Crefito10

Sistema COFFITO/CREFITOs e CNJ estudam parceria para formação em Perícia Fisioterapêutica


Compartilhar
Tweetar
Imprimir
Publicado em: 20/03/2017

Embora a Perícia Fisioterapêutica seja uma realidade em muitos tribunais, ela ainda não é uma prática usual para muitos juízes, sendo, às vezes, confundida com a perícia médica. Buscando mudar este cenário e oportunizar ao Judiciário uma nova ferramenta às decisões dos magistrados, o Sistema COFFITO/CREFITOs participou de reunião no Conselho Nacional de Justiça (CNJ), no dia 15 de março, em Brasília, que teve como desfecho a possibilidade de criação de cursos, voltados a juízes, a respeito de Perícia Fisioterapêutica.

Na ocasião, o Dr. José Ronaldo Veronesi Júnior, especialista em Fisioterapia do Trabalho e Doutor em Ciências Biomédicas, a convite do Sistema, ficou responsável pela explanação sobre a atuação do fisioterapeuta na área de perícia. Segundo ele, a Fisioterapia proporciona mais um instrumento de avaliação, em que são abordadas a funcionalidade e o nexo causal, por exemplo. “A nossa missão aqui é promover o discernimento do magistrado quanto à perícia fisioterapêutica, mostrando que, com o auxílio deste profissional, é possível ofertar um laudo pericial ainda mais completo”, destacou.

O Juiz Carlos Eduardo Oliveira Dias, conselheiro do CNJ, aproveitou o momento para relatar sua experiência em relação à Perícia Fisioterapêutica, em especial, na percepção que teve quanto à capacidade do fisioterapeuta para análise do ambiente de trabalho e em relação à função e à ergonomia. Ponderou, ainda, sobre a confusão que pode ser suscitada quando não se compreende adequadamente as diferenças entre as perícias fisioterapêuticas e médicas.

Levando em consideração os pontos abordados, o colegiado do CNJ optou pelo estudo de uma parceria com o Sistema COFFITO/CREFITOs para viabilização de curso de formação aos magistrados sobre a atuação do fisioterapeuta na área de perícia. Na oportunidade, foram entregues aos juízes materiais referentes à Perícia Fisioterapêutica. Um novo encontro deverá ser agendado para dar continuidade à proposta.

“É ótimo poder vislumbrar mais uma vitória aos nossos profissionais, mais um reconhecimento da sua importância para a sociedade. No entanto, não é possível celebrar sem antes agradecer. Sabemos que essa é uma construção coletiva, com muitos atores. Temos o profissional que, no seu dia a dia, eleva a sua categoria, e temos os responsáveis por dar voz e visibilidade a cada fisioterapeuta. Por exemplo, nesta ação específica, é imprescindível destacar o envolvimento da Dra. Patrícia Rossafa Branco, do Dr. Marcelino Martins, da Dra. Maryanne Martins Gomes de Carvalho, do Dr. Arquimedes Augusto Penha, e do Dr. José Ronaldo Veronesi Júnior, os quais foram essenciais e fundamentais para mais este avanço”, ressaltou o presidente do COFFITO, Dr. Roberto Mattar Cepeda.

Também estiveram presentes o procurador-jurídico do COFFITO, Dr. Alexandre Leal; a procuradora-jurídica do CREFITO-14, Dra. Giovana Martins; e o fisioterapeuta perito Dr. Felipe Soares Ricardo.

A imagem pode conter: 6 pessoas, pessoas sentadas e área interna
A imagem pode conter: 4 pessoas

Voltar

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Transparência
Legislação

Elei??es



Código de Ética Profissional




Ouvidoria do CREFITO-10

Denuncie

 

 

 

 

 

 

Crefito10
Endereço CONSELHO REGIONAL DE FISIOTERAPIA E TERAPIA OCUPACIONAL DA 10ª REGIÃO
Rua Silva Jardim, 307 - Centro - Florianópolis/SC - CEP: 88020-200 Telefone Fone/Fax: (48) 3225-3329