http://www.crefito10.org.br/newsletter/171/171_arquivos/cabecalho.png

 

Informativo Semanal do CREFITO10/SC, 29 de Junho de 2015 | Número 294


1. Vitória! Crefito-10 adquire sede própria!

Assim o Presidente do Crefito-10, Dr. Sandroval Francisco Torres se referiu a compra da primeira sede para o Crefito-10, realizada dia 26.06.15, durante a Plenária Ordinária n°80 do Crefito-10.

Essa é uma conquista de todos os profissionais de Santa Catarina, depois de mais de uma década de existência e de muito trabalho podemos finalmente ter a alegria e a satisfação de dizer que o CREFITO-10 tem sua sede própria, localizada no Centro de Florianópolis, na Rua Monsenhor Topp.

Não restam dúvidas, que sem o empenho e a dedicação de profissionais, funcionários e Conselheiros, unidos em um único interesse, o de fazer sempre mais e melhor, esta conquista não teria acontecido e por isso agradeço a confiança e o apoio de todos.

Não posso deixar de lembrar todos os Conselheiros que já se dedicaram ao CREFITO-10 e em especial ao Dr. Paulo Crocomo e Dr. Antônio Sebastião que me antecederam na Presidência deste Regional, agradeço ainda a todo o Sistema COFFITO/CREFITOs na pessoa do Dr. Roberto Mattar Cepeda, Presidente do COFFITO, que sempre se mostrou sensível às necessidades de Santa Catarina.

Tenho orgulho de fazer parte deste time que aceitou o desafio de administrar o CREFITO-10 junto comigo e que sempre esteve ao meu lado.



 


Diretoria e Conselheiros Efetivos


ATENÇÃO: O CREFITO-10, continuará funcionando em seu atual endereço até que a nova sede esteja pronta para funcionamento.




2.   CREFITO-10 cria a primeira Secretaria Regional

 



 
 

Mais um importante passo do para o CREFITO-10, a criação de sua primeira Secretaria Regional do Estado.

Escolhemos a Região Norte do Estado, pois esta concentra o maior número de profissionais e também é de onde provém a maior parte das demandas administrativas e fiscalizatórias junto ao CREFITO-10.

A Secretaria Regional Norte além de facilitar o acesso dos profissionais ao CREFITO-10, terá como função resguardar a integridade e a segurança do cidadão que precisa dos serviços da Fisioterapia e da Terapia Ocupacional em Santa Catarina.

A Secretaria Regional Norte do CREFITO-10, terá sede na Av. Juscelino Kubitscheck, Centro, Joinville e deverá iniciar seu funcionamento até o final do próximo mês de julho.
 
Diretoria CREFITO-10
 
 

3. Crefito-10 participou da 11º Conferência Municipal de Saúde de Joinville
 

Nos dias 19 e 20 de junho de 2015, aconteceu a 11º Conferência Municipal de Saúde de Joinville, como o tema: Os rumos da qualificação na atenção básica.
 
Nesta Conferencia o CREFITO-10, foi representado pelo Delegado do Crefito-10 e Conselheiro Municipal Dr. Jeovane Nascimento do Rosário para que o Crefito-10 participe ativamente do direcionamento das políticas públicas de saúde do município de Joinville, pois nestes espaços são definidas as estratégias a serem tomadas na área da saúde pública no âmbito do Sistema Único de Saúde.
 
Nesta Conferência também foram definidos os temas e propostas que serão levados para a Conferência Estadual de Saúde que acontecerá em Florianópolis nos dias 23, 24 e 25 de setembro de 2015.
 
Outros profissionais do CREFITO-10 ligados ao serviço público municipal também participaram da Conferência.
 
Nesta 11ª edição, foram 70 delegados inscritos com direito a voto, que representaram entidades, instituições públicas, privadas e movimentos sociais.
 
Os outros participantes, que correspondem a 337 pessoas, participaram na condição de observadores.
 
A conferência foi promovida pelo Conselho Municipal de Saúde (CMS) e Secretaria Municipal da Saúde.
 
Também é a etapa municipal da 15ª Conferência Nacional de Saúde, que ocorre em Brasília, de 23 a 26 de novembro.
 
A abertura foi às 18 horas e às 19 horas, a consultora em gestão de sistemas de saúde, Dra Maria Emi Shimazaki, falou sobre o tema da conferência.
 
Dr. Jeovane ressalta a importância da participação dos profissionais Terapeutas Ocupacionais e Fisioterapeutas nas estâncias de planejamento, discussões, debates e decisões das Políticas Públicas de Saúde no âmbito do Sistema Único de Saúde.
 
 

 



Dr. Jeovane Nascimento do Rosário-Terapeuta Ocupacional, Dra.Carolina Santana Mafra e Dra. Gilmara Gonçalves - Terapeutas Ocupacionais, servidoras publicas do município de Joinville.








 

4.   ATENÇÃO!! DRF - Agora a emissão será online

Declaração de Regularidade para Funcionamento - DRF - Agora a emissão será somente online
 

A exposição da Declaração de Regularidade para Funcionamento atualizada é obrigatória (Resolução COFFITO 37/1984).
 
O documento deve ser renovado anualmente, e, a partir de 2015 a emissão será feita diretamente pelo site do CREFITO-10.
 
Para obter a sua DRF do exercício 2015-2016 siga todos os passos da imagem ou copie o link http://179.188.3.16/home/declaracaoDRF?a=profissional 
no seu navegador e siga os passos 5, 6 e 7.
 
Caso não consiga emitir a sua DRF, entre em contato com CREFITO-10 pelo email: crefito10@crefito10.org.br
 
O CREFITO-10 está modernizando os seus processos para que os seus profissionais sejam atendidos cada vez mais com celeridade e eficiência.


 






 
5.  Crefito-10 realizará o I Encontro Unificado das Profissões de Fisioterapia e Terapia Ocupacional do Crefito-10

Entre a programação discutiremos o Panorama das Profissões de Fisioterapia e Terapia Ocupacional em Santa Catarina; Temas Polêmicos em Fisioterapia e Terapia Ocupacional ; Panorama da Saúde Suplementar Frente às Profissões de Fisioterapia e Terapia Ocupacional; Terapia Ocupacional e Fisioterapia: integração e limites das profissões; A Política das Práticas Integrativas e Complementares no Brasil e Empreendedorismo em Saúde; O Futuro da Fisioterapia e da Terapia Ocupacional; Especialidades: Por quê? Para quê? E como tê-las?;
 
Inscrições: Gratuitas (vagas limitadas)
Prazo máximo para inscrição: 17/08/2015





Local: Conselho Regional de Contabilidade – CRC - SC
Data: 21 e 22 de Agosto de 2015


 

6.  Crefito-10 realizou o XV Encontro de Centros Acadêmicos de Fisioterapia e Terapia Ocupacional


 



Dr. André Cruz Presidente da Comissão do CREFITO-10 Jovem,
Dr. Sandroval Torres Presidente do CREFITO-10 e Dr. Lourival Jaime Vice Presidente do CREFITO-10



O evento ocorreu no sábado dia 27 de junho de 2015 em Florianópolis, o objetivo principal deste encontro foi de estreitar os laços entre as Entidades de Representação Estudantil e o Conselho Regional de Fisioterapia e Terapia Ocupacional da 10ª Região – CREFITO-10.
 
O Presidente do CREFITO-10, que proferiu palestra de abertura do encontro com o tema: Formação Versus Inclusão no Mercado de Trabalho, agradeceu a participação de todos os presentes, pois entende que estes são os espaços corretos para que se discutam temas relacionados ao presente, passado e futuro das profissões.



 

Outro momento de fundamental importância ocorreu com a escolha dentre os representantes presentes de dois novos Conselheiros Jovens e seus suplentes.
Foram escolhidos:
Para Conselheiros Jovens Efetivo:
CAIRO SACKL POFFO -  FURB
LAÍS SCOTTI DE BRIDA -  Estácio de Sá
 
Para Conselheiros Jovens Suplentes:
TÂNIA MACHADO MATIAS - UNISUL Tubarão

 

LUCIANA HEIDERSCHEIDT - UNISUL Pedra Branca 


 


Dra. Maristela Vieira – Conselheira Efetiva do CREFITO-10, novos Conselheiros Jovens, Lais Scotti de Brida, Tânia Machado Matias,
Luciana Heiderscheidt, Cairo Sackl Poffo e Dr. André Cruz – Presidente da Comissão do Crefito Jovem



 

 

7.   Assefisio informa: União Saúde adota o RNPF

Notícia grandiosa para a Fisioterapia alegra ainda mais a tarde de sexta-feira. 

A Comissão Negociadora do Vale do Itajaí acaba de selar acordo para adotar o nosso Referencial de Honorários Fisioterapêuticos junto à Operadora União Saúde. Cabe ressaltar que como se dá em toda negociação, esse grupo vivenciou momentos tensos, mas soube conduzir brilhantemente todos os trâmites, que culminou com a adoção do RNPF. As prerrogativas foram fundamentais, a força e a união deram ao grupo resistência para seguir com a paralisação e as atitudes da Comissão foram certeiras. Ao grupo negociador da Operadora União Saúde, nossos cordiais agradecimentos e respeito ao que foi acordado. Obrigada também aos Sistemas COFFITO (Dr.Roberto Mattar Cepeda) / CREFITO-10 (Dr. Sandroval Francisco Torres) e FENAFISIO (Dra. Marlene Izidro Vieira) pela participação e apoio incondicional.
 
Orgulho desse grupo!!!
 
Parabéns! Uma conquista para todo o Estado Catarinense!!!
 
Na fotografia, Membros da Comissão Negociadora do Vale do Itajaí (Rodrigo Nesi, Cristiane Loureiro, Sérgio Vicente e Soraya Ruza). A Cláudia Wandreck, só não está na foto, mas batalhou muito como todos. Especial e Imensamente grata, grupo!
 
Morgana Sfreddo - Presidente da ASSEFISIO


 





 


8.   Eventos 2015

 







 
Ocorrerá no evento a Prova de Título de Especialidade do COFFITO/ABRAFIT – Fisioterapia do Trabalho
Informações: http://abrafit.fst.br/










 


 















 

9. Entenda o que é o CHF

 



 


 


10. PEC sobre maioridade penal é repudiada pelo CNAS


 

 

Durante a 234ª Reunião Ordinária do Conselho Nacional de Assistência Social - CNAS foi aprovada Nota Pública contra a Redução da Maioridade Penal. No documento, o CNAS destaca as fragilidades da proposta de Emenda Constitucional (PEC) nº 171/1993 aprovada no dia 17 de junho pela Comissão Especial da Câmara dos Deputados.
 
Entre os apontamentos feitos pelo Colegiado está a inexistência de estudos que comprovem a correlação entre o aumento de sanções aplicadas a adolescentes autores de atos infracionais e a diminuição dos índices de violência no Brasil. Além disso, a nota cita exemplos de países como Alemanha e Espanha que recuaram na decisão da redução da maioridade penal, devido a sua ineficácia.
 
Trecho da Nota Pública do CNAS contra a Maioridade Penal: “A aprovação pelo Congresso Nacional da redução da maioridade penal, além de contrariar a cláusula pétrea constitucional, favorece a desproteção da infância e da adolescência no Brasil.

É preciso mobilizar a sociedade, o poder público e as instâncias de defesa dos direitos humanos, em especial os da criança e do adolescente, para que todos cumpram o que dispõe a Constituição Brasileira...”. 
 
Leia na íntegra: NOTA PÚBLICA CNAS CONTRA A REDUÇÃO DA MAIORIDADE PENAL
 
https://conferencianacional.files.wordpress.com/2015/06/modelo-nota-2-bege-reducao-maioridade.pdf
 


11. Você não está recebendo informações do CREFITO-10 através deste Informativo Semanal?

Atualize seu cadastro (endereço, e-mail e telefone) no junto à secretaria do CREFITO-10 ou através do e-mail crefito10@crefito10.org.br. Não deseja receber estes emails? Envie e-mail com o assunto “REMOVER” para comunicacrefito10@gmail.com. Quaisquer dúvidas ou sugestões sobre esta newsletter ou futuras, fale conosco através do e-mail:  comunicacrefito10@gmail.com ou clique aqui 



12. Denuncie irregularidades no exercício das profissões de Fisioterapia e Terapia Ocupacional


Envie sua denúncia pelo e-mail:  crefito10@crefito10.org.br ou pelo espaço para denúncias do site da entidade. www.crefito10.org.br
 



 Núcleo de Comunicação e Eventos do CREFITO-10