Informativo Semanal – Edição 446 – 31.Out.2018

 

Sucesso total no I Congresso Catarinense de Terapia Ocupacional

e V Encontro Catarinense de Terapia Ocupacional

 

O Dia Mundial da Terapia Ocupacional, celebrado em 27 de outubro, foi comemorado em alto estilo. É que exatamente nessa data, Terapeutas Ocupacionais participaram do I Congresso Catarinense de Terapia Ocupacional e V Encontro Catarinense de Terapia Ocupacional, realizado na cidade de Joinville, entre os dias 26 e 28 de outubro.

Com elevada participação dos profissionais, o evento foi um grande sucesso. Durante os três dias, eles assistiram a oficinas, palestras e mesas redondas. Destaque para as oficinas de Práticas Integrativas e Complementares, Teatroterapia do Cotidiano, Estimulação Cognitiva e Vivência de Terapia Ocupacional em Santa Catarina; e as mesa redondas sobre “Controle Social nos Espaços do SUAS” e “Saúde Mental”, esta última com a presença dos palestrantes Dr. Lourival Jaime Vieira Filho, Vice-Presidente do CREFITO-10; Dr. Milton Carlos Mariotti, docente da UFPR; Dra. Sabrina Pereira, docente da Faculdade Guilherme Guimbala; e a mediadora Dra. Luciana Staut Ayres de Souza, Conselheira do CREFITO-10.

 

 

 

 

 

 

 

 

Reunião Plenária

Nos dias 23 e 24 de outubro, o CREFITO-10 realizou as Reuniões Plenárias nº 136 e 137 em Florianópolis. Em pauta a discussão sobre a Fisioterapia Dermatofuncional e a Previsão Orçamentária do Exercício 2019.

Estiveram presentes o Dr. Sandroval Francisco Torres, Presidente do CREFITO-10; Dr. Lourival Jaime Vieira Filho, Vice-Presidente; a Dra. Fernanda Simões Vieira Guimarães Torres, Diretora-Secretária; Dr. Gustavo Sutter Latorr, Diretor-Tesoureiro; Dra. Rita de Cássia Paula Souza, Dra. Maristela Vieira, Dr. Juliano Tibola, Dra. Luciana Staut Ayres de Souza e Dra. Elenice de Fátima Oliveira. Também participaram os Procuradores Jurídicos Dr. Rafael Moisés Menezes e Dr. Marcos Vinícius de Souza, além do Conselheiro Jovem Jean Carlos Muller Bizarro.

 

 

Semana Acadêmica de Fisioterapia

O Fisioterapeuta e Delegado do CREFITO-10 em Concórdia, Dr. Issialan Rossano Kuhm, foi um dos convidados para proferir palestra na Semana Acadêmica de Fisioterapia, promovida pela Universidade do Contestado – Campus Concórdia, entre os dias 24 e 26 de outubro.

Convidado pela Professora e Coordenadora do curso de Fisioterapia, Daniela Dias Oliva, o Dr. Issialan Kuhm representou o CREFITO-10 no evento, participando da cerimônia de abertura e também da mesa redonda sobre “Empreendedorismo na Fisioterapia”. Na oportunidade, ele debateu o tema com Fisioterapeutas Empreendedores, como o Dr. Laerte Cpetti Diretor da Balke, Dra. Lilian Lopes Magras de Seara, Dra. Marisa Lisboa e o Dr. Judy Kosteski.

 

 

Outubro Rosa em Santa Catarina

Uma das ações do Outubro Rosa em Santa Catarina foi a Caminhada Rosa 2018, no dia 21 de outubro, em Florianópolis. A ação simboliza a luta a favor da informação e dos direitos das pacientes com câncer de mama, além de mostrar a força dessas mulheres. As Fisioterapeutas Dra. Malú Magno de Barros e a Dra. Karina Ferreira representaram a Câmara Técnica de Fisioterapia Dermatofuncional do CREFITO-10 e a ABRAFIDEF.

Destaque também para os Fisioterapeutas Dr. Rafael José Branco e Dra. Eva Lidiane de Jesus, que realizaram atividades com cerca de 300 mulheres na cidade de Capão Alto, como aplicação de bandagem funcional (Kinesio taping), alongamentos e informações sobre incontinência urinária e saúde em geral.

E para fechar com chave de ouro, no dia 29 de outubro, o Dr. Drauzio Varella ministrou a palestra "Qualidade de vida e câncer de mama", organizada pela ação "Cirurgiões do Bem", com participação das Câmaras Técnicas de Fisioterapia Dermatofuncional e Fisioterapia Oncológica, ambas do CREFITO-10.

Caminhada Rosa 2018 reuniu dezenas de pessoas

Fisioterapeutas Dr. Rafael José Branco e Dra. Eva Lidiane

de Jesus promoveram ações na cidade de Capão Alto.

 

 

 

Fisioterapeutas na palestra do Dr. Drauzio Varella

 

Dr. Drauzio Varella ministrou palestra sobre

“Qualidade de Vida e câncer de mama”

 

Conselho Municipal de Saúde de Lages

Já na cidade de Lages, a Fisioterapeuta e Conselheira do CREFITO-10 Dra. Adriana Anacleto também participou de reunião do Conselho Municipal de Saúde, do qual é Vice-Presidente.

Em pauta, o debate sobre os princípios do SUS, o papel dos Conselheiros e questões ligadas à Conferência Municipal de Saúde, além da fiscalização dos serviços do SUS. A reunião foi realizada no Auditório Dr. Iran Yared, no Hospital Infantil Seara do Bem, em Lages.

Conselho Municipal de Saúde de Joinville

No dia 29 de outubro, a Fisioterapeuta e Conselheira do CREFITO-10 Dra. Scarlet Murara participou da Reunião Plenária do Conselho Municipal de Saúde de Joinville, do qual é a representante do CREFITO-10. Na ocasião, ela acompanhou a apresentação dos SOIS (Serviços Organizados de Inclusão Social), que conta com a atuação de Terapeutas Ocupacionais, e também a solicitação por mais recursos para apoiar novos projetos.

A apresentação do SOIS contou com a presença dos Terapeutas Ocupacionais Dr. Rogério Amâncio, Dra. Renata Marassi, Dra. Cristiane Tavares e Dra. Priscila Tocachelis Battistella.

 

Fim dos cursos EAD para a área da saúde

O Senado Federal vai debater a lei que busca encerrar a modalidade de cursos de graduação na área da saúde por EAD. Com mais de 31 mil manifestações de apoio, o tema será debatido pelos Senadores.

A conquista foi possível graças à campanha de apoio à formação presencial nos cursos de graduação na área da saúde. Juntamente com várias instituições, dentre elas o Sistema COFFITO/CREFITOs, a Ideia Legislativa precisava obter 20 mil manifestações de apoio para se tornar uma Sugestão Legislativa e, em consequência, ter o direito de ser debatida pelos Senadores.

O desafio agora é acompanhar o trâmite desse projeto, de modo a obter uma grande vitória na defesa da qualificação da educação superior brasileira.

Discorde do PL nº 2778/2015

Está disponível no link https://goo.gl/eyPjfW a votação do Projeto de Lei 2778/2015, que reconhece a Osteopatia como ramo específico de cuidado à saúde, complementar, natural e alternativo, regulamenta a profissão de osteopata, e determina outras providências.

Por entender que a Osteopatia deve ser tratada por Fisioterapeutas, o Sistema COFFITO/CREFITOs encampou essa luta e solicita a todos os profissionais da área da saúde que votem contra esse projeto de lei.

Para tanto, basta acessar o link acima e clicar na tecla “DISCORDO”.

Participe e ajude a fortalecer nossa profissão!

Eventos Regionais, Nacionais e Internacionais

A imagem pode conter: texto

Denuncie irregularidades no exercício das

profissões de Fisioterapia e Terapia Ocupacional

Envie sua denúncia pelo e-mail crefito10@crefito10.org.br ou pelo espaço para denúncias no site da entidade: www.crefito10.org.br

Receba informações do CREFITO-10 através deste Informativo Semanal?

Atualize seu cadastro (endereço, e-mail e telefone) junto à secretaria do CREFITO-10 ou pelo e-mail crefito10@crefito10.org.br. Não quer receber estes e-mails? Envie e-mail com o assunto “REMOVER” para comunicacrefito10@gmail.com. Dúvidas ou sugestões, envie e-mail para: comunicacrefito10@gmail.com