#

 

Informativo Semanal do CREFITO10/SC, 06 de fevereiro de 2018 | Número 420

 

1. Representante do Crefito-10 no Conselho Estadual de Saúde de Santa Catarina informa a pauta da 232ª. Reunião Plenária

 

Dr. Milton Ricardo de Medeiros Fernandes, Delegado de Içara e representante do Crefito-10 no Conselho Estadual de Saúde de SC participará da reunião ocorrerá no dia 08.02.18 às 14 horas em Florianópolis.

 

 

 

 

2. Crefito-10 realizou Reunião Plenária nos dias 02 e 03.02.18

Aconteceu nos dias 02 e 03, na sede do CREFITO-10 em Florianópolis mais uma Reunião Plenária.

Na pauta temas como Ensino à Distância na Graduação na área da saúde, Câmaras Técnicas, Resoluções Coffito, Recadastramento Nacional, Referencial Nacional de Procedimentos Fisioterapêuticos, Projeto Pauta Aberta, apoios a Congressos entre outros assuntos.

 

A imagem pode conter: 2 pessoas, pessoas sentadas

A imagem pode conter: 3 pessoas, pessoas sentadas e tela

 

 

A imagem pode conter: 4 pessoas, pessoas sentadas, tela e área interna

 

Para o Presidente, essa Plenária foi um marco, dentre todos os temas debatidos na pauta, de importância e relevância indiscutíveis, houve um que na visão dele, vai marcar a história das Plenárias do CREFITO-10, o Projeto “Pauta Aberta”.

Recém lançado, tem objetivo de tornar mais próximo dos profissionais, o órgão máximo de deliberação do Conselho ou seja, a Plenária.

Nessa Reunião tivemos um encaminhamento que depois de apresentado, obteve a aprovação da Plenária para que o tema seja incluído na pauta da Próxima Plenária que deverá ocorrer nos dias 22 e 23 de fevereiro.

O tema “Inclusão da Fisioterapia Aquática no ROL da ANS” foi encaminhado pela Dra. Graziela Cunha de Joinville, segundo o Presidente, esta é uma oportunidade que os profissionais tem de participar ativamente das ações do CREFITO-10.

 

 

 

3. Crefito-10 institui o Projeto Plenária com Pauta Aberta

 

 

Com o intuito de tornar a participação dos Profissionais Terapeutas Ocupacionais e Fisioterapeutas do Estado de Santa Catarina mais efetiva, aumentando a sensibilidade do CREFITO-10 aos verdadeiros anseios dos profissionais do estado, estamos dando início a mais uma ação que esperamos seja amplamente utilizada.

 

Estamos falando do projeto “Pauta Aberta”, que configura a oportunidade de todo profissional ter acesso ao órgão máximo de deliberação do CREFITO-10 ou seja a Plenária.

 

O funcionamento em síntese é bem simples e foi pensado para ser ágil, devendo seguir as seguintes etapas:

 

1-     O profissional interessado em utilizar esse espaço, deve encaminhar e-mail para crefito10@crefito10.org.br colocando como assunto PAUTA ABERTA;

2-     No corpo do e-mail, fazer uma descrição sobre o porquê entende que o tema destacado merece ser pautado para deliberação da Plenária do CREFITO-10, devendo quando for o caso, anexar a maior quantidade de argumentos que justifiquem e amparem sua solicitação;

3-     Uma vez recebido, os temas serão levados a deliberação em Reunião Plenária, que poderá deliberar por incluí-los na pauta da Plenária subsequente ou solicitar maiores esclarecimentos seja ao solicitante, Câmaras Técnicas, Comissões ou outros órgãos quando for necessário;

4-     Caso isso aconteça, o solicitante será informado do andamento de sua solicitação;

5-     Caso seja aprovada a inclusão em pauta, será comunicado ao solicitante sobre o dia e horário da Plenária que deliberará sobre o tema solicitado, podendo o solicitante se assim entender, acompanhar a discussão e os encaminhamentos.

  

A próxima reunião Plenária do Crefito-10 acontecerá nos próximos dias 22 e 23 de fevereiro de 2018.

 

Sendo assim a partir de hoje os profissionais registrados no Crefito-10 poderão enviar sugestões de pontos de pauta a serem discutidos na referida Reunião Plenária do Crefito-10.

 

Contamos com sua efetiva participação, venha nos ajudar a fazer um Crefito-10 cada vez mais forte.

 

 

 

4. Confira o valor do CHF para o ano de 2018

 

Em atenção ao que diz a RESOLUÇÃO No - 482, DE 1o DE ABRIL DE 2017 que fixa e estabelece o Referencial Nacional de Procedimentos Fisioterapêuticos e dá outras providências, em seu Art. 13. “Os valores são precificados em reais, com reajuste anual, aplicando-se o valor acumulado ao ano do Índice de Preços ao Consumidor da Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas - IPC/FIPE - Setor Saúde, e/ou outros que o substitua, respondendo às perdas inflacionárias no período, com data-base no dia 1º de janeiro”.

 

O Coeficiente de Honorários Fisioterapêuticos (CHF), fica com seu valor atualizado para o ano de 2018, passando 1 CHF valer R$ 0,56.

 

O anexo da resolução já com os valores atualizados por procedimento pode ser encontrado no site do CREFITO-10 através do link: http://www.crefito10.org.br/conteudo.jsp?ids=57

 

 

 

 

5. A Cochrane Library foi incorporada recentemente ao Portal de Periódicos da Capes e está disponível para as instituições participantes do Portal

 

Trata-se de uma base de evidências médicas que reúne bibliografias, protocolos de pesquisa, avaliações econômicas e ensaios clínicos. O banco de dados da Cochrane Library disponível no Portal é o Cochrane Database of Systematic Reviews, com interface da Wiley Online Library.


Como acessar:
Acesse o Portal: 
www.periodicos.capes.gov.br
Selecione a opção Buscar base
Digite o nome da base: Cochrane Database of Systematic Reviews
Clique em buscar e acesse a interface da base

 

 

A imagem pode conter: texto

 

 

 

6. Crefito-10 participou de Solenidades de Formaturas

 

Uniasselvi – Blumenau - Representante do Crefito-10 Dra. Cristiane Marta Loureiro

 

 

UNIPLAC Lages – Representante do Crefito-10 Dr. Adriano Rodycz

 

 

 

Associação Catarinense de Ensino/ Terapia Ocupacional – Representante do Crefito-10 Dra. Karin Gomes Paz

 

 

 

 

 

 

7. Calendário de eventos e Plenárias do SUAS/SC em Fevereiro

 

 

CREFITO-10 no SUAS em Santa Catarina - Representantes

Dia

CONSELHO – FORUM

Atividade

 PROFISSIONAL

06/02

Fórum Políticas Públicas Florianópolis - FPPF

CMAS – Cons. Municipal de Assistencial Social / Florianópolis

Reunião ordinária

Dr. Sergio Leandro

08/02

Conselho M. Assistencial Social – Balneário Camboriú / CMAS

Plenária Ordinária

Dra. Maristela Vieira

15/02

Conselho Estadual de Assistência Social – CEAS

Plenária Ordinária

Dra. Maristela Vieira

17 e 18/02

FNTSUAS – Fórum Nacional dos Trabalhadores do Suas

Reunião Bimestral Nacional

Dr. Lourival Jaime

Dra. Maristela Vieira

26/02

FETSUAS – Fórum Estadual dos Trabalhadores do SUAS

Reunião Executiva e Estadual

Dr. Lourival Jaime

Dra. Maristela Vieira

 

 

8. Fator de Qualidade: Prestadores já podem preencher formulários

 

Já está disponível, no site da Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS) e das instituições representativas de prestadores de serviços de saúde, os questionários e formulários, que devem ser preenchidos até o dia 9 de março e servirão de base para a aferição do Fator de Qualidade (FQ).

 

O Fator de Qualidade é aplicado ao Índice de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) e definido pela ANS para o reajuste anual dos contratos entre operadoras de planos privados de saúde e prestadores de serviços. Deve ser utilizado apenas nos casos em que o contrato preveja livre negociação como única forma de reajuste e que as partes não cheguem a um acordo até os primeiros 90 dias do ano.

 

Todos os prestadores privados poderão responder os questionários, pois as informações obtidas também servirão de base para a elaboração de programas e políticas para o setor, em particular o Programa de Qualificação dos Prestadores de Serviços na Saúde Suplementar (QUALISS).

 

Ao final do período de apuração dos dados que compõem o FQ, a ANS divulgará a lista de prestadores que preenchem os critérios relativos aos níveis 105% e 100% do FQ no portal da reguladora.

 

Acesse o link https://www.coffito.gov.br/nsite/?p=7680 e veja os questionários, os Critérios do Fator de Qualidade e para compartilhar a campanha nas mídias sociais.

 

 

FONTE: ANS, COFFITO

 

 

9. Sonafe anuncia Recadastramento 2018

 

Basta acessar o link e preencher o formulário. 
É simples e rápido, acesse:
https://static.xx.fbcdn.net/images/emoji.php/v9/f4c/1.5/16/1f539.png
🔹 http://bit.ly/recadastro_sonafe

A imagem pode conter: 2 pessoas, texto

 

 

 

10. Criada a Associação Brasileira de Fisioterapia da Dor – ABFiD

 

Informamos o processo de criação da ABFiD – Associação Brasileira de Fisioterapia em Dor. A área de atuação em dor é preconizada pela *World Confederation of Physical Therapy *através da *WCPT Pain Network – PTP*, que sugere uma gama de ações no sentido de melhorar a qualidade da
assistência fisioterapêutica neste âmbito.

 

Além disso, a fisioterapia brasileira tem participação importante em associações multidisciplinares como a *International Association for the Study of Pain* e a Sociedade Brasileira de Estudo da Dor. Parece ter chegado o momento de dar um passo a mais no sentido de consolidar os esforços do fisioterapeuta brasileiro na área de atuação em dor.

 

A ABFiD traz, em seu escopo de atribuições, o fomento a discussões técnicas da fisioterapia em dor, assim como intenciona promover a expertise como uma possível especialidade da nossa profissão.

 

*Comissão de Criação ABFiD*

 

Josimari Melo de Santana CREFITO – 7 53209 - F

Juliana Barcellos de Souza CREFITO – 10 31028 - F

Katia Nunes Sá CREFITO – 7 13094 - F

Abrahão Fontes Baptista CREFITO – 7 23306 - F

Artur Padão Gosling CREFITO – 2 71705 - F

Felipe José Jandre dos Reis CREFITO – 2 39116 - F

Heráclito Fernando Gurgel Barboza CREFITO – 2 16230 - F

Ricardo Saravy de Araújo CREFITO – 13 179360 - F

Contato: abfidbrasil@gmail.com

 

 

 

11. Expediente do Crefito-10 no Carnaval 2018

 

Resultado de imagem para carnavalResultado de imagem para carnaval

 

Prezados(as) Profissionais,

Devido ao Carnaval, o Crefito-10, Sede em Florianópolis e Secretarias Regionais Sul - Criciúma, Norte - Joinville e Oeste - Chapecó voltarão às atividades normais na quarta-feira dia 14/02/2018, às 13 horas.

 

Resultado de imagem para carnavalResultado de imagem para carnaval

 

 

 

 

12. Eventos:

 

 

A imagem pode conter: 1 pessoa, texto

 

 

 

 

https://scontent-gru.xx.fbcdn.net/v/t1.0-9/27655419_1588025394615683_922496708562752877_n.jpg?oh=dce058b35e919a49a150f00f8f05f9ca&oe=5B174560

 

 

 

 

 

http://www.cbdermatofuncional.com.br/img/logoTopo.png

Evento Oficial da ABRAFIDEF.

Informações www.cbdermatofuncional.com.br

 

 

Nenhum texto alternativo automático disponível.

O XII Congresso Norte-Nordeste de Terapia Ocupacional (CONNTO), ocorrerá na cidade de Aracajú/SE, no período de 25 à 28 de setembro de 2018.

Informações: (079) 99816-0132

E-mail: atoese.sergip@yahoo.com.br

Local: Radisson Hotel – Aracaju/SE

 

13. Denuncie irregularidades no exercício das profissões de Fisioterapia e Terapia Ocupacional

<
13. Você não está recebendo informações do CREFITO-10 através deste Informativo Semanal?

Atualize seu cadastro (endereço, e-mail e telefone) no junto à secretaria do CREFITO-10 ou através do e-mail crefito10@crefito10.org.br. Não deseja receber estes emails? Envie e-mail com o assunto “REMOVER” para comunicacrefito10@gmail.com. Quaisquer dúvidas ou sugestões sobre esta newsletter ou futuras, fale conosco através do e-mail: comunicacrefito10@gmail.com ou clique aqui.

 

14. Denuncie irregularidades no exercício das profissões de Fisioterapia e Terapia Ocupacional

Envie sua denúncia pelo e-mail: comunicacrefito10@gmail.com ou pelo espaço para denúncias do site da entidade.


Núcleo de Comunicação e Eventos do CREFITO-10