Informativo Semanal do CREFITO10/SC | Florianópolis, 07 de Novembro de 2011 | Número 105

 

 

1. 14ª Conferência Nacional de Saúde

 

Acontecerá em Brasília entre os dias 30 de Novembro e 04 de Dezembro e trará como tema central: "Todos usam o SUS! SUS na Seguridade Social, Política Pública, Patrimônio do Povo Brasileiro"

e como eixo: “Acesso e acolhimento com qualidade: um desafio para o SUS”

- Política de saúde na seguridade social, segundo os princípios da integralidade, universalidade e equidade;

- Participação da comunidade e controle social;

- Gestão do SUS (financiamento; pacto pela saúde e relação público x privado; gestão do sistema, do trabalho e da educação em saúde).

Assista ao pronunciamento do Ministro da Saúde e Presidente do Conselho Nacional de Saúde Alexandre Padilha, de divulgação da 14ª Conferência Nacional de Saúde.

http://www.youtube.com/watch?feature=player_embedded&v=uq8Qg5d8WUY

 

2. Ministério da Saúde disponibiliza Consulta Pública para linha de cuidado do AVC

 

O Ministério da Saúde disponibizou no Portal a Consulta Pública nº 07, de 03 de novembro de 2011.  O objetivo é receber as propostas para a Portaria que vai instituir a Linha de Cuidado do Acidente Vascular Cerebral (AVC), bem como as diretrizes clínico-assistenciais sobre Acidente Vascular Cerebral no âmbito do Sistema Único de Saúde (SUS). As sugestões podem ser encaminhadas ao Ministério da Saúde até 30 dias da data de publicação, exclusivamente, para o endereço eletrônico: linhadecuidadoavc@saude.gov.br, especificando o número desta Consulta Pública e o nome do anexo no título da mensagem.

     

3. Profissionais, noticiem aqui neste Informativo Semanal ações importantes para a Fisioterapia e Terapia Ocupacional

 

Criamos este Informativo Semanal para noticiar as ações realizadas em prol da Fisioterapia e Terapia Ocupacional por profissionais e fatos importantes. Para que seja inserido sua notícia, envie até a sexta-feira anterior, para o e-mail: comunicacrefito10@gmail.com, aos cuidados do Núcleo de Comunicação e Eventos do CREFITO-10.

Participe, envie suas ações e fatos que você conheça e julgue importante a todos. Nos ajude a construir e fortalecer as nossas profissões.

 

4. CREFITO-10 convida Profissionais para Reunião em Blumenau

 

A atual administração do Conselho Regional de Fisioterapia e Terapia Ocupacional da 10ª. Região - CREFITO-10, vem convidá-lo para participar de reunião na cidade de Blumenau, no dia 17 de novembro de 2011, às 19:00 horas, no Hotel Himmelblau, Rua Sete de Setembro, No. 1415, Blumenau – SC.Esta reunião na cidade de Blumenau, trata-se de mais um encontro com os profissionais dos municípios Rio dos Cedros, Luis Alves, Pomerode, Timbó, Indaial, Ilhota, Guabiruba, Brusque, Gaspar e Blumenau com esta gestão do CREFITO-10 e tem como objetivo informar as diversas ações realizadas até o momento por este Conselho, além da busca pela efetiva participação de todos os profissionais na definição de estratégias para a melhoria das profissões de Fisioterapia e Terapia Ocupacional na região.O objetivo é valorizar e defender incondicionalmente as prerrogativas profissionais e sem dúvida, o cidadão, porém o êxito depende da união e do esforço de todos os segmentos, razão pela qual reforçamos o convite.

 

5. COFFITO realiza consulta pública  para fixação de parâmetros assistenciais Terapêuticos Ocupacionais

 

O Coffito abre consulta pública sobre a fixação de Parâmetros Assistenciais Terapêuticos Ocupacionais e conta com a participação dos profissionais e da comunidade técnico-científica da Terapia Ocupacional.

 

Conheça no endereço a baixo, a minuta de resolução redigida a partir de estudos realizados pela Comissão de Parâmetros Assistenciais de Terapia Ocupacional do Coffito.

 http://www.coffito.org.br/Minuta%20de%20Parametros%20TO%20-%202011.pdf

A consulta pública ficará disponível de 18 de outubro a 17 de novembro de 2011, participe através do site do COFFITO ou pelo endereço:
http://www.coffito.org.br/formularioparametrosassistenciais.asp  

 

6. COFFITO reunirá GT de Terapia Ocupacional

Reunião do Grupo de Trabalho dos Terapeutas Ocupacionais do Sistema COFFITO-CREFITOS
Data: 28 de novembro de 2011
Local: Brasília – DF

 

 

7. Comissão de Educação de Fisioterapia do CREFITO-10 realizou IX ENCONTRO DE CENTROS ACADÊMICOS DE FISIOTERAPIA

 

A Comissão de Educação de Fisioterapia do CREFITO-10 realizou no último dia 4 de novembro, nas dependências do Hotel Valerim em Florianópolis, o IX ENCONTRO DE CENTROS ACADÊMICOS DE FISIOTERAPIA DO CREFITO-10. Foram debatidos os princípios e práticas do estágio curricular obrigatório e não obrigatório, bem como a responsabilidade legal, ética e deontológica. Os centros acadêmicos participantes exporão suas práticas de estágio socializando experiências. No evento foi lançado o "PROJETO CREFITO JOVEM" que tem como objetivo aproximar  acadêmicos de Fisioterapia e Terapia Ocupacional do Conselho Regional, oportunizando a visita e atividades dos estudantes junto a sede do CREFITO-10, bem como a visita e atividades dos membros do Conselho junto às Instituições de Ensino Superior (IES).

 

 

 

8. 25 anos do Curso de Terapia Ocupacional da Faculdade Guilherme Guimbala

 

Na Semana de 08 a 11 de Novembro, a Faculdade Guilherme Guimbala estará comemorando junto aos acadêmicos, professores e ex-alunos 25 anos de curso.  Visite o site www.ace.br  e  conheça nossa programação. 

Dra. Winny Kessy Keller da Costa, Gestora Acadêmica do Curso de Terapia Ocupacional.

 

9. CREFITO-10 e AFITOEX reúnem-se com Gestores de Saúde

 

Ocorreu no último dia quatro de novembro, nas dependências do Hotel Solaris, em São Miguel do Oeste-SC, reunião Ordinária do Colegiado de Gestão Regional do Extremo Oeste, com mais de 40 integrantes de gestores de saúde dos municípios da região. O CREFITO-10, através da Comissão de Interiorização, representado pelo Dr. Marcos Boscatto estiveram presente juntamente com a Diretoria da Associação de Fisioterapeutas e Terapeutas Ocupacionais  do Extremo Oeste de SC, Dr. Diogo Spengler, Dra. Letícia da Rocha, Dr. Fausto Lick e Dr. Paulo Andrá dos Santos. A pauta era composta por uma apresentaçao sobre o Fisioterapeuta e Terapeuta Ocupacional na Saúde Pública, apresentado pelo Dr. Marcos Boscatto, enfatizando a importância da participação desses profissionais na coletividade, atendendo todos os níveis de saúde e a inclusão da participação do fisioterapeuta e Terapeuta Ocupacional nos ESFs e NASF. Trata-se de mais uma ação do CREFITO-10 de extrema importância por aproximar esses profissionais dos gestores, esclarecendo várias dúvidas relacionadas à saúde coletiva e mostrando-se preocupado com a  formação e empregabilidade dos mesmos.

 

 

 

10. Lançamento: Editora ABRATO

 

Terapia Ocupacional  e as Atividades da Vida Diária, Atividades Instrumentais da Vida Diária e Tecnologia Assistida

O livro aborda assuntos relacionados ao campo de atuação do terapeuta ocupacional, a legislação que amparam o terapeuta ocupacional no emprego das AVD/AIVD/AT.

Solicite o seu exemplar via Abrato-SC: abrato-sc@hotmail.com

 

 

   

Editora Associação brasileira dos terapeutas ocupacionais. Fortaleza: Abrato 2011. 119pg.

ISBN: 978-85-65118-00-2

 

11. Dia Mundial da Terapia Ocupacional

 

ABRATO-SC comemorou a data com a realização de uma roda de conversa que versou sobre a “Terapia Ocupacional Fazendo a Diferença na Educação Inclusiva Dra. Crystiane Tesseroli da Silva Castelen, terapeuta ocupacional que atua no programa CEAPE – Centro de Apoio Pedagógico, criado pela Secretaria de Educação do município de Joinville. Os CEAPES são formados por equipe multidisciplinar composta pelos seguintes membros: fonoaudióloga, psicóloga, educador físico, professores de atendimento educacional especializado e a terapeuta ocupacional, a qual tem por finalidade atender alunos da Rede Municipal de Ensino, que apresentem deficiência física, deficiência intelectual, alunos com surdez, cegueira, baixa visão, surdocegueira, transtornos globais do desenvolvimento e altas habilidades. A Terapia Ocupacional na educação inclusiva tem como principal objetivo: promover maior independência e autonomia no ambiente escolar, proporcionando qualidade de vida, dentro das capacidades e potencialidades de cada indivíduo, visando melhorar o seu desempenho nas atividades de vida diária e escolares. Para alcançar estes objetivos a terapeuta ocupacional realiza: triagem, avaliação individual, atendimento individual ou em grupo com abordagem escolar, acompanhamento na escola que consiste em: observar o aluno e o seu desempenho no ambiente escolar; atividades de vida diária e prática; adequação ambiental; adequação postural; tecnologia assistiva; recursos e adaptações, que auxiliem no processo ensino-aprendizagem, orientação, formação continuada e capacitação dos: professores, auxiliar-monitora, em geral a comunidade escolar e orientação a pais e responsáveis.

 

É importante salientar que o terapeuta ocupacional na educação, conhece o dia-a-dia do ambiente escolar e o processo ensino aprendizagem. Cabe aqui ressaltar que além de acompanhar e atender o aluno, o profissional terapeuta ocupacional do CEAPE, realiza parceria com outros profissionais, médicos, fisioterapeutas, fonoaudiólogas, terapeutas ocupacionais e outros, sempre com a visão de melhorar o desempenho do aluno e proporcionar melhor qualidade de vida dentro da escola. Fonte: Abrato-SC

 

12. ABRATO-SC convida

 

Os terapeutas ocupacionais de Santa Catarina a participar da reunião mensal da Associação. Data: 7/Nov/11. Horário: 18hs30min. Local: Joinville. Confirmar presença: abrato-sc@hotmail.com Pauta: Parâmetros Assistenciais em Terapêuticos Ocupacionais

 

13. CREFITO-10 reúne-se com AFICO

 

 

A Comissão de Interiorização do CREFITO-10, reuniu-se no último dia 05 de novembro, com o Dr. Issislan Rossano Kuhn, Presidente da Associação dos Fisioterapeutas e Terapeutas Ocupacionais da Região de Concórdia, a fim de ajudar no planejamento das Ações da Associação para o ano de 2012. Uma das principais reinvindicações da categoria na região é quanto a remuneração paga pelos convênios, o qual os associados já conseguiram um acréscimo em 2011, principalmente o que é repassado pela UNIMED. Para o próximo ano, a entidade planeja solicitar a Câmara de Vereadores a sua inclusão como Associação sem fins lucrativos, procurando assim garantir sua independência financeira. Parabéns aos profissionais da região pelas conquistas.

 

 

14. Feriado da Proclamação da República

 

Prezados(as)  Profissionais.

 

Devido o feriado da Proclamação da República, informamos que não haverá expediente no CREFITO-10 nos dias 14 e 15 de Novembro de 2011, voltando às atividades normais no dia 16/11/2011, quarta-feira.

15. Denuncie irregularidades no exercício das profissões de Fisioterapia e Terapia Ocupacional  

Envie sua denúncia pelo e-mail:  crefito10@crefito10.org.br ou pelo espaço para denúncias do site da entidade. www.crefito10.org.br

 

16.Você não está recebendo informações do CREFITO-10 através deste Informativo Semanal?  

 

Atualize seu cadastro (endereço, e-mail e telefone) no junto à secretaria do CREFITO-10 ou através do e-mail crefito10@crefito10.org.br. Não deseja receber estes emails? Envie e-mail com o assunto “REMOVER” para  comunicacrefito10@gmail.com. Quaisquer dúvidas ou sugestões sobre esta newsletter ou futuras, fale conosco através do e-mail:  comunicacrefito10@gmail.com        

 

 

Núcleo de Comunicação e Eventos do CREFITO-10