#

 

Informativo Semanal do CREFITO10/SC, 18 de abril de 2018 | Número 428

 


1. Crefito-10 convida Fisioterapeutas e Terapeutas Ocupacionais para Reunião em Rio do Sul, Chapecó, Joaçaba, Concórdia, Criciúma, Tubarão e Mafra

As reuniões tem como objetivo informar as ações do CREFITO-10, além da busca pela efetiva participação dos profissionais na definição de estratégias para melhorias das profissões de Fisioterapia e Terapia Ocupacional nas regiões, e ainda esclarecer possíveis dúvidas dos profissionais.

 

2. Terapeuta Ocupacional, Conselheira do Crefito-10 participou da reunião do Conselho Municipal de Saúde de Joinville com objetivo de alteração do Regimento Interno

 

Dra. Scarlet Murara representante efetiva do Crefito-10 no Conselho Municipal de Saúde de Joinville participou no último dia 12 de abril no auditório da Amunesc em Joinville. Na pauta a apresentação e aprovação de alteração do Regimento interno.

 

Para Dr. Sandroval Torres, presidente do Crefito-10 é fundamental a participação dos Fisioterapeutas e Terapeutas Ocupacionais catarinenses no controle social.


A imagem pode conter: uma ou mais pessoas e pessoas sentadas 

 

Nenhum texto alternativo automático disponível. Nenhum texto alternativo automático disponível.

 

 

 

3. Projeto Crefito Jovem no Curso de Fisioterapia da UFSC Campus Araranguá

 

No último dia 10 de abril de 2018, os acadêmicos do curso de Fisioterapia da 4ª fase, receberam a visita do Conselho Regional de Fisioterapia da 10ª Região, através da Comissão do CREFITO Jovem e do Conselheiro Jovem e acadêmico de Fisioterapia da Instituição, Luan de Brito Luciano.

Foi ministrado uma palestra explicativa sobre as funções do Conselho, da realidade profissional e acadêmica do Estado, além do Conselheiro Jovem explanar suas funções e experiências enquanto Conselheiro Jovem.

Como sempre, foi um evento muito esclarecedor e produtivo, e o CREFITO 10 só tem a agradecer a UFSC, aqui representada pelos acadêmicos da 4ª fase do curso de Fisioterapia, o Dr. Antônio que é professor da Instituição e o Coordenador do Curso de Fisioterapia por proporcionar e apoiar estes encontros.

Nosso agradecimento em especial vai ao Conselheiro Jovem Luan de Brito Luciano por estimular estes momentos tão importantes para as nossas profissões.

 

 

A imagem pode conter: 22 pessoas, pessoas sorrindo, pessoas sentadas e área interna

 


4. CNS abre consulta virtual sobre Portarias Consolidadas do SUS

 

O Conselho Nacional de Saúde (CNS) abre consulta virtual para a sociedade brasileira opinar sobre as Portarias de Consolidação (PRC) do Sistema Único de Saúde (SUS). Sugestões e alterações devem ser feitas até o dia oito de junho de 2018, através de formulário online disponível no site do CNS.

 

Em setembro do ano passado, o Ministério da Saúde analisou os 18 mil instrumentos normativos existentes referentes ao SUS, reduzindo o número para 749. Em seguida, as normas foram consolidadas em seis portarias, sendo elas:

PRC 1. Consolida as normas sobre os direitos e deveres dos usuários da saúde, a organização e o funcionamento do SUS.

 

PRC 2. Consolida as normas sobre as políticas nacionais de saúde do SUS

 

PRC 3. Consolida as normas sobre as redes do SUS

 

PRC 4. Consolida as normas sobre os sistemas e os subsistemas do SUS

 

PRC 5. Consolida as normas sobre as ações e os serviços de saúde do SUS

 

PRC 6. Consolida as normas sobre o financiamento e a transferência dos recursos federais para as ações e os serviços de saúde do SUS

 

O processo de análise das portarias foi feito pelo MS, em parceria com o Conselho Nacional de Secretários Estaduais de Saúde (Conass) e Conselho Nacional de Secretarias Municipais de Saúde (Conasems). O projeto foi executado pelo Programa de Direito Sanitário da Fiocruz e pela Faculdade de Direito da Universidade de Brasília (UnB).

O CNS criou um Grupo de Trabalho (GT) para analisar se todos os direitos estão garantidos nas portarias que foram consolidadas. “A consulta virtual será uma forma da sociedade participar deste processo e também colaborar com o nosso trabalho”, avalia o conselheiro nacional de saúde Geordeci Souza.

“Depois analisaremos as contribuições que chegarem e apresentaremos o produto final ao plenário do CNS, que se manifestará sobre a pauta, se encontrarmos alguma modificação ou subtração de direitos”, completa.

PARTICIPE DA CONSULTA VIRTUAL

 

FONTE: CNS, COFFITO

 

 

 

 

5. Secretaria de Saúde de Rio das Antas tem novo gestor, um Fisioterapeuta

 

O prefeito Ronaldo Loss apresentou no início dessa semana o novo gestor da Secretaria Municipal de Saúde de Rio das Antas.

Dr. Adriano Slongo, que é natural de Rio das Antas, é fisioterapeuta e assume a secretaria de saúde depois de passar por experiências profissionais na iniciativa privada e também em instituições como a Uniarp, em Caçador e o no Conselho Regional de Fisioterapia e Terapia Ocupacional da 10a Região.

Ronaldo Loss disse que Adriano Slongo se integra a equipe com o objetivo de dar sequência ao cumprimento do plano de governo de sua administração, mantendo os programas que já vinham sendo executados e ampliando ainda mais o atendimento com a criação de novos projetos. “Gostaria de enfatizar que nenhum programa que vinha sendo realizado será interrompido e que vamos continuar dando prioridade para a saúde”.

O novo secretário, Adriano Slongo, disse que o desafio imediato é manter todos os programas em andamento e, a médio prazo, viabilizar a inserção de novas ações. Ele disse também que neste primeiro momento está tomando conhecimento da sistemática de funcionamento da secretaria e agradeceu ao prefeito Ronaldo Loss pela oportunidade. “Quero agradecer ao prefeito pela oportunidade e dizer que nenhum programa será interrompido, muito pelo contrário, terão sequência e serão incrementados”, avalia.

Como primeiras ações, Slongo reuniu diretores e demais colaboradores para tomar conhecimento de toda a sistemática da secretaria de saúde. Segundo ele, este contato é importante para saber quais os setores deverão sofrer intervenções para a implementação de melhorias. “Melhorias no sentido de conseguir uma melhor produção no trabalho de cada setor; conversei muito com o prefeito para estabelecer, neste primeiro momento, as prioridades necessárias para que a saúde tenha este desenvolvimento esperado pela população”.

Slongo disse também que a recomendação do prefeito é para que as ações sigam as linhas do plano de governo. “ Este plano de governo traça metas visando o bem-estar das pessoas e é com este objetivo que vamos trabalhar; nossa expetativa é de que tenhamos mais recursos para investir no sentido de que esses programas alcancem novos patamares”.

O Crefito-10 parabeniza Dr. Adriano Slongo que atualmente é Conselheiro do Crefito-10 e membro do Departamento de Fiscalização.

 

A imagem pode conter: 1 pessoa, sorrindo, sentado, tela, escritório e área interna

 

 

 

6. CNS requer mais atenção do MEC em relação ao EAD na graduação em saúde

 

Em #SUSCONECTA, NOTÍCIAS, NOVIDADES

O decreto presidencial nº 9.057/2017 autorizou que diversas instituições pudessem oferecer cursos de graduação na área da saúde na modalidade Ensino à Distância (EaD). O Conselho Nacional de Saúde (CNS), desde então, tem se posicionado contra, por acreditar que para cuidar de pessoas é necessário afeto e contato presencial. O debate ocorreu quarta (11/04), durante 304ª Reunião Ordinária do CNS. Apesar das reuniões com Ministério da Educação (MEC), demandas do controle social na saúde continuam sem encaminhamento.

O deputado Átila Lira (PSB) participou da reunião do CNS. Segundo ele, as decisões do governo que desobrigam o ensino presencial na graduação em saúde, aconteceram sem diálogo com outras instituições da área e com a sociedade. “As Diretrizes Curriculares Nacionais são praticamente exclusivas do Conselho Nacional de Educação (CNE) e são encaminhadas diretamente ao Ministério da Educação (MEC). Os conselhos de cada área da saúde e o CNS têm que contribuir de forma efetiva”, disse.

O conselheiro Gerdo Bezerra, representante do Conselho Federal de Odontologia (CFO) e membro da Comissão Intersetorial de Recursos Humanos e Relações de Trabalho (CIRHRT), afirmou que há uma dificuldade de relacionamento com o CNE, órgão responsável pelas autorizações dos novos cursos à distância. “Eles não tem olhado nossas recomendações. A luta é grande e precisamos da Comissão Parlamentar de Educação para revertermos a situação”, afirmou.

Ronald dos Santos, presidente do CNS, também aposta na relação com os parlamentares para fortalecer a luta contra o EaD na graduação em saúde. “Precisamos mediar com o legislativo para que se estabeleça o papel do MEC e do MS no processo de regulação dos cursos”. Na Câmara dos Deputados, já tramitam os quatro projetos de lei contra o desenvolvimento de programas de EaD na graduação em saúde.

Parlamentares já se mobilizam

No Senado, o Projeto de Decreto Legislativo nº 111/2017, quer anular o decreto presidencial. O CNS já publicou a Recomendação nº 515/2016, a Resolução nº 569/2017 e a Moção nº 20 que demandam o fortalecimento do ensino presidencial na graduação em saúde. O CNS deve se mobilizar junto aos parlamentares e também aos conselhos profissionais na saúde para fortalecer a pauta.

Ascom CNS

 

 

7. Crefito-10 participou da Inauguração da Clínica Escola do Curso de Fisioterapia da UNC Concórdia

Dr. Sandroval Torres - Presidente e o Delegado do Crefito-10 Dr. Issislan Rossano Kuhn participaram deste tão importante momento para o Curso de Fisioterapia e a comunidade acadêmica.

 

Na oportunidade estavam presentes membros da Reitoria, Direção de Campus, alunos e Coordenação do Curso Dra. Denise Aparecida de Almeida Benelli a qual agradecemos o convite e parabenizamos pelo excelente trabalho que desenvolve.

 

 

A imagem pode conter: 6 pessoas, pessoas sorrindo, pessoas em pé

A imagem pode conter: 9 pessoas, pessoas sorrindo, pessoas em pé

 

 

 

 

 

8. Campanha Abril Verde

 

https://scontent.ffln2-2.fna.fbcdn.net/v/t1.0-9/30656835_1660878560663699_6446822095425896448_n.png?_nc_cat=0&oh=f1ae167fdf809b507762a8bd09ad510b&oe=5B67EEED

https://scontent.ffln2-2.fna.fbcdn.net/v/t1.0-9/30652290_1660878770663678_5727976137808674816_n.png?_nc_cat=0&oh=465220c7fdce97f1facd374450021bf0&oe=5B59C2D6

 

 

9. Florianópolis sediará o V COBRAFIN “Congresso Brasileiro de Fisioterapia Neurofuncional”, evento promovido pela Associação Brasileira de Fisioterapia Neurofuncional – ABRAFIN.

 

 

A imagem pode conter: 1 pessoa, sorrindo

 

 

 

10. Crefito-10 participou de Encontro de Coordenadores de Cursos de Fisioterapia e Terapia Ocupacional do Rio Grande do Sul

 

Estiveram presentes os Conselheiros do CREFITO-10 Dra. Rita de Cássia Paula Souza e Dr. Juliano Tibola. Dra. Rita e Dr. Juliano participaram como mediadores abordando o tema Educação a Distância na Saúde. O Encontro ocorreu em 7 de abril de 2018 no Hotel Continental em Porto Alegre - RS e foi organizado pelo Crefito-5.

O Crefito-10 tem realizado Campanhas permanentes Contra o Ensino a Distância dos Cursos de Graduação da área da Saúde, mas mais diretamente os cursos de Fisioterapia e da Terapia Ocupacional em Santa Catarina em parceria com a ASCOP-SC, Associação Catarinense dos Conselhos Profissionais de SC, Frente Catarinense em Defesa da Saúde e Associações Profissionais.

A imagem pode conter: 14 pessoas, pessoas sorrindo, pessoas em pé e área interna

 

11. Eventos:

 

A imagem pode conter: texto

 

A imagem pode conter: uma ou mais pessoas e texto

 

Nenhum texto alternativo automático disponível.

https://scontent-gru.xx.fbcdn.net/v/t1.0-9/27655419_1588025394615683_922496708562752877_n.jpg?oh=dce058b35e919a49a150f00f8f05f9ca&oe=5B174560

http://www.cbdermatofuncional.com.br/img/logoTopo.png

Evento Oficial da ABRAFIDEF.

Informações www.cbdermatofuncional.com.br

 

Nenhum texto alternativo automático disponível.

Nenhum texto alternativo automático disponível.

O XII Congresso Norte-Nordeste de Terapia Ocupacional (CONNTO), ocorrerá na cidade de Aracajú/SE, no período de 25 à 28 de setembro de 2018.

Informações: (079) 99816-0132  E-mail: atoese.sergip@yahoo.com.br

Local: Radisson Hotel – Aracaju/SE

 

12. Você não está recebendo informações do CREFITO-10 através deste Informativo Semanal?

Atualize seu cadastro (endereço, e-mail e telefone) no junto à secretaria do CREFITO-10 ou através do e-mail crefito10@crefito10.org.br. Não deseja receber estes emails? Envie e-mail com o assunto “REMOVER” para comunicacrefito10@gmail.com. Quaisquer dúvidas ou sugestões sobre esta newsletter ou futuras, fale conosco através do e-mail: comunicacrefito10@gmail.com ou clique aqui.

 

13. Denuncie irregularidades no exercício das profissões de Fisioterapia e Terapia Ocupacional

Envie sua denúncia pelo e-mail: comunicacrefito10@gmail.com ou pelo espaço para denúncias do site da entidade.


Núcleo de Comunicação e Eventos do CREFITO-10