http://www.crefito10.org.br/newsletter/142/142_arquivos/image001.png

Informativo Semanal do CREFITO10/SC, 25 de Junho de 2012 | Número 142

 

 

1. Mais uma vitória do CREFITO-10 na luta pelo reconhecimento das 30 horas

 

Desta vez foi a Prefeitura de Urupema que atendeu a solicitação do CREFITO-10 para que fosse retificada a jornada de trabalho semanal do Processo Seletivo número 004/2012.

O CREFITO-10 agradece ao Prefeito Municipal Sr. Amarildo Luiz Gaio, que ordenou a retificação do referido edital.

 

O CREFITO-10 seguirá em sua luta.

 

Dr. Sandroval Torres

Presidente do CREFITO-10

 

2. Participe da Consulta Pública do COFFITO sobre o Código de Ética Profissional

 

Após receber sugestões sobre os Códigos de Ética da Fisioterapia e da Terapia Ocupacional formuladas pelos CREFITOs, o pleno do COFFITO propôs minutas de Resolução sobre os referidos Códigos. 


Para balizar e validar a edição de tais documentos, o COFFITO abriu consulta pública para que os profissionais fisioterapeutas e terapeutas ocupacionais dêem suas contribuições para a redação final destes documentos. 

 

Conheçam abaixo as minutas de resolução e participe dando sua opinião através do link disponível a seguir:

 

Minuta de Resolução: Código de Ética da Fisioterapia

 

Minuta de Resolução: Código de Ética da Terapia Ocupacional

 

Fonte: http://www.coffito.org.br/formulariopesquisaetica.asp

 

3. CREFITO-10 esteve em Chapecó

 

Conforme programação, o CREFITO-10 esteve em Chapecó neste último dia 22 a fim de reunir-se com os profissionais de Chapecó e região.

Segundo o Presidente do CREFITO-10, este encontro foi muito produtivo, uma vez que além de levar ao conhecimento dos profissionais algumas das ações do Conselho, também foi possível conhecer um pouco da realidade da região, principalmente através da participação ativa dos presentes.

Creio que foi uma das reuniões onde tivemos a maior participação dos presentes, através de questionamentos e sugestões, o que sem dúvida enriqueceu o encontro, o Presidente finalizou agradecendo a presença e participação de todos.

 

http://www.crefito10.org.br/newsletter/142/142_arquivos/image002.jpg

http://www.crefito10.org.br/newsletter/142/142_arquivos/image003.jpg

http://www.crefito10.org.br/newsletter/142/142_arquivos/image004.jpg

http://www.crefito10.org.br/newsletter/142/142_arquivos/image005.jpg

 

4. Reunião com os Formandos

 

CREFITO-10 realizou reunião com os formandos do curso de Fisioterapia da FURB no último dia 19.

Na oportunidade foram discutidos assuntos pertinentes à competência do CREFITO-10 e questões referentes à conduta ético-deontológica com os futuros profissionais.

 

http://www.crefito10.org.br/newsletter/142/142_arquivos/image006.jpg

CREFITO-10 e formandos da FURB

 

Aconteceu no último dia 21 de junho nas dependências da Unochapecó a tradicional reunião com os formandos, o objetivo maior deste encontro é orientar os formandos sobre questões básicas do Registro Profissional além de esclarecer dúvidas gerais sobre a Profissão e o mercado de trabalho.

 

http://www.crefito10.org.br/newsletter/142/142_arquivos/image007.jpg

CREFITO-10 e formandos da Unochapecó

 

 

5. COFFITO publica novas Resoluções

 

RESOLUÇÃO n. 419/2012
Reconhece a Reabilitação Vestibular como área de atuação do fisioterapeuta

 

RESOLUÇÃO n. 418/2012
Fixa e estabelece os Parâmetros Assistenciais Terapêuticos Ocupacionais nas diversas modalidades prestadas pelo Terapeuta Ocupacional

 

RESOLUÇÃO nº. 417/2012

Dispõe sobre a atuação do Terapeuta Ocupacional como auditor

 

RESOLUÇÃO nº. 416/2012
Dispõe sobre a atuação do Fisioterapeuta como auditor

 

RESOLUÇÃO nº. 415/2012
Dispõe sobre a obrigatoriedade do registro em prontuário pelo terapeuta ocupacional, da guarda e do seu descarte

 

RESOLUÇÃO nº. 414/2012
Dispõe sobre a obrigatoriedade do registro em prontuário pelo fisioterapeuta, da guarda e do seu descarte

 

Estas resoluções, bem como outras legislações e normativas, estão disponíveis no nosso site em: http://www.crefito10.org.br/legislacao/#/1/, e no site do COFFITO ( http://www.coffito.org.br ).

 

6. CREFITO-10 estará na região Oeste e Extremo Oeste Catarinense para reunir-se com os profissionais

Esperamos a participação maciça de todos os profissionais destas regiões, pois estamos oferecendo uma oportunidade de discutirmos assuntos de todas as ordens, sendo este um espaço democrático onde o profissional poderá se aproximar do Conselho e efetivamente participar da tomada de decisões além de poder cobrar ações dos atuais administradores.

10 de julho de 2012 - Concórdia - Caitá Hotel - Rua Getúlio Vargas , 34 - Centro - Concórdia - SC - 19 horas.

11 de julho de 2012 - São Miguel Oeste - Hotel Solaris - Avenida Getúlio Vargas , 727 - Centro - São Miguel Oeste - SC - 19 horas.

 

12 de julho de 2012 - Xanxerê - City Hotel - Rua Victor Konder , 514 - Centro - Xanxerê - SC - 19 horas.

 

7. Campanha Santa Catarina 100% fiscalizada

Santa Catarina está 100% fiscalizada, isso mesmo, no último dia 20 de junho o DEFIS realizou fiscalização nos últimos 3 municípios Catarinense que restavam para completar 100% de  municípios fiscalizados.

Lançada com o objetivo de garantir a população Catarinense acesso a Fisioterapia e Terapia Ocupacional oferecidas por Profissionais e Empresas devidamente registrados, a campanha atingiu seu objetivo segundo a visão do Presidente do CREFITO-10.

Segundo o Presidente, em 15 meses o DEFIS conseguiu cobrir os 95,4 mil Km2 do território Catarinense,  totalizando 293 municípios visitados/fiscalizados  que gerou um total de 1536 atos fiscalizatórios realizados, o que demonstra a importância deste tipo de campanha.

Muito embora estejamos muito satisfeitos pelo objetivo atingido, já estamos com a segunda edição desta Campanha agendada para iniciar no dia 26/06, pois esta é uma Campanha permanente do CREFITO-10.

http://www.crefito10.org.br/newsletter/142/142_arquivos/image008.jpg

http://www.crefito10.org.br/newsletter/142/142_arquivos/image009.jpg

Agente Fiscal do CREFITO-10 Adelmar Zuffo com a Dra. Patrícia Regina dos Santos e Dr. César José Reali da Clínica Fisiocenter do município de Itá-SC, último municipio fiscalizado

Mapa de Santa Catarina 100% Fiscalizada

 

Finaliza o Presidente agradecendo o empenho de todo o Departamento de Fiscalização-DEFIS que não poupou esforços para cumprir a meta dos 100%.

 

Membros do DEFIS:

Dr. George Jung da Rosa – Coordenador do DEFIS

Dr. Gustavo Sutter Latorre – Coordenador Adjunto do DEFIS

Dra. Renata Florez Rocha – Coordenadora Adjunta do DEFIS

Roberta Belmonte - Agente Fiscal

Adelmar Zuffo - Agente Fiscal

 

8. V Congresso Paranaense de Terapia Ocupacional

 

Realização:  Actoep   - 26 a 29/Junho/2012 – Curitiba/PR

 

Terapia Ocupacional é uma profissão de paixão, difundida em vários campos de conhecimentos e saberes. Entretanto, para reviver paixões é necessário relembrar o eixo principal que nos aproxima, identifica e nos fazem únicos. Precisamos reacender nossa paixão, nos unindo e nos reconhecendo para trilhar caminhos em busca da autonomia profissional.

 

De modo a potencializar este movimento de convergência da profissão, a Associação Cultural dos Terapeutas Ocupacionais do Estado do Paraná – ACTOEP – promove o V Congresso Paranaense de Terapia Ocupacional, com a temática “Identidade, Autonomia e Unidade Profissional”. O evento será realizado do dia 26 a 29 de Junho de 2012.

 

Convidamos a todos para participar ativamente deste processo de aprimoramento técnico-científico e fortalecimento da profissão.

 

Fonte: Comissão Organizadora V Congresso Paranaense de Terapia Ocupacional

 

9. 3ª Conferência Estadual da pessoa com deficiência de Santa Catarina

 

Representantes de 180 municípios do estado de Santa Catarina se reuniram nos dias 20 a 22 de Junho em Florianópolis para discutir as políticas públicas voltadas às pessoas com deficiência.

O presidente do Conselho Estadual dos Direitos da Pessoa com Deficiência (CONEDE), Laércio Ventura, a questão da empregabilidade para o segmento deverá figurar entre as 40 propostas que serão apresentadas para a III Conferência Nacional, que será realizada em Brasília no mês de dezembro. “Apesar do estado ter um complexo industrial forte, ainda não conseguimos incluir as pessoas com deficiência neste setor, que é muito importante para incluí-las na sociedade”, afirmou.

Além dos grupos de discussão, a conferência contou com apresentações culturais, que incluem a cantora Marjorie Estiano e o grupo de músicos com deficiência, chamado Ilhados.

Etapa Nacional - Com o tema “Um olhar através da Convenção sobre os Direitos da Pessoa com Deficiência: novas perspectivas e desafios”, iniciam-se as preparatórias dos Estados para a Conferência Nacional, a ser realizada em Brasília entre os dias 03 e 06 de dezembro de 2012.

Elias de Oliveira,  assessor técnico da Secretaria de Promoção dos Direitos da Pessoa com Deficiências, da Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República apresentou o Plano Nacional dos Direitos da Pessoa com Deficiência – Viver sem Limite. O assessor destacou a importância da integração que as diferentes políticas têm em consonância com a preocupação de incluir as pessoas com deficiência em todas as ações governamentais. Outra ponto relevante destacado foi o papel indutor que o Viver sem Limite tem cumprido, fazendo com que os ministérios e entidades públicas e privadas voltem o seu olhar para políticas de inclusão das pessoas com deficiência.

No Estado de Santa Catarina foram eleitos 36 delegados para participar da Conferência Nacional dos Direitos das Pessoas com Deficiência, que ocorre em dezembro deste ano, em Brasília.

Representando o norte do Estado de Santa Catarina estiveram presentes as seguintes terapeutas ocupacionais  a Dra. Francielle Deluca Rosa, a Dra. Diba Vegini e Dra. Almerize Leite, Vice-Presidente da Abrato-SC. 

Vale ressaltar a presença do Conselheiro do CONEDE representante a Secretaria do Estado da Saúde, Dr. Adriano Sousa – Fisioterapeuta.

Fonte: http://www.direitoshumanos.gov.br/clientes/sedh/sedh/2012/06/20-jun-12-iii-conferencia-da-pessoa-com-deficiencia-de-santa-catarina-comeca-nesta-quarta-20

10. Coordenadores do CREFITO-10 visitam a sede do COFFITO

Os Coordenadores do CREFITO-10 Sra. Fabiane Jardim Guimarães - Coordenadora Administrativa e Sr. Woile Gonçalves - Coordenador Financeiro, estiveram nos dias 20 e 21 em Brasília na Sede do Conselho Federal de Fisioterapia e Terapia Ocupacional – COFFITO, a fim de conhecer as rotinas administrativas da Autarquia Federal.

Para o CREFITO-10, esta foi uma ação importante, pois permitiu aos Coordenadores do CREFITO-10, que são funcionários concursados, conhecer não só as rotinas, mas também as pessoas que trabalham no COFFITO e para a atual administração do CREFITO-10 isto é de fundamental importância, pois reforça o espírito de sistema e de equipe que são fundamentais uma vez que a maioria dos procedimentos administrativos requerem sintonia entre o Regional e o Federal, o que sem dúvida fica mais difícil quando não conhecemos quem está do outro lado.

Agradecemos a afetuosa acolhida que nossos Coordenadores tiveram de toda a equipe do COFFITO, em especial da Coordenadora Geral do COFFITO, Sra. Giana Cláudia Silveira.

http://www.crefito10.org.br/newsletter/142/142_arquivos/image010.jpg

http://www.crefito10.org.br/newsletter/142/142_arquivos/image011.jpg

Coordenadora Administrativa do CREFITO-10 Fabiane Jardim Guimarães à direita e Coordenadora do COFFITO Giana Cláudia Silveira  à esquerda

Coordenador Financeiro do CREFITO-10 - Woile Gonçalves à direita e Coordenadora do COFFITO Giana Cláudia Silveira  à esquerda

 

11. ABRATO-SC convida 

A Associação Brasileira dos Terapeutas Ocupacionais, regional Santa Catarina convida para reunião no dia 07 de julho, das 09 às 12 horas a se realizar na Rua Dr. João Colin, 2700, 104. América – Joinville.

Diretoria da Abrato-SC

 

12. Denuncie irregularidades no exercício das profissões de Fisioterapia e Terapia Ocupacional  

Envie sua denúncia pelo e-mail:  crefito10@crefito10.org.br ou pelo espaço para denúncias do site da entidade. www.crefito10.org.br

 

13. Você não está recebendo informações do CREFITO-10 através deste Informativo Semanal?  

 

Atualize seu cadastro (endereço, e-mail e telefone) no junto à secretaria do CREFITO-10 ou através do e-mail crefito10@crefito10.org.br. Não deseja receber estes emails? Envie e-mail com o assunto “REMOVER” para  comunicacrefito10@gmail.com. Quaisquer dúvidas ou sugestões sobre esta newsletter ou futuras, fale conosco através do e-mail:  comunicacrefito10@gmail.com  

http://www.crefito10.org.br/newsletter/142/142_arquivos/image012.jpg

 

Núcleo de Comunicação e Eventos do CREFITO-10