marca_crefito10

 

Informativo Semanal do CREFITO10/SC | Florianópolis, 27 de Setembro de 2010 | Número 44

 

 

1.CREFITO-10 cria Grupo de Trabalho de Política Nacional em Terapia Ocupacional

No dia 21 de setembro de 2010 o Presidente do CREFITO-10, Dr. Sandroval Torres, reuniu-se com as conselheiras e terapeutas ocupacionais, Dra. Camille Weiser, Dra. Luciana Staut e Dra. Renata Florez, com o objetivo do instituírem o Grupo de Trabalho do CREFITO-10 de Política Nacional em Terapia Ocupacional. Os encontros serão periódicos e sistemáticos com a participação de todas as conselheiras terapeutas ocupacionais do CREFITO-10. Os membros do Grupo de Trabalho contam com a colaboração e solicitam a participação dos demais profissionais do Estado para contribuírem com sugestões de assuntos pertinentes ao tema da construção e implantação da Política Nacional de Terapia Ocupacional. As sugestões podem ser encaminhadas diretamente para o e-mail do CREFITO 10: crefito10@crefito10.org.br com o assunto "contribuição ao GT de Terapia Ocupacional".

Dra. Renata Florez, Dra. Camile Weiser, Dr. Sandroval Torres e Dra. Luciana Staut

 

 

2. Associação do Conselhos Profissionais – ASCOP conversa com Candidatos nas Eleições 2010

 

No dia 21/09/2010, o CREFITO-10, representado pela Conselheira, Dra. Rita de Cássia Paula Souza, participou da reunião da Associação dos Conselhos Profissionais de Santa Catarina (ASCOP), realizada na sede do Conselho Regional de Engenharia, Arquitetura e Agronomia (CREA-SC), no Itacorubi, Florianópolis, onde foi apresentada as reivindicações dos Conselhos Profissionais aos candidatos nas eleições de 2010. O objetivo foi garantir o comprometimento dos candidatos para com os Conselhos, principalmente no que tange a Profissionalização do Serviço Público, Plano de Cargos e Salários, Anuidades e inclusão de outros profissionais liberais no SIMPLES Nacional. Atenderam ao convite da ASCOP e compareceram os seguintes candidatos: (a) ao Senado: Beth Tiscoski e Hugo Biehl; (b) à Câmara Federal: Adriano Zanotto, Gean Loureiro e Jorginho Mello (c) à Câmara Estadual: Ângela Albino, Edson Andrino e Padre Círio.

 

 

3. Comissão de Tomada de Contas do CREFITO-10

 

No dia 23.09 reuniram-se no CREFITO-10 a Comissão de Tomada de Contas (CTC) e representante da Assessoria Contábil da entidade.


Da direita para esquerda, Dra. Elenice Oliveira (presidente da CTC), Dra. Luciana Staut (membro da CTC) e

Sra. Carlise Klein (representante da Assessoria Contábil)



4. CREFITO-10 reune-se com CEAD da UDESC

 

CREFITO-10 reuniu-se com o Diretor do Centro de Ensino a Distância da Universidade do Estado de Santa Catarina – UDESC, Prof. Dr. Estevão Roberto Ribeiro para discutir a viabilidade da capacitação e atualização via EAD e toda a estrutura envolvida, em assuntos de interesse da Fisioterapia e Terapia Ocupacional no Estado de Santa Catarina.

 

Dr. Sandroval Torres – CREFITO-10

Prof. Dr. Estevão Roberto Ribeiro – Diretor CEAD/UDESC

 

5. RENEGOCIAÇÃO COM O CREFITO10

 

Caro Profissional,

O CREFITO-10 agradece aos profissionais que regularizaram sua situação pecuniária junto ao Conselho, e aproveita a oportunidade para lembrar aqueles que ainda não o fizeram, que o prazo para renegociar seus débitos e, consequentemente, regularizar sua situação junto ao CREFITO-10 se encerra no dia 30/09/2010. Nunca é demais lembrar que somente conseguiremos manter o Conselho forte, com o apoio e dedicação de todos os Profissionais Fisioterapeutas e Terapeutas Ocupacionais.

 

 

 

6. RECADASTRAMENTO NO CREFITO-10

Profissionais, por favor, atualizem seu endereço e e-mail junto ao CREFITO-10 pelo e-mail crefito10@crefito10.org.br

Se você não está recebendo as correspondências deste Conselho Regional, entre em contato pelo endereço eletrônico acima, você poderá ser um dos profissionais com o endereço desatualizado.

Queremos estar em contato com todos, mas para isso precisamos dos seus dados cadastrais sempre atualizados.

7. Comunicado aos Terapeutas Ocupacionais de Santa Catarina

         Prezado Terapeuta Ocupacional,

 

         Conselho Regional de Fisioterapia e Terapia Ocupacional da 10ª Região – CREFITO-10, autarquia federal criada por força do disposto na Lei n.º 6.316/75, em atendimento a solicitação expedida pelo Conselho Federal de Fisioterapia e Terapia Ocupacional, vale-se do presente para solicitar que V.Sa. informe se atua, de forma efetiva, junto ao Sistema Único de Assistência Social – SUAS, em instituições de natureza pública, privada, religiosa ou filantrópica.

         Destacamos que a informação solicitada tem por finalidade a garantia das 54 vagas cedidas para a Terapia Ocupacional no CNAS/SUAS, para participação nos eventos regionais e nacionais desse Sistema.

        A resposta ao presente questionamento pode ser realizada por carta ou por e-mail (crefito10@crefito10.org.br), e deve nos ser remetida no prazo máximo de 5 (cinco) dias contados do recebimento da presente.

         Ressaltamos que o profissional que se omitir estará sujeito às penas previstas na Resolução COFFITO n.° 10, de 3/7/78.

         Agradecemos a colaboração.

 

Sandroval Francisco Torres

Presidente do CREFITO-10

 

8. Eventos

 

IV Semana Acadêmica de Atividade Motora Adaptada

CEFID/UDESC - 26 a 28.09.10 em Florianópolis - SC

 

Congresso Norte e Nordeste de Terapia Ocupacional

Local: Recife

Data: 28 de Setembro a 01 de Outubro

www.connto.com.br

 

XVI Semana de Estudos em Terapia Ocupacional da UFSCar

Data: 25 a 29 de outubro de 2010

Programação: www.ufscar.br/semto10

 

XV Simpósio Internacional de Fisioterapia Respiratória

29,09 a 02.10.10 - Informações: http://www.sifr2010.com.br

 

VII Congresso Brasileiro de Queimaduras

13 a 16.10.10

Porto de Galinhas – PE

Informações: www.sbqueimaduras.com.br  e   www.queimaduras2010.com.br

 

I Congresso Multiprofissional de Uso Abusivo de Drogas e I Encontro Sul Brasileiro de CAPs AD e CAPs  I

 

Data:  03, 4, 5 de Novembro de 2010

Local: Centro de Eventos Plínio Arlindo De Nes –  Chapecó – SC  

Inscrições:  20 Setembro a 28 de Novembro

Inscrições de trabalhos: até 17 de Outubro 2010,  encontrocapsad@hotmail.com

 

Maiores Informações: www.jairolunardi.com.br

Parceiros e Apoiadores: Prefeitura de Chapecó; CRP – RS; UFRGS

Fonte: Jairo Cesar Lunardi, Supervisor de Saúde Mental – MS - Chapecó - SC

 

Confira mais no site do CREFITO-10. www.crefito10.org.br

 

9. Novas Portarias do Ministério da Saúde

 

Centro de Atenção Psicossocial de Álcool e outras Drogas – 24 horas

 

O Ministério da Saúde publicou no dia 20/09/2010, a Portaria MS/GM Nº 2841, que institui, no âmbito do Sistema Único de Saúde (SUS), o Centro de Atenção Psicossocial de Álcool e outras Drogas – 24 horas - CAPS AD III. Destinado a proporcionar atenção integral e contínua a pessoas com transtornos decorrentes do uso abusivo e da dependência de álcool e outras drogas, funcionará durante as 24 horas do dia, inclusive nos feriados e finais de semana. A equipe técnica mínima para atuação poderá ter em sua composição o Terapeuta Ocupacional. Tal medida visa entre outras coisas intensificar, ampliar e diversificar as ações orientadas para prevenção, promoção da saúde, tratamento e redução dos riscos e danos associados ao consumo prejudicial de substâncias psicoativas.

http://www.cremesp.org.br/library/modulos/legislacao/versao_impressao.php?id=9534

 

Núcleos de Apoio à Saúde da Família - Modalidade 3 - NASF 3

 

O Ministério da Saúde criou através da Portaria 2843 de 20/09/2010, no âmbito do Sistema Único de Saúde - SUS, os Núcleos de Apoio à Saúde da Família - Modalidade 3 - NASF 3, para promover a atenção integral em saúde e saúde mental, com prioridade para usuários de crack, álcool e outras drogas. Com critérios específicos para implantação, as demais regras devem atender a Portaria nº 154/GM/MS, de 24 de janeiro de 2008, que cria os Núcleos de Apoio à Saúde da Família – NASF, inclusive quanto a participação de Fisioterapeutas e Terapeutas Ocupacionais.

http://www.cremesp.org.br/library/modulos/legislacao/versao_impressao.php?id=9536

 

10.Denuncie irregularidades no exercício das profissões de Fisioterapia e Terapia Ocupacional Envie sua denúncia pelo e-mail:  crefito10@crefito10.org.br  ou pelo espaço para denúncias do site da entidade. www.crefito10.org.br

 

 

11. Você não está recebendo informações do CREFITO-10 através deste Informativo Semanal ? Atualize seu cadastro (endereço, e-mail e telefone) no junto à secretaria do CREFITO-10  ou através do e-mail crefito10@crefito10.org.br . Não deseja receber estes emails? Envie e-mail com o assunto “REMOVER” para  comunicacrefito10@gmail.com. Quaisquer dúvidas ou sugestões sobre esta  newsletter ou futuras, fale conosco através do e-mail:  comunicacrefito10@gmail.com

 

 

Núcleo de Comunicação e Eventos do CREFITO-10