Informativo Semanal do CREFITO10/SC - Número 415

11  de Dezembro de 2017

 

 

1. CREFITO-10 Novamente Conquista Vaga no Conselho Municipal de Saúde de Itajaí – COMUSA

 

No dia 04 de Dezembro, o Conselho Regional de Fisioterapia e de Terapia Ocupacional da 10ª Região – CREFITO 10, conquistou uma vaga no Conselho Municipal de Saúde de Itajaí – COMUSA.

 

Os representantes, Dr. André Cruz e Dra Luciana de Oliveira Gonçalves, respectivamente Conselheiro Titular e Conselheira Suplente do COMUSA, foram reeleitos para o biênio de 2018/2019.

 

Vale ressaltar, que a autarquia foi lembrada durante o processo eleitoral por ser considerada modelo, visto não apresentar nenhuma falta durante as reuniões Plenárias no biênio 2016/2017.

 

Durante estes dois anos o CREFITO-10, através de seus representantes, participou também como membro da Comissão dos Princípios do SUS e de suas diretrizes, quando reformulou o Regimento Interno do COMUSA de Itajaí. Os trabalhos da Comissão já foram finalizados e no início do ano de 2018 deve ser submetido a aprovação do Plenário do COMUSA para então ser encaminhado para a Câmara Municipal de Itajaí.

 

 

 

2.  CREFITO-10 realizou Juri Simulado com Acadêmicos do Curso de Fisioterapia da Unc de Concórdia

Dia 02 de Dezembro, o CREFITO-10, representado pelo Dr. André Cruz, Conselheiro do Crefito-10 e Presidente da Comissão do CREFITO Jovem e pelo Dr. Ruben Fernando Cambruzzi, Delegado Regional de São Lourenço do Oeste; realizou a Etapa II do Júri Simulado com os acadêmicos de Fisioterapia da UNC de Concórdia.

O CREFITO-10 novamente contribuindo na formação acadêmica com atividades complementares oferecidas através da Comissão do CREFITO Jovem, agradece o Dr. Alessandro Machado pelo convite.

 

Não podemos deixar de estender nossos cordiais agradecimentos a Dra. Denise Aparecida de Almeida Benelli, Coordenadora do Curso de Fisioterapia da UNC de Concórdia, por sempre apoiar o CREFITO-10 nas mais diversas atividades desenvolvidas por nós, buscando uma Fisioterapia de qualidade para todos os Catarinenses.

 

 

A imagem pode conter: 3 pessoas, pessoas em pé

 

 

A imagem pode conter: 1 pessoa, em pé

 

 

 

3. Departamento de Fiscalização do Crefito-10 informa

 

Esta semana, o DEFIS orienta a todos os profissionais Fisioterapeutas e Terapeutas Ocupacionais de Santa Catarina, a entrarem na página do CREFITO10 (www.crefito10.org.br) e visitarem o link Legislações CREFITO-10. Lá vocês poderão ter acesso a todo embasamento legal de suas respectivas profissões.

 

A dica dessa semana será a Resolução do COFFITO de nº 139, datada de 1992 que aborda o Exercício da Responsabilidade Técnica da Fisioterapia e da Terapia Ocupacional. Segue abaixo um pedacinho desta resolução tão importante para ambos profissionais.

 

 

 

A imagem pode conter: textoA imagem pode conter: texto

 

 

 

 

4.  Nova Diretoria da FENAFISIO conta com 3 Catarinenses Membros da ASSEFISIO

 

Através deste, gostaria de agradecer o Dr. Sandroval Francisco Torres e todos membros do CREFITO-10 pelo apoio junto a ASSEFISIO e em especial, nesse momento, a atenção e efetivo apoio junto à FENAFISIO, que nesse final de semana (09/12/2017) reuniu suas filiadas em Assembleia, na cidade de Brasília-DF, para prestar contas e eleger a nova diretoria.


Chapa eleita da FENAFISIO triênio 2018, 2019, 2020


Presidente: Marlene Isidro Vieira (APFISIO-PR)
Vice: Iaponira Pimentel (APPESFITO-PE)
Secretaria Geral: Deise Mara Cesário Pereira (ASSEFISIO-SC)
1• Secretária: Tatiana Rodrigues (AEFDF-DF)
Tesoureira Geral: Morgana Sfreddo (ASSEFISIO-SC)
Primeiro Tesoureiro: Francisco Hamilton Sens Júnior (APFISIO-PR)

Diretorias:


Assuntos Parlamentares: Isabela Álvares dos Santos (APFISIO-PR)
Marketing: Pepita Duran (APPESFITO-PE)
Qualidade: Patsy Geraldine Balconi Mandelli (ASSEFISIO-SC)

 

Informo ainda que a  Presidente da ASSEFISIO, Dra. Cristiane Marta Loureiro e Tesoureira Dra. Rita Grubba participaram da Assembleia em Brasília.

Atenciosamente,

Dra. Morgana Sfreddo (ASSEFISIO-SC)
Tesoureira Geral da FENAFISIO

 

 

 

 

 

 

5. Representantes do Crefito-10 participaram de Reuniões dos Diretores Secretários, Diretores Tesoureiros e Departamentos de Fiscalização do Sistema Coffito/Crefitos

 

Nos dias 7 e 8 de dezembro, em Brasília, os Diretores-Secretários e Diretores-Tesoureiros do Sistema COFFITO/CREFITOs discutiram temas como a revisão e atualização de resoluções, quando, em conjunto, tiveram a oportunidade de estudar e propor alterações textuais às legislações.

 

A pauta do encontro contou, ainda, com melhorias que podem ser implementadas nos regionais e que poderiam facilitar o dia a dia do departamento financeiro.

 

 

 

 

Nos mesmos dias 7 e 8, em Brasília, os Departamentos de Fiscalização (DEFIS) do Sistema COFFITO/CREFITOs realizaram balanço do ano, avaliando os pontos que geraram maiores dúvidas e questionamentos jurídicos, especialmente sob a perspectiva de necessidade ou não de atualização de resoluções e procedimentos relacionadas ao dia a dia dos DEFIS.

 

Temas como utilização de redes sociais por profissionais, construção de procedimentos operacionais padrão, estética, parâmetros assistenciais, referencial nacional de procedimentos, RDC-7, responsabilidade técnica, publicidade, treinamento funcional e pilates foram os principais tópicos debatidos pelo grupo.

 

 

 

 

 

 

6. CREFITO-10 realizou reunião com formandos dos Cursos de Fisioterapia

 

 

Faculdade IES em São José/SC

 

Aconteceu no último dia 29 de Novembro, contou com a participação dos acadêmicos (graduandos) do Curso de Fisioterapia, sendo conduzida pelo Dr. André Cruz, Conselheiro CREFITO-10.

 

Agradecemos a Profª Dra. Mônica Teresa Ruoco, Coordenadora do Curso de Fisioterapia, pela parceria com o CREFITO-10.

 

 

 

 

 

UNC – Mafra

 

Dia 01 de Dezembro, contou com a participação dos acadêmicos (graduandos) do Curso de Fisioterapia, sendo conduzida pelo Dr. André Cruz, Conselheiro CREFITO-10.

 

Agradecemos a UNC de Mafra pela receptividade, estendemos nossos agradecimentos a Profª Dra. Renata Campos, Coordenadora do curso de Fisioterapia.

 

 

 

 

 

 

 

UNIARP – Caçador - Dia 14 de Novembro, contou com a participação dos acadêmicos (graduandos) do Curso de Fisioterapia, sendo conduzida pelo Dr. André Cruz, Conselheiro CREFITO-10.

 

Agradecemos a UNIARP pela receptividade, estendemos nossos agradecimentos a Profª Dra. Liamara Bassa Dala Costa, nova Coordenadora do curso de Fisioterapia da UNIARP.

 

 

 

 

 

UNIPLAC – Lages - Dia 30 de Novembro, contou com a participação dos acadêmicos (graduandos) do Curso de Fisioterapia, sendo conduzida pelos Conselheiros Dr. André Cruz e Dra. Adriana Jaqueline Anacleto.

 

Estendemos nossos agradecimentos ao Dr. Tarso Waltrick, Coordenador do curso de Fisioterapia que recebeu o CREFITO-10 na UNIPLAC com muita cordialidade.

 

 

UNIVALI – Itajaí – 05 de Dezembro, contou com a participação dos acadêmicos (graduandos) do Curso de Fisioterapia, sendo conduzida pelo Dr. André Cruz, Conselheiro CREFITO-10.

 

Estendemos nossos agradecimentos ao Profº Dr. Emmanuel Panizze, Coordenador do Curso de Fisioterapia da UNIVALI.

 

 

 

UNOESC DE JOAÇABA - Dia 23 de Novembro, contou com a participação dos acadêmicos (graduandos) do Curso de Fisioterapia, sendo conduzida pelo Dr. André Cruz, Conselheiro CREFITO-10.

 

Estendemos nossos agradecimentos ao Profº Dr. Eduardo Linden que recebeu o CREFITO 10 na UNOESC em Joaçaba com muita cordialidade.

 

 

 

 

 

7. Eventos:

 

 

 

http://www.cbdermatofuncional.com.br/img/logoTopo.png

Evento Oficial da ABRAFIDEF.

Informações www.cbdermatofuncional.com.br

 

8. Denuncie irregularidades no exercício das profissões de Fisioterapia e Terapia Ocupacional

Envie sua denúncia pelo e-mail:  crefito10@crefito10.org.br ou pelo espaço para denúncias do site da  entidade. www.crefito10.org.br