#

 

Informativo Semanal do CREFITO10/SC, 16 de julho de 2018 | Número 434


1. Conselhos em defesa da formação com qualidade na área da saúde

Uma ação da Associação dos Conselhos Profissionais de Santa Catarina – ASCOP, coordenada pela Comissão de Saúde da entidade, visitou nos últimos dias, diversos deputados federais catarinenses em busca do apoio dos parlamentares ao projeto em tramitação na Câmara dos Deputados proibindo a formação na modalidade à distância (EaD) nos cursos da área da saúde.

As conversas foram realizadas com os deputados Marco Tebaldi (PSDB), Cesar Souza (PSD), Angela Albino (PCdoB), Carmen Zanotto (PPS), Peninha (MDB), Osvaldo Mafra (SD), Mauro Mariani (MDB).

Na Câmara Federal o projeto de lei PL 5414/2016 que proíbe a modalidade EaD na saúde já passou pela Comissão de Educação e se encontra na Comissão de Seguridade Social, cujo relatoria é do Deputado Mandetta (DEM/MS). O relatório do deputado é contrário a modalidade EaD nos cursos da área da saúde e defende a formação presencial.

Os conselhos profissionais ligados a área da saúde de Santa Catarina têm argumentado que a graduação realizada na modalidade EaD afronta a norma constitucional, pois coloca em risco a saúde e a vida de cidadãos que desconhecendo a formação dos profissionais, procuram seus serviços confiantes na sua qualidade profissional.

Outras visitas já estão agendadas para os próximos dias, você também pode ajudar, entre em contato com os parlamentares de sua região e peça que eles apoiem nossa causa.

 

 

A imagem pode conter: 5 pessoas, pessoas sorrindo, pessoas sentadas e área interna

       

2. Presidente do Crefito-10 visita o Serviço de Fisioterapia do Hospital São Braz de Porto União

Em passagem pela região, o Presidente do Crefito-10, acompanhado do Coordenador do Departamento de Fiscalização – DEFIS visitaram o Serviço de Fisioterapia do Hospital São Braz, na oportunidade também se reuniram com a atual Direção: Dr. Luiz Roberto (médico), Dr. Fioravante (Advogado), Soraia Queiroz - Administradora Hospitalar.

Também conheceu as novas instalações do serviço de fisioterapia do Hospital, bem como a equipe formada pelos fisioterapeutas: Dr. Andre Baninski, Dra. Giorgia Dumke, Dra. Jeannie Volmann, Dra. Ivanise Ivazenko, Dra. Flavia Ferreira e Dra. Mariane Caesar Coordenadora do Serviço de Fisioterapia do Hospital e Delegada do Crefito-10.

Parabenizamos toda a equipe pela busca incessante da excelência no serviço de Fisioterapia e destacamos a Fundação de Comissão de Ética e Deontologia do Serviço de Fisioterapia do Hospital São Braz no dia 05 de junho passado, com a seguinte constituição: Dra. Jeannie Volmann, Dra. Ivanise Ivazenko, Dra. Mariane Caesar e Dra. Flavia Ferreira.

 

 

 

A imagem pode conter: 7 pessoas, pessoas sorrindo, pessoas em pé

Dr. Marcos Maximiliano Boscatto, Dr. Luiz Roberto, Dr. Fioravante, Sra. Soraia Queiroz,

Dra. Giorgia Dumke, Dr. Sandroval Francisco Torres e Dra. Mariane Caesar

 

 

 

A imagem pode conter: 7 pessoas, pessoas sorrindo, pessoas em pé e área interna

Dr. Andre Baninski, Dra. Giorgia Dumke, Dra. Jeannie Volmann, Dra. Ivanise Ivazenko,

Dra. Flavia Ferreira, Dr. Sandroval Torres e Dr. Marcos Boscatto

 

 

 

 

3. Crefito-10 adere a mobilização da população e autoridades para a campanha #julhoverde da SBCCP

 Sociedade lança Julho Verde, pela prevenção e conscientização do câncer de cabeça e pescoço

SBCCP mobiliza população e autoridades para a campanha #julhoverde

O Crefito-10 é parceira da Sociedade Brasileira de Cirurgia de Cabeça e Pescoço e apoia a Campanha #JULHOVERDE

O Dia Mundial de Conscientização e Combate ao Câncer de Cabeça e Pescoço é celebrado no dia 27 de julho. A Sociedade Brasileira de Cirurgia de Cabeça e Pescoço (SBCCP), que vem há 50 anos buscando o melhor para a prevenção e tratamento da doença, promove durante todo o mês de julho atividades de conscientização e informação no combate a este tipo de câncer.

Em apoio à campanha da Associação de Câncer de Boca e Garganta (ACBG), que tem por iniciativa estimular a prevenção “boca a boca”, sendo a boca um dos alvos da doença, e dela deve sair a mensagem de alerta, a SBCCP e seus institutos parceiros chamam a atenção de toda a população para a importância dessa prevenção e a urgência de implementação de políticas públicas por parte das autoridades de saúde.

A infecção pelo papiloma vírus (HPV) tem contribuído, nos últimos anos, com o aumento na incidência desta doença, segundo a SBCCP. “A infecção pelo HPV é um importante fator de desenvolvimento do câncer de faringe. Uma das formas de contágio por essa infecção é por meio da prática do sexo oral e em pessoas com múltiplos parceiros sexuais”, explica o cirurgião de cabeça e pescoço Dr. Fernando Walder, presidente da SBCCP.

São cerca de 41 mil novos casos anualmente, segundo estimativas do Instituto Nacional de Câncer (Inca). Trabalhos brasileiros demonstram que cerca de 7% da população pode ter infecção pelo HPV detectada na boca.

“O número parece pequeno, mas em um contexto de 200 milhões de pessoas, esse percentual representa cerca de 14 milhões de indivíduos em risco de desenvolver a doença no Brasil”, explica o cirurgião de cabeça e pescoço Dr. Leandro Luongo de Matos, membro da SBCCP.


Em prol dessa ação, a proposta é utilizar a cor verde e a hashtag #julhoverde para disseminar a informação sobre o tema e atingir o maior número possível de pessoas, com ações na internet, redes sociais e nas ruas.

 

 

4. Crefito-10 realizou reunião com os Formandos

O Crefito-10 esteve reunido com formandos de diferentes regiões do estado, o intuito desses encontros foi de orientar aos novos profissionais sobre os primeiros passos para inscrição junto ao Sistema Coffito/Crefitos, bem como esclarecer dúvidas em relação ao exercício e ética profissional.

Desejamos a todos os formandos sucessos em suas carreiras.

 

Univali – Itajaí

 

 

A imagem pode conter: 17 pessoas, pessoas sorrindo, pessoas sentadas e área interna

 

 

Unisul – Campus Pedra Branca                                           

 

A imagem pode conter: 8 pessoas, pessoas sorrindo, pessoas em pé e área interna

 

Unochapecó

 

 

 

A imagem pode conter: uma ou mais pessoas e área interna

 

 

 

5. Presidente reuniu-se com Secretário de Saúde de Rio das Antas

Mesmo tendo assumido há poucos meses, Dr. Adriano Slongo, Fisioterapeuta, vem desempenhando um excelente trabalho frente a Secretaria de Saúde de Rio das Antas.

O Presidente do Crefito-10, esteve em Rio das Antas com o Secretário de Saúde, discutindo sobre a realidade da saúde na região, bem como perspectivas de ampliação dos serviços.

Agradecemos a gentil acolhida do Secretário.

 

Dr. Sandroval Torres, Dr. Adriano Slongo e Dr. Marcos Boscatto

 

 

6. Exame Nacional para Concessão de Título de Especialista Profissional

 

Neste ano, os fisioterapeutas e os terapeutas ocupacionais poderão participar do Exame Nacional para Concessão de Título de Especialista Profissional, previsto para o dia 25 de novembro. Esta edição contempla todas as especialidades reconhecidas e disciplinadas pelo COFFITO, e as provas serão aplicadas em todas as capitais brasileiras.

 

Especialidades Profissionais que terão prova em 2018:


Fisioterapia: Fisioterapia Aquática; Fisioterapia Cardiovascular; Fisioterapia Dermatofuncional; Fisioterapia do Trabalho; Fisioterapia em Acupuntura/MTC; Fisioterapia em Gerontologia; Fisioterapia em Oncologia; Fisioterapia em Osteopatia; Fisioterapia em Quiropraxia; Fisioterapia em Terapia Intensiva – Neonatologia e Pediatria; Fisioterapia em Terapia Intensiva no Adulto; Fisioterapia Esportiva; Fisioterapia na Saúde da Mulher; Fisioterapia Neurofuncional na Criança e no Adolescente; Fisioterapia Neurofuncional no Adulto e no Idoso; Fisioterapia Respiratória; e Fisioterapia Traumato-Ortopédica.

Terapia Ocupacional: Terapia Ocupacional em Acupuntura/MTC; Terapia Ocupacional em Contextos Hospitalares; Terapia Ocupacional em Contextos Sociais; Terapia Ocupacional em Gerontologia; Terapia Ocupacional em Saúde Mental; e Terapia Ocupacional na Saúde da Família.

 

Acesse ao site do COFFITO e fique atento às próximas informações do Exame Nacional para Concessão do Título de Especialista Profissional. Poderão participar do Exame Nacional para Concessão de Título de Especialista Profissional

A imagem pode conter: texto

 

 

7. Santa Catarina sediará o V COBRAFIN “Congresso Brasileiro de Fisioterapia Neurofuncional”, evento promovido pela Associação Brasileira de Fisioterapia Neurofuncional – ABRAFIN.

 

https://scontent.ffln2-1.fna.fbcdn.net/v/t1.0-9/37033753_1766732906744930_373751533021429760_n.jpg?_nc_cat=0&oh=5d6f56dd40e94d68b5bb97e86bb4c770&oe=5BD52666

 

 

 

 

 

 

8. Conselheiras do Crefito-10 visitaram entidades no município de Penha

 

Dra. Rita de Cássia Paula Souza, Dra. Fernanda Torres e Dra. Maristela Vieira visitaram o Centro de Fisioterapia e Reabilitação - CEFIR de Penha onde reuniram-se com o Delegado do Crefito-10 Dr. Vilmar de Oliveira.

Foi um prazer conhecer também o Fisioterapeuta Israel que também atua no CEFIR de Penha.

As Conselheiras visitaram também a APAE e o Serviço da Secretaria Municipal de Saúde (Centro de Atenção a Mulher e a Criança) do município.

Agradecemos a cordialidade e atenção dispensadas às representantes do CREFITO-10 durante as visitas.

 

A imagem pode conter: 6 pessoas, pessoas sorrindo, pessoas em pé

 

 

A imagem pode conter: 3 pessoas, pessoas sorrindo
 

A imagem pode conter: 3 pessoas, pessoas sorrindo, pessoas em pé, céu e atividades ao ar livre

 

 

A imagem pode conter: 3 pessoas, pessoas sorrindo, pessoas em pé e atividades ao ar livre

 

 

 

9. COFFITO publica resolução e reconhece prática da Terapia Ocupacional no Desporto e no Paradesporto

COFFITO, por meio da Resolução nº 495, reconheceu mais um campo de atuação para a Terapia Ocupacional: o Desporto e o Paradesporto.

De acordo com o texto, entre as competências necessárias para o exercício está a prescrição, orientação, execução e desenvolvimento de produtos, recursos, metodologias, estratégias, práticas e serviços de tecnologia assistiva para melhorar o desempenho de atletas e paratletas, buscando, assim, auxiliá-los nas Atividades de Vida Diária e Instrumentais.

Para a vice-presidente do COFFITO, Dra. Patrícia Luciane Santos de Lima, esta normativa é a primeira da profissão na área do esporte, tendo sua origem em visitas às instalações das Paralimpíadas em 2016. Na época, junto ao Comitê Paralímpico, foi possível vislumbrar os benefícios que a inserção do terapeuta ocupacional traria aos atletas. “A Terapia Ocupacional no Desporto e no Paradesporto surgiu da percepção de como a profissão auxiliaria na vida do atleta e do paratleta e, consequentemente, das repercussões positivas que traria ao seu rendimento. Hoje, com orgulho, podemos comemorar mais esta vitória e reconhecimento à nossa profissão”.

Outro ponto de destaque da Resolução é a utilização da Classificação Internacional de Funcionalidade, Incapacidade e Saúde (CIF) para complementar a avaliação física do paratleta e determinar o desempenho esportivo adequado à modalidade de competição, incluindo, por exemplo, o diagnóstico ocupacional, que, neste caso, compreende a avaliação do tônus muscular, força muscular, coordenação e observação da capacidade residual e da mobilidade.

De acordo com a Dra. Patrícia Luciane Santos de Lima, o texto contou com a colaboração da Sociedade Nacional de Fisioterapia Esportiva (SONAFE), visando, assim, regular a pratica à Terapia Ocupacional em respeito às atribuições da especialidade de Fisioterapia Esportiva.

Leia a Resolução 495 de 18.12.2017: https://www.coffito.gov.br/nsite/?p=8781

 

A imagem pode conter: 1 pessoa, sorrindo, texto

 

 

 

10. Conselheiras do Crefito-10 visitaram o CRAS de Itapema

Na oportunidade nos foi apresentada as dependências e atividades da entidade.
Dra. Rita de Cássia Paula Souza, Dra. Fernanda Simões Vieira Guimarães Torres e Dra. Maristela Vieira fizeram um primeiro contato para parcerias futuras.

Agradecemos a Assistente Social Generci pela acolhida.

 

 

A imagem pode conter: 4 pessoas, pessoas sorrindo

A imagem pode conter: 3 pessoas, pessoas sorrindo

 

 

 

 

11. Eventos Regionais, Nacionais e Internacionais

 

 

A imagem pode conter: texto

 

18 º CONGRESO MUNDIAL DE TERAPIA OCUPACIONAL

ORGANIZADO:

FEDERACIÓN MUNDIAL DE TERAPEUTAS OCUPACIONALES

PARÍS 2022

 

 

 

http://www.sulbrasileirodedor.com.br

 

 

 

 

 

Nenhum texto alternativo automtico disponvel.

 


 

 

 

 

12. Você não está recebendo informações do CREFITO-10 através deste Informativo Semanal?

Atualize seu cadastro (endereço, e-mail e telefone) no junto à secretaria do CREFITO-10 ou através do e-mail crefito10@crefito10.org.br. Não deseja receber estes emails? Envie e-mail com o assunto “REMOVER” para comunicacrefito10@gmail.com. Quaisquer dúvidas ou sugestões sobre esta newsletter ou futuras, fale conosco através do e-mail: comunicacrefito10@gmail.com ou clique aqui.
 

 13. Denuncie irregularidades no exercício das profissões de Fisioterapia e Terapia Ocupacional

Envie sua denúncia pelo e-mail: comunicacrefito10@gmail.com ou pelo espaço para denúncias do site da entidade.


Núcleo de Comunicação e Eventos do CREFITO-10