Informativo Semanal do CREFITO10/SC, 24 de Setembro de 2012 | Número 156

1. Curso de Capacitação em Classificação Internacional de Funcionalidade, Incapacidade e Saúde - CEAD/UDESC - CREFITO10/COFFITO

 

Hoje, 24.09.2012 inicia o Curso de Capacitação em Classificação Internacional de Funcionalidade, Incapacidade e Saúde, uma parceria entre a UDESC - CREFITO10 e Sistema COFFITO/CREFITOs com apoio da AFB e ABRATO.

 

O curso tem como professores o Dr. Eduardo Santana, Dra. Ciomara Nunes e Dra. Ana Christina de Oliveira Brasil.

 

Informamos que a homologação das inscrições seguiu os seguintes critérios:

- Ordem de inscrição
- Preenchimento correto de todos os campos da ficha de inscrição

Agradecemos as 1250 inscrições realizadas e comunicamos que pretendemos abrir novas turmas desse Curso para o ano de 2013.

Os 500 inscritos homologados (verifique se sua inscrição foi homologada -  
http://www.crefito10.org.br/conteudo.jsp?idc=1252) receberam no dia 20.09.2012 um e-mail com  informações sobre o início do curso, metodologia, além de login e senha de acesso ao curso.

 

Caso sua inscrição tenha sido homologada e você não tenha recebido o e-mail, favor entrar em contato pelo e-mail: comunicacreifto10@gmail.com ou direto com a UDESC, moodle.cead@udesc.br. o mais rápido possível.

 

   

Reunião no CREFITO-10 com os profissionais tutores do Curso no dia 21.09.2012

 

2. ASSEFISIO e CREFITO-10 convidam para palestra em Florianópolis dia 05 de Outubro com o tema:

 

Referencial Nacional de Honorários Fisioterapêuticos: Identidade, Valorização Profissional e Estratégias de Adoção.

 

Palestrante: Dra. MARLENE IZIDRO VIEIRA - CREFITO 8

 

Presidente da Federação Nacional das Associações de Prestadores de Serviços de Fisioterapia – FENAFISIO

Representante do COFFITO na Agencia Nacional de Saúde – ANS

Entre os temas abordados estarão:

ü As atribuições do CONSELHO FEDERAL DE FISIOTERAPIA E TERAPIA OCUPACIONAL - COFFITO, conferidas pela Lei nº 6.316/75;

ü Ações conjuntas realizadas pelo COFFITO, CREFITO´s, FENAFISIO e os órgãos de classe, visando a aplicação do Referencial Nacional de Honorários Fisioterapêuticos – RNHF;

ü Aplicação do Referencial Nacional de Honorários Fisioterapêuticos - RNHF nos contratos firmados com as Operadoras de Planos de Saúde, bem como a obrigatoriedade do cumprimento das determinações da AGÊNCIA NACIONAL DE SAÚDE SUPLEMENTAR (ANS), nos referidos contratos;

ü Qual a solução para a resolução do conflito existente entre o valor ínfimo pago pelas Operadoras de Planos de Saúde e a infração ético deontológica praticada pelos profissionais que firmam os referidos contratos.

Data: 05/10/2012

Local: Majestic Palace Hotel, Av. Jornalista Rubens de Arruda Ramos, 2746 – Centro – Florianópolis/SC

Horário: 18:30 hs

 

Confirme sua presença pelo e-mail: comunicacrefito10@gmail.com

 

3. Últimas Vagas - IV Encontro Catarinense de Terapia Ocupacional, Florianópolis, 19 de Outubro de 2012

Você vai ficar fora desta?

A programação foi preparada com esmero para você terapeuta ocupacional.

Confira a programação completa e faça a sua inscrição no www.crefito10.org.br         

Venha contribuir com as discussões acerca da Terapia Ocupacional em Santa Catarina.

4. Tomam posse Conselheiros do Conselho Estadual das Pessoas com DeficiênciaCONEDE

Na quinta-feira 13 de setembro de 2012, no auditório da sede da Secretaria de Estado da Assistência Social, Trabalho e Emprego(SST), em Florianópolis, ocorreu a cerimônia de posse dos integrantes do Conselho Estadual das Pessoas com Deficiência (CONEDE). 

Foram empossados 40 conselheiros, sendo 20 representantes governamentais e 20 representantes da sociedade civil, divididos entre titulares e suplentes, que permanecem no Conselho para o biênio 2013/2014.Dentre os novos conselheiros destacamos a presença da terapeuta ocupacional Dra. Almerize Leite, vice-presidente da Associação brasileira dos terapeutas ocupacionais, regional Santa Catarina e atualmente presidente do Comde de Joinville, bem como do Dr. Adriano Sousa, fisioterapeuta, Presidente da Comissão de Ètica e Deontologia da Fisioterapia dp CREFITO-10, representante da Secretaria de Estado da Saúde  e Vice-Coordenador da Comissão de Transição do CONEDE.

O Secretário de Estado da Assistência Social, Trabalho e Habitação (SST), João José Cândido da Silva, destacou que a criação de conselhos foi uma conquista da sociedade, mas que ainda é preciso melhorar muito as condições de acessibilidade, mobilidade urbana. "Eu acredito nos conselhos e temos que trabalharmos juntos para melhorar ainda mais as condições desta parcela da população", ressaltou. O integrante da comissão de transição do Conede, José Augusto Meier Gochinski, ressaltou ser importante o engajamento de todos na luta pelos direitos das pessoas com deficiência. 

Imagem inline 1 

Posse dos Conselheiros do Conselho Estadual dos Direitos da Pessoa com Deficiência - CONEDE - 2012/2014

Dr. Adriano Sousa, vice-coordenador do CONEDE e membros da Comissão de Transição juntamente como o  Dr.João José Cândido da Silva, Secretário de Estado da Assistência Social, Trabalho e Emprego-SST

 

 

Comissão de Transição do CONEDE - Alexandre Belino, Secretário Executivo, Dr. Adriano Sousa, vice-coordenador (SES) e Dra. Andrea A. Panchiniak, Coordenadora (FCEE)   e o Sr. José Augusto Meier Gochinski (FCEDF) na cerimônia de posse dos conselheiros.

5. Comissões de Ética do CREFITO-10 participaram em Brasília do Seminário de Ética Profissional

 

Os Membros das Comissões de Ética da Fisioterapia e da Terapia Ocupacional do CREFITO-10 estão participando do “Seminário de Ética Profissional”, que está sendo realizado nos dias 19 e 20 de setembro de 2012, em Brasília, evento promovido pelo Fórum dos Conselhos Federais da Área da Saúde.

O convite foi realizado pelo Presidente do COFFITO, Dr. Roberto Cepeda a todos os Conselhos Regionais.

O Fórum objetivou discutir os "Erros e Condições de Trabalho dos Profissionais da Saúde ".

Dr. Adriano Sousa – Presidente da CEDF, Dra. Rita de Cássia Paula Souza – CEDF, Dr. Gregório Ferreira Neto – CEDF, Dra. Cristiane Schmeling e Dra. Maristela Vieira - CEDTO

 

6. Eventos:

 

JOCAFIR 2012 - X Jornada Catarinense de Fisioterapia Cardiorrespiratória

10 de novembro de 2012

Local: Majestic Palace Hotel, Av. Beira Mar Norte – Florianópolis - SC

Promoção: ASSOBRAFIR - Unidade Regional SC

Informações: http://jocafir2012.blogspot.com.br/

 

www.conntonatal2012.com.br

 

7. XIV Congresso Estadual das APAES de Santa Catarina

 

Aconteceu na semana de 03 a 06 de setembro em Joinville, o XIV Congresso Estadual das APAES de Santa Catarina, o V Fórum de Autodefensores e o I Encontro de Presidentes e Dirigentes das APAES de Santa Catarina e Rio Grande do Sul, tendo como lema “APAE: Movimento na Construção de um Mundo Novo”.  

O evento teve aproximadamente 2000 pessoas entre elas professores, terapeutas ocupacionais, fisioterapeutas, fonoaudiólogos, educadores físicos, psicólogos, médicos e demais profissionais envolvidos com a educação, saúde, assistência social, direitos da pessoa com deficiência, voluntários e demais pessoas da comunidade.

A programação teve a apresentação do Ballet Bolshoi no Brasil e educandos da APAE visando promover a inclusão social por meio da dança, diversas palestras, mini-cursos, oficinas, exposição de trabalhos científicos e feira de materiais terapêuticos, livros etc.

A terapeuta ocupacional Dra. Silvane Penkal membro da Associação brasileira dos terapeutas ocupacionais, regional Santa Catarina – Abrato-SC em parceria com a Dra Heloísa B. Ventura Di Nulbia médica que trabalha atualmente como Especialista de Nível Superior na área de Classificações, no Centro Colaborador da Organização Mundial de Saúde para a Família das Classificações Internacionais em Português (Centro Brasileiro de Classificações de Doenças – CBCD) ministraram o mini-curso: A Importância da Classificação Internacional de Funcionalidade, Incapacidade e Saúde.

Verificou-se que a presença de terapeutas ocupacionais de várias cidades Catarinenses e de diferentes estados foi fundamental para o enriquecimento do debate interdisciplinar  nos mini-curso,  assim como divulgação da profissão, troca de experiências e até vagas de trabalho.

Fonte: Dra. Silvane Penkal, terapeuta ocupacional membro da Abrato-SC.

 

8. CREFITO-10 participou da reunião do GT de Desistitucionalização

O GT de Desistitucionalização retomou suas atividades em 12 de Setembro, quarta feira, nas dependências da Universidade Federal de Santa Catarina, sob a coordenação de Walter Ferreira de Oliveira (UFSC).

Os presentes resgataram os fatos ocorridos nos últimos meses, como a apresentação do documento elaborado pelo GT no decorrer de 2010-2011 sobre a política de desinstitucionalização da Saúde Mental no Estado de Santa Catarina ao Conselho Estadual de Saúde. Importante destacar que este documento apresenta uma síntese da situação da Saúde Mental em nossa região, o qual foi bem recebido pelos gestores. O grupo tem como meta retomar as discussões gerais e assim constituir uma lista de ações a serem desenvolvidas de forma concreta por ordem de prioridade. Outro ponto aprofundado refere-se à superlotação do IPQ e do Hospital de Custodia e a falta de alternativas de atendimento emergencial em Florianópolis.

 

9. Mais uma vitória das 30 horas no Tribunal Federal da Quarta Região

 

Nesta terça, dia 18 de setembro, o CREFITO-10 obteve mais uma vitória na luta pelo reconhecimento do direito dos profissionais fisioterapeutas e terapeutas ocupacionais à jornada semanal máxima de trinta horas.

 

Desta vez, foi julgada a apelação interposta pelo Município de São Bento do Sul contra a sentença que havia reconhecido este direito.

 

Os Desembargadores Federais da 4a Turma do Tribunal Regional Federal da 4a Região, por unanimidade, negaram provimento à apelação do município, ratificando a decisão que determinou a adequação da jornada de trabalho dos profissionais funcionários daquele Município.

 

Seguiremos nossa luta!

 

Dr. Sandroval Torres

Presidente do CREFITO-10

 

10. Denuncie irregularidades no exercício das profissões de Fisioterapia e Terapia Ocupacional

Envie sua denúncia pelo e-mail:  crefito10@crefito10.org.br ou pelo espaço para denúncias do site da entidade. www.crefito10.org.br

11. Você não está recebendo informações do CREFITO-10 através deste Informativo Semanal?  

 

Atualize seu cadastro (endereço, e-mail e telefone) no junto à secretaria do CREFITO-10 ou através do e-mail crefito10@crefito10.org.br. Não deseja receber estes emails? Envie e-mail com o assunto “REMOVER” para  comunicacrefito10@gmail.com. Quaisquer dúvidas ou sugestões sobre esta newsletter ou futuras, fale conosco através do e-mail:  comunicacrefito10@gmail.com  

 

Núcleo de Comunicação e Eventos do CREFITO-10