#

Informativo Semanal do CREFITO10/SC, 20 de março de 2018 | Número 425

 

1.    Reunião realizada pelo Crefito-10 em Canoinhas foi muito produtiva!

 

O encontro aconteceu na noite de sexta-feira dia 16.03 e teve presença maciça dos profissionais da região.

Foram debatidos temas de interesse a exemplo da importância da utilização do Referencial Nacional de Procedimentos Fisioterapêuticos e a abertura de cursos de graduação de Terapia Ocupacional em Santa Catarina. Foi um importante momento para que os profissionais tirassem dúvidas e sugerissem ações. Atingimos o objetivo!

 

Esperamos vocês nas próximas reuniões que ocorrerão em diversos municípios de Santa Catarina.

 

Informamos que o próximo acontecerá na cidade de Rio do Sul dia 18/04 às 19:30h.

 

 

A imagem pode conter: 4 pessoas, pessoas sentadas, mesa e área interna

 

 

 

 

 

2.    Crefito-10 convida Fisioterapeutas e Terapeutas Ocupacionais para Reunião em Rio do Sul

 

 

3. Crefito-10 em Florianópolis não abrirá no próximo dia 23 de Março de 2018 - Aniversário de Florianópolis

 

Informamos que a Sede do Crefito-10 em Florianópolis não abrirá no próximo dia 23 de Março de 2018, tendo em vista feriado municipal alusivo ao aniversário do Município de Florianópolis.

 

Secretarias Regionais funcionarão normalmente.

 

O aniversário de Florianópolis, a capital do estado de Santa Catarina, é comemorado no dia 23 de março, feriado municipal para os florianopolitanos.

Esse dia celebra a data da fundação, em 1673, de Floripa, como é carinhosamente chamada.

A cidade foi fundada por Francisco Dias Velho com o nome de Nossa Senhora do Desterro.

Isso porque o seu fundador levou uma imagem da santa e construiu uma capela em sua devoção.

É ela a padroeira de Florianópolis.

Foi a partir de 1894 que o nome atual foi adotado. O motivo era homenagear o presidente da república, na altura, Floriano Peixoto, que foi o 2º Presidente do Brasil.

Apesar de essa ser uma decisão do governador, não agradou a população pelo fato de eles serem contrários à Proclamação da República.

Conhecida também como “Ilha da Magia”, Florianópolis destaca-se principalmente pela beleza das suas praias. E o motivo pelo qual ela carrega esse “apelido” decorre de lendas que explicavam os acontecimentos estranhos que a pequena população não entendia e, assim, envolvia superstições, feitiços e benzedeiras.

 

 

 

4. A AFISC (Associação dos Fisioterapeutas da Serra Catarinense) reiniciou suas atividades e convida todos os profissionais fisioterapeutas para o Workshop Neopilates.

A Conselheira do Crefito-10 Dra. Adriana Jaqueline Anacleto e a Delegada do Crefito-10 Dra. Geciely Munaretto estiveram presentes e reforçam o apoio ao evento!

 

 

A imagem pode conter: uma ou mais pessoas e texto

 

 

 

5. Câmara Técnica de Fisioterapia Neurofuncional do Crefito-10 organizará um folder sobre "Critérios mínimos de qualidade no atendimento de Fisioterapia Neurofuncional em SC"

 

A Câmara Técnica de Fisioterapia Neurofuncional do Crefito-10 reuniu-se dia 16 de março para definir estratégias de confecção de um folder sobre "Critérios mínimos de qualidade no atendimento de Fisioterapia Neurofuncional em SC" e para tratar de assuntos referentes ao V COBRAFIN (Congresso Brasileiro de Fisioterapia Neurofuncional), que será realizado de 10 a 13 de outubro, no CentroSul, em Florianópolis. A Presidente da CTFN, Dra. Geciely Munaretto, destaca como um marco importante trazer um evento dessa magnitude para Santa Catarina!

 

 

 

 

6. Seminário de Acessibilidade Cultural

 

 

Dias 19, 20 e 21 de março em Florianópolis, no Auditório da Faculdade Senac (Rua Silva Jardim, 360, Prainha). Inscrição gratuita. Um convite para todos os sentidos!

Queremos as pessoas com deficiência nos teatros, nas galerias, nos centros culturais e nos palcos. É hora de discutir cultura para todos(as). De estender a acessibilidade cultural com qualidade. Por isso, nos dias 19, 20 e 21 de março, Florianópolis será palco do 1º Seminário de Acessibilidade Cultural de Santa Catarina. Poder público, artistas, sociedade e pesquisadores da área, juntos, pela primeira vez em nome da acessibilidade cultural no Estado.

 

Sobre a Programação

 

Filmes, espetáculos, jantares de intercâmbio, rodas de conversa, vivências, mesas de discussão e mostras artísticas farão parte desta programação que levará nossa consciência e reflexão para um lugar criativo e de empatia. Será um momento de renovar as perspectivas, de mudar a forma de sentir o mundo e a arte. Mas a experiência não para por aí, o que a gente quer é expandir este conhecimento para todo o estado de Santa Catarina.

 

Na Unidavi, a exibição da transmissão ao vivo será na Sala Nobre.

Dia 19, das 13h às 19h

Dia 20, das 8h30min às 12h e das 13h às 19h

Dia 21, das 8h30min às 12h

 

Importante: para participar da transferência do evento na Unidavi, é obrigatório agendamento, que deve ser feito pelo adm@fundacaocultural.art.br ou 47 3521-7702 com Valeska.

Projeto realizado com o apoio do Estado de Santa Catarina, Secretaria de Estado de Turismo, Cultura e Esporte, Fundação Catarinense de Cultura, Funcultural e Edital Elisabete Anderle

Informações: culturaacessivelsc.com.br/programacao

 

 

 

 

7. FENAFISIO convida para o II Meeting de Gestores da Fisioterapia

 

Informações: fenafisio.com.br/meeting

A imagem pode conter: uma ou mais pessoas e texto

 

 

8. Cadastre-se no banco de dados do SUS como Profissional de Terapias Integrativas

 

Acesse o formulário: https://goo.gl/MYWoQH

 

Nenhum texto alternativo automático disponível.

 

 

9. Crefito-10 institui o Projeto Plenária com Pauta Aberta

Com o intuito de tornar a participação dos Profissionais Terapeutas Ocupacionais e Fisioterapeutas do Estado de Santa Catarina mais efetiva, aumentando a sensibilidade do CREFITO-10 aos verdadeiros anseios dos profissionais do estado, estamos dando início a mais uma ação que esperamos seja amplamente utilizada.

Estamos falando do projeto “Pauta Aberta”, que configura a oportunidade de todo profissional ter acesso ao órgão máximo de deliberação do CREFITO-10 ou seja a Plenária.

O funcionamento em síntese é bem simples e foi pensado para ser ágil, devendo seguir as seguintes etapas:

1-     O profissional interessado em utilizar esse espaço, deve encaminhar e-mail para crefito10@crefito10.org.br colocando como assunto PAUTA ABERTA;

2-     No corpo do e-mail, fazer uma descrição sobre o porquê entende que o tema destacado merece ser pautado para deliberação da Plenária do CREFITO-10, devendo quando for o caso, anexar a maior quantidade de argumentos que justifiquem e amparem sua solicitação;

3-     Uma vez recebido, os temas serão levados a deliberação em Reunião Plenária, que poderá deliberar por incluí-los na pauta da Plenária subsequente ou solicitar maiores esclarecimentos seja ao solicitante, Câmaras Técnicas, Comissões ou outros órgãos quando for necessário;

4-     Caso isso aconteça, o solicitante será informado do andamento de sua solicitação;

5-     Caso seja aprovada a inclusão em pauta, será comunicado ao solicitante sobre o dia e horário da Plenária que deliberará sobre o tema solicitado, podendo o solicitante se assim entender, acompanhar a discussão e os encaminhamentos.

  

A próxima reunião Plenária do Crefito-10 acontecerá nos próximos dias 23 e 24 de março de 2018.

Sendo assim a partir de hoje os profissionais registrados no Crefito-10 poderão enviar sugestões de pontos de pauta a serem discutidos na referida Reunião Plenária do Crefito-10.

Contamos com sua efetiva participação, venha nos ajudar a fazer um Crefito-10 cada vez mais forte.

 

10. Florianópolis sediará o V COBRAFIN “Congresso Brasileiro de Fisioterapia Neurofuncional”, evento promovido pela Associação Brasileira de Fisioterapia Neurofuncional – ABRAFIN.

Profa. Dra. Sibele de Andrade Melo Knaut, Presidente da ABRAFIN

Caros Fisioneuroamigos, é com grande satisfação que venho convidá-los a participar do V Congresso Brasileiro de Fisioterapia Neurofuncional (COBRAFIN) na ilha da magia, a linda e contagiante Florianópolis. O COBRAFIN é um evento de enorme sucesso desde a sua primeira edição, em 2010. Passados 8 anos, o comprometimento da ABRAFIN em fazer o melhor e o maior evento da Fisioterapia Neurofuncional do Brasil e um dos maiores do mundo, só aumenta. Nosso compromisso em estabelecer padrões de qualidade de assistência em Fisioterapia Neurofuncional tem seu ápice no COBRAFIN, onde trocamos experiências, saberes, dificuldades, histórias e muito aprendizado, com colegas de todo o Brasil e de outros países.

A ABRAFIN tem se fortalecido a cada ano, conquistando espaço junto aos órgãos representativos da profissão, concedendo título de especialista em parceria com o COFFITO, criando espaços de divulgação do saber científico e promovendo interação entre pesquisa e prática clínica. E todo este crescimento da ABRAFIN só está acontecendo porque somos uma Associação séria, idônea e cercada de profissionais competentes com um objetivo maior em comum: Contribuir para o acesso a Fisioterapia Neurofuncional de Qualidade a Todos os Usuários.

A bela Florianópolis está de braços abertos esperando os Fisioneuroamigos para fazermos história!

Então meus queridos, juntem-se a nós para mostrar aos quatro cantos o que acontece quando criamos e fortalecemos as redes neurais!

E não se esqueçam, a ABRAFIN somos todos nós!

 

Mensagem do Prof. Dr. Jocemar Ilha, Presidente do V COBRAFIN

A Fisioterapia Neurofuncional Brasileira apresenta grandes avanços técnico-científicos nos últimos anos. Muito desse crescimento vem da força de nossos profissionais, em especial pela união dos Fisioterapeutas Neurofuncionais desde a criação da Associação Brasileira de Fisioterapia Neurofuncional (ABRAFIN) e pelas oportunidades de troca de experiências e aprendizagem durante as edições anteriores do Congresso Brasileiro de Fisioterapia Neurofuncional (COBRAFIN).

Com o amadurecimento e consolidado reconhecimento internacional da especialidade na atenção fisioterapêutica brasileira aos pacientes com disfunção do sistema nervoso, é chegado o momento de expandir nossas discussões, bem como mostrar nossa força e união. Neste sentido, é com imensa satisfação que venho convidá-los a fazer parte de mais este grande momento histórico, somando esforços em prol de nossa especialidade durante o V Congresso Brasileiro de Fisioterapia Neurofuncional, I Congresso Internacional da ABRAFIN e o I Simpósio Internacional de Fisioterapia Neurofuncional nos dias 10 a 13 de outubro de 2018, no CentroSul - Centro de Eventos de Florianópolis, SC.

Os quatro dias de evento contemplarão uma variedade de atividades, tais como mesas redondas, cursos, workshops, oficinas e palestras que discutirão os mais diversos e atuais temas em Fisioterapia Neurofuncional. O objetivo é aprofundar e disseminar os avanços científicos e tecnológicos que permeiam a prática baseada em evidências e dessa forma, fornecer subsídios teóricos e práticos para a atuação clínica. Temas como avanços do comportamento motor, abordagens de avaliação e tratamento, bem como tecnologia assistiva em Fisioterapia Neurofuncional nos diferentes ciclos de vida serão abordados. Venham atualizar suas práticas, conhecer nossa encantadora Florianópolis e ajudar a fazer desse evento o maior encontro mundial de Fisioterapia Neurofuncional. Nosso esforço nada vale sem a sua participação!

Ansioso para (re)encontrá-los,

 

Confirmados os primeiros convidados internacionais

Curso: Métodos práticos de realização de exercícios de maior intensidade para melhorar a função das extremidades inferiores após AVE

Dra Janice Eng é professora e pesquisadora do Departamento de Fisioterapia da University of British Columbia do Canadá. Suas pesquisas incluem estudos do movimento em pessoas após Acidente Vascular Encefálico e Lesões Medulares. Além disso, desenvolve ensaios clínicos randomizados visando estudar estratégias para melhorar a mobilidade, promover atividade física, recuperação motora dos membros superiores, autocuidado e qualidade de vida.

Curso: Prática baseada em evidências na Fisioterapia Neurofuncional Pediátrica

Dra Susan Effgen é professora e pesquisadora do Departamento de Fisioterapia da University of Kentucky (USA). Autora do livro traduzido para o português “Fisioterapia Pediátrica - Atendendo às Necessidades das Crianças”. Suas pesquisas incluem estudos da generalização das habilidades motoras em crianças, frequência e intensidade dos serviços de intervenção precoce em crianças com desenvolvimento motor atípico e escolares.

Curso: Minimizando as quedas na doença de Parkinson - a regra não vale para todos

Dra Colleen Canning é professora e pesquisadora do Departamento de Fisioterapia da University of Sydney (Austrália). Suas pesquisas incluem estudos clinicos para desenvolver e testar métodos inovadores para reduzir inabilidades e quedas em pessoas com Doença de Parkinson.

Curso: Reativar, religar, restaurar - preparando o sistema nervoso para otimizar a função após lesão da medula espinal

Dra Edelle Field-Fote foi pesquisadora principal do Project Miami para recuperação da paralisia após lesões da medula espinal. Atualmente é Editora Chefe do Journal of Neurologic Physical Therapy e Diretora de Pesquisa em Lesão Medular do Instituto Shepherd Center (USA) Suas pesquisas são dedicadas a melhora da função motora em pessoas com lesão medular através do desenvolvimento de estratégias terapêuticas embasadas pelos avanços neurocientíficos.

Informações: https://cobrafin.com.br/

 

 

 

 

11. Crefito-10 participou da Solenidade de Formatura do Curso de Fisioterapia da UNIFACVEST – Lages

Dr. Adriano Rodicz, Delegado do  Crefito-10 representou a entidade no dia 17 de março passado.

 

 

12. COFFITO emitiu Nota sobre Práticas Integrativas e Complementares (PICs)

 

A imagem pode conter: texto

O Conselho Federal de Fisioterapia e Terapia Ocupacional (COFFITO) manifesta apoio à iniciativa do Ministério da Saúde de incluir as novas Práticas Integrativas e Complementares (PICs), com ênfase na atenção básica dos sistemas de saúde.

A Política Nacional de Práticas Integrativas e Complementares (PNPIC), há mais de 10 anos, define abordagens quanto à crescente legitimação das PICs por parte da sociedade. Além disso, milhares de profissionais são capacitados e habilitados todos os anos, entre eles fisioterapeutas e terapeutas ocupacionais, regidos pelas Resoluções - COFFITO  nº 380/2010 e nº 491/2017, respectivamente.

Considerando, ainda, que evidências científicas têm mostrado os benefícios do tratamento integrado entre diversas categorias profissionais e práticas integrativas complementares, o COFFITO corrobora com o estímulo ao desenvolvimento destas práticas, em caráter multiprofissional, para as categorias presentes no SUS, fortalecendo ações que garantam a promoção da saúde, do tratamento e da reabilitação, e a prevenção de agravos. #fisioterapiaintegrativa #terapiaocupacionalintegrativa

 

13. Eventos:

 

III Congresso Catarinense da ABRAFITO e VI Seminário de Fisioterapia Traumato-Ortopédica da Região Carbonífera

Local: UNESC - Criciúma

O site do evento é: www.congressoabrafitosc.vpeventos.com

 

 

 

A imagem pode conter: texto

 

https://www.coffito.gov.br/nsite/wp-content/uploads/2017/12/Sem-t%C3%ADtulo-1.png

Hotel Rio Othon Palace – Rio de Janeiro, RJ  -  https://www.jornadadefisioterapia.com.br

 

https://scontent-gru.xx.fbcdn.net/v/t1.0-9/27655419_1588025394615683_922496708562752877_n.jpg?oh=dce058b35e919a49a150f00f8f05f9ca&oe=5B174560

 

 

http://www.cbdermatofuncional.com.br/img/logoTopo.png

 

Evento Oficial da ABRAFIDEF.

Informações www.cbdermatofuncional.com.br

 

Nenhum texto alternativo automático disponível.

 

 

 

Nenhum texto alternativo automático disponível.

O XII Congresso Norte-Nordeste de Terapia Ocupacional (CONNTO), ocorrerá na cidade de Aracajú/SE, no período de 25 à 28 de setembro de 2018.

Informações: (079) 99816-0132  E-mail: atoese.sergip@yahoo.com.br

Local: Radisson Hotel – Aracaju/SE

 

14. Você não está recebendo informações do CREFITO-10 através deste Informativo Semanal?

Atualize seu cadastro (endereço, e-mail e telefone) no junto à secretaria do CREFITO-10 ou através do e-mail crefito10@crefito10.org.br. Não deseja receber estes emails? Envie e-mail com o assunto “REMOVER” para comunicacrefito10@gmail.com. Quaisquer dúvidas ou sugestões sobre esta newsletter ou futuras, fale conosco através do e-mail: comunicacrefito10@gmail.com ou clique aqui.

 

15. Denuncie irregularidades no exercício das profissões de Fisioterapia e Terapia Ocupacional

Envie sua denúncia pelo e-mail: comunicacrefito10@gmail.com ou pelo espaço para denúncias do site da entidade.


Núcleo de Comunicação e Eventos do CREFITO-10