Informativo Semanal do CREFITO10/SC, 28 de Janeiro de 2013 | Número 172

 

1. Tragédia em Santa Maria - RS

 

 

 

 

 

2. Sociedade Brasileira de Queimaduras se solidariza às vítimas do incêndio em Santa Maria (RS)

 

A direção da Sociedade Brasileira de Queimaduras lamenta consternada a tragédia ocorrida na madrugada de sábado para domingo, na boate Kiss, em Santa Maria, e coloca seu quadro de especialistas à disposição das unidades de Saúde do Rio Grande do Sul que estejam recebendo vítimas do incêndio. Com presença em todo o país, a SBQ reúne profissionais de cirurgia plástica, pediatria, fisioterapia, enfermagem, fonoaudiologia e farmácia, entre outras especialidades, todos com atuação centrada no atendimento a queimados.

“Os acidentes envolvendo queimaduras são evitáveis em 99% dos casos, através de ações de prevenção, e é lamentável que estes cuidados não tenham sido tomados”, avalia a presidente da SBQ, a pediatra Maria Cristina Serra, do Rio de Janeiro. “O foco agora deve ser a qualidade do primeiro atendimento, pois o prognóstico está diretamente associado à forma como foi prestado o primeiro socorro, por isso nossos especialistas estão à disposição, para orientar à distância ou mesmo auxiliar os trabalhos nas unidades de Saúde para onde estes jovens estão sendo enviados”, insiste.

A Sociedade Brasileira de Queimaduras vem se dedicando, nos últimos anos, à “normatização” do atendimento prestado aos queimados, através da promoção de cursos de qualificação para profissionais de Saúde, da oferta pioneira de uma especialização Lato-Sensu com caráter multiprofissional e da participação em Câmaras Técnicas do Ministério da Saúde que estão estabelecendo as diretrizes nacionais para o tratamento de feridas. “Estamos consternados com a tragédia e esperamos que todos os jovens que sobreviveram ao incêndio tenham acesso a um tratamento continuado e qualificado, pois este é o único recurso para amenizar as sequelas estéticas e funcionais deixadas pelas queimaduras”, observa o fisioterapeuta Dr. Juliano Tibola, membro da direção da SBQ.

 

 

Mais informações: Ana Lavratti - Assessora de comunicação SBQ

  (48) 9641-6668, imprensa@sbqueimaduras.org.br   www.sbqueimaduras.org.br

 

3. Procuradoria da Prefeitura de Itapema recebe CREFITO-10 para discutir sobre ação das 30 horas.

 

Acompanhado do Vereador Fabrício Lazzari (FAFÁ - PP), o Presidente do Conselho Regional de Fisioterapia de Santa Catarina (CREFITO 10), Dr. Sandroval Torres, participou de uma audiência com o procurador geral da prefeitura de Itapema, Dr. Alfredo Marin, para discutir o andamento da ação movida pelo Crefito-10 contra o município de Itapema, uma vez que os profissionais Fisioterapeutas e Terapeutas Ocupacionais daquele município, são obrigados a cumprir jornada de trabalho ao arrepio da Lei (Lei Federal Nº 8.856, de 1º de março de 1994, que fixa a jornada de trabalho dos profissionais da fisioterapia e terapia ocupacional em 30 horas semanais).
Os fisioterapeutas que atuam na rede pública de Itapema também participaram do encontro, realizado no último dia 24, na sede da prefeitura.
Segundo o Presidente do Crefito-10, “para exercer a fisioterapia de maneira digna, o fisioterapeuta deve ter boas condições de trabalho e ter tempo hábil para manter-se atualizado, aperfeiçoando seus conhecimentos técnicos, científicos e culturais em benefício da sociedade brasileira e do desenvolvimento do exercício da sua profissão”.
A audiência, mediada pelo vereador Fafá que também é fisioterapeuta, deve surtir seus primeiros efeitos em breve.
O procurador da prefeitura, Dr. Marin, garantiu que a medida será adotada no município, fazendo valer a legislação em vigor, em benefício dos profissionais desta área que atuam pelo município.
Questionado sobre o encontro, o Vereador Fafá diz: “Essa foi minha primeira ação voltada para a área da saúde, depois que tomei posse. mas essa não será minha única frente, e meu gabinete vai estar sempre aberto para atender população”.

 

4. CREFITO-10 participou da FORMATURA do Curso de Fisioterapia da UNIARP

 

Dia 25 de janeiro, sexta-feira, O CREFITO-10 esteve presente na Formatura do curso de Fisioterapia da Universidade do Alto Vale do Rio do Peixe - Uniarp, em Caçador. Representando o CREFITO-10, o coordenador do Departamento de Fiscalização Dr. George Jung da Rosa entregou as Licenças Temporárias de Trabalho aos formandos.

 

Em seu discurso, o reitor da UNIARP, Professor Dr. Adélcio Machado dos Santos transmitiu seus cumprimentos ao Presidente e conselheiros do CREFITO-10 e lembrou aos presentes da importância da presença do Conselho e da entrega das habilitações, oportunizando aos novos profissionais o imediato ingresso no mercado de trabalho.

 

O CREFITO-10 agradece a forma cortês e respeitosa que foi recebido e parabeniza desejando sucesso aos novos profissionais.

 

 

 

 

 

5. Fisioterapeuta Catarinense Dr. Juliano Tibola, integra Diretoria Nacional da Sociedade Brasileira de Queimaduras

 

O fisioterapeuta Dr. Juliano Tibola, mestre em Saúde Pública e profissional da Clínica Escola de Fisioterapia da Udesc, tomou posse nesta sexta-feira, 25 de janeiro, como 2º Tesoureiro da Sociedade Brasileira de Queimaduras, entidade que reúne especialistas em cirurgia plástica, pediatria, fisioterapia, enfermagem, fonoaudiologia e farmácia, entre outras formações. A solenidade de posse da nova Diretoria Nacional da SBQ ocorreu no Hotel Majestic Palace, em Florianópolis, ocasião em que o cirurgião plástico do Hospital Celso Ramos, Dr. Dilmar Leonardi, passou a presidência para a pediatra Dra. Maria Cristina Serra, do Rio de Janeiro.

No Brasil, a cada ano, são registrados em torno de um milhão de acidentes envolvendo queimaduras. Com ampla experiência na área, o Dr. Juliano Tibola vem se destacando na luta pela prevenção de queimaduras, normatização do primeiro socorro prestado às vítimas e qualificação dos profissionais de fisioterapia que atuam em unidades de queimados, tendo ministrado cursos e conferências inclusive no exterior. Na gestão anterior da SBQ, o fisioterapeuta ocupava o cargo de Diretor Executivo, ocasião em que viabilizou a transferência para Florianópolis da Secretaria Executiva da entidade.

A nova diretoria da SBQ, eleita em outubro de 2012 durante o VIII Congresso Brasileiro de Queimaduras, é formada por Maria Cristina Serra na presidência, Leonardo Rodrigues da Cunha como vice-presidente, Telma Rocha como 1a Secretária, Rutiene Rocha de Mesquita como 2a Secretária, Luís Guilherme Guedes de Araújo como 1º Tesoureiro, Juliano Tibola como 2º Tesoureiro, Wandir Antonio Schiozer como Diretor Científico, e Maurício Pereima como Editor da Revista Brasileira de Queimaduras.

No próximo biênio, além de dar continuidade aos trabalhos que vinham sendo realizados na gestão do cirurgião plástico Dr. Dilmar Leonardi, a entidade vai reforçar sua atuação em termos de “união e educação”. Com isso, os novos diretores da SBQ esperam colaborar para uma maior integração entre a SBQ, suas regionais, demais associações de especialistas e as instituições internacionais que se dedicam às queimaduras; e também apostar no crescimento e na visibilidade da entidade a partir de ações voltadas à educação, com cursos avançados, cursos de pós-graduação, estímulo às pesquisas e formação de novos instrutores para o Curso de Normatização do Atendimento (CNNAQ).

 

6. 1º Congresso Brasileiro de Fisioterapia Pélvica da ABFP

 

1º Congresso Brasileiro de Fisioterapia Pélvica da ABFP, Curitiba, 7 a 9 de março de 2013 - Curitiba, as inscrições estão abertas.

Participem!

 

Detalhes no site abaixo: http://inspirar.com.br/fisioterapiapelvica/

 

 

7. XIII Congresso Brasileiro de Terapia Ocupacional - 2013, Santa Catarina aguarda você, INSCRIÇÕES ABERTAS.

 

Informações pelo site www.cbto2013.com.br ou pelo email cbto2013@ag3eventos.com.br

Terapia Ocupacional e Políticas Públicas: Diretrizes, Compromisso e Ações.

Data: 13 a 16.10.2013

Local: Centro de Convenções, Centro Sul – Florianópolis - SC.

Promoção: Associação Brasileira dos Terapeutas Ocupacionais – ABRATO

Realização: Associação Brasileira dos Terapeutas Ocupacionais, Regional Santa Catarina – ABRATO-SC  

 

 

 

8. XX Congresso Brasileiro de Fisioterapia AFB Fortaleza 2013

 

É com muita satisfação que a diretoria da AFB compartilha novamente com vocês um momento de alegria, em cumprimento a mais uma meta dos nossos projetos de levar a Associação de Fisioterapeutas do Brasil para todo o país, assegurando a nossa representação nacional.

Em 2013 será realizado em Fortaleza, de 16 a 19 de outubro, o XX Congresso Brasileiro de Fisioterapia, com o tema "Da Ciência da Funcionalidade aos Novos Desafios Profissionais". No evento contaremos com a presença de Congressistas de todo o Brasil e também do exterior.

A AFB é uma associação filiada a World Confederation for Physical Therapy – WCPT e a Confederação Latino Americana de Fisioterapia e Kinesiologia – CLAFK, o que vêm contribuindo para o intercâmbio científico da Fisioterapia e facilitando em nossos eventos a vinda de diversos palestrantes nacionais e internacionais, com o objetivo de levar aos Congressistas uma programação de qualidade.

O XX Congresso Brasileiro de Fisioterapia é presidido pela Prof.ª Dr.ª Daniela Gardano Montalverne, que juntamente com o Presidente da Comissão Científica Prof.º Dr.º Jefferson Rosa Cardoso, estão preparando uma programação científica com o intuito de abranger todas as áreas de atuação da profissão, trazendo o que há de novo em as pesquisas e evidências científicas e levar todos à reflexões e novos conhecimentos.

A Comissão Organizadora é presidida pelo diretor da AFB e tesoureiro do Crefito-6, Dr. Flávio Feitosa Pessoa de Carvalho (CE), que com os demais membros da Comissão promoverá um evento de altíssimo nível.

Os Congressos promovidos pela AFB vêm mantendo a tradição de trazer inúmeras novidades para os Congressistas, e não será diferente em mais esta edição. Com a intenção de contribuir para a formação dos profissionais e acadêmicos, a fim de que possam levar a experiência do Brasil para outros países, vamos oferecer aos Congressistas a possibilidade de enviar e apresentar os trabalhos científicos em 3 idiomas: português, espanhol e inglês, com avaliação por professores nativos.

Nos próximos meses ainda traremos mais novidades!

As inscrições terão início nesta semana e serão facilitadas pelo parcelamento em cartão de crédito.

O Congresso conta com o apoio de todo o Sistema COFFITO/CREFITOs e, em particular, com o apoio do CREFITO-6, presidido pelo Dr. Ricardo Lotif Araújo, esteve em intensa atividade para que o Ceará sediasse esta edição do Congresso Brasileiro e que tem dado total apoio à AFB. Até lá!

Dra. Denise Flávio de Carvalho Botelho Lima

Presidente da AFB

 

Fernanda Guimarães Torres

Diretora-Secretária da AFB

Presidente da Comissão de Divulgação do Congresso

 

 

9. Denuncie irregularidades no exercício das profissões de Fisioterapia e Terapia Ocupacional

Envie sua denúncia pelo e-mail:  crefito10@crefito10.org.br ou pelo espaço para denúncias do site da entidade. www.crefito10.org.br

 

10. Você não está recebendo informações do CREFITO-10 através deste Informativo Semanal? 

 

Atualize seu cadastro (endereço, e-mail e telefone) no junto à secretaria do CREFITO-10 ou através do e-mail crefito10@crefito10.org.br. Não deseja receber estes emails? Envie e-mail com o assunto “REMOVER” para  comunicacrefito10@gmail.com. Quaisquer dúvidas ou sugestões sobre esta newsletter ou futuras, fale conosco através do e-mail:  comunicacrefito10@gmail.com

 

 

 

Núcleo de Comunicação e Eventos do CREFITO-10