Informativo Semanal do CREFITO10/SC | Florianópolis, 26 de Setembro de 2011

 

 

N. 100

 

DOIS ANOS DE MUDANÇAS E REALIZAÇÕES NO CREFITO-10

 

É com imensa alegria que o CREFITO-10 está enviando a sua 100ª Newsletter, um informativo semanal que foi criado para aproximar os profissionais das ações deste Conselho Regional e das principais notícias na saúde. Coincidentemente na mesma semana em que se completam 2 anos da atual gestão.

 

Sim, parece que foi ontem que o processo eleitoral chegou ao seu final, premiando um grupo unido e incansável, focado em modificar os paradigmas da administração deste Conselho, sem desconstruir o que existia de bom, mas aproximando-o dos profissionais.

 

Nesse período, reestruturamos nosso site, buscando dinamizar a informação, disponibilizamos dentro do ambiente virtual todas as informações necessárias aos profissionais, estudantes e ao cidadão e não vamos ficar por aí, estamos com um pacote novo, prestes a ser colocado no ar, onde nossos serviços serão ainda mais dinamizados e muitos processos hoje feitos de forma física, poderão ser realizados na forma virtual, diminuindo custos e encurtando distâncias. 

 

Promovemos encontros com profissionais, visitando diversas regiões de nosso Estado para apresentar a realidade do Conselho, ouvir as experiências e reivindicações dos profissionais, e JUNTOS tentar encontrar soluções para os nossos problemas além de traçar os rumos de nosso Conselho.

 

Apoiamos e incentivamos a fundação ou reativação de diversas associações e sociedades de profissionais nas mais diversas regiões do Estado de Santa Catarina, fortalecendo os vínculos dentro destas regiões, visando à valorização profissional e a exação das ações junto a comunidade.

 

Apoiamos de forma ativa a Re-fundação do Sindicato Catarinense de Fisioterapeutas e Terapeutas Ocupacionais – SICAFITO, sem dúvida uma importante conquista para todos nós em Santa Catarina, continuamos apoiando, sem interferir na administração, mas buscando o diálogo e a parceria nas ações em prol da Fisioterapia e Terapia Ocupacional dentro do escopo das atribuições do Conselho. 

 

Criamos o Fórum Estadual de Associações e Sociedades de Fisioterapia e Terapia Ocupacional, onde participam as Associações, Sociedades, CREFITO-10 e SICAFITO. Nosso objetivo é proporcionar um ambiente verdadeiramente democrático de discussões e tomada de decisões, neste sentido, estivemos reunidos por cinco vezes nestes primeiros vinte e quatro meses de nossa gestão e com certeza ainda estaremos nos reunindo por muitas vezes nos próximos vinte e quatro meses.

 

 

Lançamos em 2010 a campanha “SC 100% Fiscalizada”, em razão da qual a fiscalização do CREFITO-10 já esteve em  223 municípios dos 294 municípios Catarinense, ou seja estamos praticamente com 75% dos municípios 100% fiscalizados, alguns inclusive já re-fiscalizados, nossa meta é atingir 100% no início de 2012, cumprindo assim uma das principais funções desta autarquia.

 

Nosso objetivo sempre foi o de educar, orientar e regularizar as mais diversas situações, contudo, aqueles que insistem na ofensa às normas que regulam o exercício profissional foram, estão sendo e certamente serão devidamente responsabilizados e punidos por seus atos.

 

Na busca por manter e aprimorar a Campanha de Fiscalização no Estado de Santa Catarina, buscamos e conseguimos do COFFITO duas grandes conquistas:

 

- A doação do veículo existente hoje no CREFITO-10, que agora passa a fazer parte do Patrimônio Catarinense definitivamente

 

- A doação de mais um veículo zero Km, que deve chegar em Santa Catarina dentro de 30 a 45 dias.

 

Assim, com nossa frota devidamente ampliada, poderemos manter e ampliar a presença do CREFITO-10 em todas as regiões do Estado, respondendo com maior agilidade aos anseios dos profissionais e da população.

 

Exigimos o cumprimento irrestrito das normas editadas pelo COFFITO e da Legislação Brasileira, mas sem dúvida apoiamos os profissionais em todas as suas necessidades legítimas.

 

Abraçamos a bandeira das 30 horas, notificamos todas as Prefeituras do Estado denunciadas por exigir carga horária semanal superior a legalmente estabelecida para fisioterapeutas e terapeutas ocupacionais.

 

Propusemos ações judiciais contra várias das Prefeituras que não atenderam nossas solicitações.

 

Três concursos já precisaram ter seus editais adequados para correção da carga horária, por força de liminares obtidas pelo CREFITO-10.

 

Atuamos em defesa dos peritos judiciais, e obtivemos grandes vitórias no âmbito do Tribunal de Justiça de Santa Catarina.

 

Sobre as Operadoras de Planos de Saúde, assunto sempre nevrálgico em nossas conversas, buscamos sempre apoiar ações legítimas que visem o reconhecimento da dignidade de nossos profissionais. 

 

Atuamos na análise jurídica e ético-deontológica de contratos oferecidos aos proprietários de Clínicas, orientando estes a não aceitá-los, principalmente em detrimento de cláusulas absurdas que ferem a dignidade e a moral do profissional e das profissões.

 

Também atuamos na busca da melhoria dos valores vergonhosos e afrontosos praticados pelas operadoras, buscando sempre que possível o diálogo com os administradores destas operadoras, mas principalmente, alertando aos Profissionais que busquem formas alternativas no mercado emergente da Fisioterapia e Terapia Ocupacional.

 

Orientamos que nunca, em hipótese alguma banalizem os procedimentos Fisioterapêuticos e Terapêuticos Ocupacionais, que utilizem irrestritamente o Referencial Nacional de Honorários, que estabeleçam uma concorrência leal, praticando preços compatíveis com nossa moral e nossa dignidade, pois só assim, conseguiremos nos colocar de forma mais sólida e respeitável no mercado.

 

Promovemos atos e atuamos diretamente contra o projeto de lei do “Ato Médico”, exigindo de nossos representantes no Congresso Nacional respeito à Fisioterapia e à Terapia Ocupacional.

 

Não descansaremos até que o fisioterapeuta e o terapeuta ocupacional recebem melhor tratamento fiscal, sobretudo no projeto de lei do novo “Simples Nacional”.

 

Lançamos a campanha “PROFISSIONAL REGISTRADO, SEGURANÇA DA SOCIEDADE”, a fim de que a população exija a carteira profissional daqueles que se apresentam como fisioterapeutas e terapeutas ocupacionais, para eliminar do mercado os falsos profissionais.

 

Apoiamos a vinda para Florianópolis, do XIX Congresso Brasileiro de Fisioterapia, realizado pela Associação de Fisioterapeutas do Brasil – AFB, que ocorrerá de 9 a 12 de outubro de 2011, maior evento nacional da Fisioterapia, pela primeira vez realizado em Santa Catarina.

 

Estas são apenas algumas das realizações dessa gestão, entre outras tantas levadas a efeito sempre tendo por escopo a valorização das profissões e o melhor atendimento aos profissionais.

 

E, para comemorar o aniversário de dois anos da atual gestão, buscamos presentear todos nós, profissionais fisioterapeutas e terapeutas ocupacionais do Estado de Santa Catarina com a mudança da sede do CREFITO-10 para um novo endereço.

 

Visando proporcionar aos profissionais e à população em geral maior comodidade, acessibilidade e qualidade de atendimento, transferiremos a sede do CREFITO-10 para a Rua Silva Jardim 307, Próximo ao Hospital de Caridade e aos principais órgãos públicos de nosso Estado, ocupando um imóvel condizente com o respeito e a dignidade da Fisioterapia e da Terapia Ocupacional.

 

 

 

 

Nossa mudança esta agendada para ocorrer entre o dia 30 de setembro e 05 de outubro, período em que não estaremos realizando expediente externo, contamos com a compreensão.

 

Para encerrar quero agradecer a todos, de uma forma muito especial aos Conselheiros, colaboradores e funcionários, estejam certos que muito ainda há por fazer e juntos faremos ainda mais e melhor.

 

Cordialmente,

 

 

Dr. Sandroval Francisco Torres

Presidente do CREFITO-10