Crefito10

NOTA DE REPÚDIO À OFERTA DE CURSOS DE GRADUAÇÃO EM FISIOTERAPIA E TERAPIA OCUPACIONAL NA MODALIDADE DE EAD


Compartilhar
Tweetar
Imprimir
Publicado em: 20/11/2017

O Conselho Regional de Fisioterapia e Terapia Ocupacional da 10ª Região – CREFITO-10, vale-se do presente para expressar seu posicionamento contrário a oferta de cursos de graduação em Fisioterapia e Terapia Ocupacional na modalidade de EAD – Ensino à Distância, no âmbito do Estado de Santa Catarina.

A oferta de cursos de graduação na modalidade EAD na área de saúde, em especial na Fisioterapia e na Terapia Ocupacional, afigura-se inadequada e incapaz de formar profissionais para atuar nestas profissões, motivo pelo qual o CREFITO-10 manifesta-se, pública e expressamente, CONTRÁRIO a oferta dessa modalidade de curso de graduação.

A modalidade de ensino à distância é incompatível com a Graduação em Fisioterapia e em Terapia Ocupacional, haja vista que suas matrizes curriculares exigem não só aulas presenciais, mas, principalmente, o contato direto e pessoal do acadêmico com as estruturas anátomo-funcionais do ser humano, com as diversas modalidades, técnicas e equipamentos destinados ao exercício profissional, com a realidade do Sistema Único de Saúde - SUS em toda sua diversidade, assim como com o próprio paciente, destinatário final de toda essa formação, e ao qual nos cumpre garantir um atendimento digno e de qualidade.

Enquanto órgão fiscalizador do exercício profissional, e enquanto profissionais da área da saúde comprometidos com o atendimento da população, possuímos a obrigação de divulgar e orientar todos os cidadãos quanto ao risco de frequentar essa modalidade de curso.

Neste momento, muito embora as autoridades do Ministério da Educação – MEC – INFELIZMENTE ainda não tenham se convencido da necessidade de revisão dessa política, o trabalho de informação e convencimento dos estudantes apresenta-se como a medida mais eficaz para que se evite a instalação dos cursos, pela ausência de matrículas.

O Conselho Nacional de Saúde, através da Resolução n.º 515 de 07/10/2016, já se manifestou contrário à oferta desta modalidade de curso na área da saúde, senão vejamos:

Art. 1º. Posicionar-se contrário à autorização de todo e qualquer curso de graduação da área da saúde, ministrado totalmente na modalidade Educação a Distância (EaD), pelos prejuízos que tais cursos podem oferecer à qualidade da formação de seus profissionais, bem como pelos riscos que estes profissionais possam causar à sociedade, imediato, a médio e a longo prazos, refletindo uma formação inadequada e sem integração ensino/serviço/comunidade.

Não estamos sozinhos nesse posicionamento. Atualmente, projetos tramitam no Congresso Nacional visando impedir a oferta desta modalidade de graduação na saúde: O Projeto de Decreto Legislativo nº 111/2017 de autoria do Senador Humberto Costa (PT), e os Projetos de Lei nº 7121/2017, nº 5414/2016 e nº 6858/2017, dos Deputados Federais Alice Portugal (PCdoB), Rodrigo Pacheco (PMDB) e Rômulo Gouveia (PSD), respectivamente.

Lamentavelmente, o Ministério da Educação (MEC) ainda mantém o posicionamento contrário aos projetos do Senador e dos Deputados Federais alinhados com a posição do CNS, das associações de ensino e dos conselhos profissionais, que são contra a prática do EaD nas graduações em saúde.

Conclamamos a todos para que divulguem essa nota entre todos os seus conhecidos, a fim de que a informação alcance o maior número de destinatários possível, para que NÃO MATRICULEM-SE nesta modalidade de curso.

Por conta disso, o CREFITO-10 lançou no início de 2017, uma CAMPANHA PERMANENTE de esclarecimento e repúdio à oferta de cursos de graduação em Fisioterapia e Terapia Ocupacional na modalidade EAD, intitulada “FORMAÇÃO À DISTÂNCIA FAZ MAL À SAÚDE”.

 

Contamos com o apoio e a participação de todos.

 

CREFITO-10

 

Voltar

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Transparência
Legislação

Elei??es



Código de Ética Profissional




Ouvidoria do CREFITO-10

Denuncie

 

 

 

 

 

 

Crefito10
Endereço CONSELHO REGIONAL DE FISIOTERAPIA E TERAPIA OCUPACIONAL DA 10ª REGIÃO
Rua Silva Jardim, 307 - Centro - Florianópolis/SC - CEP: 88020-200 Telefone Fone/Fax: (48) 3225-3329