Informativo Semanal do CREFITO10/SC, 09 de abril de 2012 | Número 129

 

 

1. CREFITO-10 estará em Tubarão e Araranguá em reunião com profissionais

 

A atual administração do Conselho Regional de Fisioterapia e Terapia Ocupacional da 10ª. Região - CREFITO-10, convida os profissionais Fisioterapeutas e Terapeutas Ocupacionais para participar de reuniões nas seguintes cidades de Santa Catarina, a seguir:

 

Tubarão: dia 19 de abril de 2012, às 19:00 horas, no Art Hotel, Av. Marcolino Martins Cabral, No. 682, Centro.

 

Araranguá: dia 20 de abril de 2012, às 19:00 horas, no Hotel Morro dos Conventos, Av. Atlântica, No. 480, Morro dos Conventos.

 

Lages: dia 27 de abril de 2012, às 19:00 horas, no MAP Hotel, Rua. Hercílio Luz, No. 522, Centro.

 

Brusque: dia 01 de junho de 2012, às 19:00 horas, no Monthez Hotel & Eventos, Rod. Antonio Heil, KM 29, Centro.

 

Joinville: dia 04 de maio de 2012, às 19:00 horas, no Bourbon Joinville Business Hotel , Rua. Visconde de Taunay, No. 275, Centro.

 

Com o objetivo de incentivar a efetiva participação de todos os profissionais nas definições de estratégias para a melhoria das profissões de Fisioterapia e Terapia Ocupacional no Estado de Santa Catarina e informar as diversas ações realizadas até o momento por este Conselho, estamos divulgando a agenda de reuniões que deverão ocorrer no Estado agora no primeiro semestre de 2012, diz o Presidente do CREFITO-10.

 

Este tipo de reunião é muito importante para nós da administração, pois permite que tenhamos um retrato fiel da realidade das profissões nas mais diversas regiões do Estado e isto sem dúvida oxigena nossas ações completa o Presidente.

 

Esperamos a participação maciça de todos os profissionais destas regiões, pois estamos oferecendo uma oportunidade de discutirmos assuntos de todas as ordens, sendo este um espaço democrático onde o profissional poderá se aproximar do Conselho e efetivamente participar da tomada de decisões além de poder cobrar dos atuais administradores ações que por ventura tenham sido prometidas e não cumpridas, finaliza o Presidente que estará à frente de todas as reuniões.

 

 

2. COFFITO realizou reunião com as Procuradorias Jurídicas do Sistema COFFITO/CREFITOs

 

Ocorreu no último dia 05.04.2012 reunião com os Procuradores Jurídicos do Sistema COFFITO/CREFITOs, o objetivo desta reunião foi a discussão e adoção de medidas conjuntas e cabíveis a fim de fazer valer o Direito dos Profissionais Fisioterapeutas e Terapeutas Ocupacionais.

Segundo o Presidente do Conselho Federal de Fisioterapia e Terapia Ocupacional, Dr. Roberto Mattar Cepeda, o Sistema COFFITO/CREFITOs está atento a todas as movimentações que atacam a Fisioterapia e Terapia Ocupacional e agirá com firmeza.

 

 

3. CREFITO-10 participou da Eleição dos representantes da sociedade civil para o Conselho Municipal de Assistência Social de Florianópolis

 

O Conselho Municipal de Assistência Social – CMAS - Florianópolis, realizou em 28 de Março no Auditório do Centro de Educação Continuada, localizado à Rua Ferreira Lima número 82, no centro da capital, a Assembléia de Eleição dos representantes da sociedade civil para a composição deste Conselho Municipal através dos representantes dos segmentos: Entidades de Assistência Social, Usuários, Organizações de Usuários e de representações de Categorias Profissionais dos Trabalhadores do Setor.

O Ildemar Cassias Pereira, presidente do CMAS, desejou boas-vindas a todos e destacou a importância desse espaço democrático e participativo da sociedade civil, na condução da eleição dos seus representantes no CMAS/Florianópolis.   Estiveram presentes a reunião os membros da Secretaria Executiva do Conselho; Conselheiros e Colaboradores do CMAS, o presidente da Frente Parlamentar em Defesa da Assistência Social de Florianópolis, Vereador Ricardo Camargo Vieira, Dra. Lizete Antunes, Vice-Presidente do CREFITO-10 e Presidente da Abrato-SC e público em geral.

Assembléia de Eleição foi promovida pelo Fórum Municipal Permanente de Políticas Públicas de Florianópolis, em conjunto com o CMAS/Fpolis, tendo como Comissão Organizadora Elisabeth Bahia Spinola Bittencourt Férrer, Fernando Anísio Batista e Paulo Cezar Pereira.

Após leitura do Regimento Interno da Assembléia, foi realizada a composição da Mesa de Eleição, composta por Maria Christina Salomão Guimarães, representando o Grupo de Estudos e Apoio a Adoção de Florianópolis como presidente; Lizete Antunes, representando o Conselho Regional de Fisioterapia e Terapia Ocupacional – CREFITO-10, como secretária e Zelita Chamone representando da entidade Grupo de Apoio a Prevenção da AIDS- GAPA como Fiscal e que assumiram os trabalhos do processo de eleição dos candidatos. Na sequência os candidatos apresentaram as propostas para o pleito. Encerrada esta etapa, a presidente da Mesa agradeceu a participação dos candidatos passando-se assim para a etapa votação.  Após o processo de votação individual foi iniciada pela Mesa  a apuração e contagem dos votos.

Entidades Titulares: Fórum Municipal Permanente de Políticas Públicas de Florianópolis: Márcia Santos Barbosa; Associação Catarinense para a Integração do Cego – ACIC: Lenir Cristina do Prado; CRAS Continente IV:  Ivan Carlos Luz. ENTIDADES SUPLENTES: CRAS Continente I: Cláudia Lopes Costa; CRAS Norte III: Elis Regina Bastos; CRAS Sul II: Guilhermina Cardoso da Silva. SEGMENTO DE ENTIDADES DE TRABALHADORES DO SETOR: Conselho Regional de Serviço Social- CRESS- 12ª Região: Rosângela dos Santos Costa; Sindicato de Psicologia- SindPSI:  Vânia Maria Machado. SEGMENTO DE ENTIDADES E ORGANIZAÇÕES DE ASSISTÊNCIA SOCIAL: Associação Catarinense para Integração do Cego – ACIC: Solange Bueno; Conselho dos Moradores do Saco Grande II – COMOSG: Rosângela Amorim dos Anjos; Associação Promocional do Menor Trabalhador – PROMENOR: Michelle Schmidt dos Santos Carneiro; Casa da Mulher Catarina: Neusa Freitas Dias. A eleição foi encerrada com aclamação dos eleitos.

 

4. ATENÇÃO!! Prova de Especialidades 2012, fique atento!

 

Informações a respeito da prova podem ser obtidas junto a Assessoria em Organização de Concursos Públicos Ltda – AOCP. Empresa responsável pelo processo. http://www.aocp.com.br/concurso.jsp?id=281

Em Santa Catarina a prova será realizada no Auditório do CEFID - UDESC – Rua Pascoal Simone 358 – Bairro Coqueiros - Florianópolis, no dia 22 de abril de 2012 no período matutino.

O CREFITO-10 acredita que este será um importante passo no fortalecimento de nossas especialidades e deseja a todos os inscritos que atinjam seus objetivos.

 

5. FACVEST de Lages realizará VIII Semana Acadêmica da FACVEST

 

É com imensa satisfação que anunciamos a presença da Dra. Amélia Pasqual Marques, fisioterapeuta e professora renomada da USP, umas das maiores pesquisadoras na área da fisioterapia no Brasil e autora de livros de sucesso, se fará presente na FACVEST,  na cidade de Lages, no dia 12 de abril, onde fará o encerramento da VIII Semana Acadêmica da FACVEST.

Programação :

 

11.04.2012 – Mini-Curso: Atuação Multidisciplinar na Preparação para o Parto – Profa. Me. Dayanne Granetto e Profa. e Me. Geciely Munaretto Fogaça de Almeida.

12.04.2012 – Palestra Magna: Um Resgate Histórico da Fisioterapia: Suas Virtudes e Evolução – Profa. Dra. Amélia Pasqual Marques. Livre docência pela Faculdade de Medicina da USP (2004); Doutorado em Psicologia Experimental pela USP (1994), Mestrado em Educação Especial pela UFSCAR (1990), Graduação em Fisioterapia pela USP (1973). Ministra aulas no Curso de Fisioterapia da FMUSP e orienta nos Programas de Pós-Graduação em Ciências da Reabilitação e Fisiopatologia Experimental. Autora dos livros: Manual de Goniometria (1997), Cadeias Musculares (2000),  Mobilizaçao Manual das Articulacoes (2001), Fibromialgia e Fisioterapia: Avaliação e Tratamento (2007).

20.04.2012 – Palestras:

19:00-19:30 hs - Perícia Judicial: a visão dos magistrados de Santa Catarina sobre a atuação do     fisioterapeuta como perito” – Lucas Schüler Ferreira – Fisioterapeuta.
19:30-20:00 hs - O  fisioterapeuta como assistente técnico dos advogados da cidade de Lages-SC     em ações previdenciárias” –  Anderson Packer - Fisioterapeuta
20:30-21:00 hs - Os benefícios do neopilates comparado à musculação emadolescentes” – Luciane Hoffmann Eger - Fisioterapeuta
21:00-21:30 hs - Análise epidemiológica da entorse de tornozelo em atletas de futebol masculino” – Bruno Rech Farinhas – Fisioterapeuta.  

Inscrições: Banco Santander da FACVEST ou Secretaria Acadêmica da FACVEST

Rua Marechal Floriano, 947 – Lages - SC

Fone: (49) 32894000 ou (49) 99710351 c/ Geciely – Coordenadora do Curso de Fisioterapia.

Valor: 30,00.

 

6. CREFITO-10 acompanha ativamente a tramitação do PL do Ato Médico em Defesa da Fisioterapia e da Terapia Ocupacional.

 

Participe você também dessa campanha, envie e-mail aos Senadores da República, insira nas suas redes sociais seu descontentamento, converse com seus pacientes, estudantes, com a população em geral.

A hora é agora, vamos lutar!

 

 

7. Diálogo Social: Novo sistema permite acompanhar atividades dos Conselhos de Saúde

 

Os Conselhos Municipais de Saúde têm até quinta-feira, 5, para solicitar senha de acesso ao Ministério da Saúde (MS) do novo Sistema de Acompanhamento dos Conselhos de Saúde (SIACS). Em Roraima, até agora somente o Conselho Estadual de Saúde (CES) e o município de Boa Vista já possuem a senha de acesso.

A Ouvidoria do MS passará hoje (3) e amanhã (4) ligando para os conselhos ressaltando da importância do cadastramento dos dados. A ferramenta, além de manter atualizados os dados dos conselhos municipais, serve para a transparência do SUS, desde a composição dos colegiados ao cumprimento de normas legais relacionadas à rede de atenção à saúde.

Segundo Brenda Gutierrez, responsável do Conselho Estadual pelo SIACS, as informações vão da data de criação do Conselho, composição, nome do secretário e presidente, até a quantidade de equipamentos disponíveis, se tem sala própria, endereço e como está funcionando. “A ideia é permanecer sempre atualizado, independente de mudança das direções”, disse.

Com os dados levantados pelo SIACS, será possível verificar o cumprimento da paridade entre os conselheiros de saúde. Cada conselho tem de ser composto por 50% de usuários, 25% de trabalhadores e 25% de gestores. “Mais de 50% dos conselhos do país encontram dificuldades em garantir a participação de todos”, comentou Brenda.

Também serão identificados os municípios que não cumprem disposições da lei que dispõe sobre a participação da comunidade na gestão do Sistema Único de Saúde (SUS) e sobre as transferências intergovernamentais de recursos financeiros na área da saúde.

A ferramenta servirá ainda para apurar o cumprimento de resolução do Conselho Nacional de Saúde (CNS), que define diretrizes para criação, reformulação, estruturação e funcionamento dos conselhos de saúde.

O prazo do envio das informações pelos municípios é junho de 2012. Para ter acesso ao SIACS, basta entrar www.conselho.saude.gov.br/siacs. As dúvidas podem ser tiradas com o download do manual, que diz passo a passo como manusear a ferramenta de dados e inclusive com ilustrações.

 

8. Reunião do Conselho Nacional de Saúde

 

Data: 11 e 12 de abril de 2012  

Local: OPAS, Setor de Embaixadas Norte, Lote 19 – Brasília – DF.

 

Fonte: CONSELHO NACIONAL DE SAÚDE – Ministério da Saúde

9. ABRATO-SC Realizou o III Ciclo de Palestras - O Terapeuta Ocupacional: Competências e Atribuições

 

No sábado dia 31 de março de 2012, terapeutas ocupacionais reuniram-se em Joinville para realizar o III Ciclo de Palestras e a Assembléia Anual da Associação Brasileira dos Terapeutas Ocupacionais, Regional Santa Catarina – Abrato-SC , na oportunidade foi revisto as atividades cientificas, culturais e políticas que a associação desenvolveu ao longo do ano de 2011 destaque para a criação, elaboração e publicação do material denominado de “Terapia Ocupacional é” informativo que possibilita a sociedade em geral tomar conhecimentos das múltiplas abordagens realizadas pelo profissional, bem como a participação da Abrato-SC no pleito e a consequente vitória em sediar o XIII Congresso Brasileiro de Terapia Ocupacional que ocorrerá na Capital Catarinense no ano de 2013. Sendo possível nesta oportunidade aprovar as metas para o ano de 2012. Destacamos a presença da Dra. Cristiane Schmeling - terapeuta ocupacional, Conselheira e membro da Comissão de Ética e Deontologia do CREFITO-10 abordando de modo brilhante o tema: dos aspectos Éticos a Prática no campo das adaptações.

Parabéns as terapeutas ocupacionais que estiveram presentes a mais esta atividade da Associação. Seja um profissional responsável, seja um associado participativo da Abrato-SC.

 

Fonte: Lizete Antunes Jardim – Presidente da ABRATO-SC.

 

10. A Associação dos Portadores da Síndrome de Down está promovendo o I Curso de Capacitação em Síndrome de Down para Universitários

Data: 28 de maio de 2012 (2ªfeira)  Local: Auditório dos Correios de São José 

Rua: Romeu José Vieira, 90 Bairro: Nossa Senhora do Rosário (Floresta) - Em frente a DVA caminhões na marginal BR101 KM 204/206

Público – Alvo: Universitários dos Cursos nas Áreas da Saúde e da Educação  Inscrições: R$20,00

Contato: Fone/Fax(48) 3343-9937      E-mail: amigodown@yahoo.com.br

O valor da inscrição dará direito: Certificado de 8h e Coffee Break.

 

Programação no site do CREFITO-10  http://www.crefito10.org.br/conteudo.jsp?idc=1049

 

11. Denuncie irregularidades no exercício das profissões de Fisioterapia e Terapia Ocupacional  

Envie sua denúncia pelo e-mail:  crefito10@crefito10.org.br ou pelo espaço para denúncias do site da entidade. www.crefito10.org.br

 

12. Você não está recebendo informações do CREFITO-10 através deste Informativo Semanal?  

 

Atualize seu cadastro (endereço, e-mail e telefone) no junto à secretaria do CREFITO-10 ou através do e-mail crefito10@crefito10.org.br. Não deseja receber estes emails? Envie e-mail com o assunto “REMOVER” para  comunicacrefito10@gmail.com. Quaisquer dúvidas ou sugestões sobre esta newsletter ou futuras, fale conosco através do e-mail:  comunicacrefito10@gmail.com  

 

 

Núcleo de Comunicação e Eventos do CREFITO-10