Descrição: Descrição: C:\Users\suporteti\Desktop\informativosemanalcrefito10n1_\image001.gif

 

Informativo Semanal | Florianópolis, 29 de outubro de 2009 | Número 01

 

Essa é a newsletter semanal do Conselho Regional de Fisioterapia e Terapia Ocupacional da 10ª Região.

 

Confira abaixo as principais notícias:

 

 

1. Dia 29.09.09 é empossada a 2ª Gestão do CREFITO-10 2009-2013 na sede em Florianópolis

 

Descrição: Descrição: C:\Users\suporteti\Desktop\informativosemanalcrefito10n1_\image002.jpg

 

2. CREFITO 10 – Gestão 2009 – 2013  na ALESC

Em uma solenidade simbólica, diante da sociedade, CREFITO-10 – Gestão 2009 – 2013 é apresentado na ALESC neste dia 23.10.09. Entre os presentes estavam o Presidente do SICAFITO, Dr. Paulo Sérgio da Silva,  Presidente da Associação de Empresas de Fisioterapia da Grande Florianópolis – ASSEFISIO, Dra. Morgana Sfredo, Deputado Estadual Darci de Matos, Vereador Dr. Ricardo Camargo Vieira, representante da Câmara de Vereadores de Florianópolis, Vereador Marcelo Schrubbe, de Blumenau, Presidente da AFB – Dr. Reginaldo Antolin Bonatti, Dr. Willen Heil e Silva, representante do COFFITO, Presidente do CREFITO-2 – Dra. Rita de Cássia Vereza, Presidente do CREFITO-4 – Dr. Hildeberto Lopes dos Santos, representantes dos CREFITOs do RS – CREFITO-5, Dr. Antônio Sebastião Pereira da Silva e CREFITO-3, Dr. Augusto Cesinando de Carvalho - SP, Prof. Marino Tessari, representante da ASCOP - Associação dos Conselhos Profissionais, Presidente do CONEDE, representante estudantil, acadêmica Dóris de Oliveira e o Reitor da UDESC – Universidade do Estado de Santa Catarina, Prof. Dr. Sebastião Iberes Lopes Mello, representante do Gabinete da Deputada Ana Paula Lima.

 

Descrição: Descrição: C:\Users\suporteti\Desktop\informativosemanalcrefito10n1_\image003.jpg  Descrição: Descrição: C:\Users\suporteti\Desktop\informativosemanalcrefito10n1_\image004.jpg  Descrição: Descrição: C:\Users\suporteti\Desktop\informativosemanalcrefito10n1_\image005.jpg

 

 Conselheiros Efetivos

Sandroval Francisco Torres – Presidente

Lizete Antunes Jardim – Vice-Presidente

Márcia Andréa Fernandes – Diretora-Secretária

Rômulo Nolasco de Brito – Diretor-Tesoureiro

Rita de Cássia Paula Souza

Célia Regina Alves de Araújo

Camille Macedo Nunes Weiser

Elenice de Fátima Oliveira

Luciana Staut Ayres de Souza

 

Conselheiros Suplentes

Lisiane Fabris Chiumento

Renata Florez Rocha

Cristiane Maria Schmeling

Gustavo Fernando Sutter Latorre

Amanda Cristina Braz de Souza

Carlos Dacheux do Nascimento Neto

Adriano Sousa

Maristela Vieira

Irineu Jorge Sartor


 

3. CREFITO-10 nas Instituições de Ensino Superior de Santa Catarina

Dr. Sandroval Francisco Torres, Presidente do CREFITO-10 e alguns conselheiros participam de eventos - Semana Acadêmica dos Cursos de Fisioterapia,  Assembléia Geral dos Alunos e Inauguração da Clínica de Fisioterapia do CEFID/UDESC - em diversos Cursos de Fisioterapia em Instituições de Ensino Superior catarinenses, com palestras que abordaram o CREFITO-10 e as profissões de Fisioterapia e Terapia Ocupacional e os 40 anos de regulamentação profissional.

UNISUL Pedra Branca, Palhoça, 01.10.09

FACVEST - Lages, em 06.10.09

FURB - Blumenau, em 08.10.09

CEFID/UDESC – Florianópolis, 13.10.09

UNC - Mafra, em 21.10.09

 

4. PL 7703/06 – ATO MÉDICO – Informe-se sobre o andamento deste Projeto de Lei

07.10.09 - CREFITO-10 esteve em Brasília, em Audiência Pública da Comissão de Seguridade Social para debater Projeto de Lei do Ato Médico, PL 7703/2006 e votação da Comissão de Educação e Cultura do mesmo Projeto de Lei.Estiveram presentes representantes do COFFITO e dos CREFITOs de diversas regiões no Plenário 07 do Anexo II na Câmara dos Deputados, em Brasília.

21.10.09 - CREFITO-10 esteve em Brasília, com os conselheiros do CREFITO-10, Dr. Rômulo Nolasco de Brito e Dr. Gustavo Sutter Latorre.

 

Descrição: Descrição: C:\Users\suporteti\Desktop\informativosemanalcrefito10n1_\image006.jpg

 

Confira o discurso proferido pelo Coordenador da Comissão Parlamentar - Dr. Eduardo Ragvagni Nicolini

http://www.coffito.org.br/publicacoes/pub_view.asp?cod=1740&psecao=7

 

28.10.09 - CREFITO-10 participou de reunião na Sala de Imprensa da Assembléia Legislativa, organizada pela Deputada Estadual, Ana Paula Lima, com representantes dos Conselhos Profissionais de Santa Catarina, reunião que gerou algumas deliberações a serem confirmadas em breve, como a realização imediata de uma Audiência Pública participantes tais como os Senadores de Santa Catarina, Conselhos Profissionais, Universidades, Comunidade, Conselhos Federais. Outras deliberações como reuniões com as Assessorias Jurídicas dos diversos Conselhos Profissionais, Audiências e discussões no interior do estado de Santa Catarina, bem como elaboração conjunta de ações e metas entre os Conselhos Profissionais e demais entidades participantes. Ações estas a serem realizadas imediatamente, que visem sensibilização da sociedade e senado federal.

Para Dr. Sandroval Francisco Torres, Presidente do CREFITO-10, este é mais um dos momentos históricos de união das categorias de Fisioterapeutas e Terapeutas Ocupacionais para lutar pela autonomia de suas atividades.

 

Descrição: Descrição: C:\Users\suporteti\Desktop\informativosemanalcrefito10n1_\image007.jpg  Descrição: Descrição: C:\Users\suporteti\Desktop\informativosemanalcrefito10n1_\image008.jpg

 

5. CREFITO-10 participa do XVIII Congresso Brasileiro de Fisioterapia

Profissionais Fisioterapeutas de Santa Catarina e CREFITO-10 participam ativamente do XVIII CONGRESSO BRASILEIRO DE FISIOTERAPIA, realizado de 14 a 17 de outubro no Rio de Janeiro.

Coordenação de mesas redondas, palestras e reuniões, para criação de associações, discussão do PL 7703/06 (Ato Médico), reformulação da resolução COFFITO 10 – Código Ética Profissional, com o Conselho Consultivo e Assembléia Extraordinária de 2009 da CLAFK - Confederación Latinoamericana de Fisioterapia y Kinesiología, reunião com a World Confederation for Physical Therapy - South American Region (WCPT-SAR), entre  outras atividades.

Na reunião do Conselho Consultivo e Assembléia Extraordinária de 2009 da CLAFK - Confederación Latinoamericana de Fisioterapia y Kinesiología foi aprovada uma Moção de Apoio à Associação de Fisioterapeutas do Brasil - AFB contra o Projeto de Lei da Quiropraxia e Osteopatia.

 

Descrição: Descrição: C:\Users\suporteti\Desktop\informativosemanalcrefito10n1_\image009.jpg   Descrição: Descrição: C:\Users\suporteti\Desktop\informativosemanalcrefito10n1_\image010.jpg   Descrição: Descrição: C:\Users\suporteti\Desktop\informativosemanalcrefito10n1_\image011.jpg

Descrição: Descrição: C:\Users\suporteti\Desktop\informativosemanalcrefito10n1_\image012.jpg   Descrição: Descrição: C:\Users\suporteti\Desktop\informativosemanalcrefito10n1_\image013.jpg   Descrição: Descrição: C:\Users\suporteti\Desktop\informativosemanalcrefito10n1_\image014.jpg

Descrição: Descrição: C:\Users\suporteti\Desktop\informativosemanalcrefito10n1_\image015.jpg   Descrição: Descrição: C:\Users\suporteti\Desktop\informativosemanalcrefito10n1_\image016.jpg   Descrição: Descrição: C:\Users\suporteti\Desktop\informativosemanalcrefito10n1_\image017.jpg

Descrição: Descrição: C:\Users\suporteti\Desktop\informativosemanalcrefito10n1_\image018.jpg   Descrição: Descrição: C:\Users\suporteti\Desktop\informativosemanalcrefito10n1_\image019.jpg   Descrição: Descrição: C:\Users\suporteti\Desktop\informativosemanalcrefito10n1_\image020.jpg

   

6. CREFITO-10 participa do XI Congresso Brasileiro de Terapia Ocupacional

De 13 a 16.10.09, em Fortaleza – CE, aconteceu o XI Congresso Brasileiro de Terapia Ocupacional. O CREFITO 10 esteve presente representado pela Vice-Presidente, Dra. Lizete Antunes Jardim e a Presidente da Comissão de Ética e Deontologia de Terapia Ocupacional, Dra. Camille Macedo N.Weiser.

 

Descrição: Descrição: C:\Users\suporteti\Desktop\informativosemanalcrefito10n1_\image021.jpg

 

7. CREFITO-10 participa de Sessão Solene em homenagem ao Dia do Profissional de Educação Física e aos 10 anos do CREF3/SC

Neste dia 08.10.09 o CREFITO-10 participa de Sessão Solene em homenagem ao Dia do Profissional de Educação Física e aos 10 anos do CREF3/SC na Assembléia Legislativa do Estado de Santa Catarina.

 

8. Moção de louvor ao CREFITO-10

A Câmara Municipal de Blumenau - SC consigna em seus anais, moção de louvor ao CREFITO-10, Conselho Regional de Fisioterapia e Terapia Ocupacional da 10a. Região, por autoria do Vereador Marcelo Schrubbe, em comemoração ao DIA DO FISIOTERAPEUTA E TERAPEUTA OCUPACIONAL.

 

Descrição: Descrição: C:\Users\suporteti\Desktop\informativosemanalcrefito10n1_\image022.jpg 

 

9. Comissões e Departamentos do CREFITO-10 retomam os trabalhos

Logo após a posse da nova gestão do CREFITO-10, foram nomeadas as Comissões de Tomada de Contas - CTC, Comissão de Ética e Deontologia de Fisioterapia – CEDF, Comissão de Ética e Deontologia de Terapia Ocupacional – CEDTO e Departamento de Fiscalização, que retomaram os trabalhos que estavam suspensos.

O Departamento de Fiscalização do CREFITO-10, DEFIS reinicia suas atividades realizando planejamento de suas atividades, orientando profissionais, bem como analisando e encaminhando às denúncias pendentes. O trabalho de fiscalização junto aos estabelecimentos será retomado essa semana.

 

As referidas Comissões e Departamento estão assim compostas:

Comissão de Tomada de Contas - CTC

Dra. Elenice de Fátima Oliveira

Dra. Célia Regina Alves de Araújo

Dra. Luciana Staut Ayres de Souza

 

Comissão de Ética e Deontologia de Fisioterapia – CEDF  

Dr. Adriano Souza

Dra. Rita de Cássia Paula Souza

Dr. Gregório Ferreira Neto

 

Comissão de Ética e Deontologia de Terapia Ocupacional – CEDTO 

Dra. Camille Macedo Nunes Weiser                                                                    

Dra. Cristiane Maria Schmeling

Dra. Renata Florez Rocha

 

Departamento de Fiscalização - DEFIS

Dr. George Jung da Rosa - Coordenador

Dr. Gustavo Sutter Latorre – Coordenador-Adjunto

 

10. I Conferência Nacional da Fisioterapia e da Terapia Ocupacional

Os Conselhos Federal e Regionais de Fisioterapia e Terapia Ocupacional (Coffito/Crefitos) realizam a I Conferência Nacional da Fisioterapia e da Terapia Ocupacional pela defesa da Dignidade Humana e da Saúde da População, em Brasília, no dia 25 de novembro. O objetivo é garantir a identidade ética, social e científica do fisioterapeuta e do terapeuta ocupacional.

No evento será discutido o atual quadro da saúde brasileira e as medidas que a Fisioterapia e a Terapia Ocupacional desempenharão para a estabilização social do sistema de saúde no Brasil. A Conferência reunirá entidades como o Conselho Federal da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), Ministério Público Federal, Fundação Getúlio Vargas (FGV) e Agencia Nacional de Saúde Suplementar - ANS.

http://www.coffito.org.br/publicacoes/pub_view.asp?cod=1736&psecao=4

 

Toda a sociedade está convidada a participar desta discussão. O evento é gratuito. Inscrições até 18 de novembro.

 

Quaisquer dúvidas ou sugestões, fale conosco através do e-mail:  comunicacrefito10@gmail.com

 

Não deseja receber estes e-mails? Envie e-mail com o assunto “REMOVER” para comunicacrefito10@gmail.com

 

Núcleo de Comunicação e Eventos do CREFITO-10

Fotógrafo : Rony de Castro