marca_crefito10

 

Informativo Semanal do CREFITO10/SC | Florianópolis, 13 de Setembro de 2010 | Número 42

 

 

1.CREFITO-10 participa de Assembléia Geral da FASS

 A FASS, Fisioterapeutas Associados, associação de profissionais de fisioterapia e terapia ocupacional do município de Chapecó e Região, sob Presidência da Dra. Tatiana Sexto realizou Assembleia Geral da entidade neste dia 11 de setembro. A reunião tratou dos seguintes assuntos: Aplicação da Classificação Internacional de Funcionalidade, Incapacidade e Saúde na Prática Clínica, palestra ministrada pelo Fisioterapeuta, Dr. Irineu Jorge Sartor – Conselheiro do CREFITO-10 e Presidente da Associação de Fisioterapeutas Peritos-SC / AFIP-SC; Informações sobre Convênios Regionais - Diretoria FASS; Ações do CREFITO-10 e informações sobre: PL 7703/2006 Ato Médico, Simples Nacional, PL 4199/2001 Regulamentação Quiropraxia, PL 7200/2010 Perícia Multidisciplinar Previdência Social, PL 5979/2009 Piso Salarial, Apoio Criação do Sindicato Estadual e Encontro de Associações Estaduais de Fisioterapia e Terapia Ocupacional de SC, Palestrante: Dr. Sandroval Torres – Presidente do CREFITO-10. A Assembléia aconteceu no Auditório da SDR – Secretaria Desenvolvimento Regional Chapecó – Rua Nereu Ramos 31E Centro – Chapecó – SC.

 

 

 

   

 

2. CREFITO-10 receberá Comitê Executivo da CLAFK

 

No próximo dia 16 de setembro, em Florianópolis, acontecerá reunião do Comitê Executivo da Confederação Latinoamericana de Fisioterapia e Kinesiologia – CLAFK. Na oportunidade este Comitê se reunirá com o Presidente do CREFITO-10 para apresentar as propostas desta gestão da CLAFK para o desenvolvimento da Fisioterapia.

 

 

3. Kinesiólogo Catarinense recebe o 2º. Prêmio em Congresso Latino Americano de Fisioterapia e Kinesiologia – CLAFK 2010

 

O Catarinense de Blumenau, David Alexandre Bravo López, novo kinesiólogo pela Universidade Metropolitana de Ciências de Santiago, uma Universidade Federal do Chile, conquistou o 2º. Prêmio no XIII Congresso Latinoamericano de Fisioterapia e Kinesiologia, realizado em Santiago do Chile no último dia 16.09, por sua pesquisa que trata-se de  invenção de uma máquina de reabilitaçao da marcha em pacientes com problemas neurológicos. O 1º. Prêmio também ficou com o Brasil, com trabalho da Profa. Amélia Pasqual, da USP. O CREFITO-10 parabeniza o David e seu grupo de pesquisadores, principalmente porque na data da apresentação eles eram os únicos estudantes entre os participantes do evento que conquistaram prêmio.

 

Contato do Kgo. David Alexandre Bravo López: doncrespo@gmail.com

Kgo. David Alexandre Bravo López

Dr. Sandroval Francisco Torres – Presidente do CREFITO-10



4. Atenção Fisioterapeutas que atuam na Área de Fisioterapia Cardiorrespiratória

 

Por solicitação da Presidente da ASSOBRAFIR – Regional de Santa Catarina, Dra. Elaine Paulin, o CREFITO-10 inseriu um banner em seu site, www.crefito10.org.br , com um cadastro a ser preenchido por fisioterapeutas catarinenses que atuam na área da Fisioterapia Cardiorrespiratória, que objetiva colher informações sobre os profissionais desta área. Por favor, entrem no site e preencham este formulário e informe aos seus colegas que também atuam nesta área a fazer o mesmo. É muito importante que todos que atuam na área preencham este cadastro. Maiores informações podem ser obtidas diretamente com a ASSOBRAFIR-SC ou junto ao CREFITO-10.

 

 

5. http://www.abrale.org.br/docs/ciclo_to2010.jpg   http://www.abrale.org.br/docs/ciclo_to2010.jpg

 

Associação Brasileira de Linfoma e Leucemia ABRALE é formado por um grupo da sociedade civil, pacientes e familiares com o compromisso de mudar a história da Onco-Hematologia brasileira. Em 2002, começava o desafio de disponibilizar o melhor tratamento de linfoma, leucemia, mieloma múltiplo e mielodisplasia, transformando exemplos de exceções em regra para as terapias hematológicas complexas.

Informação, Educação e Política são as áreas de atuação mais importantes e efetivas da ABRALE, sempre com o suporte de um Comitê Científico composto por especialista em Onco-Hematologia dos principais centros de tratamento na transmissão de informações e em todas as ações da associação. O Comitê Científico valida e orienta todas as ações da entidade.

A organização também possui comitês de diversas especialidades da saúde – Psicologia, Enfermagem, Nutrição, Terapia Ocupacional, Odontologia, Fisioterapia e Serviço Social – que contribuem tecnicamente para nortear ações que demandam conhecimento específico.

O CICLO ABRALE DE ATUALIZAÇÃO PROFISSIONAL que acontecerá em 25 de setembro próximo estará abordando o tema Terapia Ocupacional na atenção integral ao paciente com câncer.

É possível obter maiores detalhes sobre associação e os seus eventos científicos, bem como realizar a inscrição no www.abrale.org.br.

http://www.abrale.org.br/docs/ciclo_to2010.jpg

1)    Promoção de Saúde e Prevenção de Doenças – Dra. Márcia Assis, Terapeuta Ocupacional do Centro de Referência da Saúde da Mulher do Hospital Pérola Byington.

 

2)    Reabilitação – Dra. Lydia Caldeira Tavares Oliveira Andrade, Terapeuta Ocupacional do Instituto do Câncer do Estado de São Paulo “Octavio Frias de Oliveira” e atua na Clínica de Reabilitação Equilibryum.

 

3)    Cuidados Paliativos – Dra. Marília Bense Othero, coordenadora de Terapia Ocupacional do Hospital Premier de São Paulo Internações Domiciliares e Coordenadora do Comitê Cientifico de Terapia Ocupacional do ABRALE.

 

Informações: (11) 31495190 ou abrale@abrale.org.br

Data: 25/Set/2010 das 8h 30min às 12h 30min

 

Em relação às Práticas em Oncologia pela Terapia Ocupacional, Dra. Lizete Antunes Jardim, Vice-Presidente do CREFITO-10 e Presidente da ACATO reforça que o paciente oncológico é um ser fragilizado que necessita de inúmeras fontes de assistência para manter a vontade, a coragem e a esperança na árdua batalha pela recuperação da saúde. Uma dessas fontes é a Terapia Ocupacional, que oferece recursos de adaptação ao meio, ao grupo, a uma nova realidade de acordo com os desejos e necessidades do paciente e considerando estilo de vida, cultura e aspectos socioeconômicos e emocionais. O profissional da Terapia Ocupacional interage também com familiares e membros das equipes multidisciplinares das instituições em que trabalha.  Terapia Ocupacional: Práticas em Oncologia é uma valiosa contribuição para consolidar a intervenção da Terapia Ocupacional em oncologia, apresentando a experiência de terapeutas ocupacionais em instituições de várias cidades e em diferentes contextos.

Sem dúvida, um texto importante que mostra um panorama atual da Terapia Ocupacional na área oncológica em diversas regiões do país.

 

 

6. XX Fórum Nacional de Ensino em Fisioterapia

Inicia neste dia 15 de setembro o XX Fórum Nacional de Ensino em Fisioterapia, o XIV Encontro de Coordenadores de Curso, o IV Encontro de Discentes de Fisioterapia, II Encontro de Docentes das Áreas de Conhecimentos e o Encontro de Trabalhadores e Gestores do SUS, paralelo ao II Congresso Nacional da Fisioterapia na Saúde Coletiva. Os eventos se realizarão até o dia 18 em Belo Horizonte – MG. Informações: http://www.abenfisio.com.br/congresso/

Participem docentes e discentes de Fisioterapia. O CREFITO-10 estará lá.

 

7. Eventos

Curso de Fisioterapia da UNIARP de Caçador – SC realizará o I Simpósio de Fisioterapia

Informações: http://extranet.uniarp.edu.br/extensao/Banners/banner_simposio_fisio.png

 

II Congresso Nacional da Fisioterapia na Saúde Coletiva – CONAFISC e XX Fórum de Ensino na Fisioterapia

Belo Horizonte – MG

15 a 18 de setembro de 2010.

 

XII Encontro de Docentes de Terapia Ocupacional 

Local: Curitiba

Data: 22 a 24 de Setembro de 2010

Promoção: Universidade Federal do Paraná e RENETO

Maiores detalhes: www.ufpr.br/portal

 

V Congresso Internacional de Fisioterapia

Local: Fortaleza - CE

Data: 26 a 28 de Setembro de 2010

Informações: http://www.crefito6.org.br/novo/index.php

 

Congresso Norte e Nordeste de Terapia Ocupacional

Local: Recife

Data: 28 de Setembro a 01 de Outubro

www.connto.com.br

 

XVI Semana de Estudos em Terapia Ocupacional da UFSCar

Data: 25 a 29 de outubro de 2010

Programação: www.ufscar.br/semto10

 

Confira mais no site do CREFITO-10. www.crefito10.org.br

 

8. Denuncie irregularidades no exercício das profissões de Fisioterapia e Terapia Ocupacional Envie sua denúncia pelo e-mail:  crefito10@crefito10.org.br  ou pelo espaço para denúncias do site da entidade. www.crefito10.org.br

 

 

9. Você não está recebendo informações do CREFITO-10 através deste Informativo Semanal ? Atualize seu cadastro (endereço, e-mail e telefone) no junto à secretaria do CREFITO-10  ou através do e-mail crefito10@crefito10.org.br . Não deseja receber estes emails? Envie e-mail com o assunto “REMOVER” para  comunicacrefito10@gmail.com. Quaisquer dúvidas ou sugestões sobre esta  newsletter ou futuras, fale conosco através do e-mail:  comunicacrefito10@gmail.com

 

 

Núcleo de Comunicação e Eventos do CREFITO-10