#

 

Informativo Semanal do CREFITO10/SC, 06 de junho de 2018 | Número 430


1. Projeto Crefito Jovem palestrou no Curso de Fisioterapia da Anhanguera de Joinville

 

O CREFITO-10, através da Comissão do Crefito Jovem, esteve presente na Faculdade Anhanguera Joinville no dia 23/05.

Os Acadêmicos da Faculdade Anhanguera receberam a Comissão do CREFITO Jovem, neste ato, representado pela Dra. Maristela Vieira e Dra. Karin Gomes Paz, que compareceram para ministrar uma Palestra sobre as Funções do Conselho para os acadêmicos da 1ª e 2ª fase.

Agradecemos a Faculdade e a Coordenadora do Curso de Fisioterapia, pela recepção e apoio ao evento e também a participação dos alunos.

 

 

2. Acontecendo o I Congresso Sul Brasileiro de Terapia Ocupacional

 

 

 

Iniciou neste dia 04 de junho de 2018 em Curitiba diversos eventos de Terapia Ocupacional, VIII Congresso Paranaense de Terapia Ocupacional, Fórum sobre as Diretrizes Curriculares Nacionais de Terapia Ocupacional da Região Sul, Semana Acadêmica de Terapia Ocupacional da UFPR e o I Congresso Sul Brasileiro de Terapia Ocupacional. Os eventos tem o tema: Especialidades da Terapia Ocupacional: Diálogos entre Práticas, Produção do Conhecimento e Política Profissional. Os eventos estão sendo realizados na Universidade Federal do Paraná entre os dias 04 e 09 de junho de 2018 e tem como realizadores a ACTOEP, RENETO, CATO-UFPR e apoios a Crefito-8, Crefito-10, Crefito-5 e UFPR.

 

 

 

Dra. Maristela Vieira – Crefito-10

Centro Acadêmico de Terapia Ocupacional – CATO UFPR

 

 

 

 

Dra. Maristela Vieira – Crefito-10

Dra. Rosibeth Palm -  Coordenadora do Curso de Terapia Ocupacional da UFPR

Dra. Monica Macedo e Dr. Milton Mariotti

 

 

 

Dra. Maristela Vieira – Crefito-10 em Palestra sobre Acessibilidade e Medidas socioeducativas

 

 

 

 

3.  06 de Junho - Dia Nacional de Luta Contra Queimaduras

 

Junho é considerado o mês da Prevenção e Luta Contra as Queimaduras, a propósito do Dia Nacional de Luta Contra Queimaduras, comemorado em 6 de junho.

 

A imagem pode conter: texto

 

 

 

 

4. Prevenção de Quedas em Pessoas Idosas

 

O Conselho Estadual do Idoso de Santa Catarina (CEI/SC) que tem por objetivo fiscalizar e lutar pela construção e fortalecimento das políticas dos direitos da pessoa idosa no Estado e se preocupa também em propor ações que possam beneficiar os idosos de Santa Catarina.

 

Nesse sentido, a queda é um evento que tem grande importância devido às consequências biopsicossociais que acarretam na vida dos idosos. Portanto, o CEI/SC promove a II Semana Catarinense de Prevenção de Quedas em Idosos com o objetivo de sensibilização da sociedade sobre a temática seguindo uma tendência mundial que já vem acontecendo em alguns estados brasileiros, nos quais se comemora no dia 24 de Junho, o Dia Mundial de Prevenção de Quedas em Idosos.

 

E para que essa campanha atinja seu objetivo, o CEI gostaria de convidar qualquer órgão, serviço ou entidade envolvida com a população idosa a desenvolver entre os dias 18 a 25 de junho de 2018, em seus locais de atuação, alguma atividade alusiva à prevenção de quedas. Essas atividades podem ser palestras de capacitação e educação em saúde, oficinas de avaliação do equilíbrio, oficinas de exercícios terapêuticos, oficinas de adaptação ambiental, distribuição de material informativo, fixação de cartazes, entre outras que cada local achar pertinente segundo as suas possibilidades e características.

 

 

 

https://scontent-gru.xx.fbcdn.net/v/t1.0-9/34065888_1707586842659537_248281918963974144_n.png?_nc_cat=0&oh=4722ff17a5e2e2775b42c2da9836c507&oe=5B767345

 

 

 

A imagem pode conter: 1 pessoa

 

 

 

 

5. Exame Nacional para Concessão de Título de Especialista Profissional

 

Neste ano, os fisioterapeutas e os terapeutas ocupacionais poderão participar do Exame Nacional para Concessão de Título de Especialista Profissional, previsto para o dia 25 de novembro. Esta edição contempla todas as especialidades reconhecidas e disciplinadas pelo COFFITO, e as provas serão aplicadas em todas as capitais brasileiras.

 

Especialidades Profissionais que terão prova em 2018:


Fisioterapia: Fisioterapia Aquática; Fisioterapia Cardiovascular; Fisioterapia Dermatofuncional; Fisioterapia do Trabalho; Fisioterapia em Acupuntura/MTC; Fisioterapia em Gerontologia; Fisioterapia em Oncologia; Fisioterapia em Osteopatia; Fisioterapia em Quiropraxia; Fisioterapia em Terapia Intensiva – Neonatologia e Pediatria; Fisioterapia em Terapia Intensiva no Adulto; Fisioterapia Esportiva; Fisioterapia na Saúde da Mulher; Fisioterapia Neurofuncional na Criança e no Adolescente; Fisioterapia Neurofuncional no Adulto e no Idoso; Fisioterapia Respiratória; e Fisioterapia Traumato-Ortopédica.

Terapia Ocupacional: Terapia Ocupacional em Acupuntura/MTC; Terapia Ocupacional em Contextos Hospitalares; Terapia Ocupacional em Contextos Sociais; Terapia Ocupacional em Gerontologia; Terapia Ocupacional em Saúde Mental; e Terapia Ocupacional na Saúde da Família.

 

Acesse ao site do COFFITO e fique atento às próximas informações do Exame Nacional para Concessão do Título de Especialista Profissional. Poderão participar do Exame Nacional para Concessão de Título de Especialista Profissional

 

 

A imagem pode conter: texto

 

 

6. CNS informa que encerra dia 08 de Junho a Consulta Virtual sobre Portarias Consolidadas do SUS

O Conselho Nacional de Saúde (CNS) abriu consulta virtual para a sociedade brasileira opinar sobre as Portarias de Consolidação (PRC) do Sistema Único de Saúde (SUS).

As sugestões e alterações devem ser feitas até o dia oito de junho de 2018, através de formulário online disponível no site do CNS.

Acesse e participe!

http://www.susconecta.org.br/2018/04/cns-abre-consulta-virtual-sobre-portarias-consolidadas-do-sus/

 

 

7. Santa Catarina sediará o V COBRAFIN “Congresso Brasileiro de Fisioterapia Neurofuncional”, evento promovido pela Associação Brasileira de Fisioterapia Neurofuncional – ABRAFIN.

 

 

 

 

8. Eventos Regionais e Nacionais

 

 

 

http://www.cbdermatofuncional.com.br/img/logoTopo.png

Evento Oficial da ABRAFIDEF.

Informações www.cbdermatofuncional.com.br

 

 

 

 

 

Nenhum texto alternativo automático disponível.

 

 

 

 

 

 

 

9. Você não está recebendo informações do CREFITO-10 através deste Informativo Semanal?

Atualize seu cadastro (endereço, e-mail e telefone) no junto à secretaria do CREFITO-10 ou através do e-mail crefito10@crefito10.org.br. Não deseja receber estes emails? Envie e-mail com o assunto “REMOVER” para comunicacrefito10@gmail.com. Quaisquer dúvidas ou sugestões sobre esta newsletter ou futuras, fale conosco através do e-mail: comunicacrefito10@gmail.com ou clique aqui.

 

10. Denuncie irregularidades no exercício das profissões de Fisioterapia e Terapia Ocupacional

Envie sua denúncia pelo e-mail: comunicacrefito10@gmail.com ou pelo espaço para denúncias do site da entidade.


Núcleo de Comunicação e Eventos do CREFITO-10