#

 

Informativo Semanal do CREFITO10/SC, 21 de Junho de 2017 | Número 391

  

1. Você já fez o seu Pré-Recadastramento Nacional?

 

 

 

Qual o objetivo do Pré-Recadastramento Nacional?

As nossas profissões foram reguladas em 1969, sendo o Sistema COFFITO/CREFITOs criado em 1975. Muita coisa mudou nesse período. Evoluímos em relação às nossas áreas de atuação e especialidades, assim como, nas últimas décadas, tivemos um grande crescimento do número de profissionais.
Muita coisa mudou nesse período, portanto o Pré-Recadastramento tem como objetivo principal a atualização cadastral dos profissionais. Ao final do Pré-Recadastramento Nacional, o Sistema COFFITO/CREFITOs terá dados para subsidiar inúmeras ações.

Quem deve participar?

Todos os fisioterapeutas e terapeutas ocupacionais do Brasil devem participar. Quero reiterar que o Pré-Recadastramento Nacional é obrigatório. O profissional precisa compreender que a adesão ao processo não é facultativa, e sim uma responsabilidade que lhe foi atribuída. Ele deve atender as solicitações do Sistema COFFITO/CREFITOs, bem como manter seus dados atualizados, assim como preconiza o Código de Ética que rege as profissões.

É uma ação do Sistema COFFITO-CREFITOs?

Sim. Esta é uma ação desenvolvida pelo Sistema e que conta com o apoio dos CREFITOs e de entidades associativas, desde a sua criação até o momento.

Já é possível entender um pouco do perfil com as respostas fornecidas até agora?

Sim. Como disse anteriormente, ter um censo que nos permita uma compreensão do perfil do fisioterapeuta e do terapeuta ocupacional possibilitará uma infinidade de ações. Atualmente a página do Pré-Recadastramento Nacional já contou com mais de 100 mil acessos, porém um número significativo de profissionais visualizou e não concluiu o formulário. Dos que finalizaram, já foi possível identificar a predominância feminina nas profissões, assim como as áreas de atuação mais comuns. Outro dado bastante interessante é a busca do profissional pela complementação da formação, ao realizar aperfeiçoamentos profissionais, pós-graduações, mestrado e doutorado.

Como isso irá auxiliar no futuro das profissões?

Temos atuado incessantemente no intuito de assegurar à sociedade um atendimento de qualidade, assim como, quando necessário, defender essa população e as profissões. Para cumprir essa missão com propriedade, muitas vezes é necessário apresentar justificativas concretas, embasadas cientificamente e quantitativamente. Com os dados que serão gerados pelo Pré-Recadastramento Nacional, será possível mapear geograficamente as especificidades do profissional, tais como formação, atuação, especialidade. A partir disso, mediante demanda, forneceremos respostas precisas que poderão assegurar conquistas, como, por exemplo, a RDC-7, quando, por meio de ações e projetos, foi possível comprovar a importância da presença do fisioterapeuta e do terapeuta ocupacional nos hospitais e nas UTIs. Além disso, à época, também conseguimos garantir a exigência do profissional especialista.

A RDC-7 foi uma grande vitória para as categorias. Muitas outras ações similares podem ser conquistadas. Muitas delas, inclusive, já em discussão no Sistema. Após a conclusão do processo do Pré-Recadastramento Nacional, e com informações que nos digam onde estão os profissionais com formação para determinada área, ou dados que comprovem o quantitativo de profissionais para atender determinada população, ou de que forma estão inseridos no mercado de trabalho, teremos embasamento para muitos projetos voltados ao fortalecimento da Fisioterapia e da Terapia Ocupacional.

Até quando é possível preencher o formulário?

O Pré-Recadastramento Nacional estará disponível até o dia 30 de junho de 2017, neste endereço eletrônico. Não perca o prazo, Participe! Não apenas por ser o seu dever, mas, também, para construir um futuro digno às categorias e possibilitar um atendimento de qualidade para a população brasileira.

 

 

2. Eleições no CREFITO-10

 

 

 

No ano de 2017, serão eleitos os Conselheiros Efetivos e Suplentes que administrarão o CREFITO-10 no quadriênio 2017-2021.

 

QUEM PODE VOTAR

 

- Fisioterapeutas e Terapeutas Ocupacionais regulares perante o CREFITO-10.

 

VOTAÇÃO

 

Presencial:

 

– Profissionais com endereço em Florianópolis e Joinville

 

Por correspondência:

 

– Demais profissionais do Estado.

 

Votação Presencial

 

• Dia: 28/07/2017

• Horário: de 09:00 às 17:00h

• Locais de votação:

 

– Florianópolis: Rua Silva Jardim, 307, Centro.
– Joinville: Avenida Juscelino Kubitschek, 410, sala   507, bloco B, Centro.

 

Votação por Correspondência

 

• Os profissionais com endereço nos demais Municípios do Estado receberão em seu endereço cadastrado junto ao CREFITO-10 um envelope contendo a cédula de votação e as
instruções para o voto.

 

Maiores informações podem ser obtidas no banner "ELEIÇÕES CREFITO-10", no site deste Regional.

 

Acompanhe: http://www.crefito10.org.br/conteudo.jsp?ids=226

 

 

3. COFFITO publicou a 4a Edição do Referencial Nacional de Procedimentos Fisioterapêuticos, Resolução nº 482/2017

 

Acesse o site do Crefito10 e confira a tabela com os valores em Reais para 2017.

 

Acesse: http://www.crefito10.org.br/conteudo.jsp?ids=57

 

A Resolução ainda destaca que:

 

Art. 14. Os valores poderão ser negociados dentro de uma "banda" de até 20% (vinte por cento) para menos, considerando-se as características regionais.

Art. 15. Os procedimentos fisioterapêuticos terão precificação acrescida de 50% (cinquenta por cento) nos atendimentos de urgência e emergência realizados no período das 19h às 7h do dia seguinte, e 100% (cem por cento) em qualquer horário de domingos e feriados, conforme previsto na legislação trabalhista e nos Acordos Coletivos de Trabalho.

Art. 16. Os procedimentos fisioterapêuticos terão precificação acrescida de 20% (vinte por cento) nos atendimentos realizados por especialistas profissionais na área de atuação, com certificação chancelada pela associação científica respectiva e registrada pelo COFFITO .



4. Mestrado em Fisioterapia da Udesc abre inscrições para 28 vagas entre 12 e 23 de junho

No período entre 12 e 23 de junho, o Programa de Pós-Graduação em Fisioterapia da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc) estará com inscrições abertas para candidatos que desejam ingressar na turma de mestrado do segundo semestre de 2017.

Serão aceitas inscrições pessoalmente, das 10h às 16h, na secretaria do programa, no Centro de Ciências da Saúde e do Esporte (Cefid), no Bairro Coqueiros, em Florianópolis, ou via Sedex com prazo de postagem até 19 de junho.

Para se inscrever, os candidatos precisam ter concluído a graduação ou estar no último semestre – nesse último caso, é necessário entregar uma declaração que comprove a colação de grau.

Os interessados deverão enviar a documentação exigida junto com o formulário de inscrição devidamente preenchido e digitado, indicando a opção de orientador.

O edital oferece 28 vagas na área de Avaliação e Intervenção em Fisioterapia, distribuídas em três linhas de pesquisa:


Avaliação e Intervenção Fisioterapêutica no Controle da Postura e do Movimento Humano;


Fisioterapia Neurofuncional: Mecanismos Neurobiológicos, Avaliação e Intervenção em Adultos/Idosos;


Avaliação e Intervenção em Fisioterapia Cardiorrespiratória.


O processo seletivo ocorrerá entre 3 e 7 de julho, incluindo prova de inglês, análise de currículo e do pré-projeto e entrevista. O resultado será publicado até 10 de julho na secretaria e na página do programa.

 

Mais informações podem ser obtidas pelo e-mail mestradofisioterapia.cefid@udesc.br e pelo telefone (48) 3664-8660..

Assessoria de Comunicação da Udesc
E-mail: comunicacao@udesc.br
Telefone: (48) 3664-8010/8006

 

 

5. COFFITO promove reunião para discutir proposta de novas DCNs para a Fisioterapia 

No dia 9 de junho, em Brasília, o COFFITO, por meio da Comissão de Desenvolvimento Científico e Educação da Fisioterapia (CDCEF), apresentou aos presidentes e membros das Comissões de Educação do Sistema COFFITO/CREFITOs a proposta de uma nova minuta para as Diretrizes Curriculares Nacionais (DCNs) da Fisioterapia.

Para ampliar a discussão sobre o tema, foi realizada uma breve contextualização do projeto, que teve seu início através da composição da CDCEF, em 19 de fevereiro de 2016. Ainda, a fim de conhecer a realidade das universidades no Brasil e com o apoio do Sistema COFFITO/CREFITOs, foram promovidos fóruns estaduais que visavam, principalmente, ao diálogo com os docentes, profissionais e usuários.

Segundo os representantes, os encontros permitiram não apenas a evidência teórica, como, também, ressaltaram a importância da transversalidade do ensino profissional e da ética como princípio norteador para a formação. Além disso, ampliou o conhecimento em relação às principais necessidades, em especial, em temas como o estágio supervisionado, o trabalho de conclusão de curso e o objeto de estudo, e o exercício profissional.

O membro da Comissão, Dr. José Wagner Muniz, em sua fala, lembrou que a resolução atual não contemplava a tese de conclusão de curso, dando margem à várias interpretações, o que, a partir da nova proposta, foi corrigido. A necessidade de disciplinas presenciais também foi contemplada no texto, atendendo assim à demanda já existente.

Após análise do texto, o grupo propôs orientações que deverão ser ponderadas pela CDCEF e depois submetidas à avaliação do colegiado.

 

https://www.coffito.gov.br/nsite/wp-content/uploads/2017/06/DcnsPublico03.jpg

 

 

6. Precisas do Crefito-10? Entre em contato ou vá até uma Secretaria Regional ou Sede em Florianópolis

 

Sede em Florianópolis

Rua Silva Jardim, nº 307 - Centro - Florianópolis - SC -  88020-200 

Fone: (48) 3225.3329  E-mail: crefito10@crefito10.org.br

 

Horário de Funcionamento:

De segunda às sextas-feiras das 08:00 às 18:00 horas (sem intervalo).

 

Secretaria Regional Oeste - Chapecó

 

Av. Getúlio Vargas, 1748 N, nO 6 - Condomínio CESEC - Centro – Chapecó.

Fone : (49) 3025-2510 E-mail: crefito10@crefito10.org.br

 

A Funcionária do Crefito-10 Lívia Gonçalves estará à disposição para receber os profissionais e cidadãos que procurarem o Crefito-10.

 

Horário de Funcionamento:

De segunda às sextas-feiras das 08:00h às 12:00h  e das 13:00h às 17:00h.

 

Secretaria Regional Sul - Criciúma

 

Rua Ernesto Bianchini Góes, nº 91 sala 105 - Bairro Próspera - Criciúma - SC -  88815-030 

Fone: (48) 3437.3809  E-mail: crefito10@crefito10.org.br

 

O Funcionário do Crefito-10 em Criciúma Paulo Roberto Silva Junior estará à disposição para receber os profissionais e cidadãos que procurarem o Crefito-10.

 

Horário de Funcionamento:

De segunda às sextas-feiras das 08:00h às 12:00h  e das 13:00h às 17:00h.

 

Secretaria Regional Norte - Joinville

 

Av. Juscelino Kubitschek, 410 – sala 507 – bloco B – Centro – Joinville/SC – CEP.: 89.201-100

Fone: (47) 30271412   E-mail: crefito10@crefito10.org.br

      

A Funcionária do Crefito-10 em Joinville Janaína Regis Pereira estará à disposição para receber os profissionais e cidadãos que procurarem o Crefito-10.

 

Horário de Funcionamento: De segunda às sextas-feiras das 08:00 h às 12:00h  e das 13:00 h às 17:00h.

 

 

 

 

 

7.Eventos:

A imagem pode conter: 1 pessoa, barba e texto

A imagem pode conter: 2 pessoas, pessoas sorrindo, texto

Nenhum texto alternativo automático disponível.

A imagem pode conter: 8 pessoas, pessoas sorrindo, texto

A imagem pode conter: texto

http://conselho.saude.gov.br/ultimas_noticias/2016/11nov23_pagina_inicial_converencia_saude_mulher.html

                                                                                        

Nenhum texto alternativo automático disponível.

Inform/05/2017
Prazo para submissão do trabalho completo: 15/07/17ações: http://atorgs.com.br/apresentacao/

Prazo para submissão de trabalhos: 15/04/2017
Divulgação dos trabalhos aprovados: 31

 

 

 

A imagem pode conter: texto

Informações : http://abenfisio.com.br/forum2017/

 

 

 

A imagem pode conter: sapatos

 

Informações:
Email: cobrafiq@sogab.com.br
Telefone: 51 9559 8930
Site: 
http://sogab.com.br/cobrafiq/

 

 

 

 

A imagem pode conter: texto 

A imagem pode conter: texto

 

08. Você não está recebendo informações do CREFITO-10 através deste Informativo Semanal?

Atualize seu cadastro (endereço, e-mail e telefone) no junto à secretaria do CREFITO-10 ou através do e-mail crefito10@crefito10.org.br. Não deseja receber estes emails? Envie e-mail com o assunto “REMOVER” para comunicacrefito10@gmail.com. Quaisquer dúvidas ou sugestões sobre esta newsletter ou futuras, fale conosco através do e-mail: comunicacrefito10@gmail.com ou clique aqui.

09. Denuncie irregularidades no exercício das profissões de Fisioterapia e Terapia Ocupacional

Envie sua denúncia pelo e-mail: comunicacrefito10@gmail.com ou pelo espaço para denúncias do site da entidade.


Núcleo de Comunicação e Eventos do CREFITO-10