Informativo Semanal do CREFITO10/SC, 17 de Setembro de 2012 | Número 155

 

1. IV Encontro Catarinense de Terapia Ocupacional, Florianópolis, 19 de Outubro de 2012

Você vai ficar fora desta?

A programação foi preparada com esmero para você terapeuta ocupacional.

Confira a programação completa e faça a sua inscrição no www.crefito10.org.br

Estamos lhe esperando.

 

Segue uma pequena amostra do assunto: O Uso da Ciência da Ocupação e a Terapia Ocupacional

 

Síntese do conteúdo: O uso da ciência da ocupação e a terapia ocupacional -  O estudo da ocupação como uma ciência multiprofissional, contemplando por diversos saberes e centrada no estudo sistematizado que descreve e entende a participação, o significado e a função das ocupações. 

 

Palestrante: Dra. Luciana Wetheimerr é terapeuta ocupacional, Instituto Porto Alegre (1987). Vasta experiência em Terapia Ocupacional e Saúde Mental. Colabora do Instituto AME – Arte, Meio Ambiente e Educação, com palestras em empresas para inclusão de Portadores com Necessidades Especiais. Experiência em docência. Especialização em Coordenação de Grupo, pelo SEAPEG/1994, em Transtornos do Desenvolvimento pela UFGRS/2004 e Arteterapia pelo ISEPE/2006, curso de Introdução ao Modelo da Ocupação Humana Teoria e Prática/ ACTO/2011. Títulos de Representatividade: Diretora-Tesoureira do CREFITO-5, Gestão (2010-2014),  Delegada da Confederação Latino Americana de Terapia Ocupacional – CLATO/ABRATO, Gestão (2011 – 2013),  Coordenadora Nacional do Grupo de Trabalho de Especialidade de Saúde Mental - ABRATO, Gestão 2011/2013.

 

2. ASSEFISIO e CREFITO-10 convidam para palestra em Florianópolis dia 05 de Outubro com o tema:

 

Referencial Nacional de Honorários Fisioterapêuticos: Identidade, Valorização Profissional e Estratégias de Adoção.

 

Palestrante: Dra. MARLENE IZIDRO VIEIRA - CREFITO 8

 

Presidente da Federação Nacional das Associações de Prestadores de Serviços de Fisioterapia – FENAFISIO

Representante do COFFITO na Agencia Nacional de Saúde – ANS

Entre os temas abordados estarão:

ü As atribuições do CONSELHO FEDERAL DE FISIOTERAPIA E TERAPIA OCUPACIONAL - COFFITO, conferidas pela Lei nº 6.316/75;

ü Ações conjuntas realizadas pelo COFFITO, CREFITO´s, FENAFISIO e os órgãos de classe, visando a aplicação do Referencial Nacional de Honorários Fisioterapêuticos – RNHF;

ü Aplicação do Referencial Nacional de Honorários Fisioterapêuticos - RNHF nos contratos firmados com as Operadoras de Planos de Saúde, bem como a obrigatoriedade do cumprimento das determinações da AGÊNCIA NACIONAL DE SAÚDE SUPLEMENTAR (ANS), nos referidos contratos;

ü Qual a solução para a resolução do conflito existente entre o valor ínfimo pago pelas Operadoras de Planos de Saúde e a infração ético deontológica praticada pelos profissionais que firmam os referidos contratos.

Data: 05/10/2012

Local: Majestic Palace Hotel, Av. Jornalista Rubens de Arruda Ramos, 2746 – Centro – Florianópolis/SC

Horário: 18:30 hs

 

Sua presença será fundamental para o bom andamento dos trabalhos.

Confirme sua presença pelo e-mail: comunicacrefito10@gmail.com

 

 

 

 

3. Realizado o 1º Fórum Regional Sul dos Procuradores Jurídicos do Sistema COFFITO/CREFITO’s

 

Dando continuidade ao projeto do COFFITO de criação de um “cinturão jurídico” do Sistema, foi realizado no último dia 12 de setembro, na sede do CREFITO-10, o I Fórum Regional Sul dos Procuradores Jurídicos do Sistema COFFITO/CREFITOS, no encontro foram discutidas as questões jurídicas pertinentes aos estados do Paraná (CREFITO-8), Santa Catarina (CREFITO-10) e Rio Grande do Sul (CREFITO-5), contudo o Fórum contou com a presença dos Procuradores Jurídicos do COFFITO, do CREFITO-3, CREFITO-13, além dos 03 estados da região sul, CREFITO 5, 8 e 10.

Na análise dos presentes, o encontro foi de grande valia, pois além da discutirem os assuntos regionais, a presença dos demais CREFITO’s permitiu socialização de suas experiências locais.

Ante o sucesso do encontro, ficou designado para o próximo dia 03 de outubro o Fórum da Região Sudeste, que acontecerá na jurisdição do CREFITO-2, tal qual na região sul, a presença dos procuradores dos demais CREFITO’s é facultativa, mas não menos importante.

 

 

 

4.  Comissão de Educação de Fisioterapia do CREFITO-10 participou de encontro temático do sistema COFFITO/CREFITO’s com a ABENFISIO

 

O CREFITO-10, através da Presidente da Comissão de Educação de Fisioterapia participou do Encontro Temático das Comissões de Ensino de Fisioterapia do Sistema COFFITO/CREFITOs com a ABENFISIO, no dia 14 de setembro, das 13h30min às 19h em Brasília.

 

A reunião aconteceu junto ao XXII Fórum Nacional de Ensino em Fisioterapia, III Congresso Nacional da Fisioterapia na Saúde Coletiva, que este ano aconteceu paralelamente com o tema: “Atenção em saúde: formação e serviço integrados para o cuidado”.

 

O presente evento teve como objetivo construir uma política integrada com ações que visam o fortalecimento do processo de formação ética, técnico-científica, político profissional e para o controle social.

Temos certeza da importância deste evento aos docentes e aos profissionais interessados no tema, uma vez que é na Universidade que se constrói uma profissão de qualidade.

O CREFITO-10 parabeniza a ABENFISIO pelo sucesso do evento.

 

Dra. Francisco Rego – Presidente da ABENFISIO

Dra. Lisiane Fabris Chiumento - Presidente da Comissão

de Educação de Fisioterapia do CREFITO-10

 

5. Eventos:

 

www.conntonatal2012.com.br

 

 

6. Lançamento do livro: Psicomotricidade: abordagens emergentes

 

Dr. Paulo José Barbosa Gutierres Filho, fisioterapeuta lançou o livro: 

Psicomotricidade: abordagens emergentes

 

Ver site http://www.manole.com.br/loja/produto-183996-5291-psicomotricidade_abordagens_emergentes

 
Contato do Autor: paulogutierresfilho@ig.com.br

 

 

7. COFFITO discutiu com o Ministro da Previdência Social melhorias para Fisioterapia e Terapia Ocupacional 


O COFFITO, juntamente com a ABRATO, reuniu-se com o Ministro da Previdência Social, Garibaldi Alves, para debater assuntos relacionados à Fisioterapia e à Terapia Ocupacional.  

Durante o encontro foi discutido o apoio do Ministério da Previdência ao IX Congresso Norte e Nordeste de Terapia Ocupacional (CONNTO), evento que será realizado em Natal/RN. Outros assuntos entraram em pauta, como o processo de abertura de novos cursos de Terapia Ocupacional em todo país e a carga horária dos fisioterapeutas e terapeutas ocupacionais no INSS. Foi debatida ainda, a necessidade de ampliação do quadro de terapeutas ocupacionais e ações referentes à profissão na Previdência Social.

A realização desse encontro foi uma reivindicação da Associação dos Terapeutas Ocupacionais do Rio Grande do Norte (ATORN) em audiência com o ministro Garibaldi Alves, realizada em Natal/RN.

 

Dra. Luziana Maranhão - Vice-Presidente do COFFITO, Garibaldi Alves - Ministro da Previdência

Dr. José Naum Mesquita - Presidente da Associação Brasileira de Terapeutas Ocupacionais – Abrato

Representante do Ministério da Previdência Social e dos terapeutas ocupacionais do INSS.

 

Veja a matéria na integra no http://www.coffito.org.br/publicacoes/pub_view.asp?cod=2320&psecao=7

 

 

8. Denuncie irregularidades no exercício das profissões de Fisioterapia e Terapia Ocupacional

Envie sua denúncia pelo e-mail:  crefito10@crefito10.org.br ou pelo espaço para denúncias do site da entidade. www.crefito10.org.br

9. Você não está recebendo informações do CREFITO-10 através deste Informativo Semanal? 

 

Atualize seu cadastro (endereço, e-mail e telefone) no junto à secretaria do CREFITO-10 ou através do e-mail crefito10@crefito10.org.br. Não deseja receber estes emails? Envie e-mail com o assunto “REMOVER” para  comunicacrefito10@gmail.com. Quaisquer dúvidas ou sugestões sobre esta newsletter ou futuras, fale conosco através do e-mail:  comunicacrefito10@gmail.com  

 

Núcleo de Comunicação e Eventos do CREFITO-10