Legislação Crefito (v1.5) - page 1102

comunidade. A liderança envolve compromisso, responsabilidade, empatia, habilidade para
tomada de decisões, comunicação e gerenciamento de forma efetiva e eficaz;
V -
Administração e gerenciamento: os profissionais devem estar aptos a tomar
iniciativas, fazer o gerenciamento e administração tanto da força de trabalho, dos recursos físicos
e materiais e de informação, da mesma forma que devem estar aptos a serem empreendedores,
gestores, empregadores ou lideranças na equipe de saúde;
VI - Educação permanente: os profissionais devem ser capazes de aprender
continuamente, tanto na sua formação, quanto na sua prática. Desta forma, os profissionais de
saúde devem aprender a aprender e ter responsabilidade e compromisso com a sua educação e
o treinamento/estágios das futuras gerações de profissionais, mas proporcionando condições
para que haja benefício mútuo entre os futuros profissionais e os profissionais dos serviços,
inclusive, estimulando e desenvolvendo a mobilidade acadêmico/profissional, a formação e a
cooperação através de redes nacionais e internacionais.
Art. 5º
A formação do Terapeuta Ocupacional tem por objetivo dotar o profissional dos
conhecimentos requeridos para o exercício das seguintes competências e habilidades
específicas:
I -
relacionar a problemática específica da população com a qual trabalhará, com os seus
processos sociais, culturais e políticos e perceber que a emancipação e a autonomia da população
atendida são os principais objetivos a serem atingidos pelos planos de ação e tratamento;
II -
conhecer os fatores sociais, econômicos, culturais e políticos da vida do país,
fundamentais à cidadania e a prática profissional;
III - reconhecer a saúde como direito e atuar de forma a garantir a integralidade da
assistência, entendida como conjunto articulado e contínuo das ações e serviços preventivos e
curativos, individuais e coletivos, exigidos para cada caso em todos os níveis de complexidade
do sistema;
IV -
compreender as relações saúde-sociedade como também as relações de exclusão-
inclusão social, bem como participar da formulação e implementação das políticas sociais, sejam estas
setoriais (políticas de saúde, infância e adolescência, educação, trabalho, promoção social, etc) ou
intersetoriais;
V -
reconhecer as intensas modificações nas relações societárias, de trabalho e
comunicação em âmbito mundial assim como entender os desafios que tais mudanças
contemporâneas virão a trazer;
VI - inserir-se profissionalmente nos diversos níveis de atenção à saúde, atuando em
programas de promoção, prevenção, proteção e recuperação da saúde, assim como em
programas de promoção e inclusão social, educação e reabilitação;
VII - explorar recursos pessoais, técnicos e profissionais para a condução de
processos terapêuticos numa perspectiva interdisciplinar;
VIII - compreender o processo de construção do fazer humano, isto é, de como o
homem realiza suas escolhas ocupacionais, utiliza e desenvolve suas habilidades, se reconhece
e reconhece a sua ação;
IX - identificar, entender, analisar e interpretar as desordens da dimensão
ocupacional do ser humano e a utilizar, como instrumento de intervenção, as diferentes
atividades humanas quais sejam as artes, o trabalho, o lazer, a cultura, as atividades artesanais,
o auto-cuidado, as atividades cotidianas e sociais, dentre outras;
X -
utilizar o raciocínio terapêutico ocupacional para realizar a análise da situação na
qual se propõe a intervir, o diagnóstico clínico e/ou institucional, a intervenção propriamente dita,
a escolha da abordagem terapêutica apropriada e a avaliação dos resultados alcançados.
XI - desempenhar atividades de assistência, ensino, pesquisa, planejamento e
gestão de serviços e de políticas, de assessoria e consultoria de projetos, empresas e
organizações.
XII - conhecer o processo saúde-doença, nas suas múltiplas determinações
contemplando a integração dos aspectos biológicos, sociais, psíquicos, culturais e a percepção
do valor dessa integração para a vida de relação e produção;
XIII - conhecer e analisar a estrutura conjuntural da sociedade brasileira em relação ao
perfil de produção e da ocupação dos diferentes indivíduos que a compõe;
XIV - conhecer as políticas sociais (de saúde, educação, trabalho, promoção social e,
infância e adolescência) e a inserção do terapeuta ocupacional nesse processo;
1...,1092,1093,1094,1095,1096,1097,1098,1099,1100,1101 1103,1104,1105,1106,1107,1108,1109,1110,1111,1112,...1223
Powered by FlippingBook