivo de avaliar o nível de atividade inserido nos parâmetros da Classificação Internacional de Funcionalidade em indivíduos com a DP, por meio de tarefas relacionadas a mobilidade. Para nosso conhecimento, este é o primeiro instrumento adaptado culturalmente para o Português-Brasil, que avalia diferentes atividades diárias na DP”.

E-mail para contato com a autora: maripalla@hotmail.com

Voltar

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Transparência

Legislação



Portal



Código de Ética Profissional




Ouvidoria do CREFITO-10

Denuncie

 

 

 

 

 

 

Crefito10
Endereço CONSELHO REGIONAL DE FISIOTERAPIA E TERAPIA OCUPACIONAL DA 10ª REGIÃO
Rua Monsenhor Topp, 202 - Centro - Florianópolis/SC - CEP: 88020-500 Telefone Fone/Fax: (48) 3225-3329