Informativo Semanal do CREFITO10/SC, 30 de Julho de 2012 | Número 147

 

 

1. Reunião jurídica debate diversos temas, entre eles, Acupuntura

FÓRUM PERMANENTE DAS PROCURADORIAS JURÍDICAS DO SISTEMA COFFITO-CREFITOS

Reunião Nacional 19/07/2012

O FÓRUM PERMANENTE DE PROCURADORIAS JURÍDICAS DO SISTEMA COFFITO-CREFITOS reuniu-se no último dia 19/07/2012, na sede do COFFITO e contou com a presença dos Procuradores Jurídicos dos CREFITOS 1, 2, 3, 4, 5, 6, 8, 9,10, sendo que os CREFITOS 7,11,12 e 13 justificaram a ausência dos seus procuradores.

Nessa oportunidade, além de vários outros temas de interesse das Autarquias Federal e Regionais, foi tratado o tema relativo à ACUPUNTURA, que se encontra judicializado perante o Tribunal Regional Federal em Brasília. O FORUM, por unanimidade, reafirmou a pertinência da conduta adotada pela PROJUR do COFFITO, relativamente à tática processual e sua condução na questão da ACUPUNTURA, cuja defesa dos interesses dos Fisioterapeutas e dos Terapeutas Ocupacionais Acupunturistas ocorre desde 1985, tanto no âmbito administrativo como no judicial, bem como ratificou a importância do tema ser tratado de maneira estratégica, cujas informações já foram, previamente, discutidas com os CREFITOS e com a SOBRAFISA que se reuniu com a PROJUR do COFFITO logo após o julgamento em questão pelo TRF,  a fim de se inteirar de toda a estratégia.

O COFFITO, enquanto órgão responsável pela condução do processo judicial e pela coordenação do referido FORUM DE PROCURADORES, destaca a importância de toda a sociedade científica, política e civil de se inteirar dos atos que estão sendo praticados para que as opiniões possam corresponder à verdade e representarem o senso comum já definido pelo SISTEMA COFFITO-CREFITOS, tendo em vista a imperiosa defesa da população e dos profissionais que se valem desse método como meio de garantir sua plenitude profissional em todo o território nacional.

Brasília, 23 de Julho de 2012. 

 ROBERTO MATTAR CEPEDA

PRESIDENTE DO COFFITO

PROCURADORIA JURÍDICA DO COFFITO

PROCURADORIA JURÍDICA DOS CREFITOS 1,2,3,4,5,6,8,9,10

 

2. Leopoldo Busquet retorna à Santa Catarina - Palestra Gratuita

 

 

 

3. Semana Mundial da Amamentação – 1º a 7 de agosto 2012

 

A Semana Mundial da Amamentação é comemorada todos os anos de 1º. a 7 de agosto em mais de 170 países, para incentivar o aleitamento materno e melhorar a saúde dos bebês em todo o mundo. Ele comemora a Declaração de Innocenti feito pela OMS e UNICEF em agosto de 1990 para proteger, promover e apoiar o aleitamento materno.

 

O aleitamento materno é a melhor maneira de fornecer recém-nascidos com os nutrientes de que precisam. A OMS recomenda o aleitamento materno exclusivo até o bebê de seis meses de idade, e continuar a amamentação com a adição de alimentos complementares nutritivos por até dois anos ou mais.

Fonte: http://www.who.int/mediacentre/events/annual/world_breastfeeding_week/en/index.html

4. Ministério da Saúde - Cooperação internacional

 

 

Em breve, a Secretaria de Ciência, Tecnologia e Insumos Estratégicos do Ministério da Saúde (SCTIE/MS) estará divulgando o lançamento de edital de pesquisa em saúde materno-infantil, que marcará o início da cooperação científica e tecnológica entre o Ministério da Saúde e a Fundação Bill & Melinda Gates. Aproveite para conferir as duas chamadas internacionais do Grand Challenges in Global Health nessa área que

estão abertas a pesquisadores de todo o mundo:

 

 

Informações:http://portal.saude.gov.br/portal/saude/profissional/visualizar_texto.cfm?idtxt=38892&janela=1

 

 

5. Edital de convocação para entrega de títulos da Prova de Especialidades

 

A empresa organizadora do Exame de Conhecimentos para obtenção de Título de Especialidade em áreas da Fisioterapia e Terapia Ocupacional, AOCP, divulgou Edital de convocação para entrega de títulos, última etapa do processo.

A prova de títulos é destinada aos profissionais aprovadas nas provas objetiva e discursiva do Exame de Conhecimentos.

Os títulos deverão ser entregues até o dia 1º de Agosto, enviados, juntamente, com o formulário impresso e preenchido para o endereço:

DESTINATÁRIO: AOCP Concursos Públicos

Caixa Postal 133

CEP 87.001 – 970

Maringá – PR

Veja a lista dos profissionais convocados para entrega dos títulos:

http://www.aocp.com.br/concursos/arquivos/coffito_Anexo_I_convocacao_titulos.pdf?

 

6.  IX Congresso Norte-Nordeste de Terapia Ocupacional – CONNTO

 

IX CONNTO  acontecerá em Natal - RN nos dias 26 a 29 de Setembro de 2012. Os participantes poderão participar do I Encontro do Grupo Nacional de Terapia Ocupacional em Saúde Mental sob o tema Desafios da Especialidade e da Especificidade no contexto brasileiro. Veja a programação na integra no www.conntonatal2012.com.br

 

 

Outros eventos:

 

II Simpósio Internacional de Pesquisa em Terapia Ocupacional

Data: 10 e 11 de agosto de 2012

Realização: Serviço de Terapia Ocupacional do Instituto de Psiquiatria do HCFMUSP

Local: Anfiteatro do Instituto de Psiquiatria HC FMUSP

Rua: Dr Ovidio Pires de Campos, 785 – Térreo – SP/SP

 

IV Encontro Catarinense de Terapia Ocupacional

Data: 19 de outubro de 2012

Auditório da Assembléia Legislativa do Estado de Santa Catarina – Florianópolis – SC.

 

VIII Congresso Brasileiro de Queimaduras

I Simpósio Internacional Wound Care

Data: 10 a 13 de outubro de 2012

Hotel Majestic Palace - Florianópolis -SC

www.cbqueimaduras.com.br

 

 

7. Nono Congresso Regional de Informação em Ciências da Saúde – CRICS9 

 

O Nono Congresso Regional de Informação em Ciências da Saúde – CRICS9 será realizado na sede da Organização Pan-Americana da Saúde (OPAS/OMS), em Washington, D.C., Estados Unidos, durante os dias 22 a 24 de outubro de 2012.

O CRICS9 será um fórum aberto para discussão de assuntos relevantes para a Saúde Pública nas Américas organizado em cinco temáticas. 

Eixos Temáticos

Informação para a decisão em saúde
gestão da informação, bibliotecas e repositórios digitais e necessidades de informação;

 

Estratégias e políticas públicas
desenvolvimento e sustentabilidade, cooperação técnica entre os países e governos;

 

Tecnologias de informação e comunicação
mHealth, interoperabilidade, acessibilidade e padrões;

 

Telessaúde
modelos e programas aplicados ao atendimento primário, desenvolvimento de serviços de telessaúde integrados aos sistemas nacionais de saúde;

 

Desenvolvimento de capacidades
comunicação para promoção da saúde, uso das redes sociais e alfabetização digital.



O CRICS9 implica em três dias de atividades compostas por palestras, mesas redondas, painéis e workshops. Se realiza logo após a 6a Reunião de Coordenação Regional da Biblioteca Virtual em Saúde – BVS (que acontecerá no mesmo local nos dias
20 e 21 de outubro de 2012). É realizado pela Organização Pan-Americana da Saúde (OPAS/OMS) por meio do seu Centro Especializado, BIREME, que também coordena o Comitê Científico do evento.


A 
série CRICS começou em 1992, aproveitando a reunião de representantes dos 37 países que integravam o Sistema Latino-Americano de Informação em Saúde, atualmente, a Rede Biblioteca Virtual em Saúde (BVS). Nasceu como um congresso inovador nos campos de informação e comunicação científica, gestão do conhecimento, metodologias e tecnologias de informação e suas aplicações para o desenvolvimento de sistemas de pesquisa, educação e atenção à saúde.


Comitê Organizador - CRICS 9

 

8. Denuncie irregularidades no exercício das profissões de Fisioterapia e Terapia Ocupacional

Envie sua denúncia pelo e-mail:  crefito10@crefito10.org.br ou pelo espaço para denúncias do site da entidade. www.crefito10.org.br

9. Você não está recebendo informações do CREFITO-10 através deste Informativo Semanal? 

 

Atualize seu cadastro (endereço, e-mail e telefone) no junto à secretaria do CREFITO-10 ou através do e-mail crefito10@crefito10.org.br. Não deseja receber estes emails? Envie e-mail com o assunto “REMOVER” para  comunicacrefito10@gmail.com. Quaisquer dúvidas ou sugestões sobre esta newsletter ou futuras, fale conosco através do e-mail:  comunicacrefito10@gmail.com  

Núcleo de Comunicação e Eventos do CREFITO-10