Crefito10

Informe da ABFO


Compartilhar
Tweetar
Imprimir
Publicado em: 15/05/2017

A ABFO – Associação Brasileira de Fisioterapeutas Osteopatas vem a público esclarecer fatos a partir da matéria publicada no Jornal Extra :

A Osteopatia, no Brasil, é uma especialidade do Fisioterapeuta segundo as resoluções nº 220 e nº 398 do COFFITO- Conselho Federal de Fisioterapia e Terapia ocupacional (COFFITO), e, portanto, a prática da mesma só pode ser realizada por profissional especializado. O Profissional especialista em Osteopatia passa por uma formação rigorosa, após termino do curso de graduação em Fisioterapia ( 4/5 anos e aproximadamente 4000h), deverá realizar um curso de especialização profissional ( com mínimo 3 anos de duração e totalizando 1500h). Isto garante à população, acesso a um atendimento de alta qualidade e total segurança.

A ABFO ainda vem alertar a população que a Profissão de “ Osteopata” não é regulamentada no país. Que indivíduos que tenham realizados cursos de Osteopatia em outros países ou que não atendam os critérios estabelecidos pela legislação brasileira, podem incorrer em exercício ilegal da profissão, ficando sujeitos as penas legais. A ação destes indivíduos, que atuam sem reconhecimento legal, trazem risco à população, já que estes não apresentam os critérios de qualificação acima mencionados, deixando assim a população a mercê de indivíduos sem o conhecimento necessário e sem segurança legal das leis brasileiras.

Vale esclarecer que a portaria que inclui a Osteopatia no quadro de terapêuticas ofertadas pelo SUS deixa bem claro que é de atuação exclusiva do Fisioterapeuta e este deve cumprir os critérios formativos determinados pelo COFFITO e ABFO. A ABFO, entidade representativa dos Especialistas em Osteopatia no Brasil, orienta à população que antes de submeter-se a qualquer atendimento solicite o título de graduação em Fisioterapia e o certificado de especialista profissional em Osteopatia, emitido pelo Conselho Federal de Fisioterapia e Terapia Ocupacional. Em último caso entre em contato com o Conselho Regional de Fisioterapia e Terapia Ocupacional -CREFITO da sua região. Deixamos ainda nosso site para qualquer outro esclarecimento:

www.osteopatiabrasil.org.br

A diretoria
ABFO

Voltar

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Transparência
Legislação

Elei??es



Código de Ética Profissional




Ouvidoria do CREFITO-10

Denuncie

 

 

 

 

 

 

Crefito10
Endereço CONSELHO REGIONAL DE FISIOTERAPIA E TERAPIA OCUPACIONAL DA 10ª REGIÃO
Rua Silva Jardim, 307 - Centro - Florianópolis/SC - CEP: 88020-200 Telefone Fone/Fax: (48) 3225-3329