Informativo Semanal

 

Edição 440 24.Set.2018

Fisioterapeuta comanda Blumenau na conquista do JASC 2018

 

O título de campeão geral do JASC (Jogos Abertos de Santa Catarina) 2018, conquistado por Blumenau no último dia 16 de setembro, é motivo de orgulho para Fisioterapia de Santa Catarina. É que o Diretor de Esportes da cidade, Dr. Sergio Luis Vicente, Fisioterapeuta por formação e Delegado do CREFITO-10 em Blumenau, assumiu o cargo de Diretor de Esportes com a missão de levar a cidade a reconquistar o título após quatro anos – o último havia sido em 2013.

Com enorme experiência na Fisioterapia Desportiva, onde já atua por 22 anos, ele aceitou o convite da prefeitura e obteve sucesso em seu primeiro desafio. Em apenas três meses no novo cargo, o Dr. Sergio liderou a cidade de Blumenau na conquista do 41º título de campeão do JASC em 58 edições realizadas. Melhor do que isso, mostrou que o Fisioterapeuta também está preparado para exercer funções de gestão, comprovando, na prática, a missão dos cursos de Fisioterapia, que ressalta o compromisso de “formar um profissional generalista, humanista, crítico, reflexivo e ético...”

Ao Dr. Sergio Luis Vicente, os nossos cumprimentos pela conquista e também por comandar a área esportiva da cidade catarinense que mais investe em esporte. Parabéns!

CREFITO-10 participa da assembleia de instalação do FMTSUAS em Rio do Sul

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

No dia 21 de setembro, o CREFITO-10 participou da assembleia de instalação do FMTSUAS (Fórum Municipal de Trabalhadores(as) do Sistema Único de Assistência Social) de Rio do Sul, representando o FETSUAS (Fórum Estadual de Trabalhadores(as) do Sistema Único de Assistência Social) de Santa Catarina. A Conselheira Efetiva do CREFITO-10, Maristela Vieira (à esquerda, na primeira foto), esteve presente e explicou a finalidade de um fórum de trabalhadores do SUAS. Além disso, foram aprovados a Carta de Princípios, o Regimento e o Plano de Lutas.

Júri Simulado em Caçador

 

Uma das importantes funções do CREFITO-10 é a de fiscalizar a atuação de Fisioterapeutas e Terapeutas Ocupacionais, de modo a valorizar os profissionais devidamente capacitados e regularizados. Infelizmente ainda é recorrente a presença de irregularidades no cumprimento da profissão.

Para facilitar a compreensão da atividade fiscalizatória e o julgamento de denúncias, a Comissão do CREFITO Jovem, representada pelo Conselheiro do CREFITO-10, Dr. André Cruz, está promovendo um Júri Simulado na Universidade do Alto Vale do Rio do Peixe, na cidade de Caçador. A primeira etapa foi realizada no dia 14 de setembro e contou com a presença dos alunos do curso de Fisioterapia. A segunda e última etapa está confirmada para o dia 28 de setembro.

CREFITO-10 participa de reunião do Conselho Municipal de Saúde de Itajaí

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Outra importante função dos membros do CREFITO-10 é a de participar de Conselhos Municipais de Saúde, a fim de fiscalizar a atuação dos municípios no cumprimento de seus compromissos com a população.

Justamente por isso, o Conselheiro do CREFITO-10, Dr. André Cruz, Presidente da Comissão de Legislação e Justiça do Conselho Municipal de Saúde de Itajaí, esteve presente na reunião realizada no dia 20 de setembro, que contou com a presença de representantes do Conselho Municipal de Saúde, Procuradoria Geral do Município, Controladoria Geral do Município e também a Secretaria Municipal de Saúde. Em pauta, a discussão da relação entre o Conselho e a Secretaria Municipal de Saúde. O resultado foi a definição de ações que vão aprimorar o Controle Social do Município de Itajaí.

 

CREFITO-10 participa da formatura do curso de Fisioterapia em Tubarão

 

O Dr. George Jung da Rosa representou o CREFITO-10 na cerimônia da formatura do curso de Fisioterapia da Unisul (Universidade do Sul de Santa Catarina), campus Tubarão.

 

 

 

 

 

 

 

 

Setembro Amarelo – Prevenção ao Suicídio

 

Para ajudar a prevenir o suicídio, o Centro de Atenção Psicossocial “Dê Lírios” – CAPS 3 organizou diversas atividades durante o mês de setembro. Com a participação da Terapeuta Ocupacional, Dra. Silvane Penkal, os Grupos “Cuidando do Corpo e da Mente” e “Desenvolvimento e Socialização” e a Roda de Conversa “Falar é a melhor Solução” promoveram dinâmicas de grupo sobre a valorização da vida e o fortalecimento familiar, e também a confecção de cartazes (foto). O objetivo foi fortalecer a autoestima dos participantes e reduzir sofrimentos psíquicos.

A realização dessas atividades é fundamental para os Terapeutas Ocupacionais que atuam em Centros de Atendimento Psicossocial, visto que o público atendido, em sua maioria, é formado por pessoas que já tentaram o suicídio ou que têm ideias suicidas, pensamentos de morte e até planejamento. Estudos mostram que depressão, transtorno bipolar, alcoolismo, uso de drogas, transtorno de personalidade e esquizofrenia são os diagnósticos mais frequentes associados ao suicídio.

No Brasil, o suicídio é considerado um problema de saúde pública e sua ocorrência tem aumentado entre jovens. De acordo com dados oficiais, em média, 32 brasileiros tiram a própria vida por dia, número maior do que a de vítimas de AIDS e da maioria dos tipos de câncer. Segundo a Organização Mundial da Saúde, o suicídio é a terceira causa de morte entre jovens de 15 a 29 anos e a sétima causa de morte de crianças entre 10 e 14 anos de idade.

Diante desses números alarmantes, o Centro de Valorização da Vida, o Conselho Federal de Medicina e a Associação Brasileira de Psiquiatria iniciaram, em 2015, uma campanha brasileira de prevenção ao suicídio, batizada de “Setembro Amarelo”. E neste ano, o Sistema COFFITO e o CREFITO-10 estão estimulando que Terapeutas Ocupacionais se aprofundem e divulguem suas ações sobre o tema.

Dia Nacional de Luta da Pessoa com Deficiência

 

No dia 21 de setembro é celebrado o Dia Nacional de Luta da Pessoa com Deficiência, conforme a Lei nº 11.133/05. A data foi escolhida porque está bem próxima do início da primavera, estação conhecida pelo aparecimento das flores. Esse fenômeno, simbolicamente, representaria o nascimento e a renovação da luta das pessoas com deficiência.

A Lei nº 11.146/15 define a pessoa com deficiência como aquela que tem impedimento de longo prazo de natureza física, mental, intelectual ou sensorial, o qual, em interação com um ou mais barreiras, pode obstruir sua participação plena e efetiva na sociedade, em igualdade de condições com as demais pessoas.

Assim, o Dia Nacional de Luta das Pessoas com Deficiência surgiu como forma de garantir a integralização desses indivíduos na sociedade de maneira igualitária e sem preconceitos.

 

Terapeutas Ocupacionais participam de eventos em Blumenau

 

Terapeutas Ocupacionais da região de Blumenau participaram de diversos eventos durante o “Setembro Branco da Inclusão”, campanha instituída pela prefeitura de Blumenau, mediante a aprovação da Lei Municipal nº 8.396/17, com o objetivo de fortalecer a conscientização da inclusão social da pessoa com deficiência. Um dos mais relevantes foi o III Seminário “A Integralidade do SER Biopsicossocial”, em que a Terapeuta Ocupacional, Dra. Silvane Penkal, ministrou palestra sobre o tema “CIF e inclusão social”. A Terapeuta Ocupacional, Dra. Gisela Leite, também participou do evento.
 

  Tatila Cilene Leite de Oliveira, organizadora do evento e a Terapeuta Ocupacional, Dra. Silvane Penkal
Juliane Lanzer, Dra. Gisela Leite e Dra. Silvane Penkal

  

CREFITO-10 conquista vaga no Conselho Municipal de Saúde de Mafra

 

A Dra. Ana Paula Machado é a representante oficial do CREFITO-10 no Conselho Municipal de Saúde de Mafra. A Fisioterapeuta participou da reunião que homologou seu nome no Conselho, realizada no dia 18 de setembro na cidade de Mafra.

Com o apoio da Fisioterapeuta e Delegada Regional do CREFITO-10, Dra. Denise Kalil, a participação da Dra. Ana Paula Machado no Conselho Municipal de Saúde de Mafra fortalece a atuação do CREFITO-10 em Santa Catarina, ampliando nossa responsabilidade como entidade fiscalizadora das ações na área da saúde dos municípios catarinenses.

Dra. Ana Paula Machado (camisa branca) e a Dra.

Denise Kalil (à direita), Delegada Regional do CREFITO-10

Publicado Edital do Exame Nacional para Concessão do Título de Especialista Profissional

 

Fisioterapeutas e Terapeutas Ocupacionais poderão obter o título de especialista. Para tanto, deverão ser aprovados no Exame Nacional para Concessão do Título de Especialista Profissional, a ser realizado no dia 25 de novembro de 2018, em todas as capitais brasileiras e no Distrito Federal.

O edital está disponível no site do Instituto Excelência: (http://www.institutoexcelenciapr.com.br/concurso/exame-conhecimento- COFFITO), empresa responsável pelo certame. As inscrições poderão ser feitas até o dia 20 de outubro.

O Exame Nacional ocorre a cada dois anos, sendo que, anualmente, em parceria com associações conveniadas, podem ser ofertadas provas para especialidades específicas. Para mais informações, acesse o link: https://coffito.gov.br/campanha/examenacional/

I Congresso Catarinense de Terapia Ocupacional

e V Encontro Catarinense de Terapia Ocupacional

 

Inscrições Gratuitas! Faça sua inscrição no evento e nas o?cinas que serão ministradas. Vagas limitadas! Informações e a programação do evento estão no site do CREFITO-10.

 

 

 

 

 

 

 

V COBRAFIN

 

https://scontent.ffln2-1.fna.fbcdn.net/v/t1.0-9/37033753_1766732906744930_373751533021429760_n.jpg?_nc_cat=0&oh=5d6f56dd40e94d68b5bb97e86bb4c770&oe=5BD52666De 10 a 13 de outubro, Santa Catarina será a sede do V COBRAFIN (Congresso Brasileiro de Fisioterapia Neurofun-cional), evento promovido pela ABRAFIN (Associação Brasileira de Fisioterapia Neurofuncional).

Venha participar! Florianópolis te espera!

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Eventos Regionais, Nacionais e Internacionais


 

A imagem pode conter: texto

 

 

Denuncie irregularidades no exercício das profissões de Fisioterapia e Terapia Ocupacional

 

Envie sua denúncia pelo e-mail crefito10@crefito10.org.br ou pelo espaço para denúncias no site da entidade: www.crefito10.org.br

Você não está recebendo informações do CREFITO-10 através deste Informativo Semanal?

 

Atualize seu cadastro (endereço, e-mail e telefone) no junto à secretaria do CREFITO-10 ou através do e-mail crefito10@crefito10.org.br. Não deseja receber estes e-mails? Envie e-mail com o assunto “REMOVER” para comunicacrefito10@gmail.com. Quaisquer dúvidas ou sugestões sobre esta newsletter ou futuras, fale conosco através do e-mail: comunicacrefito10@gmail.com