Informativo Semanal

 

Edição 441 02.Out.2018

CREFITO-10 realiza Reunião Plenária

Na última quinta-feira, dia 27 de setembro, foi realizada a Reunião Plenária n.º 135 na sede do CREFITO-10 em Florianópolis. Em pauta, a definição de ações referentes ao Dia do Fisioterapeuta e do Terapeuta Ocupacional, comemorado anualmente na data de 13 de outubro. Também foram debatidos temas relacionados com a profissão de Fisioterapeuta e Terapeuta Ocupacional e ajustes finais para o I Congresso Catarinense de Terapia Ocupacional e V Encontro Catarinense de Terapia Ocupacional, a ser realizado de 26 a 28 de outubro em Joinville.

 

XII Congresso Norte-Nordeste de Terapia Ocupacional

De 25 a 28 de setembro, a Terapeuta Ocupacional e Delegada Regional do CREFITO-10, Dra. Georgia S. Lopes Rafaeli, participou do XII Congresso Norte-Nordeste de Terapia Ocupacional, realizado na cidade de Aracaju. 

Com o tema “Identidade da Terapia Ocupacional no Brasil: reflexões, desafios e perspectivas”, o evento foi organizado com o objetivo de valorizar e divulgar o trabalho do Terapeuta Ocupacional no cotidiano dos serviços de saúde, na educação e nos contextos sociais, na pesquisa e formação profissional, na utilização e inovação tecnológica e nos movimentos em prol da profissão e das políticas de saúde. Os participantes puderam assistir a conferências, mesas redondas, palestras e discussões relevantes sobre a profissão do Terapeuta Ocupacional.

 

VI Seminário Nacional do FNTSUAS

Com a temática “É tempo de Resistência!”, o VI Seminário Nacional do FNTSUAS (Fórum Nacional de Trabalhadores(as) do Sistema Único de Assistência Social), realizado na cidade de Belém entre os dias 14 e 16 de setembro, contou com a presença da Terapeuta Ocupacional e Conselheira Efetiva do CREFITO-10, Dra. Maristela Vieira

Representantes de diversas categorias profissionais com atuação no SUAS estiveram presentes ao evento e debateram estratégias para assegurar o cumprimento das políticas sociais. O Seminário também serviu para apresentação de experiências práticas e troca de informações com o objetivo de orientar novas ações em diferentes regiões do país.

OUTUBRO ROSA

A Câmara Técnica de Fisioterapia Dermatofuncional do CREFITO-10, representada pela Dra. Malú Magno de Barros, participou de duas reuniões em Florianópolis que antecederam o Mutirão de Reconstrução Mamária – Outubro Rosa 2018.

A primeira delas, realizada no dia 26 de setembro, no Imperial Hospital de Caridade, foi conduzida pelo Cirurgião Plástico Dr. Raidel Deucher, coordenador das ações sociais da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica de Santa Catarina (SBCP-SC), e contou com a partici-pação da cirurgiã Dra. Maria Manoela Meyer, representantes da Confraria Feminina do Champagne de Florianópolis, loja Suportmed, e as Fisioterapeutas Dra. Vanessa Tiscoski e Dra. Deise Mara Cesário Pereira, além das pacientes que vão realizar as cirurgias.

No dia 27 de setembro, a reunião ocorreu na Casa de Saúde São Sebastião. Na oportunidade, o Cirurgião Plástico Dr. Henrique Müller, membro da SBCP-SC, conduziu a fala para as pacientes que serão beneficiadas pela ação. Estiveram presentes representantes da AMUCC (Associação Brasileira de Portadores de Câncer), Suportmed, e a Dra. Vanessa Tiscoski, representando os demais Fisioterapeutas envolvidos no projeto.

Em ambas as reuniões, a Dra. Malú Magno de Barros explanou sobre a atuação da Fisioterapia nas cirurgias mamárias e como serão desenvolvidas as atividades dos voluntários do CREFITO-10 durante o mês de outubro. A concretização do projeto está sendo possível graças à parceria firmada entre a SBCP-SC e a Câmara Técnica de Fisioterapia Dermatofuncional, com apoio da Associação Brasileira de Fisioterapia Dermatofuncional (ABRAFIDEF).

Exame Nacional para Concessão do Título de Especialista Profissional

Fisioterapeutas e Terapeutas Ocupacionais poderão obter o título de especialista. Para tanto, deverão ser aprovados no Exame Nacional para Concessão do Título de Especialista Profissional, a ser realizado no dia 25 de novembro de 2018, em todas as capitais brasileiras e no Distrito Federal.

O edital está disponível no site do Instituto Excelência: (http://www.institutoexcelenciapr.com.br/concurso/exame-conhecimento- COFFITO), empresa responsável pelo certame. As inscrições poderão ser feitas até o dia 20 de outubro.

O Exame Nacional ocorre a cada dois anos, sendo que, anualmente, em parceria com associações conveniadas, podem ser ofertadas provas para especialidades específicas. Para mais informações, acesse o link: https://coffito.gov.br/campanha/examenacional/

I Congresso Catarinense de Terapia Ocupacional

e V Encontro Catarinense de Terapia Ocupacional

Inscrições Gratuitas! Faça sua inscrição no evento e nas oficinas que serão ministradas. Vagas limitadas!

Informações e a programação do evento estão no site do CREFITO-10.

V COBRAFIN

 

De 10 a 13 de outubro, Santa Catarina será a sede do V COBRAFIN (Congresso Brasileiro de Fisioterapia Neurofuncional), evento promovido pela ABRAFIN (Associação Brasileira de Fisioterapia Neurofuncional).

Venha participar! Florianópolis te espera!

Eventos Regionais, Nacionais e Internacionais

A imagem pode conter: texto

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Denuncie irregularidades no exercício das profissões de Fisioterapia e Terapia Ocupacional

Envie sua denúncia pelo e-mail crefito10@crefito10.org.br ou pelo espaço para denúncias no site da entidade: www.crefito10.org.br

Você não está recebendo informações do CREFITO-10 através deste Informativo Semanal?

Atualize seu cadastro (endereço, e-mail e telefone) no junto à secretaria do CREFITO-10 ou através do e-mail crefito10@crefito10.org.br. Não deseja receber estes e-mails? Envie e-mail com o assunto “REMOVER” para comunicacrefito10@gmail.com. Quaisquer dúvidas ou sugestões sobre esta newsletter ou futuras, fale conosco através do e-mail: comunicacrefito10@gmail.com