Informativo Semanal do CREFITO10/SC, 10 de Dezembro de 2012 | Número 168

 

1.   Votação do Ato Médico é adiada no Senado

 

A Comissão de Educação, Cultura e Esporte (CE) decidiu na última terça-feira, por realizar mais uma audiência pública antes de votar o projeto de lei do Ato Médico. A audiência será conjunta com a Comissão de Assuntos Sociais.

Fonte: Agência Senado

 

 

http://www.crefito10.org.br/cmslite/userfiles/image/AAAAAtttttttttttttttoooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooMEDIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIICCCCCCCCCCCCCOOOOOOOOO.jpg

 

Fica cada vez mais claro que este projeto ainda necessita ser discutido, pois trata-se de uma reserva de mercado que pode acarretar em uma cadeia de eventos que tendem a travar ainda mais o acesso do cidadão à equipe de saúde.

A Comissão de Assuntos Parlamentares – CAP do COFFITO, assim com outros órgãos de classe tais como FENAFISIO, tem desempenhado um importante papel na tentativa de sensibilizar os Senadores sobre o impacto na saúde do cidadão frente a aprovação do texto do referido projeto de lei na forma com que se encontra.

Esperamos que nesta próxima Audiência Pública, fique claro para os Senadores que a aprovação do texto do projeto como se encontra será prejudicial á saúde dos Brasileiros.

 

2.   CREFITO JOVEM

 

Dando continuidade no Projeto CREFITO Jovem, foi realizado um Júri Simulado no Curso de Fisioterapia da UNIASSELVI-FAMEBLU em Blumenau.

A Primeira etapa, onde foi apresentado todo o material a ser trabalhado pelos alunos da sexta fase, ocorreu no dia 13.11.12 e foi conduzida pelo Dr. Michel Castro e contou com a presença da Professora Dra. Ligia Mafra e da Coordenadora do Curso Dra. Karine Polizelli.

A Segunda etapa, que tem como objetivo simular uma plenária de julgamento ético deontológico, foi realizada no último dia 03.12.12 e contou com a condução do Dr. Gustavo Sutter LaTorre.

O principal objetivo deste tipo de atividade é tornar o estudo da ética e deontologia algo mais próximo da realidade e sem dúvida mais dinâmico, esperamos que os acadêmicos acostumem-se a manusear o código de ética profissional bem as resoluções que normatizam nossas profissões, destaca Dr. Gustavo LaTorre.

 

Outra ação do Projeto CREFITO Jovem, foi a visita dos alunos do Curso de Fisioterapia do CEFID-UDESC à sede do CREFITO-10, onde foram recepcionados pelo Dr. André Cruz e pela Dra. Esther Steiner. Nesta atividade, os alunos tiveram oportunidade de conhecer como é o funcionamento da Autarquia bem como tirar dúvidas a respeito das profissões e do papel do Conselho.

Acompanhando seus alunos esteve a Professora e Conselheira do CREFITO-10 Dra. Rita de Cássia Paula Souza que atualmente também é a Gerente do Centro Catarinense de Reabilitação – CCR em Florianópolis

 

 

 

 

13.11.12 - Dr. Michel Castro e alunos do Curso de Fisioterapia da Uniasselvi – Blumenau – 1ª Etapa do Júri Simulado.

 

03.12.12 - Dr. Gustavo Sutter LaTorre e alunos do Curso de Fisioterapia da Uniasselvi – Blumenau - 2ª Etapa do Júri Simulado.

Dra. Rita de Cassia Paula Souza, Dra. Esther Steiner, Dr. André Cruz e alunos do Curso de Fisioterapia do CEFID-UDESC.

 

 

3.   Reunião com formandos:

 

CREFITO-10 reuniu-se com formandos de Fisioterapia da UNIVALI - Itajaí e da FURB - Blumenau, o objetivo principal destes encontros é fornecer o mínimo de informação aos formandos, sobre como proceder para efetivar sua Inscrição Profissional, junto ao Sistema COFFITO - CREFITO´s.

Esta também é uma oportunidade para os formandos esclarecerem dúvidas frente a realidade da profissão escolhida, assim como buscar orientações sobre os mais diversos aspectos normativos da profissão.

O CREFITO-10 parabeniza aos formandos e deseja sucesso na vida pessoal e profissional.

 

Dr. Gustavo Sutter LaTorre e formandos do Curso de Fisioterapia da UNIVALI - Itajaí.

Dr. George Jung da Rosa e formandos do Curso de Fisioterapia da FURB - Blumenau.

 

 

 

4.   CREFITO-10 participou da Assembleia de final do ano da Associação dos Conselhos Profissionais de Santa Catarina (Ascop)

 

Nesta terça-feira, dia 4, a Associação dos Conselhos Profissionais de Santa Catarina (Ascop) realizou sua Assembleia de final do ano, em que foi feito um balanço das atividades realizadas em 2012, pelo presidente Marino Tessari, e promovida a escolha da nova diretoria da entidade (gestão 2013/2014). Por unanimidade, foi eleito para comandar a entidade o atual presidente do Core/SC, Flavio Flores Lopes, tendo como vice  o engenheiro Carlos Alberto Kitta Xavier (CREA/SC), como secretário Marino Tessari (CREF3/SC), secretária-adjunta  Ana  Jeanette Lopes de Haro (CRN10/SC), tesoureiro Marcello Alexandre Seemann (CRCSC) e tesoureiro-adjunto Paulo Sérgio Teixeira Araújo (CRF/SC).

Na oportunidade o CREFITO-10 foi representado pelo Procurador Jurídico, Dr. Marcos Vinícius de Souza.

 

5. Projeto de Lei da Terapia Ocupacional é aprovado na Câmara dos Deputados


O Projeto de Lei 7647/10, que dispõe sobre a regulamentação da profissão de terapeuta ocupacional, foi aprovado na manhã da última quarta-feira 05.12.12 pela Comissão de Seguridade Social e Família (CSSF) da Câmara dos Deputados.

Aprovado por unanimidade, o PL da Terapia Ocupacional teve a relatoria da Dep. Sueli Vidigal, que ressaltou a importância do trabalho dos terapeutas ocupacionais e a contribuição do Sistema Coffito/Crefitos e da Abrato para a aprovação deste projeto.

Após essa conquista, o PL 7647/10 seguirá para a Comissão de Trabalho, de Administração e Serviço Público da Câmara dos Deputados.

 

6. CREFITO-10 na defesa das 30 horas

 

Na última semana, a Terceira e Quarta Turmas do TRF4 mantiveram as sentenças que julgaram procedentes as ações movidas pelo CREFITO-10 contra os Municípios de Brusque e Barra Velha.

Essas ações visam á adequação da carga horária em 30 horas semanais conforme rege a Lei 8856 de 01 de março de 1994.

Seguimos atentos e trabalhando, afirma o Presidente do CREFITO-10.

 

7.  XIII Congresso Brasileiro de Terapia Ocupacional - 2013, Santa Catarina aguarda você, programe-se.

Informações pelo site WWW.cbto2013.com.br ou pelo email cbto2013@ag3eventos.com.br

 

 

8. Associação de Fisioterapeutas do Brasil - AFB divulga flyer do XX Congresso Brasileiro de Fisioterapia

 

 

 

 

9. ASSOBRAFIR divulga Diretoria Executiva Geral, Regionais e Conselho Fiscal para o período 2013 – 2016.

 

 

 

Confira na íntegra a lista dos representantes eleitos no site da ASSOBRAFIR – www.assobrafir.com.br

 

O CREFITO-10 parabeniza todos os membros eleitos, em especial aos da chapa INOVAÇÃO que comporão a Executiva Regional ASSOBRAFIR no Estado de Santa Catarina.

 

 

10. Denuncie irregularidades no exercício das profissões de Fisioterapia e Terapia Ocupacional

Envie sua denúncia pelo e-mail:  crefito10@crefito10.org.br ou pelo espaço para denúncias do site da entidade. www.crefito10.org.br

 

11. Você não está recebendo informações do CREFITO-10 através deste Informativo Semanal? 

 

Atualize seu cadastro (endereço, e-mail e telefone) no junto à secretaria do CREFITO-10 ou através do e-mail crefito10@crefito10.org.br. Não deseja receber estes emails? Envie e-mail com o assunto “REMOVER” para  comunicacrefito10@gmail.com. Quaisquer dúvidas ou sugestões sobre esta newsletter ou futuras, fale conosco através do e-mail:  comunicacrefito10@gmail.com

 

Núcleo de Comunicação e Eventos do CREFITO-10