http://www.crefito10.org.br/newsletter/171/171_arquivos/cabecalho.png

 

Informativo Semanal do CREFITO10/SC, 13 de Julho de 2015 | Número 296


1. Conferência Municipal de Saúde de São Miguel do Oeste

Crefito-10 esteve presente na Conferência Municipal de Saúde de São Miguel do Oeste, Etapa Municipal da 15ª Conferência Nacional da Saúde.

Dr. Diogo Oro, Presidente do Conselho Municipal de Saúde do município, Fisioterapeuta e Delegado do Crefito-10 conduziu brilhantemente a Conferência.

Destacamos a participação do Dr. Wilen Heil e Silva, Diretor-Tesoureiro do COFFITO e Representante do Conselho Nacional de Saúde no evento.

Outras imagens http://www.saomiguel.sc.gov.br/eventos/635/conferencia-municipal-de-saude



 



Dr. Marcos Maximiliano Boscatto – Conselheiro do Crefito-10
Airton Macarini - Secretário de Saúde e Coordenador da Conferência
Dr. Wilen Heil e Silva - Fisioterapeuta – Representante do Conselho.Nacional de Saúde - CNS
Sirlei Cetolin - Assistente Social - Secretária Municipal de São Miguel do Oeste- palestrante
Dra. Adriana Dessuy - Fisioterapeuta - AFITOEX - Comissão Organizadora
Dr. Mauro Delanoy - Médico  - Secretário Municipal de São Miguel do Oeste - Palestrante
Dr. Diogo Oro Spengler - Fisioterapeuta – Presidente do Conselho Municipal Saúde - Coordenador da Conferência, Delegado do Crefito-10





Dr. Diogo Oro Spengler - Fisioterapeuta – Presidente do Conselho Municipal Saúde - Coordenador da Conferência, Delegado do Crefito-10





Dr. Wilen Heil e Silva - Fisioterapeuta – Representante do Conselho.Nacional de Saúde - CNS





2.   Presidente do Crefito-10 em reunião com Presidente do Crefito-3


 



Reunião realizada em 08.07.15 em São Paulo



 

3. Crefito-10 realizará o I Encontro Unificado das Profissões de Fisioterapia e Terapia Ocupacional do Crefito-10

Entre a programação discutiremos o Panorama das Profissões de Fisioterapia e Terapia Ocupacional em Santa Catarina; Temas Polêmicos em Fisioterapia e Terapia Ocupacional ; Panorama da Saúde Suplementar Frente às Profissões de Fisioterapia e Terapia Ocupacional; Terapia Ocupacional e Fisioterapia: integração e limites das profissões; A Política das Práticas Integrativas e Complementares no Brasil e Empreendedorismo em Saúde; O Futuro da Fisioterapia e da Terapia Ocupacional; Especialidades: Por quê? Para quê? E como tê-las?

 
Inscrições: Gratuitas (vagas limitadas)
 
 

 





 

4.   X Conferência Municipal de Assistência Social - Joinville - SC

Dias: 15 e 16 de julho de 2015    Local: Teatro Juarez Machado

As inscrições serão realizadas de 27/06/2015 a partir das 8h00 à 14/07/2015 às 12h00 no site da Prefeitura de Joinville, através do link: http://intranet.joinville.sc.gov.br/capacitacao/cadastro/index/id/187


 






 
5.  Câmara aprova audiência pública para debater a Consulta Pública nº 59/15 sobre Rol de Procedimentos da ANS

No dia 1º de julho, a Comissão de Seguridade Social e Família (CSSF) aprovou o requerimento de audiência pública para debater a metodologia utilizada pela Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS) na Consulta Pública nº 59/15, que altera o Rol de Procedimentos e Eventos em Saúde para 2016. 
A audiência foi solicitada pela Frente Parlamentar de Prevenção, Diagnóstico e Tratamento do Câncer, e presidida pela deputada Carmen Zanotto, após sugestão da Federação Brasileira de Instituições Filantrópicas de Apoio à Saúde da Mama (FEMAMA), e está prevista para acontecer no dia 14 de julho. A CSSF convidou o diretor-presidente da ANS, José Carlos Souza Abrahão, a prestar esclarecimentos à Comissão. Na última sexta-feira (26/6), a Frente havia apresentado à Câmara dos Deputados um projeto de decreto legislativo e um requerimento de audiência pública sobre a Consulta.
O Rol é responsável por definir quais tratamentos serão ofertados pelos planos de saúde. Nesse ano, a ANS retirou do plano-referência o medicamento oral para câncer avançado, indicado para pacientes na pós-menopausa e com receptor hormonal positivo. A justificativa é de que ele não foi incorporado ao SUS. Dessa forma, os planos de saúde estariam se baseando no tratamento público, portanto o paciente que não tiver tratamento no SUS também não será atendido na rede privada.
Em sua história, a FEMAMA luta pelo direito das pacientes do SUS terem, no mínimo, acesso aos mesmos tratamentos utilizados nos planos de saúde. É inaceitável a tentativa da ANS e dos planos de saúde de revogarem direitos adquiridos, como no caso de alguns medicamentos inovadores‎ já disponíveis, por afirmarem seguir as regras da Comissão Nacional de Incorporação de Tecnologias no SUS, específicas para usuários do SUS.
 
Fonte: http://www.coffito.org.br/site/index.php/sala-de-imprensa/889-camara-aprova-audiencia-publica-para-debater-a-consulta-publica-n-59-15-sobre-rol-de-procedimentos-da-ans.html



 

6.  Dilma sanciona Estatuto da Pessoa com Deficiência

 

Texto da lei foi aprovado pelo plenário do Senado no mês passado 



Fonte: http://www.coffito.org.br/site/index.php/sala-de-imprensa/890-dilma-sanciona-estatuto-da-pessoa-com-deficiencia.html

 

7.   Câmara regulamenta uso da Equoterapia na reabilitação de pessoas com deficiência
 

Atuação da CAP é fundamental para inclusão da Fisioterapia e da Terapia Ocupacional no PL

 




 

No dia 2 de julho, a Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania (CCJC) da Câmara dos Deputados aprovou, em caráter conclusivo, proposta do Senado que regulamenta a prática da Equoterapia como método de reabilitação da pessoa com deficiência.Pela proposta, a utilização da técnica nesses casos ficará condicionada a parecer favorável em avaliação médica, psicológica e fisioterapêutica. Texto voltará para análise do Senado.

 
CAP
 
O COFFITO, por meio da Comissão de Assuntos Parlamentares (CAP), tem como missão disponibilizar informações referentes ao trabalho do fisioterapeuta e do terapeuta ocupacional em suas diversas áreas de atuação, entre elas, a Equoterapia. Durante a tramitação do projeto, coube à CAP auxiliar os parlamentares quanto ao trabalho da Fisioterapia e da Terapia Ocupacional neste método, o que rendeu bons frutos às profissões, uma vez que o texto aprovado sofreu mudanças que asseguraram a presença do fisioterapeuta na equipe mínima, e a inclusão do terapeuta ocupacional na equipe multiprofissional.
 
Devido às alterações na Câmara, o texto terá de retornar para análise do Senado, já que, pela nova redação, o uso da Equoterapia ficará condicionado a parecer favorável em avaliação médica, psicológica e fisioterapêutica.
 

Equipe
 
 
A prática deverá ser orientada por equipe multiprofissional, constituída por médico, médico-veterinário e uma equipe mínima de atendimento, composta por psicólogo, fisioterapeuta e um profissional de equitação.
 
Dependendo do caso do paciente, outros profissionais poderão participar do tratamento, como pedagogos, fonoaudiólogos, terapeutas ocupacionais e professores de educação física, que deverão possuir curso específico de Equoterapia.
 
 
Segurança
 
A proposta também estabelece condições que assegurem a integridade física do praticante, como: instalações apropriadas; cavalo adestrado para uso exclusivo em Equoterapia; equipamento de proteção individual e de montaria, quando as condições físicas e mentais do praticante permitirem; e garantia de atendimento de urgência ou de remoção para unidade de saúde, se necessário, onde não existir serviço de atendimento médico de emergência.



 

 
Leia mais: http://www.coffito.org.br/site/index.php/sala-de-imprensa/893-boletim-da-cap-camara-regulamenta-uso-da-equoterapia-na-reabilitacao-de-pessoas-com-deficiencia.html




 

8.   Eventos 2015

 



Informações: http://www.ecsm2015.org/announcements.php


 












 
Ocorrerá no evento a Prova de Título de Especialidade do COFFITO/ABRAFIT – Fisioterapia do Trabalho
Informações: http://abrafit.fst.br/












 

 












 

 

9.Crefito-10 participou da X Conferência do Município de Florianópolis de Assistência Social
















 
 
 

10. Comissão Regional de Especialidades da Terapia Ocupacional do Crefito-10


A Comissão Regional de Especialidades da Terapia Ocupacional do Crefito-10 reuniu-se na última quarta-feira dia 08/07 /2015 com intuito de implementar ações que fomentem a Terapia Ocupacional em Santa Catarina a ocupar seu espaço de especialista no mercado de trabalho.


 


Terapeutas Ocupacionais - Dra. Juliana Carvalho Paes e Dra. Maristela Vieira



11. Divulgado o resultado final da Prova de Especialidades



Profissionais aprovados deverão procurar associações de especialidades conveniadas para emissão de certificado

Já está disponível o resultado final do Exame Nacional para Concessão de Títulos de especialista profissional aos fisioterapeutas e terapeutas ocupacionais, no site do Instituto Quadrix. A partir dessa etapa, os profissionais aprovados no certame deverão procurar a associação de especialidade conveniada ao COFFITO para a emissão do certificado.
 
Outras informações acesse o site do Crefito-10 e Coffito.


 

12. Você não está recebendo informações do CREFITO-10 através deste Informativo Semanal?


Atualize seu cadastro (endereço, e-mail e telefone) no junto à secretaria do CREFITO-10 ou através do e-mail crefito10@crefito10.org.br. Não deseja receber estes emails? Envie e-mail com o assunto “REMOVER” para comunicacrefito10@gmail.com. Quaisquer dúvidas ou sugestões sobre esta newsletter ou futuras, fale conosco através do e-mail:  comunicacrefito10@gmail.com ou clique aqui 



13. Denuncie irregularidades no exercício das profissões de Fisioterapia e Terapia Ocupacional


Envie sua denúncia pelo e-mail:  crefito10@crefito10.org.br ou pelo espaço para denúncias do site da entidade. www.crefito10.org.br
 



 Núcleo de Comunicação e Eventos do CREFITO-10