Informativo Semanal do CREFITO10/SC - Número 411

14 de Novembro de 2017

 

 

1. ABRAFIT – Associação Brasileira de Fisioterapia do Trabalho realizará em Joinville com apoio do Crefito-10 o I Seminário Regional da ABRAFIT - Santa Catarina

O Crefito-10 através da Câmara Técnica de Fisioterapia do Trabalho e de Perícias Fisioterapêuticas está apoiando a realização deste grande evento e conta com a participação dos Fisioterapeutas catarinenses, participem!

Conheçam duas das palestrantes do I Seminário Regional da Associação Brasileira de Fisioterapia do Trabalho – ABRAFIT - Santa Catarina (Joinville)

 

Dra. Rosimeire Simprini Padula

Doutorado em Fisioterapia pela Universidade Federal de São Carlos (UFSCar) - Pós-doutorado em Biomecânica Ocupacional e Ergonomia (Northeastern University Boston – EUA) - Docente do Departamento de Fisioterapia - Programa de Mestrado e Doutorado em Fisioterapia (UNICID) - Membro da Diretoria do Comitê de Responsabilidade Social da Fiesp - Membro do Corpo Editorial da Revista Brasileira de Fisioterapia

Palestra: "Métricas em Fisioterapia do trabalho: as implicações das escolhas dos métodos e a validação das ferramentas"

A escolha e o uso adequado de métodos de avaliação em Fisioterapia do trabalho, asseguram análises confiáveis e válidas em diferentes contextos de trabalho. O que implica essas escolhas? A garantia de que os resultados obtidos, a partir das intervenções propostas pelo Fisioterapia do trabalho, demostrem de fato os benefícios de nossa atuação profissional nas empresas. 
Venham conhecer, como as experiências nacionais e internacionais da Profa. Rosimeire na implantação de projetos em grandes empresas, pode ajudar você a tomar as melhores decisões, na escolha das métricas em saúde, qualidade de vida, bem-estar, produtividade, e outros resultados também de interesse das grandes corporações.

 

 

A imagem pode conter: 1 pessoa, sorrindo, close-up


Dra. Flávia Della Santina (Fisioterapeuta e Ergonomista)

 

Palestra: “A Ergonomia sob enfoque do eSocial”.

A ergonomia sob enfoque do eSocial vem de encontro com o atual cenário brasileiro. A obrigatoriedade do preenchimento chega em Janeiro de 2108 e com ela uma série de quesitos ergonômicos serão exigidos. Estar preparado será o grande diferencial para profissionais da área.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

2. Crefito-10 participou Reunião no município de Maravilha

 

A reunião aconteceu no Junior Chamber International – JCI no último dia 11.11

 

Foram apresentados e debatidos temas como Resoluções do COFFITO,
Especialidades pelo COFFITO, Referencial Nacional de Procedimentos Fisioterapêuticos RNHF,
Cursos de Graduação nas áreas da Saúde pela modalidade EaD e a posição CONTRARIA do Conselho com relação aos mesmos.


Ao final a Dra. Adriana Fassbinder Dessuy Presidente da AFITOEX usou a palavra para mostrar um pouco do força das associações quanto a essas práticas e atividades de luta para nossa profissão.

 

Agradecemos a presença da Delegada do Crefito-10 de Mondaí Dra. Letícia da Rocha.

 

 

 

 

 

3. Entidades Dizem NÃO ao ENSINO A DISTÂNCIA de CURSOS DE GRADUAÇÃO da FISIOTERAPIA e da TERAPIA OCUPACIONAL

 

 

 

 

 

4. Projetos Legislativos querem barrar Ensino À Distância na Saúde

 

Na última sexta (10/11), o Conselho Nacional de Saúde (CNS) aprovou, durante a sua 299ª Reunião Ordinária (RO), moção de apoio aos projetos legislativos que definem que os cursos de graduação da área da saúde sejam ministrados somente na modalidade presencial.  O CNS é contra a educação à distância (EaD) na área da saúde por acreditar que para cuidar de pessoas é necessário contato presencial na formação.

Atualmente, três projetos legislativos tramitam no congresso sobre a pauta: o Projeto de Decreto Legislativo nº 111/2017 de autoria do senador Humberto Costa (PT), e os Projetos de Lei nº 7121/2017, nº 5414/2016 e nº 6858/2017, de Alice Portugal (PCdoB), Rodrigo Pacheco (PMDB) e Rômulo Gouveia (PSD), respectivamente.

Enquanto o Ministério da Educação (MEC) é favorável a modalidade à distância para a saúde, os projetos do senador e dos deputados federais estão alinhados com a posição do CNS, das associações de ensino e dos conselhos profissionais, que são contra a prática da EaD nas graduações em saúde.

O Projeto de Decreto Legislativo nº 111/2017, por exemplo, quer anular os efeitos do Decreto nº 9.057/2017, da Presidência da República, que autoriza a prática da modalidade. Segundo a conselheira Francisca Rego, é preciso envolver a sociedade nesta luta. “A sociedade precisa saber que quando o CNS se posiciona contra os cursos a distância para a área da saúde, ele está defendendo e garantindo a segurança dos serviços ofertados aos usuários”.

Francisca explicou que não se pode confundir a proposta de restrição aos cursos a distância para a saúde com uso de tecnologias de comunicação nos cursos de saúde. “A moção não inviabiliza a utilização de equipamentos e tecnologia nos cursos presenciais, pois isso já está contemplado. O que está sendo notificado é a prática de cursos a distância para a área de saúde”.

Em 2016, o CNS se posicionou contrário à modalidade EaD, aprovando a resolução nº 515. “O que estamos reafirmando é que, para o CNS, a graduação para as áreas da saúde devem ser exclusivamente presenciais”, declarou Ronald dos Santos, presidente do CNS.

 

Fonte: http://susconecta.org.br/2017/11/projetos-legislativos-querem-barrar-ensino-a-distancia-na-saude/

 

 

 

http://susconecta.org.br/wp-content/uploads/2017/11/pixabay-44-842x474.jpeg

 

 

 

 

5. Curso de Mestrado em Fisioterapia do CEFID-UDESC está com inscrições abertas para 5 (vagas)

 

Programa de Pós-Graduação em Fisioterapia da Universidade do Estado de Santa Catarina (Florianópolis) está com inscrições abertas para 5 (vagas) do curso de Mestrado em Fisioterapia (único no sul do país).

 

O curso é totalmente gratuito e sem qualquer pagamento de taxas.

 

MAIORES INFORMAÇÕES:

 

http://www.cefid.udesc.br/?idNoticia=19120

 

 

A imagem pode conter: texto

 

 

 

 

6. Departamento de Fiscalização relembra a Obrigatoriedade do Registro em Prontuário

 

Fisioterapeutas -  

 

A Resolução 414 do COFFITO dispõe sobre a obrigatoriedade do registro em prontuário pelo fisioterapeuta, da guarda e do seu descarte e dá outras providências.

Observem que além de ser obrigatório o registro de prontuário, nesta resolução também é especificado os itens que devem constar minimamente neste documento.

 

Observe o trecho abaixo da Resolução 414 de 2012 do COFFITO:

 

 

 

 

Terapeutas Ocupacionais

 

A Resolução 415 do COFFITO que dispõe sobre a obrigatoriedade do registro em prontuário pelo terapeuta ocupacional, da guarda e do seu descarte e dá outras providências.

 

Observem que além de ser obrigatório o registro de prontuário, nesta resolução também é especificado os itens que devem constar minimamente neste documento.

Observe o trecho abaixo da Resolução 415 de 2012 do COFFITO:

 

 

 

 

 

 

 

7. Recadastramento Nacional

 

Nenhum texto alternativo automático disponível.

 

Acesse o link a seguir e faça seu Recadastramento:

http://www.coffito.gov.br/campanha/prerecadastrocoffito/public/

 

 

 

8. Eventos:

A imagem pode conter: texto

 

 

http://www.cbdermatofuncional.com.br/img/logoTopo.png

Evento Oficial da ABRAFIDEF.

Informações www.cbdermatofuncional.com.br

 

 

9. Denuncie irregularidades no exercício das profissões de Fisioterapia e Terapia Ocupacional

Envie sua denúncia pelo e-mail:  crefito10@crefito10.org.br ou pelo espaço para denúncias do site da  entidade. www.crefito10.org.br