Legislação Crefito (v1.5) - page 1083

São recursos que, pelas suas propriedades ópticas, levam a uma resolução maior da imagem, seja pela sua
capacidade de ampliação, seja pelo reposicionamento da imagem na retina ou filtração.
AUXÍLIOS ÓPTICOS PARA AMPLIAÇÃO DA IMAGEM RETINIANA
I - LENTES CONVEXAS (esferoprismáticas ou asféricas positivas)
A - Montadas em armações de óculos.
Binoculares
Monoculares
B - Lupas manuais
Lupas manuais
Lupas de apoio
II - SISTEMAS TELESCÓPICOS
- AUXÍLIOS ÓPTICOS PARA CAMPO VISUAL REDUZIDO
Telescópios reversos
Lentes côncavas
- AUXÍLIOS ÓPTICOS PARA CONTROLE DA ILUMINAÇÃO
Óculos com lentes filtrantes (fotocromáticas ou não)
AUXÍLIOS NÃO-ÓPTICOS
Auxílios não ópticos modificam materiais e melhoram as condições do ambiente com o objetivo de aumentar a
resolução visual. São também denominados auxílios de adaptação funcional.
Podem ser empregados isoladamente ou em conjunto com auxílios ópticos com o objetivo de promover a sua
adaptação. Os principais são: suporte de leitura; luminárias; textos ampliados. Com o objetivo de: ampliação do
tamanho real dos objetos; controle da iluminação, posicionamento e postura; escrita. Esses auxílios fazem parte da
relação de equipamentos que o Serviço de Reabilitação Visual deve dispor nas suas instalações.
AUXÍLIOS ELETRÔNICOS PARA AMPLIAÇÃO DA IMAGEM
O principal auxílio eletrônico para ampliação da imagem é o CCTV (closed circuit television - circuito fechado
de televisão) denominado de sistema de vídeo-ampliação. Esse recurso combina uma câmera, um sistema óptico e um
monitor. Existem três tipos de CCTV: de mesa (desktop); manual; montado em suporte para cabeça. Esse auxílio faz
parte da relação de equipamentos que o Serviço de Reabilitação Visual deve dispor nas suas instalações.
D. AVALIAÇÃO MULTIPROFISSIONAL DE DEFICIÊNCIA VISUAL
Deve ser avaliado pela equipe multiprofissional, composta por médico oftalmologista e profissionais da área de
reabilitação, o desenvolvimento global do paciente e desenvolvimento funcional da visão que consiste na avaliação das
respostas comportamentais frente a estímulos e atividades de vida diária para dimensionar o grau da perda visual e o
uso da visão residual com a adaptação de recursos ópticos e não-ópticos;
E. ATENDIMENTO / ACOMPANHAMENTO EM REABILITAÇÃO VISUAL
Consiste no atendimento multiprofissional para o desenvolvimento de habilidades para a execução de
atividades de vida diária e estimulação precoce para favorecer o desenvolvimento global do paciente; orientações à
família; orientações à escola; orientações para atividades de vida diária e profissional.
-ORIENTAÇÕES PARA USO FUNCIONAL DO AUXÍLIO ÓPTICO (TREINAMENTO)
Após a indicação do auxílio óptico, orientar e treinar o paciente é crucial para que haja eficiência na realização
de atividades de sua rotina diária e conseqüente aceitação dos recursos como coadjuvantes no processo de sua
reabilitação visual. O treinamento e orientação para o uso do auxílio óptico será realizado pelo profissional com
capacitação em reabilitação/habilitação visual que atua na equipe multiprofissional.
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