Legislação Crefito (v1.5) - page 1103

XV - conhecer e correlacionar as realidades regionais no que diz respeito ao perfil de
morbi-mortalidade e as prioridades assistenciais visando à formulação de estratégias de
intervenção em Terapia Ocupacional;
XVI - conhecer a problemática das populações que apresentam dificuldades
temporárias ou permanentes de inserção e participação na vida social;
XVII - conhecer a influência das diferentes dinâmicas culturais nos processos de
inclusão, exclusão e estigmatização;
XVIII - conhecer os fundamentos históricos, filosóficos e metodológicos da Terapia
Ocupacional e seus diferentes modelos de intervenção;
XIX - conhecer métodos e técnicas de investigação e elaboração de trabalhos
acadêmicos e científicos;
XX - conhecer os princípios éticos que norteiam os terapeutas ocupacionais em
relação as suas atividades de pesquisa, à prática profissional, à participação em equipes
interprofissionais, bem como às relações terapeuta-paciente/cliente/usuário;
XXI - conhecer a atuação inter, multi e transdisciplinar e transcultural pautada pelo
profissionalismo, ética e eqüidade de papéis;
XXII - conhecer os principais métodos de avaliação e registro, formulação de objetivos,
estratégias de intervenção e verificação da eficácia das ações propostas em Terapia
Ocupacional;
XXIII - conhecer os principais procedimentos e intervenções terapêutico-ocupacionais
utilizados tais como: atendimentos individuais, grupais, familiares, institucionais, coletivos e
comunitários;
XXIV - desenvolver habilidades pessoais e atitudes necessárias para a prática
profissional, a saber: consciência das próprias potencialidades e limitações, adaptabilidade e
flexibilidade, equilíbrio emocional, empatia, criticidade, autonomia intelectual e exercício da
comunicação verbal e não verbal;
XXV - desenvolver capacidade de atuar enquanto agente facilitador, transformador e
integrador junto às comunidades e agrupamentos sociais através de atitudes permeadas pela
noção de complementaridade e inclusão;
XXVI - conhecer, experimentar, analisar, utilizar e avaliar a estrutura e dinâmica das
atividades e trabalho humano, tais como: atividades artesanais, artísticas, corporais, lúdicas,
lazer, cotidianas, sociais e culturais;
XXVII - conhecer as bases conceituais das terapias pelo movimento: neuro-
evolutivas, neuro-fisiológicas e biomecânicas, psicocorporais, cinesioterápicas entre outras;
XXVIII - conhecer a tecnologia assistiva e acessibilidade, através da indicação,
confecção e treinamento de dispositivos, adaptações, órteses, próteses e software;
XXIX - desenvolver atividades profissionais com diferentes grupos populacionais em
situação de risco e ou alteração nos aspectos: físico, sensorial, percepto-cognitivo, mental,
psíquico e social;
XXX - vivenciar atividades profissionais nos diferentes equipamentos sociais e de
saúde, sejam hospitais, unidades básicas de saúde, comunidades, instituições em regime aberto
ou fechado, creches, centros de referência, convivência e de reabilitação, cooperativas, oficinas,
instituições abrigadas e empresas, dentre outros;
XXXI - conhecer a estrutura anátomo-fisiológica e cinesiológica do ser humano e o
processo patológico geral e dos sistemas;
XXXII - conhecer a estrutura psíquica do ser humano, enfocada pelos diferentes
modelos teóricos da personalidade;
XXXIII - conhecer o desenvolvimento do ser humano em suas diferentes fases
enfocado por várias teorias;
XXXIV - conhecer as forças sociais do ambiente, dos movimentos da sociedade e seu
impacto sobre os indivíduos.
Parágrafo único
- A formação do Terapeuta Ocupacional deverá atender ao sistema de saúde
vigente no país, a atenção integral da saúde no sistema regionalizado e hierarquizado de referência e
contra-referência e o trabalho em equipe.
Art. 6º
Os conteúdos essenciais para o Curso de Graduação em Terapia Ocupacional devem
estar relacionados com todo o processo saúde-doença do cidadão, da família e da comunidade, integrado
à realidade epidemiológica e profissional, proporcionando a integralidade das ações do cuidar em terapia
ocupacional
.
Os conteúdos devem contemplar:
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