Crefito10

Projeto Clave de Sois, da Secretaria da Saúde de Joinville auxilia no tratamento de transtornos mentais através da música


Compartilhar
Tweetar
Enviar
Imprimir
Publicado em: 22/04/2017

 Cidade News 19-04-2017

Projeto Clave de Sois, da Secretaria da Saúde de Joinville, coordenado pela terapeuta ocupacional Cristiane Regina Tavares auxilia no tratamento de transtornos mentais através da música.

A música é a arte que apresenta resultados positivos no tratamento aos pacientes com transtornos mentais atendidos pelo Serviços Organizados de Inclusão Social (Sois) da Secretaria da Saúde de Joinville.

O projeto “Clave de Sois” oferece oficinas musicais aos usuários. As aulas são realizadas na sede do Sois, uma vez por semana. O projeto é coordenado pela terapeuta ocupacional Cristiane Regina Tavares e conta com Joubert Guimarães como professor de música, em parceria com a Casa da Cultura.

A iniciativa começou quando a terapeuta ocupacional Cristiane observou que os usuários demonstravam grande interesse para o canto. A partir disso surgiu a ideia de criar esse projeto com oficinas musicais. Foi em outubro de 2015 e, desde então, tem sido um sucesso.

“A oficina utiliza do canto em grupo como recurso terapêutico. No entanto, o aprendizado musical não é o principal objetivo, e sim uma consequência. Os objetivos do projeto “Clave de Sois” são, entre outros, favorecer a socialização, a inclusão social, melhorar a qualidade de vida e humanizar a saúde”, explica Cristiane.

Após os ensaios durantes as oficinas, eles se apresentam em locais como ancionatos e hospitais. Foram observados resultados significativos nos usuários integrantes do projeto como quedas nos episódios de crises agudas, além de elevação do humor, da autoestima e da autonomia.

O projeto também traz benefícios para quem recebe as apresentações, como os que estão internados. É um momento em que se muda o foco da doença e da dor e reduz o estresse. “A música além de trazer benefícios para quem canta, também provoca efeitos positivos na vida de quem ouve. Proporciona momentos de relaxamento e alívio de tensões. Ela estimula a memória, libera endorfina e dopamina, contribuindo no alívio da dor e melhorando a qualidade de vida”, disse a terapeuta ocupacional.

http://www.tvdacidade.com.br/destaq…/cidade-news-19-04-2017/#

 
ProgramasCidade NewsDestaquesCidade News 19-04-2017 Por admin - 19 de abril de 2017 19 Compartilhar no Facebook Tweet no Twitter TAGSCidade News 19-04-2017 COMPARTILHAR Facebook Twitter tweet admin
TVDACIDADE.COM.BR
 
 

Voltar

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Transparência

Legislação



Portal



Código de Ética Profissional




Ouvidoria do CREFITO-10

Denuncie

 

 

 

 

 

 

Crefito10
Endereço CONSELHO REGIONAL DE FISIOTERAPIA E TERAPIA OCUPACIONAL DA 10ª REGIÃO
Rua Monsenhor Topp, 202 - Centro - Florianópolis/SC - CEP: 88020-500 Telefone Fone/Fax: (48) 3225-3329