Informativo Semanal do CREFITO10/SC, 19 de março de 2012 | Número 126

 

 

1. CREFITO-10 obtém mais uma vitória na defesa das 30 horas

 

O Juízo Federal da Circunscrição de Laguna deferiu a tutela antecipada requerida pelo CREFITO-10 e determinou que o Município de Laguna respeito o limite de jornada de trinta horas semanais para todos os fisioterapeutas e terapeutas ocupacionais aprovados nos concursos públicos n.° 02/2011 e 04/2012, sob pena de multa diária de R$ 1.000,00.

O CREFITO-10 reafirma sua posição sobre a jornada semanal dos profissionais, e seguirá trabalhando para que todo o Estado de Santa Catarina respeite a Lei Federal n.° 8.856/94.

 

 

2. CREFITO-10 reinicia as reuniões com profissionais pelo Estado

 

A atual administração do Conselho Regional de Fisioterapia e Terapia Ocupacional da 10ª. Região - CREFITO-10, vem convidá-los para participar de reunião nas cidades de Tubarão no dia 19 de abril de 2012, às 19:00 horas, no Art Hotel, Av. Marcolino Martins Cabral, No. 682, Centro, e na cidade de Araranguá, no dia 20 de abril de 2012, às 19:00 horas, no Hotel Morro dos Conventos, Av. Atlântica, No. 480, Morro dos Conventos.

 

Estas reuniões tratam-se de encontros com os profissionais desta região do Sul do Estado de Santa Catarina com esta gestão do CREFITO-10 e tem como objetivo informar as diversas ações realizadas até o momento por este Conselho, além da busca pela efetiva participação de todos os profissionais na definição de estratégias para a melhoria das profissões de Fisioterapia e Terapia Ocupacional na região.

 

Em breve, informaremos os próximos municípios catarinenses onde realizaremos reuniões. Participe !!

 

 

Sandroval Francisco Torres

Presidente do CREFITO-10

 

                                                                                                                                                             

3.CREFITO-10 participa de reunião com Senadora Marta Suplicy

 

A convite da AFB – Associação de Fisioterapeutas do Brasil, entidades de representação da fisioterapia e da terapia ocupacional reuniram-se com a Senadora Marta Suplicy em São Paulo com a finalidade de discutir os projetos de lei do ato médico e da quiropraxia. A reunião ocorreu no dia 12 de março e estiveram presentes representantes do COFFITO, ABRAFIQ, ABFO (osteopatia) ABRADIMENE, CREFITO-5 (RS) e CREFITO -10 (SC). Na oportunidade foi prestado esclarecimento a  Senadora sobre a quiropraxia como prática especializada da fisioterapia e sobre os riscos deste projeto de lei para a saúde pública de nosso país. Também foram reforçados os pontos de divergências sobre o projeto de lei do  ato médico e solicitado o apoio da Senadora para as reinvindicações da fisioterapia, da terapia ocupacional e das demais profissões de saúde que são afrontadas pelo referido projeto. A Senadora se mostrou extremamente solícita e sensibilizada com as questões apresentadas.

 

 

4. DEFIS

 

Na última semana a Operação Santa Catarina 100% Fiscalizada esteve presente nos municípios de Lageado grande, Coronel Freitas, Águas Frias, Nova Erechim, Cunhataíu Saudades, São Carlos, Águas de Chapecó, Caxambú do Sul, Guatambú, Planalto Alegre e Nova Itabeiraba. Por se tratarem de cidades de baixa densidade profissional, a maior das fiscalizações ocorreu em estabelecimentos públicos, como Unidades de Saúde, hospitais, etc.

 

100%.bmp 

 

5. Fisioterapeutas Catarinenses e CREFITO-10 realizam mais uma ação

contra o PL do Ato Médico

Os Fisioterapeutas Dr. Michel Castro, Dr. Marcelo Schrubbe (Vereador da Cidade de Blumenau) e CREFITO10, realizaram entrega de documento sobre o ato médico ao Senador José Agripino Maia, o documento traz as considerações pertinentes quanto ao afronto a autonomia profissional dos Fisioterapeutas e Terapeutas Ocupacionais, e outras profissões da área da saúde, o Senador se comprometeu em fazer a análise do documento entregue. 

 

6. Dia 20 próximo encerram as inscrições para a realização da Prova de Títulos de Especialistas

 

A Prova de Títulos de Especialistas destina-se à concessão e ao registro do título de especialista a fisioterapeutas e terapeutas ocupacionais referentes às seguintes especialidades. As inscrições estarão abertas até às 14 horas do dia 20.03.2012 e podem ser feitas no seguinte endereço: http://www.aocp.com.br/

 

7. Associações e Conselhos Regionais da Região Sul reuniram-se em Curitiba

Associações e os Conselhos da região sul estiveram reunidos em Curitiba nesta quinta feira, 15 de março de 2012, tendo como principal objetivo a elaboração e organização do I Fórum Sul Brasileiro de Terapia Ocupacional.

 

Estiveram presentes os seguintes terapeutas ocupacionais representando as instituições:

 

- Rio Grande do Sul - Dra. Lenise Heltz, Diretora-Secretária do CREFITO-5 e Dra. Clori Pinheiro, Presidente da Associação dos Terapeutas Ocupacionais do Rio Grande do Sul – ATORGS.

- Paraná: Dra. Maria Luiza Vautier Teixeira, Diretora-Secretária do CREFITO-8 e a Dra. Regina Catanharo Vice-Presidente da Associação Cultural dos Terapeutas Ocupacionais do Estado do Paraná.

- Santa Catarina: Dra. Lizete Antunes, Vice-Presidente do CREFITO-10 e Presidente da Associação Brasileira dos Terapeutas Ocupacionais, regional Santa Catarina – Abrato-SC.  

Também foi possível contar com a presença do Presidente da Associação Brasileira dos Terapeutas Ocupacionais – Abrato, Dr. Naum Mesquita o qual além das muitas e importantes contribuições apresentou o calendário nacional e internacional dos Eventos da Terapia Ocupacional para o ano de 2012. O qual segue para conhecimento de todos.

 

Mês

Data

Local

Evento

MARÇO

31

Joinville/SC

III Ciclo de Palestras “o terapeuta ocupacional competências e atribuições” – Abrato-SC 

ABRIL

13 e 14

 

I SEMINÁRIO DE TERAPIA OCUPACIONAL DO DISTRITO FEDERAL!

Organização: Centro Acadêmico de Terapia Ocupacional, 

Faculdade de Ceilândia, Universidade de Brasília.

http://caterapia.blogspot.com/2011/10/i-seminario-de-terapia-ocupacional-do.html

 

14

Maringá/PR

Fórum de Terapia Ocupacional

Realização: CREFITO-8

 

20, 21

POA/RS

Evento da Associação dos terapeutas ocupacionais do Rio Grande do Sul

MAIO

9,10 e 11

Espanha

Congresso Internacional de Estudantes de Terapia Ocupacional

Email: cientifico.cieto2@gmail.com

 

24 a 27

Estocolmo/Suécia

Congresso Mundial de Terapia Ocupacional

Informações: http://www.cotec2012.se/

 

25 e 26

Jlle/SC

I Fórum Sul Brasileiro de Terapia Ocupacional

Realização: Actoep, Atorgs e Abrato-SC

Apoio: Abrato e CREFITOs 5, 8 e 10

JUNHO

9

Londrina/PR

Fórum Paranaense de Terapia Ocupacional

Realização: CREFITO-8

 

7 a 9 de

Fortaleza/CE

III Congresso Brasileiro de Saúde Mental "Aperreios e Doidices: saúde mental como diversidade, subjetividade e luta política”

Promoção: Abrasme

Fonte: http://www.congresso2012.abrasme.org.br/

 

26 a 29

Ctba/PR

V Congresso Paranaense de Terapia Ocupacional

Realização: Actoep

JULHO

4 a 6

África do Sul

Congresso Nacional de Terapia Ocupacional

Promoção: Associação de Terapia Ocupacional da África do Sul

www.otasacongress.co.za

SET

19 a 22

Bogotá/DC

16º Congresso Colombiano de Terapia Ocupacional

http://www.wfot.org/NewsEvents/tabid/120/newsid481/57/Default.aspx

 

26 a 29

Natal/RN

IX Congresso Norte-Nordeste de Terapia Ocupaciona

OUT

27

Fpolis/SC

IV Encontro Catarinense de Terapia Ocupacional

Realização: CREFITO-10

DEZ

 

POA/RS

Jornada Gaúcha de Terapia Ocupacional

Realização: Atorgs

 

8. Edital de Convocação da Assembleia Anual – ABRATO-SC

 

Data da Assembleia: 31/Março/2012 – Sábado

Local: Rua Ministro Calógenas, 1257, Joinville/SC

Horário: 8h 30mim em primeira convocação

              9hs em segunda e última convocação, com qualquer número de presente.

Fonte: Abrato-SC

 

9. Denuncie irregularidades no exercício das profissões de Fisioterapia e Terapia Ocupacional  

Envie sua denúncia pelo e-mail:  crefito10@crefito10.org.br ou pelo espaço para denúncias do site da entidade. www.crefito10.org.br

 

10. Você não está recebendo informações do CREFITO-10 através deste Informativo Semanal?  

 

Atualize seu cadastro (endereço, e-mail e telefone) no junto à secretaria do CREFITO-10 ou através do e-mail crefito10@crefito10.org.br. Não deseja receber estes emails? Envie e-mail com o assunto “REMOVER” para  comunicacrefito10@gmail.com. Quaisquer dúvidas ou sugestões sobre esta newsletter ou futuras, fale conosco através do e-mail:  comunicacrefito10@gmail.com  

 

 

Núcleo de Comunicação e Eventos do CREFITO-10