#

 

Informativo Semanal do CREFITO10/SC, 28 de Julho de 2018 | Número 432


1. I Seminário de Fiscalização da ASCOP e Vigilância Sanitária do Estado de Santa Catarina

 

O evento ocorreu na manhã do dia 27 de junho no CRC-SC e teve o Crefito-10 como Conselho Profissional organizador.

Participaram os Presidentes do Conselhos Profissionais, Departamentos de Fiscalização, Diretora da Vigilância Sanitária do Estado Sra. Raquel Bittencourt e dirigentes de cada área técnica da Vigilância Sanitária Estadual.

O objetivo do evento foi aproximar a Vigilância Sanitária aos Conselhos Profissionais para garantir ainda mais segurança da sociedade.

Novos encontros acontecerão com maior regularidade e ações conjuntas serão realizadas.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

2. Representante do Crefito-10 no Conselho Municipal de Assistência Social de Florianópolis participou do IX Seminário Estadual de Gestores e Trabalhadores da Política da Assistência Social

 

O evento aconteceu nos dias 25 a 27 de junho em Chapecó e objetivou possibilitar aos Gestores e Trabalhadores a atualização dos temas pertinentes a implementação e qualificação do Sistema Único de Assistência Social em Santa Catarina, e teve como público alvo Prefeitos, Vice-prefeitos, Vereadores, Gestores, Trabalhadores do SUAS e demais interessados.

Terapeuta Ocupacional Dr. Sérgio Leandro representou o CMAS no evento que teve como Conferência de Abertura a palestra intitulada: Sistema Único de Assistência Social: análise de Conjuntura.

 

A imagem pode conter: uma ou mais pessoas

 

A imagem pode conter: uma ou mais pessoas, óculos e barba

A imagem pode conter: 3 pessoas, pessoas sorrindo, pessoas em pé e barba

3. ANS abriu a Consulta Pública nº 66 - Programa de Certificação de Boas Práticas em Atenção à Saúde de Operadoras de Planos Privados de Assistência à Saúde.

Período:
05/06/2018 a 04/07/2018

Descrição:
A Consulta Pública tem como finalidade reunir informações, subsídios, sugestões ou críticas relativas à proposta de Resolução Normativa que visa instituir o Programa de Certificação de Boas Práticas em Atenção à Saúde de Operadoras de Planos Privados de Assistência à Saúde.

Participe: http://www.ans.gov.br/participacao-da-sociedade/consultas-e-participacoes-publicas/cp-66

 

4. Crefito-10 ministrou palestra com Formandos do Curso de Fisioterapia da UFSC

Aconteceu no último dia 22 de junho passado, no campus da UFSC Araranguá, palestra com os formandos do Curso de Fisioterapia. Presentes, representando o Crefito-10, Dr. Marcos Boscatto, Coordenador do Defis e Dr. Anderson Packer, Delegado do CREFITO-10. Agradecemos ao Coordenador do curso, Prof. Dr. Alexandre Marcolino pela acolhida.

5. Departamento de Fiscalização-Defis em reunião na Delegacia Regional de Chapecó

 

No último dia 21 de junho, quinta feira, reuniram-se na Delegacia Regional de Chapecó, os Coordenadores do Defis, Dr. Marcos Boscatto e Dra. Geórgia Lopes Rafaeli, juntamente com a Agente Fiscal Cyntia, para verificar as demandas dos profissionais desta região do Estado.

O Crefito-10 está intensificando a fiscalização em toda a região Oeste.

 

 

6. 25 de Junho Dia Mundial de Prevenção de Quedas em Idosos

 

Em atenção ao convite da Associação Nacional de Gerontologia (ANG-SC) e do Conselho Estadual do Idoso de Santa Catarina (CEI/SC) para desenvolver atividades alusivas à prevenção de quedas em idosos, referente à II Semana Catarinense de Prevenção de Quedas em Idosos, entre os dias 18 à 25 de junho de 2018. Informamos que as Terapeutas Ocupacionais da Secretaria de Assistência Social DE Joinville, Dra. Beatriz Macali Souza, e Dra. Nádia Kaminski realizaram 7 palestras nos 4 CRAS - Centro de Referência de Assistência Social de Joinville SC, com a participação de outros profissionais, Psicóloga, Assistente Social, Educadores, e coordenação do CRAS, com a participação total de 79 idosos, que frequentam os Serviços de Convivência e Fortalecimento de Vínculos, oficinas e atividades nos equipamentos dos CRAS citados abaixo.

Dia 19 de junho – CRAS Parque Guarani

Dia 19 de junho –CRAS Jardim Paraíso

Dia 20 de junho – CRAS Jardim Paraíso

Dia 20 de junho – CRAS Comasa

Dia 20 de junho – CRAS Floresta - período matutino

Dia 21 de junho – CRAS Floresta - período matutino

Dia 21 de junho – CRAS Floresta - período vespertino

A palestra abordou a prevenção de quedas e acidentes, causas e consequências biopsicossociais que as quedas acarretam na vida dos idosos, com estratégias e orientações que facilitem a rotina de vida diária, sua funcionalidade, autonomia, protagonismo e cidadania. O encontro foi finalizado com atividades psicomotoras de estimulação das funções neuro-musculoesqueléticas, de equilíbrio, atenção, percepção viso espacial e integração dos idosos, através da atividade Sinuca Gigante do livro Atividades Cognitivas e Dinâmicas de Grupos para idosos, Editora Dialogar – Joinville, 2016.

 

A imagem pode conter: uma ou mais pessoas, pessoas em pé e área interna

A imagem pode conter: pessoas sentadas, mesa e área interna

 

A imagem pode conter: 2 pessoas, pessoas em pé, criança e área interna

A imagem pode conter: uma ou mais pessoas, pessoas em pé, listras e área interna

A imagem pode conter: uma ou mais pessoas, pessoas sentadas e área interna

 

 

7. Exame Nacional para Concessão de Título de Especialista Profissional

 

Neste ano, os fisioterapeutas e os terapeutas ocupacionais poderão participar do Exame Nacional para Concessão de Título de Especialista Profissional, previsto para o dia 25 de novembro. Esta edição contempla todas as especialidades reconhecidas e disciplinadas pelo COFFITO, e as provas serão aplicadas em todas as capitais brasileiras.

 

Especialidades Profissionais que terão prova em 2018:


Fisioterapia: Fisioterapia Aquática; Fisioterapia Cardiovascular; Fisioterapia Dermatofuncional; Fisioterapia do Trabalho; Fisioterapia em Acupuntura/MTC; Fisioterapia em Gerontologia; Fisioterapia em Oncologia; Fisioterapia em Osteopatia; Fisioterapia em Quiropraxia; Fisioterapia em Terapia Intensiva – Neonatologia e Pediatria; Fisioterapia em Terapia Intensiva no Adulto; Fisioterapia Esportiva; Fisioterapia na Saúde da Mulher; Fisioterapia Neurofuncional na Criança e no Adolescente; Fisioterapia Neurofuncional no Adulto e no Idoso; Fisioterapia Respiratória; e Fisioterapia Traumato-Ortopédica.

Terapia Ocupacional: Terapia Ocupacional em Acupuntura/MTC; Terapia Ocupacional em Contextos Hospitalares; Terapia Ocupacional em Contextos Sociais; Terapia Ocupacional em Gerontologia; Terapia Ocupacional em Saúde Mental; e Terapia Ocupacional na Saúde da Família.

 

Acesse ao site do COFFITO e fique atento às próximas informações do Exame Nacional para Concessão do Título de Especialista Profissional. Poderão participar do Exame Nacional para Concessão de Título de Especialista Profissional

A imagem pode conter: texto

 

8. Santa Catarina sediará o V COBRAFIN “Congresso Brasileiro de Fisioterapia Neurofuncional”, evento promovido pela Associação Brasileira de Fisioterapia Neurofuncional – ABRAFIN.

 

 

8. Reunião Plenária do CREFITO-10

Aconteceu nos últimos dias 22 e 23 em Florianópolis, contou com a presença dos Conselheiros efetivos, Conselheiro Jovem, Procuradores Jurídicos do Crefito-10 e a nova Delegada de Tubarão.

Na pauta, assuntos como um feedback sobre a Audiência Pública referente a oferta de cursos de Graduação na modalidade EAD e as próximas medidas que os Conselhos Profissionais da área da saúde irão realizar em Santa Catarina, sobre este tema. O Presidente informou a Plenária que reafirmou a posição do CREFITO-10 contrária a oferta de Cursos de Graduação EAD, defendendo que a Graduação em Fisioterapia e Terapia ocupacional deve ser 100% Presencial. Também foi passado um panorama sobre o fórum de fiscalização em conjunto com a Vigilância Sanitária de Santa Catarina com data para acontecer no dia 27/06. Outro momento muito importante foi a apresentação da nova Delegada do Crefito-10 de Tubarão, Dra. Maryucha Miranda de Oliveira, que substitui a Dra. Cristiane Matei Borba a quem o CREFITO-10 agradece por todo empenho e dedicação ao longo dos últimos anos e deseja toda a felicidade do mundo nessa nova fase de sua vida.

 

A imagem pode conter: 8 pessoas, pessoas sentadas e área interna

A imagem pode conter: 3 pessoas, pessoas sorrindo, pessoas em pé e terno

 

 

9. Expediente do Crefito-10 em Jogos da Seleção Brasileira de Futebol na Copa do Mundo FIFA 2018

Informamos que conforme PORTARIA Nº 143, DE 1º DE JUNHO DE 2018 do MINISTÉRIO DO PLANEJAMENTO, DESENVOLVIMENTO E GESTÃO, que estabelece o expediente dos órgãos e entidades da Administração Pública Federal direta, autárquica e fundacional nos dias de jogos da Seleção Brasileira de Futebol na Copa do Mundo FIFA 2018, que o expediente da Sede do Crerfito-10 e Secretarias Regionais, dar-se-á da seguinte forma: I - nos dias em que os jogos se realizarem pela manhã, o expediente terá início a partir das 14h00 (horário de Brasília); e II - nos dias em que os jogos se realizarem à tarde, o expediente se encerrará às 13h00 (horário de Brasília). Parágrafo único. As horas não trabalhadas em decorrência do disposto no caput serão objeto de compensação até o dia 31 de outubro de 2018.

10. Departamento de Fiscalização recebe reforço na frota

 

No mês de junho, foram entregues dois carros para o Departamento de Fiscalização do CREFITO-10, esta aquisição foi aprovada pela Plenária do CREFITO-10, e realizada após processo licitatório.

O objetivo principal desta medida foi dar agilidade e segurança aos procedimentos de Fiscalização do CREFITO-10.

 

 

11. Eventos Regionais e Nacionais

 

 

 

Evento Oficial da ABRAFIDEF.

Informações www.cbdermatofuncional.com.br

 

http://www.sulbrasileirodedor.com.br

 

 

 

 

Nenhum texto alternativo automático disponível.

 

 

A imagem pode conter: texto

 

 

 

12. Você não está recebendo informações do CREFITO-10 através deste Informativo Semanal?

Atualize seu cadastro (endereço, e-mail e telefone) no junto à secretaria do CREFITO-10 ou através do e-mail crefito10@crefito10.org.br. Não deseja receber estes emails? Envie e-mail com o assunto “REMOVER” para comunicacrefito10@gmail.com. Quaisquer dúvidas ou sugestões sobre esta newsletter ou futuras, fale conosco através do e-mail: comunicacrefito10@gmail.com ou clique aqui.

 

13. Denuncie irregularidades no exercício das profissões de Fisioterapia e Terapia Ocupacional

Envie sua denúncia pelo e-mail: comunicacrefito10@gmail.com ou pelo espaço para denúncias do site da entidade.


Núcleo de Comunicação e Eventos do CREFITO-10