#

 

Informativo Semanal do CREFITO10/SC, 27 de fevereiro de 2018 | Número 422

 

1. Força Tarefa na Luta pelo retorno da Fisioterapia ao Simples Nacional - Anexo III

 

 

CREFITO-10, CREFITO-8, FENAFISIO, ASSEFISIO/SC, APFISIO/PR e SEBRAE, presentes no dia 20/02, no café da manhã da Frente Parlamentar das Micro e Pequenas Empresas, que é Presidida pelo catarinense Deputado Federal Jorginho Mello, compondo a Mesa estava também a Deputada Federal catarinense Carmem Zanotto.

 

Na pauta a defesa do "NAO AO VETO 5/2018", o foco é o retorno da Fisioterapia ao Anexo III do Simples Nacional sem comprometimento da folha de pagamento/ faturamento.

 

Cabe destaque especial, ao SEBRAE na figura de seu Presidente Sr. Guilherme Afif Domingos, que tem sido um parceiro incansável e atento às necessidades das Empresas Prestadoras de Serviço de Fisioterapia.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Na agenda da tarde, a Força Tarefa reuniu-se com o Presidente do Senado, pedindo apoio a Derrubada do Veto 5/2018, após este ter ciência dos argumentos para tal solicitação, o Presidente do Senado Senador Eunicio Oliveira, comprometeu-se a encampar a derrubada do Veto 5/2018 por uma questão de justiça.

 

Presente na reunião com o Senador Eunicio Oliveira, o Sr. Guilherme Afif Domingos (Presidente do SEBRAE), Senador Armando Monteiro, Senadora Ana Amélia, Senador José Pimentel, Deputado Federal Jorginho Melo, além de outras entidades representativas do setor das Micro e Pequenas Empresas e Parlamentares.

 

 

 

Também houve o contato com o Relator do Projeto 341 – do Novo Simples Deputado Otávio Leite.

 

 

 

Ainda na agenda da tarde, a Força tarefa esteve com a Postal Saúde, onde apresentou as demandas de todos os Estados, como pagamentos atrasados, glosas indevidas, não pagamento da Acupuntura, codificações indevidas e valores baixos sem reajuste há anos.

 

      

 

Agradecemos a todos que de maneira direta ou indireta estão engajados nessa luta.

 

 

2. Crefito-10 realizou nos dias 23.02 sexta-feira e sábado 24.02. Plenária na Secretaria Regional Norte em Joinville

 

A imagem pode conter: 2 pessoas, pessoas sentadas e área interna

A imagem pode conter: 1 pessoa, sentado

 

 

A imagem pode conter: 1 pessoa, sentado

A imagem pode conter: 5 pessoas, pessoas sorrindo, pessoas sentadas e área interna

 

 

 

Fisioterapeuta Dr. Leandro Terra foi empossado Delegado do Crefito-10 de Joinville na Plenária de sexta-feira dia 23.02 a na Secretaria Regional Norte em Joinville.

 

A imagem pode conter: 1 pessoa, em pé e área interna

A imagem pode conter: 2 pessoas, pessoas em pé e área interna

 

Entre a pauta da manhã do dia 24.02 a 1o. proposta de Pauta Aberta solicitada ao Crefito-10.

Inserção da Fisioterapia Aquática no rol da Agência Nacional de Saúde – ANS proposta enviada pelas Fisioterapeutas Dra. Graziela Cunha e Dra. Suzana Tomazini de Joinville.

Para o Presidente do Crefito-10 Dr. Sandroval Francisco Torres precisamos ampliar a nossa representação política. Ele apresentou as informações de quais os pré-requisitos para um procedimento entrar no rol da ANS a exemplo das Diretrizes Clínicas. Continuam informando que as inclusões feitas foram capitaneadas pelo COFFITO e FENAFISIO e que conseguiram incluir muitos dos procedimentos na TUSS e no ROL que temos na atualidade.

O Crefito-10 questionou a FENAFISIO – Federação Nacional das Empresas de Fisioterapia e a ABFA – Associação Brasileira de Fisioterapia Aquática sobre a solicitação das fisioterapeutas ao Crefito-10.

A Plenária propõe que a Câmara Técnica de Fisioterapia Aquática do Crefito-10 junto com a Diretoria da ABFA e a FENAFISIO avancem na concretização da inclusão da Fisioterapia Aquática no rol da ANS.

 

A imagem pode conter: 11 pessoas, pessoas sorrindo, pessoas em pé, terno e área interna

 

 

 

3.Crefito-10 institui o Projeto Plenária com Pauta Aberta

 

 

Com o intuito de tornar a participação dos Profissionais Terapeutas Ocupacionais e Fisioterapeutas do Estado de Santa Catarina mais efetiva, aumentando a sensibilidade do CREFITO-10 aos verdadeiros anseios dos profissionais do estado, estamos dando início a mais uma ação que esperamos seja amplamente utilizada.

 

Estamos falando do projeto “Pauta Aberta”, que configura a oportunidade de todo profissional ter acesso ao órgão máximo de deliberação do CREFITO-10 ou seja a Plenária.

 

O funcionamento em síntese é bem simples e foi pensado para ser ágil, devendo seguir as seguintes etapas:

 

1-     O profissional interessado em utilizar esse espaço, deve encaminhar e-mail para crefito10@crefito10.org.br colocando como assunto PAUTA ABERTA;

2-     No corpo do e-mail, fazer uma descrição sobre o porquê entende que o tema destacado merece ser pautado para deliberação da Plenária do CREFITO-10, devendo quando for o caso, anexar a maior quantidade de argumentos que justifiquem e amparem sua solicitação;

3-     Uma vez recebido, os temas serão levados a deliberação em Reunião Plenária, que poderá deliberar por incluí-los na pauta da Plenária subsequente ou solicitar maiores esclarecimentos seja ao solicitante, Câmaras Técnicas, Comissões ou outros órgãos quando for necessário;

4-     Caso isso aconteça, o solicitante será informado do andamento de sua solicitação;

5-     Caso seja aprovada a inclusão em pauta, será comunicado ao solicitante sobre o dia e horário da Plenária que deliberará sobre o tema solicitado, podendo o solicitante se assim entender, acompanhar a discussão e os encaminhamentos.

  

A próxima reunião Plenária do Crefito-10 acontecerá nos próximos dias 23 e 24 de março de 2018.

 

Sendo assim a partir de hoje os profissionais registrados no Crefito-10 poderão enviar sugestões de pontos de pauta a serem discutidos na referida Reunião Plenária do Crefito-10.

 

Contamos com sua efetiva participação, venha nos ajudar a fazer um Crefito-10 cada vez mais forte.

 

 

 

4. Crefito-10 participou de Solenidades de Formaturas

 

UFSC – Araranguá - Representante do Crefito-10 Dr. Marcos Boscatto

 

 

 

 

 

 

 

UNISUL – Pedra Branca - Representante do Crefito-10 Dra. Karin Gomes Paz

 

 

 

 

 

 

5. Florianópolis sediará o V COBRAFIN “Congresso Brasileiro de Fisioterapia Neurofuncional”, evento promovido pela Associação Brasileira de Fisioterapia Neurofuncional – ABRAFIN.

 

Mensagem do Prof. Dr. Jocemar Ilha, Presidente do V COBRAFIN

A Fisioterapia Neurofuncional Brasileira apresenta grandes avanços técnico-científicos nos últimos anos. Muito desse crescimento vem da força de nossos profissionais, em especial pela união dos Fisioterapeutas Neurofuncionais desde a criação da Associação Brasileira de Fisioterapia Neurofuncional (ABRAFIN) e pelas oportunidades de troca de experiências e aprendizagem durante as edições anteriores do Congresso Brasileiro de Fisioterapia Neurofuncional (COBRAFIN).

Com o amadurecimento e consolidado reconhecimento internacional da especialidade na atenção fisioterapêutica brasileira aos pacientes com disfunção do sistema nervoso, é chegado o momento de expandir nossas discussões, bem como mostrar nossa força e união. Neste sentido, é com imensa satisfação que venho convidá-los a fazer parte de mais este grande momento histórico, somando esforços em prol de nossa especialidade durante o V Congresso Brasileiro de Fisioterapia Neurofuncional, I Congresso Internacional da ABRAFIN e o I Simpósio Internacional de Fisioterapia Neurofuncional nos dias 10 a 13 de outubro de 2018, no CentroSul - Centro de Eventos de Florianópolis, SC.

Os quatro dias de evento contemplarão uma variedade de atividades, tais como mesas redondas, cursos, workshops, oficinas e palestras que discutirão os mais diversos e atuais temas em Fisioterapia Neurofuncional. O objetivo é aprofundar e disseminar os avanços científicos e tecnológicos que permeiam a prática baseada em evidências e dessa forma, fornecer subsídios teóricos e práticos para a atuação clínica. Temas como avanços do comportamento motor, abordagens de avaliação e tratamento, bem como tecnologia assistiva em Fisioterapia Neurofuncional nos diferentes ciclos de vida serão abordados. Venham atualizar suas práticas, conhecer nossa encantadora Florianópolis e ajudar a fazer desse evento o maior encontro mundial de Fisioterapia Neurofuncional. Nosso esforço nada vale sem a sua participação!

Ansioso para (re)encontrá-los,

Prof. Dr. Jocemar Ilha

 

Informações: https://cobrafin.com.br/

 

 

 

 

 

 

 

6. Delegado do Crefito-10 Dr. Adriano Rodycz ministrou palestra na UNC Mafra

 

 

 

 

 

7. Crefito-10 sediou a reunião da Coordenação Executiva do FETSUAS-SC

 

A reunião ocorreu neste dia 26 de fevereiro e teve como Representantes do CREFITO-10 Dr. Lourival Jaime Vieira – Vice-Presidente CREFITO-10 e Dra. Maristela Vieira – Conselheira CREFITO-10.

 

 

 

 

 

A reunião teve como propósito cumprir a pauta abaixo:

 

 

 

 

8. CONQUISTA: O TRF-5 reconhece que solicitação de exames complementares é legítimo de fisioterapeutas

 

O Tribunal Regional Federal da 5ª Região (TRF-5) reconheceu, dia 16 de fevereiro de 2018, por unanimidade, a legitimidade do fisioterapeuta para solicitar exames complementares vinculados à sua atividade profissional, de modo a embasar o diagnóstico fisioterapêutico.

A ação foi impetrada após recusa de um laboratório de Natal (RN) em aceitar solicitação de exame assinada por um fisioterapeuta. A decisão do Tribunal Regional Federal da 5ª Região (TRF-5) acolheu as alegações do CREFITO-1, reconhecendo que não existe legislação que proíba fisioterapeutas de solicitarem exames complementares.

 

RESOLUÇÃO

 

O COFFITO, por meio da RESOLUÇÃO nº 80, publicada em 9 de maio de 1987, no exercício de suas prerrogativas legais, reconhece a competência do fisioterapeuta para solicitação de laudos técnicos e exames complementares, a fim de lhe proporcionar condições de avaliação sistemática do paciente, e de reajustes ou alterações das condutas terapêuticas empregadas, adequando-as quando necessário (Resolução-COFFITO nº 80/87, art. 2º).

O Conselho Nacional de Educação (CNE), ratificando a posição adotada pelo COFFITO, publicou a Resolução nº 004/2002, instituindo as Diretrizes Curriculares Nacionais do curso de graduação em Fisioterapia e dispondo, expressamente, em seu art. 5º, a respeito da capacidade de solicitação e avaliação de exames, reconhecendo que a formação do fisioterapeuta tem por objetivo dotar o profissional dos conhecimentos requeridos para tal exercício.

“A solicitação de exames complementares afigura-se como competência expressamente reconhecida pelo COFFITO para o fisioterapeuta e para o terapeuta ocupacional, respectivamente, nas Resoluções-COFFITO nº 80/87 e nº 81/87, além de estar presente nas diretrizes curriculares do curso de graduação da Fisioterapia. É prerrogativa do fisioterapeuta e do terapeuta ocupacional realizar consultas, solicitar exames complementares e colher dados necessários à elaboração do diagnóstico fisioterapêutico e terapêutico ocupacional”, enfatizou o Dr. Roberto Mattar Cepeda, presidente do COFFITO.

 

COFFITO

 

 

9.Fisioterapeutas e Terapeutas Ocupacionais podem SIM praticar a Acupuntura

 

A imagem pode conter: texto

Acesse o link abaixo:

https://www.coffito.gov.br/nsite/wp-content/uploads/2018/02/NOTA-DE-ESCLARECIMENTO.-julgamento-Decis%C3%A3o-Gilmar-Mendes.-AGR-RE.pdf

 

10. Eventos:

 

Associação Brasileira de Pesquisa e Pós-Graduação em Fisioterapia convida:

Curso de Prática Baseada em Evidências – BJPT

2 e 3 março de 2018

Local: UNICID - Rua Cesário Galeno, 448 - Bloco Alfa, 03071-000 SãoPaulo

Informações: http://www.abrapg-ft.org.br/site/index.php/noticias/8-intitucional/16-curso-de-pratica-baseada-em-evidencias-bjpt

100% da verba desse evento será revertida para auxiliar o Brazilian Journal of Physical Therapy

 

Curso de 20 horas/aula teórico e prático com os professores Leonardo Costa e Luciola Costa.

 

Ao término desse curso, os alunos serão capazes de:

 

1.     formular uma pergunta clínica,

2.     entender quais tipos de pesquisa respondem a cada tipo de pergunta clínica,

3.     buscar em bases de dados os melhores artigos para responder as perguntas clínicas,

4.     analisar criticamente os métodos,

5.     interpretar estatisticamente os resultados, e

6.     implementar os resultados da pesquisa no atendimento de pacientes.

7.      

 

A imagem pode conter: texto

 

 

A imagem pode conter: texto

 

 

https://scontent-gru.xx.fbcdn.net/v/t1.0-9/27655419_1588025394615683_922496708562752877_n.jpg?oh=dce058b35e919a49a150f00f8f05f9ca&oe=5B174560

 

 

 

 

Nenhum texto alternativo automático disponível.

 

http://www.cbdermatofuncional.com.br/img/logoTopo.png

Evento Oficial da ABRAFIDEF.

Informações www.cbdermatofuncional.com.br

 

 

Nenhum texto alternativo automático disponível.

O XII Congresso Norte-Nordeste de Terapia Ocupacional (CONNTO), ocorrerá na cidade de Aracajú/SE, no período de 25 à 28 de setembro de 2018.

Informações: (079) 99816-0132

E-mail: atoese.sergip@yahoo.com.br

Local: Radisson Hotel – Aracaju/SE

 

13. Você não está recebendo informações do CREFITO-10 através deste Informativo Semanal?

Atualize seu cadastro (endereço, e-mail e telefone) no junto à secretaria do CREFITO-10 ou através do e-mail crefito10@crefito10.org.br. Não deseja receber estes emails? Envie e-mail com o assunto “REMOVER” para comunicacrefito10@gmail.com. Quaisquer dúvidas ou sugestões sobre esta newsletter ou futuras, fale conosco através do e-mail: comunicacrefito10@gmail.com ou clique aqui.

 

14. Denuncie irregularidades no exercício das profissões de Fisioterapia e Terapia Ocupacional

Envie sua denúncia pelo e-mail: comunicacrefito10@gmail.com ou pelo espaço para denúncias do site da entidade.


Núcleo de Comunicação e Eventos do CREFITO-10