#

 

Informativo Semanal do CREFITO10/SC, 12 de agosto de 2018 | Número 436

 

1. FELIZ DIA DOS PAIS!

 

 

2. Crefito-10 realizará o I Congresso de Terapia Ocupacional e V Encontro Catarinense de Terapia Ocupacional

 

 

Inscrições Gratuitas – Vagas limitadas! Apresse-se para fazer sua inscrição no evento e nas Oficinas oferecidas. Informações sobre inscrições e programação estão no site do Crefito-10.

 

 

3. Fórum da ABENFISIO Santa Catarina

 

Realizado no dia 10 de agosto passado, no Plenarinho da Assembléia Legislativa de Santa Catarina, o Fórum de Ensino em Fisioterapia promovido pela ABENFISIO com apoio do CREFITO-10. O evento teve como objetivo a discussão sobre o Ensino da Fisioterapia em Santa Catarina.

 

 

 

 

 

 

 

 

4.Crefito-10 participou de Solenidades de Formaturas

 

IES – São José

 

Conselheira do Crefito-10, Dra. Maristela Vieira representou o Crefito-10 na Solenidade de Formatura do Curso de Fisioterapia da IES - São José.

Parabenizamos os novos Fisioterapeutas e o corpo docente do Curso de Fisioterapia da IES.

 

A imagem pode conter: 3 pessoas, pessoas sorrindo, pessoas em pé

 

UNESC – Criciúma

 

Delegado do Crefito-10 de Içara e Araranguá, Dr. Milton Ricardo de Medeiros Fernandes representou o Crefito-10 na Solenidade de Formatura do Curso de Fisioterapia da UNESC - Criciúma, dia 04/08/2018, no AM Master Hall.

Parabenizamos os novos Fisioterapeutas e o corpo docente do Curso de Fisioterapia da UNESC.

 

https://scontent.ffln2-2.fna.fbcdn.net/v/t1.0-9/38656441_1807532479331639_6981993536111509504_n.jpg?_nc_cat=0&oh=258aa367d350bd86ec458cf6237479bd&oe=5BCC6B8E

 

 

5. Câmara Técnica de Fisioterapia Dermatofuncional do Crefito-10 reuniu-se nesta semana

A Câmara Técnica de Fisioterapia Dermatofuncional do CREFITO-10, reuniu-se no dia 30 de julho e contou com as presenças da Dra. Malu Magno de Barros, Dra. Priscila Peres Canto, Dr. Juliano Tibola, Dra. Francieli Martins e Dra. Karina Borges Ferreira. Na reunião foram debatidas dúvidas profissionais da jurisdição na área de Fisioterapia Dermatofuncional que são encaminhadas ao CREFITO-10 e realizado o planejamento de ações de divulgação e intervenção para o mês de outubro, quando se comemora o dia do fisioterapeuta.

 

A imagem pode conter: 5 pessoas, pessoas sorrindo, pessoas em pé

 

 

6. Município de Itapema realizará o “Dia D” para conscientização da vacinação no dia 18 de agosto de 2018

Poliomielite X Vacinação: Vamos aderir esta ideia

Desde o ano de 1990, o Brasil tem como erradicada a Poliomielite no país, porém de acordo com o Ministério da Saúde, a partir do ano de 2018 há a possibilidade de nosso país sofrer novamente com a doença, já que, de acordo com dados coletados, um total de 312 municípios de diferentes Estados brasileiros se encontram com a cobertura vacinal abaixo de 50%.

E você deve estar se perguntando “por qual motivo devemos nos proteger de um vírus que há quase 30 anos não afeta nosso país?”. Temos que lembrar que a imigração no Brasil vem avançando a cada dia, e com isto estas pessoas podem estar trazendo o vírus caso sejam de um país que ainda sofre com a infecção e caso não tenham sido vacinadas. Além dos imigrantes, devemos lembrar que os próprios brasileiros podem estar fazendo viagens para outros países por diferentes motivos, como lazer, estudo, trabalho etc., podendo estar sendo um hospedeiro para o vírus quando retornar ao país. Apesar de ser chamada de “Paralisia Infantil” a poliomielite também atinge adultos.

A Poliomielite é uma doença causada pelo “Poliovírus”, que afeta geralmente crianças até 4 anos, normalmente, os sintomas pós infecção são considerados leves, causando febre, náuseas, dores de garganta e abdominal. Porém em seu caso mais grave a infecção causa paralisia dos membros, podendo ser este unilateral ou bilateral, insuficiência respiratória e até mesmo a morte. As maneiras de infecção são por contato oral-fecal, quando a boca entra em contato com fezes contaminadas, podendo esta ser realizada por água infectada ou alimentos, mas também pode ser transmitida por gotículas de saliva da pessoa contaminada como espirros, tosse ou beijo. Devemos lembrar que a única forma de prevenção é a vacinação.

Itapema vem criando ações preventivas para a não infecção do vírus e para a conscientização da importância da vacinação. Lembrando que o município de Itapema é conhecido pelo alto índice de turistas durante a temporada, compreendendo uma mistura muito grande de estados nacionais e de pessoas de outros países. Desta forma, para conscientizar a população Itapemense da importância da Vacinação, se criou um Conselho Epidemiológico, a qual várias Entidades e Instituições se reuniram no dia 03 de Agosto de 2018 na Secretaria Municipal de Itapema, para debater ações que podem estar sendo realizadas para a comunidade. Fez-se presente nesta reunião a Secretária de Saúde de Itapema Sra. Juliana Peron, a Secretária de Educação de Itapema Sra. Alessandra Ghiotto, a Diretora de Epidemiologia Mariane Halpin, o Presidente da ACITA Sr. Rafael Ruthmann, o Presidente do Conselho Tutelar de Itapema Sr. Massanero, o Presidente do Rotary Club Costa Verdes Mares Sr. Ivanor de Souza e Diretor Sr. Munir, o Presidente do Rotary Club Itapema Sr. Rossi e Diretora Lillian Cancian, o Conselho Municipal de Saúde de Itapema e o Fisioterapeuta da Apae de Itapema Artur Lopes.

Itapema estará realizando o “Dia D” para conscientização da vacinação no dia 18 de agosto de 2018, na qual todas as Unidades Básicas de Saúde estarão abertas para a vacinação das crianças de 1 ano à 4 anos 11 meses e 29 dias, além de estar realizando a conscientização em vários pontos do município com entrega de panfletos para a população.

Lembre-se 70% das deficiências poderiam ter sido evitadas, e a melhor forma de prevenir é com informação.

 

A imagem pode conter: 6 pessoas, pessoas sorrindo, pessoas sentadas

 

 

7. Conselheiros Terapeutas Ocupacionais do Crefito-10 participaram de Reunião no Coffito

Os Conselheiros Terapeutas Ocupacionais Dr. Lourival Jaime Vieira Filho Vice-Presidente do Crefito-10 e Dra. Maristela Vieira Conselheira do Crefito-10, participaram da reunião dos Conselheiros Terapeutas Ocupacionais do Sistema Coffito/Crefito’s, que ocorreu no último dia 10, em Brasília na Sede do Coffito.

 

 

 

 

8. Santa Catarina sediará o V COBRAFIN “Congresso Brasileiro de Fisioterapia Neurofuncional”, evento promovido pela Associação Brasileira de Fisioterapia Neurofuncional – ABRAFIN.

 

https://scontent.ffln2-1.fna.fbcdn.net/v/t1.0-9/37033753_1766732906744930_373751533021429760_n.jpg?_nc_cat=0&oh=5d6f56dd40e94d68b5bb97e86bb4c770&oe=5BD52666

 

 

9. Crefito-10 aproximando-se dos Profissionais! Conhecendo as APAEs

 

A Comissão de Interiorização do CREFITO-10, através das Conselheiras Dra. Fernanda Guimarães Torres, Dra. Rita de Cassia Paula Souza e Dra. Maristela Vieira, estão visitando instituições do interior do Estado a fim de conhecer a realidade local.

Nesta etapa de visitações, o Presidente do Crefito-10, acompanhou algumas visitas juntamente com a Comissão de Interiorização do Crefito-10.

 

 

 

 

 

 

 

 

10. Olimpíadas das APAES de SC

 

Realizada a cada três anos, a Olimpíada das Apaes recebeu, entre os dias 5 e 9 de agosto, aproximadamente 2 mil participantes, entre atletas, dirigentes, árbitros e equipes de apoio.

Ao todo foram nove modalidades esportivas: atletismo, basquetebol, futsal, handebol, natação, tênis de mesa, bocha Rafa, bocha Paraolímpica e capoeira mista.

O Crefito-10 esteve presente na solenidade de abertura através dos Conselheiros Dr. André Cruz e Dra. Maristela Vieira.

 

 

 

 

11. NÃO aos Cursos de Graduação EAD nas áreas da Saúde

 

A imagem pode conter: texto

 

 

12. Estudo faz um alerta para os profissionais da área de saúde do continente, pois até 20% deles trabalham em plantões noturnos

 

Essa é a constatação de estudo publicado recentemente no European Journal of Preventive Cardiology e faz um alerta para os profissionais da área de saúde do continente, pois até 20% deles trabalham em plantões noturnos.  Leia o estudo: https://goo.gl/Kfot6D

 

A imagem pode conter: texto

 

 

13. COFFITO informa:

 

Nenhum texto alternativo automático disponível.

 

Em março deste ano, o Ministério da Saúde (MS) incluiu dez novas atividades às Práticas Integrativas e Complementares em Saúde (PICS), disponibilizando, assim, 29 procedimentos à população, tornando o Brasil líder na oferta dessa modalidade na atenção básica.

O COFFITO regulamenta as PICS para a Fisioterapia e Terapia Ocupacional por meio das resoluções nº 380/2010 e nº 491/2017, respectivamente. Para saber mais, clique aqui!  https://goo.gl/W9AiPX

 

Nenhum texto alternativo automático disponível.

 

Acesse: https://coffito.gov.br/campanha/pics/

 

 

14. Eventos Regionais, Nacionais e Internacionais

 

 

A imagem pode conter: texto

 

18 º CONGRESO MUNDIAL DE TERAPIA OCUPACIONAL

ORGANIZADO:

FEDERACIÓN MUNDIAL DE TERAPEUTAS OCUPACIONALES

PARÍS 2022

 

 

 

http://www.sulbrasileirodedor.com.br
 


 

 
 

 

 

Nenhum texto alternativo automático disponível.

 

 

 

 

 

15. Você não está recebendo informações do CREFITO-10 através deste Informativo Semanal?

Atualize seu cadastro (endereço, e-mail e telefone) no junto à secretaria do CREFITO-10 ou através do e-mail crefito10@crefito10.org.br. Não deseja receber estes emails? Envie e-mail com o assunto “REMOVER” para comunicacrefito10@gmail.com. Quaisquer dúvidas ou sugestões sobre esta newsletter ou futuras, fale conosco através do e-mail: comunicacrefito10@gmail.com ou clique aqui.

 

16. Denuncie irregularidades no exercício das profissões de Fisioterapia e Terapia Ocupacional

Envie sua denúncia pelo e-mail: comunicacrefito10@gmail.com ou pelo espaço para denúncias do site da entidade.


Núcleo de Comunicação e Eventos do CREFITO-10