Crefito10

Instituições Diversas | Entidades de Representação Estudantil


Compartilhar
Tweetar
Imprimir

UNIÃO NACIONAL DOS ESTUDANTES - UNE

Mais do que o órgão de representação dos estudantes universitários, a União Nacional dos Estudantes (UNE) é uma das principais organizações da sociedade civil brasileira. Fundada em 1937, na Casa do Estudante do Brasil no Rio de Janeiro, quando o então Conselho Nacional de Estudantes conseguiu consolidar a unificação dos estudantes na criação de uma entidade máxima e legítima. Desde então, a UNE começou a se organizar em congressos anuais e a buscar articulação com outras forças progressistas da sociedade, além de marcar presença nos principais acontecimentos políticos, sociais e culturais do Brasil.
Hoje, a UNE tem sede em São Paulo e subsedes no Rio de Janeiro e Goiás e suas Linhas de Atuação são:
 
Reforma Universitária: pela construção de uma universidade democrática, de qualidade e sintonizada com um projeto de desenvolvimento para o país.
Regulamentação das mensalidades: por medidas de controle e fiscalização dos aumentos das mensalidades nos estabelecimentos de ensino; pelo condicionamento dos reajustes das mensalidades à discussão com pais e alunos e a proteção ao inadimplente, impedindo seu desligamento e que o anúncio do aumento seja divulgado 120 dias antes do encerramento da matrícula.
Luta contra a mercantilização do ensino: a UNE lançou a campanha “Nossa Educação não está a Venda”. A idéia é chamar a atenção para o fato de que a exploração comercial da educação superior sem restrição ao capital estrangeiro é um equívoco imposto hoje ao ensino brasileiro.
Relações Internacionais: ações de apoio às lutas pela integração Latino-americana, livre do neoliberalismo e que ofereça melhores condições de vida para o povo e uma maior integração entre essas culturas; ações de proteção dos avanços dos EUA e de denuncia dos ataques deste país em suas operações bélicas pelo mundo; pela integração da Latinidade, em oposição ao imperialismo estadunidense e de seus aliados.
Novo Projeto Rondon: retomado em 2005, após o pedido da UNE ao presidente Lula, o Projeto Rondon é uma iniciativa das Forças Armadas Brasileiras, em parceria com os Ministérios da Defesa, Educação, Integração Nacional, Saúde, Desenvolvimento Agrário, Desenvolvimento Social, Esporte, Meio Ambiente e com a Secretaria-Geral da Presidência da República. O projeto funciona como uma espécie de extensão curricular, contribuindo na formação acadêmica do estudante. O Rondon viabiliza a participação do universitário em ações de cunho social, proporcionando-lhe o contato com a realidade brasileira.
“A Amazônia é do Brasil”: A campanha em defesa do nosso patrimônio territorial, lançada pela UNE, é uma frente em defesa de um dos mais importantes patrimônios nacionais com o objetivo é mobilizar e engajar a sociedade e todos os estudantes na proteção da maior floresta tropical do mundo.
Bienais de Arte, Ciência e Cultura: organizadas em formato de grande festival, com mostras universitárias, oficinas, shows, seminários e debates e a proposta de promover uma intensa relação com os grupos artísticos formados por estudantes. A Bienal funciona como um elo entre os artistas universitários e o movimento estudantil, que têm um encontro marcado de dois em dois anos.
Circuito Universitário de Cultura e Arte (CUCA): canal em permanente construção no qual os estudantes podem produzir, viabilizar e divulgar os seus próprios trabalhos, além de incentivar a elaboração de políticas públicas para a cultura.
Participação no Conselho Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (CNDES) e no Conselho Nacional de juventude (CONJUV): canais de diálogo entre membros do governo e lideranças dos diferentes segmentos da sociedade civil, empresários, trabalhadores e intelectuais para discutir propostas de políticas públicas nos campos econômico, social e cultural, com objetivo de criar um conjunto de reformas para impulsionar um novo ciclo do desenvolvimento nacional e o bem estar do nosso povo.
Coordenação dos Movimentos Sociais (CMS): espaço de convergência, reflexão e atuação conjunta, a CMS tem o objetivo de aglutinar propostas para o desenvolvimento do país e para a melhoria da vida dos trabalhadores.
Liberdade do conhecimento: duas frentes sustentam essa idéia: a utilização da licença Creative Commons (CC), nas publicações institucionais da UNE; e o uso do software livre nas universidades.
GLBTT e combate ao racismo: apoio as diversas lutas sociais: implementação da diretoria GLBTT (Gays, Lésbicas, Bissexuais, Travestis e Transgêneros) da UNE; criação de grupo de trabalho sobre a questão étnica, incentivo aos programas de extensão universitária com temáticas voltadas para a questão étnico-racial e total apoio às lutas do movimento negro, como a reformulação curricular da escola brasileira com ênfase na história de lutas do negro e na sua identidade nacional.
Fonte: http://www.une.org.br/
 
 
EXECUTIVA NACIONAL DOS ESTUDANTES DE FISIOTERAPIA – ENEFI
Entidade que representa nacionalmente os estudantes de Fisioterapia, organizando a luta a favor de seus direitos, tendo suas atividades dirigidas pelo movimento estudantil. Foi fundada em 28/07/2002, na cidade de João Pessoa (PB), autônoma e sem fins lucrativos, a ENEFI tem duração ilimitada e congrega Centros Acadêmicos (CA's) e Diretórios Acadêmicos (DA's).
A ENEFI tem o desejo e o compromisso de contribuir para a construção de um movimento estudantil de Fisioterapia unificado, que consiga provocar mudanças estratégicas para garantir a qualidade da profissão e lutar por um modelo de sociedade mais justo. Neste sentido, vem trabalhando questões como a efetiva implementação do Sistema Único de Saúde (SUS), qualidade no ensino superior no Brasil, avaliação institucional, abertura de novos cursos de Fisioterapia, formação profissional do fisioterapeuta, carga horária do curso, Reforma Universitária de caráter neoliberal, o Ato médico, entre outras.
Anualmente a ENEFI realiza o Encontro Nacional dos Acadêmicos de Fisioterapia (ENAFISIO), Participe! Para maiores informações, acesse o site: http://enefi.aluga.com.br/
 
EXECUTIVA NACIONAL DE ESTUDANTES DE TERAPIA OCUPACIONAL - EXNETO
 
 
A EXNETO – Executiva Nacional de Estudantes de Terapia Ocupacional foi fundada em 29/07/2004, na cidade de Salvador (BA).
A Executiva corresponde à entidade máxima de representação estudantil dos estudantes de Terapia Ocupacional. Cabe a ela viabilizar articulação com todos os estudantes do curso, através dos centros acadêmicos ou não, para discutir os posicionamentos dos estudantes sobre os mais variados assuntos, representá-los em espaços nacionais como conferências de saúde, congressos estudantis, etc e depois socializar tais vivências com a comunidade estudantil.
A executiva se organiza em coordenações Nacional e Regionais.
ENETOs: Encontros Nacionais de Estudantes de Terapia Ocupacional. Ocorrem anualmente (geralmente no mês de julho) e são os eventos de maior importância para o Movimento Estudantil.
CoNEETOs: Além do ENETO, existe outro evento que é o Conselho Nacional de Entidades Estudantis de Terapia Ocupacional. Trata-se de evento menor, nele geralmente participam as entidades representativas, como DA’s e CA’s, mas é aberto todos(as) estudantes interessados(as). Ele acontece semestralmente, geralmente nos meses de março e novembro e é o principal espaço de articulação e troca de experiências entre as entidades locais e planejamento da executiva.
Encontros Regionais: Algumas Coordenações Regionais realizam, ainda, os encontros regionais. Estes têm por objetivo fortalecer o movimento estudantil regional e local, possibilitando a ampliação das discussões e das lutas em diferentes localidades.
Para maiores informações, acesse o site: http://exneto.wordpress.com/quem-somos-nos/
 

Voltar

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Transparência
Legislação



Código de Ética Profissional





Ouvidoria do CREFITO-10

Denuncie

 

 

 

 

 

 

Crefito10
Endereço CONSELHO REGIONAL DE FISIOTERAPIA E TERAPIA OCUPACIONAL DA 10ª REGIÃO
Rua Silva Jardim, 307 - Centro - Florianópolis/SC - CEP: 88020-200 Telefone Fone/Fax: (48) 3225-3329