#

 

Informativo Semanal do CREFITO10/SC, 30 de Agosto de 2017 | Número 400

 

1. COFFITO homologou o Processo Eleitoral do Crefito-10

 

 

 

 

2. CREFITO-10, demais Conselhos Regionais e COFFITO, Associações de Especialidades, AFB, FENAFITO e FENAFISIO e ASSEFISIO participaram da I Convenção de Sustentabilidade da Fisioterapia no Sistema de Saúde Brasileiro

 

Catarinenses representantes das Associações ANAFIQ ( Jemerson Oliveira ), ABRAFIDEF ( Juliano Tibola ), ABFA ( Rita de Cássia Paula Souza ), ABRAFIN ( Lazaro Juliano Teixeira ), CREFITO-10 ( Sandroval Torres, Lauro Schlinghting Junior, Fernanda Simões Vieira Guimarães Torres, Marcos Maximiliano Boscatto, Procuradores Jurídicos Rafael Moisés Meneses e Marcos Vinícius de Souza e ASSEFISIO ( Gladis Ullman Gutierrez ).

O evento realizado nos dias 25 e 26 passado em Brasília objetivou discutir e planejar uma ação conjunta, fomentando a intersetorialidade entre as entidades representativos da fisioterapia brasileira, em defesa da saúde pública.
A proposta deste evento é dar a largada para a construção conjunta de um planejamento estratégico, de ações múltiplas e interativas - na academia, na atividade profissional e no meio sócio-político -, a favor da valorização da fisioterapia no sistema de saúde brasileiro.

O evento foi dividido em 4 (quatro) eixos, onde os 3 (três) primeiros eixos foram de trocas de informações e conhecimentos: o primeiro (Eixo 1) expressando a base – de legislação/fiscalização, de ciência/tecnologia, de prestação de serviços e de condições trabalhistas – de sustentabilidade dos atos fisioterapêuticos; o segundo (Eixo 2) expondo a base ideológica – de gestão no ensino, de prática baseada em evidências, de fiscalização da efetividade e de ações no cenário sócio-político – na construção da efetividade profissional; e o terceiro (Eixo 3) demonstrando o Valor custo-efetivo – da 4ª Edição do RNPF, da geração de valor da fisioterapia, da precificação dos procedimentos, do especialista profissional e da consistência das pesquisas – da Fisioterapia na atualidade.

O quarto e último eixo (Eixo 4) foi a comunhão final das informações e conhecimentos discutidos nos três primeiros eixos deste evento.

Após as oficinas foi apresentado a todos a estratégia de implementação do RNPF, finalizando com acordo a ser documentado em um termo de cooperação intersetorial assinado por todas as entidades presentes.

 

 

A imagem pode conter: 4 pessoas, pessoas sorrindo, pessoas em pé

 

 

 

3. Representante do CREFITO- 10 no Conselho Municipal de Assistência Social de Balneário Camboriú participou da Audiência Pública: Construção da LOAS – Municipal

 

O Fisioterapeuta, Dr. Luis Henrique de Melo Santiago representou o CREFITO-10 na Câmara de Vereadores de Balneário Camboriú – SC na Audiência Pública da LOAS ocorrida em 24 de agosto de 2017. A Comissão de Políticas do CMAS- Conselho Municipal de Assistência Social deste município e a Assistência Social explanaram aos presentes através de uma palestra a Lei e seus benefícios bem como definição e importância da Assistência Social no Brasil. Essa foi mais uma audiência de esclarecimento e importância da Lei Orgânica da Assistência Social  - LOAS para pessoas em situação de miserabilidade.

Estavam presentes Vereadores e autoridades como o Secretário de Assistência Social a Presidente do CMAS, os Conselheiros e representantes da sociedade organizada.

 

 

 

 

 

 

4. Participe da Consulta Pública que visa regulamentar o exercício da profissão de Quiropraxia no Brasil

 

Participe da Consulta Pública sobre o PLS 599/2011, que visa regulamentar o exercício da profissão de Quiropraxia no Brasil. A Quiropraxia é uma especialidade da Fisioterapia e, portanto, não há justificava para que seja regulamentada como uma profissão à parte, uma vez que os princípios metodológicos dos procedimentos manipulativos e/ou de ajustamento osteoarticular, ditos como Quiropraxia, pertencem ao escopo da formação acadêmica do fisioterapeuta.

Clique aqui no link abaixo e vote contra o PLS 599/2011!

http://www12.senado.leg.br/ecidadania/visualizacaomateria?id=102534

 

Clique no link abaixo e veja o inteiro teor do projeto.

http://www25.senado.leg.br/web/atividade/materias/-/materia/102534

 

Fonte: Coffito

 

 

 

 

 

 

5. Município de Palma Sola adequa às 30 horas

 

 

 

6. Crefito-10 participará do II SEMINÁRIO de PREVENÇÃO DAS DEFICIÊNCIAS organizado pela Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais- APAE de Lages

 

O evento ocorrerá no dia 22.09.17 e tem como objetivo disseminar conhecimentos técnicos - científicos, junto aos diversos grupos sociais, acerca dos diferentes tipos de deficiências e como preveni-las, com ênfase nas ações dos três níveis de prevenção – primária, secundária e terciária.

 

O público alvo do Seminário são profissionais das áreas da saúde, educação, assistência social e comunidade interessada.

 

As representantes do Crefito-10 Palestra Dra. Geciely Munaretto Fogaça de Almeida, Fisioterapeuta e Presidente da Câmara Técnica de Fisioterapia Neurofuncional do Crefito-10 ministrará palestra sobre "Prevenção de Deficiências e sinais de alerta no Desenvolvimento Infantil" e Dra. Geórgia de Souza Lopes Rafaeli ,Terapeuta Ocupacional, Conselheira do Crefito-10 Gestão 2017-2021 ministrará palestra intitulada "Riscos cotidianos na rotina da criança que podem deixar marcas irreversíveis".

 

 

 

A imagem pode conter: 1 pessoa, sorrindo, óculos e close-up

Dra. Geórgia de Souza Lopes Rafaeli ,Terapeuta Ocupacional

 

 

 

A imagem pode conter: 1 pessoa, sorrindo

Dra. Geciely Munaretto Fogaça de Almeida, Fisioterapeuta

 

 

 

7. Informe da ASSEFISIO

 

Aconteceu em Blumenau, no dia 18/08 passado a Assembleia Ordinária de Prestação de Contas e Extraordinária de aprovação do novo Estatuto da ASSEFISIO-SC.

 

Agradecemos a presença dos associados que se fizeram presentes, do Procurador Jurídico do CREFITO 10, Dr. Rafael Moysés Menezes e do Procurador Jurídico da ASSEFISIO SC, Dr. Nelson José Rosemann de Oliveira.

 

 

https://scontent.ffln2-1.fna.fbcdn.net/v/t1.0-9/20915414_1436219326462958_872850129126742828_n.jpg?oh=361f30e42135e6b324a7ede294d95f1b&oe=5A1B2F55

 

 

 

8. AFISC convida os Fisioterapeutas da Região da Serra Catarinense

 

 

A imagem pode conter: texto

 

 

 

 

9. Convite para participar do projeto MoveMente Parkinson

 

Se você tem ou conhece alguém com Parkinson e quer saber mais sobre sua saúde mental, saúde física e sua qualidade de vida, aproveite esta oportunidade!

 

As avaliações serão GRATUITAS!!!

 

Quem pode participar


• Pessoas com o diagnóstico de Doença de Parkinson sem alterações clínicas
• Idade entre 50 e 70 anos
• Disponibilidade para ir ao Centro de Ciências da Saúde e do Esporte (CEFID)/UDESC – Coqueiros/Florianópolis

 

Como participar

Se você se enquadra nos critérios acima listados, envie um e-mail para movementeparkinson@gmail.com, informando um telefone e melhor horário para contato, para receber mais informações sobre esta pesquisa (OBS: colocar pesquisa Projeto Parkinson no campo “assunto”). Ou ligue para (48)3664-8651 falar com Franciele ou Laiana

 

 

10. Eventos:

 

 

 

A imagem pode conter: uma ou mais pessoas

 

A imagem pode conter: texto

 

Nenhum texto alternativo automático disponível.

Informações: http://atorgs.com.br/apresentacao/

Prazo para submissão de trabalhos: 15/04/2017
Divulgação dos trabalhos aprovados: 31/05/2017
Prazo para submissão do trabalho completo: 15/07/17

 

 

A imagem pode conter: texto

Inscrições pelo link: http://escola.alesc.sc.gov.br/evento?eid=968

 

 

 

A imagem pode conter: texto

Informações : http://abenfisio.com.br/forum2017/

 

 

 

 

A imagem pode conter: sapatos

 

Informações:
Email: cobrafiq@sogab.com.br
Telefone: 51 9559 8930
Site: 
http://sogab.com.br/cobrafiq/

 

 

 

 

A imagem pode conter: texto
XVI Congresso Estadual das APAEs, VII Fórum de Autodefensores, I Encontro de Famílias e III Encontro de Presidentes das APAEs de Santa Catarina

04 a 06.10.17 em Jaraguá do Sul.

Informações: http://congressoapaesc.com.br/

 

 

 

 

 

 

 

A imagem pode conter: texto

 

 

 

 

XII Congreso Latinoamericano de Terapia Ocupacional e I Congreso Mexicano de Terapia Ocupacional

26 a 28.10.17


A imagem pode conter: texto

 

 

 

Inscrições: http://sys.abrafin.org.br/courses/subscription/15

São Paulo - SP

 

 

 

A imagem pode conter: texto

 

A imagem pode conter: texto

 

 

<
7. Você não está recebendo informações do CREFITO-10 através deste Informativo Semanal?

Atualize seu cadastro (endereço, e-mail e telefone) no junto à secretaria do CREFITO-10 ou através do e-mail crefito10@crefito10.org.br. Não deseja receber estes emails? Envie e-mail com o assunto “REMOVER” para comunicacrefito10@gmail.com. Quaisquer dúvidas ou sugestões sobre esta newsletter ou futuras, fale conosco através do e-mail: comunicacrefito10@gmail.com ou clique aqui.

 

8. Denuncie irregularidades no exercício das profissões de Fisioterapia e Terapia Ocupacional

Envie sua denúncia pelo e-mail: comunicacrefito10@gmail.com ou pelo espaço para denúncias do site da entidade.


Núcleo de Comunicação e Eventos do CREFITO-10