http://www.crefito10.org.br/newsletter/171/171_arquivos/cabecalho.png

 

Informativo Semanal do CREFITO10/SC, 04 de Agosto de 2014 | Número 250

 

1.CREFITO-10 publica coluna em Jornais de grande circulação de Santa Catarina
 

O Conselho Regional de Fisioterapia e Terapia Ocupacional da 10a. Região estreou na segunda-feira, 28 de julho de 2014, uma coluna nos jornais catarinenses de maior circulação, publicada na última segunda-feira de cada mês, simultaneamente, nos jornais Diário Catarinense, Hora de Santa Catarina, Jornal de Santa Catarina e A Notícia. 

O objetivo é criar um canal de comunicação com a sociedade catarinense que permita evidenciar a importância da atuação dos profissionais Fisioterapeutas e Terapeutas Ocupacionais, esclarecendo ainda o papel da Autarquia, CREFITO-10, como órgão normatizador e fiscalizador do exercício das profissões.

Após a veiculação na mídia, os jornais também serão disponibilizados para leitura e arquivados para consultas futuras no site do Crefito-10.

 

 

Leia mais: http://www.crefito10.org.br/conteudo.jsp?ids=134

 

2. Simples Nacional a um passo de virar Lei


Faça parte desse momento histórico às profissões e à saúde do Brasil!

O Projeto de Lei de universalização do Simples Nacional já foi aprovado pela Câmara e pelo Senado Federal.  No dia 7 de agosto será realizada a cerimônia de Sanção Presidencial, às 10h, no Palácio do Planalto, etapa final do processo de edição da nova lei.

Devido à importância do projeto, e a convite do ministro da Micro e Pequena Empresa, Senhor Guilherme Afif Domingos, o COFFITO solicita a presença de usuários, prestadores de serviço, e de todos os envolvidos com a saúde, afinal, este momento representará uma grande conquista às profissões, à saúde e à sociedade. 

Outra ação proposta, decidida durante a reunião dos presidentes do Sistema COFFITO-CREFITOs, é a campanha de divulgação para sanção do Simples Nacional sem vetos presidenciais. Sendo assim, pedimos que, se possível, utilizem a arte disponibilizada nesta matéria e priorizem como mensagem-padrão a seguinte frase: “Mais saúde para o Brasil: Simples sem vetos!”. Recomenda-se também a utilização da Hashtag: #simplessemvetos, buscando, assim, propagar ainda mais a mensagem e fazer com que ela seja ouvida pelos nossos governantes. 

Credenciamento:

Os interessados em participar da cerimônia devem confirmar presença até o dia 5 de agosto pelo e-mail cerimonial.smpe@planalto.gov.br ou pelo telefone (61) 3411-8339.  Fonte: COFFITO
 


 

 

3. Inscrições abertas para os cursos de Padronização e Capacitação de Fisioterapeutas

As inscrições para o Curso de Padronização e Capacitação de Fisioterapeutas para atuação nos Jogos Olímpicos e Paralímpicos do Rio de Janeiro (2016), da SONAFE foram abertas em 01/08/2014.

Basta acessar o site das inscrições (www.sonaferio2016.com.br) e buscar a AGENDA DE CURSOS para visualizar as datas e locais dos cursos.

 
Não perca essa oportunidade única! 


Essa ação em Santa Catarina é fruto de uma parceria da SONAFE-SC com o CREFITO-10.

 


SANTA CATARINA


Cidade: FLORIANÓPOLIS – Representante: Dr. Fábio Sprada de Menezes

Número de participantes: 50 fisioterapeutas

Data: 23 e 24 de agosto, 28 e 29 de setembro.

Horário: Das 08 às 12h00 e 13h30 às 17h30.

Local/ Instituição de realização do Curso:

CEFID-UDESC (23 e 24 de agosto) - Rua Pascoal Simone, 358. Coqueiros – Florianópolis - Sala: Auditório

Centro Universitário Estácio de Sá de SC (27 e 28 de setembro) - Av. Leoberto Leal, 431. Barreiros - São José. Salas: Auditório e Clínica de Fisioterapia

Contato: Dr. Fábio Sprada de Menezes - fabio_1711@yahoo.com.br ou Facebook

Aula/palestrante:

23/08/14 - Terapia Manual no Esporte: Dr. Fábio Sprada de Menezes
24/08/14 - Eletrotermofototerapia para Tratamento das Lesões Esportivas: Dr. Giuliano Mannrich 
27/09/14 - Bandagem Funcional no Esporte: Dr. Jean Rodrigo Zipperer
28/09/14 - Atendimento Emergencial no Esporte: Suporte Básico e Trauma: Dra. Raquel Petry dos Santos

 

4. CREFITO-10 participou da Formatura do Curso de Fisioterapia da UNISUL Pedra Branca
 

Crefito-10, representado pelo Conselheiro Dr. Juliano Tibola, participou da Solenidade de Colação de Grau do Curso de Fisioterapia da Unisul Pedra Branca.

Parabenizamos os novos profissionais e deseja um futuro brilhante e promissor.

 

 

 

 

5. Eventos:
 

A Associação Brasileira de Ensino em Fisioterapia (ABENFISIO) realiza, entre os dias 24 e 27 de setembro de 2014, no Praiamar Natal Hotel & Convention na cidade de Natal (RN), o XXIV Fórum Nacional de Ensino em Fisioterapia, IV Congresso Nacional de Fisioterapia na Saúde Coletiva e I Congresso Brasileiro de  Educação em Fisioterapia que este ano acontecerá com o tema: “Construindo Redes:  Educação, Trabalho e Cidadania no cotidiano do SUS”.

Mais informações: http://www.abenfisio.com.br/2012/index.html

 


 


 


 


 


 

 

6. Encontro dos Presidentes do Sistema COFFITO-CREFITOs aposta em união para crescimento das profissões

Em um longo e profícuo dia de trabalho, grupo analisou encaminhamentos e discutiu ações para este ano
 


 

Os presidentes do Sistema COFFITO-CREFITOs realizaram extensa reunião no dia 30, em Brasília, quando foram estudados os encaminhamentos propostos durante encontro dos Diretores-Tesoureiros e Diretores-Secretários do Sistema, bem como as últimas ações do COFFITO, a exemplo do parecer jurídico em relação ao Acordão do TRF-1, referente à resolução nº 403/2011; e o relato de reunião com as associações de especialidades – que teve entre os seus destaques a prova de títulos.  

Na ocasião estiveram presentes, do COFFITO: o presidente, Dr. Roberto Mattar Cepeda, e o diretor-secretário, Dr. Cássio Fernando Oliveira da Silva; além dos presidentes do CREFITO-1, Dr. Silano Souto Mendes Barros; CREFITO-2, Dra. Regina Maria de Figueirôa; CREFITO-4, Dr. Anderson Luís Coelho; CREFITO-5, Dr. Fernando Antônio de Mello Prati; CREFITO-6, Dr. Flávio Feitosa Pessoa de Carvalho – Diretor Tesoureiro; CREFITO-7, Dr. Cleber Murilo Pinheiro Sady; do CREFITO-8, Dr. Abdo Augusto Zeghbi; do CREFITO-10, Dr. Sandroval Francisco Torres; do CREFITO-11, Dr. Bruno Metre Fernandes; e do CREFITO-12, Dr. José Wagner Cavalcante Muniz. 

 


 

Com quórum quase completo, os presidentes estudaram melhores alternativas para contemplar os encaminhamentos propostos pelos diretores, em especial sobre a possibilidade de curso de treinamento para utilização do novo sistema contábil. Abordaram, também, o Recadastramento Nacional e a nova carteira do profissional, quando o grupo decidiu, em unanimidade, que as ações deveriam estar interligadas. 

Outro ponto consensual foi a necessidade de união do Sistema para obtenção de mais conquistas para a Fisioterapia e a Terapia Ocupacional, principalmente em relação às estratégias de comunicação. A primeira ação deverá ocorrer com o pedido de sanção presidencial sem vetos ao Simples Nacional. “Devemos pensar em uma comunicação mais estratégica e que traga benefícios às nossas profissões e aos nossos profissionais”, ressaltou o Dr. Roberto Cepeda.

Fonte: COFFITO
 

7. CREFITO-10 realizou a 71ª Reunião Plenária

CREFITO-10 realizou nesta data a 71ª Reunião Plenária. Na oportunidade foram julgados 12 processos éticos disciplinares e debatidos diversos temas de interesse das profissões de Fisioterapia e Terapia Ocupacional. 

O Presidente do CREFITO-10 agradece a participação de todos os Conselheiros presentes.

 

 

8. CREFITO-10 participou da Reunião Nacional dos Conselheiros Terapeutas Ocupacionais do Sistema COFFITO/CREFITOs

Vice-Presidente do CREFITO-10, Dr. Lourival Jaime Vieira Filho e a Conselheira Dra. Maristela Vieira, participam nos dias 30 e 31 de julho da Reunião Nacional dos Conselheiros Terapeutas Ocupacionais do Sistema COFFITO/CREFITOs em Recife – PE.

 

 
 

9. Ação comunitária em Rio das Antas

Dr. Eduardo Dagnoni Fisioterapeuta, membro da Comissão de Políticas Públicas de Fisioterapia do CREFITO-10, realizou PALESTRA PREVENTIVA SAZONAL na tarde do dia 01-08-2014 no município de Rio das Antas, em parceria com Everton Turke (Enfermeiro chefe). Dr. Eduardo agradece a comunidade da LINHA SALTO RIO DAS PEDRAS pela presença.

 

 

 

10. Portal Saúde Baseada em Evidência


 


11. UNIARP Caçador Promove Pós-Graduação “Lato Sensu”  em Gestão em Sde Pública – Financiamento FUMDES  

O curso de Especialização em Saúde com área de concentração em Gestão em Saúde Pública está especialmente estruturado para oportunizar uma formação sólida aos participantes da área de Saúde, com o objetivo de atualizar e aperfeiçoar, bem como estimular a geração e produção de novos conhecimentos, com o objetivo de contribuir para a melhoria dos índices e condições de vida da região na qual se acha inserido.

O curso visa preparar profissionais envolvidos na área da Saúde Pública, voltando-se aos paradigmas atuais que norteiam este segmento, especialmente no que se refere á gestão da saúde pública.

A UNIARP vem propor a comunidade através do Programa Fundo de Apoio a Manutenção e ao Desenvolvimento da Educação Superior – FUMDES, oportunidade de 25 bolsas de estudo para frequentar o curso de Especialização em Gestão da Saúde Publica,

OBJETIVO

Oportunizar aos profissionais da saúde entender e refletir sobre o processo de trabalho em saúde como um processo educativo que deve desenvolver a consciência sanitária tanto da população quanto dos profissionais envolvidos com a saúde, abordando especialmente a gestão em saúde pública em regiões com baixo índice de IDH.

PÚBLICO ALVO

O curso destina-se a profissionais graduados na Área de Ciências da Saúde e que estejam ou pretendam envolver-se em processos de Gestão em Saúde Pública.

Para candidatar-se a uma bolsa de estudos o pretendente deve observar os seguintes critérios constantes na legislação do Programa de Bolsas FUMDES:

a)     ter cursado todo o Ensino Médio em unidade escolar da Rede Pública ou em Instituição Privada com bolsa parcial ou integral;

b)    residir no mínimo há 2 (dois) anos no Estado de Santa Catarina;

c)    estar prioritariamente atuando no serviço público no território catarinense,      na área da Saúde;

d)    ter concluído a graduação.

 

INSCRIÇÕES

O cadastramento do candidato se dá de forma on line no site do UNIEDU no link :

http://www.uniedu.sed.sc.gov.br/pos-graduacao

            Os detalhes para a inscrição como documentos necessários estão disponíveis no Edital que encontra-se na página da UNIARP com a denominação EDITAL FUMDES PÓS.

O período  de cadastramento on line deverá ser efetivado até o dia 11/08/2014

Após o analise dos pareceristas será publicada listagem dos candidatos contemplados  com bolsa. A SED enviará listagem dos 25 candidatos melhores  classificados que farão jus a bolsa integral para o curso. 

MATRÍCULAS ABERTAS:

As matriculas deverão ser efetivadas pelos candidatos no setor de pós-graduação da UNIARP no período de 18 a 20/08/2014. No ato da matricula o aluno selecionado  deverá assinar o termo de compromisso de bolsista, bem como o contrato de prestação de serviços com a UNIARP

O candidato deverá apresentar cópia do cartão de banco, de conta corrente bancária individual onde conste nº da conta e agencia bancaria em nome do bolsista. A conta deverá ser obrigatoriamente do Banco do Brasil, agencias de Santa Catarina 

INICIO DO CURSO: 22/08/2014

INFORMAÇÕES: Coordenadoria de Pós-Graduação Caçador Pelo fone: 49- 3561-6219 ou  mariluci@uniarp.edu.br

 

12. Escola de Osteopatia de Madrid no Brasil comemora 20 Anos

 

Comemorado dos 25 anos da EOM, 20 anos da EOM no Brasil e a inaugurada a sede EOM Rio de Janeiro nos últimos dias 01 e 02 de agosto. O evento contou com a presença dos diretores internacionais François Ricard e Ginés Almazan e da equipe EOM Brasil.

 

O CREFITO-10 parabeniza a Equipe EOM pelo sucesso do evento e informa que a EOM também está agora em Florianópolis.

 

Leia mais: http://www.osteopatiamadrid.com.br/inauguracao-sede-eom-rio-de-janeiro-familia-eom/
 

 

13.Curta a Página do CREFITO-10 no Facebook

14. Você não está recebendo informações do CREFITO-10 através deste Informativo Semanal?

Atualize seu cadastro (endereço, e-mail e telefone) no junto à secretaria do CREFITO-10 ou através do e-mail crefito10@crefito10.org.br. Não deseja receber estes emails? Envie e-mail com o assunto “REMOVER” para  comunicacrefito10@gmail.com. Quaisquer dúvidas ou sugestões sobre esta newsletter ou futuras, fale conosco através do e-mail:  comunicacrefito10@gmail.com ou clique aqui.

 

15. Denuncie irregularidades no exercício das profissões de Fisioterapia e Terapia Ocupacional

Envie sua denúncia pelo e-mail:  crefito10@crefito10.org.br ou pelo espaço para denúncias do site da entidade. www.crefito10.org.br


 Núcleo de Comunicação e Eventos do CREFITO-10