Informativo Semanal do CREFITO10/SC, 25 de Março de 2013 | Número 180

 

1. CREFITO-10 participou de reunião com profissionais do Médio Vale

 

http://www.crefito10.org.br/cmslite/userfiles/image/IMG_0123%20(1).JPG

http://www.crefito10.org.br/cmslite/userfiles/image/IMG_0127.JPG

 

Aconteceu no último dia 23 na cidade de Blumenau e contou com a presença de profissionais da região do médio vale. O CREFITO-10 agradece a presença de todos.

2.  Mais um Município ajusta a Jornada de Trabalho de Fisioterapeutas e Terapeutas Ocupacionais

O Município de Itapema passará cumprir jornada de trabalho de 30 horas semanais sem redução salarial, já a partir do mês de abril.

Esta conquista se deu após o CREFITO-10 propor ação contra o Município em 2011, o processo já havia tramitado com vitória do CREFITO-10, porém encontrava-se em grau de recurso o que sem dúvida nenhuma, poderia se prolongar por alguns anos.

Felizmente, com a mudança da administração oriunda das últimas eleições municipais, o processo ganhou novo fôlego e novo rumo principalmente pela ação rápida do Fisioterapeuta e Vereador de Itapema Dr. Fabricio Lazzari (Fafá), que sensibilizou o atual Prefeito Sr. Rodrigo Costa (Bolinha) que prontamente encaminhou o processo aos cuidados do Procurador Geral do Município Dr. Alfredo Marin Junior que buscou junto ao CREFITO-10 uma
forma de acordo.

Imediatamente o CREFITO-10 reuniu-se com o Procurador Geral do Município e com os profissionais do Município e após discussão, chegou a uma proposta que foi aceita pelos Profissionais e Município.

Assim, na tarde do dia 22 de março, ocorreu a assinatura do acordo no gabinete do Prefeito de Itapema, acordo este que garante a jornada de trabalho de 30 horas semanais sem redução salarial.

O CREFITO-10 agradece o empenho de todos os envolvidos, em especial aos profissionais que confiaram no CREFITO-10 e sem dúvida nenhuma ao Vereador Dr. Fabricio Lazzari (Fafá) e a atual administração de Itapema na figura de seu Prefeito Sr. Rodrigo Costa pelo empenho em resolver a situação de forma rápida e amigável.

http://www.crefito10.org.br/cmslite/userfiles/image/P1090065.JPG

Representantes do CREFITO-10, Profissionais do Município e Representantes do Governo Municipal de Itapema

3. Ação movida pelo CREFITO-10 faz Município de Itapoá adequar jornada de trabalho

 

O Município de Itapoá cumpriu a decisão exarada na ação movida pelo CREFITO-10 e, agora, passou a respeitar a jornada de trabalho de trinta horas semanais conforme determina a Lei 8856/94. Parabéns a todos por esta conquista.

 

Seguiremos lutando em busca do reconhecimento do direito à jornada de trinta horas.

4. Homenagem ao Paciente Autista no Rio de Janeiro

 

Acontecerá no próximo dia 02 de abril de 2013, às 18:00 horas, junto ao Cristo Redentor, na cidade do Rio de Janeiro, Culto Ecumênico para celebrar o Paciente Autista. Neste dia, também serão homenageadas algumas pessoas que colaboraram para que esse indivíduo fosse reconhecido como Portador de Necessidades Especiais, através da Lei Federal “Berenice Piana”, de N. 12.764, que institui a Política Nacional de Proteção dos Direitos da Pessoa com Transtorno do Espectro Autista, sancionada no dia 27 de dezembro do último ano. “ Agora com a lei, o paciente portador de espectro autista poderá também ter acesso a rede “Viver sem Limites”, de suma importância que as famílias consigam ter acesso a tratamento de qualidade, inclusive para o tratamento fisioterapêutico”, segundo o Dr. Marcos Boscatto, cerca de 1% da população brasileira possui algum tipo desse transtorno, necessitando que o profissional tenha acesso a cursos de capacitação nesse sentido, onde a lei será importante para destinar verba do governo federal para isso.

Dr. Marcos Boscatto, Delegado do CREFITO-10 esteve no último dia 22 e 23 na cidade do Rio de Janeiro, com a idealizadora da Lei, Berenice Piana de Piana.

No dia 02 de abril durante o culto ecumênico o Cristo Redentor será iluminado de azul, a cor do Autismo.

 

Dr. Marcos Boscatto e Sra. Lei, Berenice Piana de Piana

 

5. Após a intervenção do CREFITO-10 Vigilância Sanitária de Santa Catarina suspendeu circular que impedia licenciamento de acupunturistas não médicos

 

Após a intervenção do CREFITO-10, a Vigilância Sanitária Estadual suspendeu os efeitos da orientação contida no Ofício Circular n. 061/12, revogando-o, e orientando o Núcleo de Descentralização da DIVS/SES, GEIPS/DIVS/SES, Gerências de Saúdedas SDRs, e VISAs Municipais a apreciarem os pedido de licenciamento de acupunturistas à luz da classificação do Ministério do Trabalho e Emprego.

 

Com esta atitude, os fisioterapeutas e terapeutas ocupacionais devidamente habilitados em Acupuntura continuarão a ter expedidos seus alvarás junto à Vigilância Sanitária de SC.

 

Com certeza, esta é mais uma vitória para os profissionais.

6. Portal Saúde Baseado em Evidências

O COFFITO teve a honra de participar do convite do Governo Federal para o lançamento do Portal Saúde Baseada em Evidências, reiterando o compromisso do COFFITO e do governo brasileiro de melhorar o exercício profissional dos trabalhadores da saúde, democratizando as condições de acesso dos mesmos a informações baseadas em evidências, que serão constantemente atualizadas, auxiliando em muito na melhoria da qualidade do atendimento da saúde da população brasileira.

O Portal conta com uma base de dados de pesquisa com Editoras parceiras, entre elas,  Embase, PiroQuest Hospital Collection, Editora ATHENEU, Micromedex, Dynamed, BestPractior – British Medical Journal (BMJ) e Rebrats).

O COFFITO agradece o apoio de todos os Conselhos Regionais que prontamente disponibilizaram os dados necessários para a inserção dos Fisioterapeutas e Terapeutas Ocupacionais neste projeto.

Acesse: http://www.crefito10.org.br/conteudo.jsp?idc=1455

 

7. Associação Brasileira de Fisioterapia Aquática – ABFA, participou de evento Internacional

 

O Presidente da ABFA Dr. Rômulo Nolasco de Brito participou da 1st European Conference on Evidence Based Aquatic Therapy (ECEBAT) que aconteceu de 21 a 23 de março na Turquia.

 

Brasil marcou presença neste importante evento da área.

 

Mais informações do evento, no link http://www.aquatherapy2013.org/

 

 

 

 

 

 

Dr. Rômulo Nolasco de Brito e o Dr. Johan Lambeck - Presidente do ECEBAT

Dr. Rômulo Nolasco de Brito - Presidente da ABFA

 

 

 

 

8. Dissertação de mestrado irá avaliar a qualidade dos serviços municipais de Fisioterapia em Santa Catarina

 

A pesquisa “Modelo de avaliação da qualidade dos serviços municipais de fisioterapia no Estado de Santa Catarina” está sendo realizada pela fisioterapeuta Dra. Gabriella Medeiros mestranda do Programa de Pós-graduação em Saúde Coletiva da UFSC sob orientação da Profa. Dra. Cristina Calvo.

O objetivo do estudo é estruturar um modelo de avaliação da qualidade dos serviços municipais próprios e conveniados ao SUS na atenção secundária. Num primeiro momento foi realizada a localização, identificação e caracterização destes serviços. A segunda etapa foi a construção dos indicadores do processo de avaliação, que ocorreu no dia 11 de março de 2013 na UFSC e teve a presença do Dr. Erádio Gonçalves Jr. representante do Crefito-10. A última fase será visita a quatro serviços de fisioterapia em SC, sendo dois municipais próprios e dois conveniados ao SUS para realização da avaliação.

Maiores informações: gabriella-medeiros@uol.com.br

 

 

9. Você não está recebendo informações do CREFITO-10 através deste Informativo Semanal? 

 

Atualize seu cadastro (endereço, e-mail e telefone) no junto à secretaria do CREFITO-10 ou através do e-mail crefito10@crefito10.org.br. Não deseja receber estes emails? Envie e-mail com o assunto “REMOVER” para  comunicacrefito10@gmail.com. Quaisquer dúvidas ou sugestões sobre esta newsletter ou futuras, fale conosco através do e-mail:  comunicacrefito10@gmail.com

 

 

10. CREFITO-10 no Facebook

 

Prezados profissionais, na busca de manter todos informados sobre o que de mais relevante acontece em Santa Catarina, no Brasil e no mundo sobre a Fisioterapia e Terapia Ocupacional, o CREFITO-10 também esta no Facebook. Acompanhe as mais importantes notícias, compartilhe com seus amigos e não deixe de entrar em contato nos informando de tudo que estiver acontecendo perto de você e que você gostaria que todos soubessem pelo email comunicacrefito10@gmail.com .

 

 

11. 2ª. Via do Boleto da Anuidade 2013 direto no site do CREFITO-10

 

Na busca de tornar os processos mais rápidos e mais eficientes, o CREFITO-10 esta disponibilizando mais um serviço de forma online, a impressão da segunda via do boleto da anuidade de pessoa física e jurídica.

Acesse e imprima a 2ª. Via do Boleto da Anuidade 2013 pelo site do CREFITO-10, www.crefito10.org.br, Clicando em:

1- Profissional,

2- Serviços aos Profissionais (Pessoa Física) ou Serviço às Pessoas Jurídicas (Pessoa Jurídica)

3- 2ª. Via Boleto Anuidade 2013

 

Ou se preferir direto pelos link’s:

 

http://www.crefito10.org.br/conteudo.jsp?ids=160  - Para Pessoa Física

 

http://www.crefito10.org.br/conteudo.jsp?ids=161  - Para Pessoa Jurídica

 

Maiores esclarecimentos quando necessários, entrar em contato com o CREFITO-10 pelo telefone 48 – 3225-3329 ou pelo email: crefito10@crefito10.org.br

 

12. Denuncie irregularidades no exercício das profissões de Fisioterapia e Terapia Ocupacional

Envie sua denúncia pelo e-mail:  crefito10@crefito10.org.br ou pelo espaço para denúncias do site da entidade. www.crefito10.org.br

 

Núcleo de Comunicação e Eventos do CREFITO-10